Home / Desenvolvimento Infantil / Desenvolvimento do bebê
desenvolvimento do bebê

Desenvolvimento do bebê

Desenvolvimento do bebê

Desenvolvimento do bebê é um tema que obviamente interessa aos pais, às mães e a toda a família que vai receber um pequenininho! A seguir falaremos um pouco mais sobre! Confira!

O desenvolvimento do bebê pode ser bastante complexo para os seus pais, especialmente se eles são de primeira viagem, ou seja, estão lidando com o primeiro filho ou filha.

A descoberta da criança do mundo ao seu redor e daqueles que estão a sua volta é longa e complexa, e precisa ser estimulada ao máximo, para que ele um dia seja um adulto completo.

Assim sendo, a seguir nós vamos falar sobre o desenvolvimento do bebê e tudo que você precisa compreender para ajudar o seu filho ou filha a ser mais pleno e mais feliz! Confira!

Desenvolvimento do bebê e suas etapas

O desenvolvimento do bebê é marcado por uma série de etapas e de análises impotantes, que fazem toda a diferença para que ele alcance mais plenitude na sua formação! Entre os pontos que precisam ser apontados estão…

  • A sua audição;
  • A sua visão;
  • O processo de engatinhar;
  • O processo de ter independência;
  • O funcionamento do seu cérebro;

Como não dá para falar do desenvolvimento do bebê sem comentar cada um desses pontos a seguir vamos aprofundá-los com mais clareza, para você compreenda o que ocorre com seu filhinho ou filhinha e possa ajudar e estimular!

1 – A audição do bebê

A audição do bebê está fisicamente completa depois que ele completa um mês de vida. A partir desse momento ele já está pronto para receber estímulos auditivos e responder a ele de forma cada vez mais elaborada, cada vez mais trabalhada e capacitada. A seguir vamos explicar como ela se desenvolve:

  • Ao nascer o seu filho consegue entender vozes agudas e responde de forma sonora a coisas que vive escutando, como o seu nome ou como historinhas que sempre ouve;
  • Ainda assim ele não faz isso com muito direcionamento, porque não entende bem da onde esses sons estão vindo. A partir do terceiro mês de vida você vai ver ele te olhar profundamente se você fizer um som específico;
  • A partir do quinto mês o seu bebê começa a se virar na direção do som que escutou, e com a ajuda de novos aprimoramentos como sentar, engatinhar e andar ele vai passar a se encaminhar na direção do que escutou;

2 – A visão do bebê

A visão do seu pequeno ou pequena faz parte do desenvolvimento do bebê, e é necessário estimulá-la ao máximo. Por exemplo, é sabido que os olhos do seu filho não estarão “prontos” antes dos 6 meses, mas dos 6 aos 8 é um momento que ele enxerga quase como você.

Se esconder na frente dele e depois aparecer é uma das formas de ajudar o seu filhinho a ter a visão mais desenvolvida, e a buscar mais aprimoramento da própria vista!

3 – O engatinhar do bebê

Demora para que o seu filho entenda que pode engatinhar. Normalmente isso vai rolar entre os seus 6 e 10 meses, mas às vezes vai ser mais rápido ou mais devagar, varia.

De modo geral, o estímulo para engatinhar é ser posto de barriga para baixo! Quando ele está com a barriga para baixo ele aos poucos vai tentando se apoiar nas mãos e nos joelhos, e vai dando impulso para frente.

É um processo longo e demorado, que precisa ser estimulado. Deixe longe dele objetos que ele gosta e chame-o carinhosamente estando relativamente próximo. Essas são formas de fazer com que seu pequenininho queira se mexer cada vez mais, e logo após esse momento ele não vai demorar a aprender a andar!

4 – A independência do bebê

O desenvolvimento do bebê passa pelo desenvolvimento da sua independência. Inicialmente esse processo não se dá, uma vez que até os seis meses o bebê acredita que é a própria mãe e não se vê como um ser separado, individual!

A partir dos sete meses o pequenininho ou pequenininha vai reparar no seu isolamento no mundo, e é possível que se sinta ansioso ou nervoso se estiver longe da mãe ou do pai. É fundamental se despedir abertamente, olhando o filho no olho e explicando (ainda que ele não entenda) o que está rolando!

5 – O cérebro do bebê

O cérebro do bebê é complexo, cheio de áreas acendendo e apagando e de conexões sendo feitas todo o tempo! Assim ele vai aprendendo a dormir, a mamar, a chamar, a engatinhar, a sentar, a ouvir, a enxergar e tudo isso ao mesmo tempo, sem parar!

Como você pode ver o desenvolvimento do bebê passa por muitas etapas e muitos processos. É muito importante que você como pai ou mãe esteja lá para ajudá-lo e colabore para que ele se descubra e se sinta protegido e amado! Só assim vocês criarão um laço e serão amigos, tendo uma relação positiva e realista para o resto de suas vidas!

Estimular o desenvolvimento do bebê mês a mês é uma das formas mais funcionais de ter o seu filho ou filha mais pleno a cada dia! Aprenda dicas de como fazer a seguir!

Como estimular o desenvolvimento do bebê mês a mês?

desenvolvimento do bebe como estimular

Uma coisa é fato: se você não estimular o desenvolvimento do bebê mês a mês não vai vê-lo avançar. Seu filho ou filha não vai conseguir alcançar novos patamares na sua vida se não tiver apoio, especialmente porque nessa fase da vida ele é extremamente dependente e bastante indefeso.

Assim sendo, é importante que os pais compreendam que precisam ajudar os seus pequenininhos nesse processo ativamente, para que eles consigam se desenvolver completamente com o passar do tempo.

A seguir nós vamos falar sobre como estimular o desenvolvimento do bebê mês a mês, te dando orientações e dicas para conseguir alcançar esse propósito sem dificuldades! Vem conferir!

Entenda como estimular o desenvolvimento do bebê mês a mês

1 – No primeiro mês

Conversar perto do seu bebê e colocar músicas para ele escutar é uma boa forma de começar a ativar o seu cérebro. Ele vai se preparando assim para os seus próximos passos.

Além disso, a amamentação tem grande importância, uma vez que estimula uma série de ações bastante necessárias para que ele se aprimore. Algumas delas são:

  • O desenvolvimento dos ossos da face;
  • O fortalecimento da arcada dentária;
  • A sincronização do ato de mamar com a inspiração e respiração;
  • O fortalecimento dos músculos que vão ajuda-lo a falar em breve;

2 – No segundo mês

Para que o pequeno ou pequena comece a desenvolver mais força no pescoço você pode colocar objetos coloridos e barulhentos 30 cm acima dele. Assim aos poucos ele vai levantando a cabeça e tendo mais firmeza nessa região.

3 – No terceiro mês

Uma boa forma para estimular o desenvolvimento do bebê mês a mês a partir do terceiro trimestre é conversar com ele e brincar a distância, para que ele sorria cada vez mais.

Além disso, também pode ser de grande ajuda para o seu aprimoramento que os pais mostrem a ele como segurar objetos diferentes com mais firmeza. Isso vai dando a ele muito mais independência!

4 – No quarto mês

O corpo do seu bebezinho está mais forte a cada dia! É uma hora para você colocar seu pequenininho de bruços, para que ele consiga se apoiar nos braços e assim virar!

5 – No quinto mês

Nessa etapa do desenvolvimento o bebê já reage melhor ao seu ambiente, então ele demonstra aceitação, alegria, incômodo e desinteresse dependendo do que lhe for mostrado.

Você deve então colocar objetos a alguns centímetros de distância das mãozinhas dele, para ver o que ele faz para pegar! Outra possibilidade é chamar o seu pequeno de várias direções, para ver se ele consegue se mexer para tentar achar de onde o som está vindo!

6 – No sexto mês

A essa altura do campeonato os dentes do seu pequeno ou pequena já estão nascendo. Ele ou ela vai querer pôr tudo que vê na boca, para ir descobrindo o mundo ao seu redor.

Para estimular o desenvolvimento do bebê mês a mês nessa fase o melhor caminho é certamente deixa-lo morder tudo que quiser, mas que não lhe fizer mal! É preciso atenção nesse período, para evitar acidentes!

7 – No sétimo mês

Nessa fase o bebê já está consumindo alimentos, e é muito importante que você apresente o máximo de opções, para ele ir aos poucos elaborando o próprio paladar!

8 – No oitavo mês

Deixe a criança sentada, porque nessa altura ela já consegue sustentar o próprio tronco. Uma boa forma de fazê-lo é cercando-a com brinquedos do seu interesse!

Além disso, repita sílabas com ela, porque no oitavo mês ela já deve ser capaz de duplicar sílabas, e assim ir se desenvolvendo para falar as primeiras palavras como “mamãe”, “papai” ou “vovó”.

9 – No nono mês

O nono mês é complexo para o bebê. Nesse momento ele começa a perceber que pode ser abandonado por aqueles que mais ama, uma vez que é um indivíduo separado dessas pessoas.

É preciso ter paciência nessa fase e entender que o choro forte e amedrontado vai passar à medida que o pequeno for desenvolvendo confiança em si próprio e nos seus!

10 – No décimo mês

Nesse período o bebê adora imitar gestos dos demais e tentar manter diálogos longos e complexos com quem está ao seu redor, e mesmo que você não entenda deve estimulá-lo a continuar!

11 – No décimo primeiro mês

Nesse momento seu filho ou filha está com as mãos incontroláveis, porque tem mais capacidade de segurar com mais confiança os objetos. Tenha apenas cuidado para que ele não pegue o que não deve!

12 – No primeiro ano

Agora seu filho vai querer andar, já que está próximo do primeiro ano! Segure suas mãozinhas e ajude-o a se apoiar enquanto tenta firmar os pés para dar os primeiros passos! Assim você vai estimular o desenvolvimento do bebê mês a mês e vai vê-lo crescer forte e saudável!

Acompanhe-nos no facebook

Leia Também…

Bebê de 1 mês

Bebê de 2 meses

Bebê de 3 meses

Bebê de 4 meses

Bebê de 5 meses

Bebê de 6 meses

Bebê de 7 meses

Bebê de 8 meses

Bebê de 9 meses

Bebê de 10 meses

Bebê de 11 meses

Bebê de 1 ano

Leia também

nao mande seu filho engolir o choro

Não mande seu filho engolir o choro

Não mande seu filho engolir o choro Mandar seu filho engolir o choro é uma …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *