Home / Desenvolvimento Infantil / Desfraldamento noturno, como fazer?

Desfraldamento noturno, como fazer?

Desfraldamento noturno, como fazer?

O processo de desfraldar uma criança é longo e necessita ter muita paciência para que dê certo. O desfraldamento noturno é a parte mais difícil desse processo, pois não conseguimos controlar as idas ao banheiro enquanto estão dormindo.

Tirar a fralda traz desafios tanto para os pais quanto para a criança, pois é um momento de mudança. Geralmente o desfraldamento noturno se faz após o diurno, quando a criança já mostra que tem segurança para lidar com o xixi.

Existem alguns fatores que podem influenciar na retirada da frauda, como por exemplo, a estação do ano. No calor as crianças transpiram mais e urinam menos, além de ficarem mais a vontade com menos roupa.

Claro que isso não é regra, você deve perceber na prática como seu filho reage a esse processo. É importante saber se a criança já está preparada e tem condições de saber a hora das suas necessidades.

Quando realizar o desfraldamento noturno?

Depois que você retirou a fralda durante o dia e seu filho tem total controle sobre a hora que quer fazer xixi ou cocô, é hora de pensar em tirar a fralda durante a noite.

Retirar a fralda a noite é bem mais difícil do que de dia. Os dois possuem processos diferentes, pois as crianças não conseguem se controlar durante o sono.

Você deve fazer com que esse processo não afete seu filho, fazendo com que ele não fique frustrado ou com vergonha. Para isso ele tem que estar pronto.

Mas como saber que seu filho está pronto? Primeiro você deve reparar se quando ele acorda de manha a fralda está seca ou não.

Se ela estiver com xixi, você deve aguardar mais um tempo antes de realizar o desfraldamento noturno.

Caso esteja seca, é uma boa hora para começar a tentar, pois isso demonstra que seu filho tem total controle durante a noite sobre os músculos que seguram o xixi e cocô.

É normal crianças fazerem xixi na cama sem perceber até os 6 anos de idade, mas isso não pode ocorrer com muita frequência.

Como fazer o desfraldamento noturno?

Para começar você ter um diálogo com seu filho, mostrando que ele está crescendo e não precisa mais usar fraldas. Fale pra ele o quanto você está feliz que ele não está mais usando durante o dia.

Explique para ele o quanto é bom acordar sequinho, lembrando-se das vezes em que durante o desfraldamento diurno ele fez xixi na calça. Deixe que ele fique ciente de como funciona o desfralde noturno.

Para desfraldar você tem duas opções. A primeira é deixar que seu filho tome a iniciativa de não querer mais usar fraldas. Essa opção pode ser mais demorada para acontecer, porém, depois que ele decidir, você não terá trabalho nenhum.

A segunda opção é você mesmo tentar tirar a fralda depois que ele dormir. Existem algumas dicas que podem te ajudar na hora do desfraldamento noturno.

Dicas para o desfraldamento noturno

desfraldamento noturno

Para começar você deve levar a criança no banheiro antes de deitar e evitar muita ingestão de líquidos após as 18 horas. Caso seja necessário, leve-o de madrugada até o banheiro, mesmo sonolenta a criança consegue urinar.

Compre forros próprios para isso e coloque no colchão em baixo do lençol. Isso evita que o colchão possa estragar. Caso seu filho faça xixi, passe um pouco de água misturada com álcool, isso ajudará a tirar o cheiro desagradável.

Não deixe que a irritação tome conta de você. Tenha muito paciência e persistência. Quando você desiste de desfraldar, ao tentar de novo, você voltará à estaca zero e a situação ficará bem mais difícil.

Porém, se perceber que ainda não está na hora, a melhor opção é voltar atrás. Não adianta tentar se ele não estiver no momento certo para isso. Cada criança é de um jeito e faz as coisas no seu tempo.

Nunca o pressione ou o culpe de algo. Essa é uma fase de transição delicada e a criança não pode se sentir obrigada ou pressionada.

Com o tempo você vai conhecendo melhor as noites do seu filho e saberá as horas certas que ele tem vontade de ir ao banheiro. Assim, você poderá leva-lo antes que ele faça na cama.

Não inicie o processo se você achar que a saúde física ou equilíbrio emocional da criança possa estar abalado.

Por exemplo, ao ganhar um irmãozinho, quando o pai viajar ou quando vocês estiverem de férias em algum lugar podem ser momentos que a criança não está segura, então não é uma boa hora.

Se sentir necessidade, converse com o pediatra do seu filho e peça ajuda para tirar todas as suas dúvidas.

Com essas dicas foi possível aprender um pouco mais sobre o desfraldamento noturno. Se você é mãe de primeira viagem, não se preocupe, tudo dará certo na hora certa.

Leia Também…

Como limpar o pipi de meninos?

Fimose em meninos, como prevenir?

O que a criança pode fazer sozinha?

Veja Também

nao mande seu filho engolir o choro

Não mande seu filho engolir o choro

Não mande seu filho engolir o choro Mandar seu filho engolir o choro é uma …

Deixe uma resposta