Home / Desenvolvimento Infantil / Desfralde Como Fazer

Desfralde Como Fazer

Desfralde como fazer , é hora de iniciar ?

De acordo com estudos 61% dos pais consideram o melhor momento do desfralde no verão, e 39% consideram quando chegou o momento.

Aprender a ir ao banheiro , antes de tudo é saber se a criança está pronta, para isso não há data marcada para começar.

Em geral, considere que muitas crianças conseguem o controle durante o dia entre 2 e 3 anos, e entre 3 e 5 anos , a noite .

Sinais de que chegou a hora do desfralde

 desfralde como fazer
desfralde como fazer
  1. Avisa quando fez xixi ou cocô na fralda
  2. Ao fazer cocô a criança entra em baixo da mesa, atrás da estante…
  3. A criança tira a fralda
  4. Sabe a diferença entre xixi e cocô
  5. Não tem medo de privada ou peniquinho
  6. Consegue tirar a roupa sozinho(a)
  7. Fala pequenas frases ou responde comandos como : “Mamãe quero mamar”, “Quero a chupeta”, “guarda os brinquedos”, “Pega a chupeta do chão”.
  8. Intestinos regulados, existem crianças que tem horário para fazer cocô, aproveite isso e coloque-as no peniquinho.
  9. Ficar algumas horas seca 2 a 3 hs

Desfralde como fazer x Escola

A parceria da escola é bem vinda, mas devemos pensar que na escola o desfralde é coletivo, e cada criança tem a sua necessidade, o seu tempo.

Por isso o desfralde deve se iniciar em casa, e quando a criança estiver na escola junto com os amiguinhos, torna-se uma brincadeira divertida ela vendo o amiguinho fazendo e pensa:” Também posso fazer igual”. A escola deve ser um complemento do desfralde iniciado em casa.

No caso de crianças que passam o dia todo na escola, a recomendação é que o desfralde seja iniciado como em qualquer outra família. “Mas que seja feito em um fim de semana, durante as férias ou em um feriado, ou seja, quando a família estiver em casa e puder acompanhar de perto”.

Passo 1- Escolhendo o Penico

Existem muitas opções no mercado como penico que ao cair xixi ou cocô toca uma musiquinha, modelos mais simples de troninho, assento redutor, mictórios e 3 em 1 ( escadinha com assento redutor).

Troninho ou Penico – Desfralde como fazer

penico Desfralde como fazer É o modelo mais indicado para a 1° fase do desfralde, ele não oferece nenhum risco de queda, modelos mais simples podem ser encontrados por R$ 19,90 e vai até R$ 200,00 ( com musiquinha).

 

 

 

Assento Redutor – Desfralde como fazer

penico Desfralde como fazer

 

O assento redutor também é uma ótima opção e pode ser utilizado desde o começo do desfralde, porém ele precisa ser acoplado na privada, que deixa a criança com menos autonomia de ir sozinha ao banheiro quando sentir vontade.

É claro que a criança sempre deve ser acompanhada por um responsável, mas o penico / troninho dá mais liberdade e segurança para a criança em um primeiro momento. Por outro lado, o assento redutor é de mais fácil limpeza para os pais, já que não tem o depósito acoplado e sim a privada, e também ajuda a criança a se habituar com a privada. Para a altura da privada não ser um problema, basta usar um banquinho para ajudar a criança a subir na privada sozinha.

 

 Mictórios – Desfralde como fazer

penico Desfralde como fazer

 

O mictório é  excelente  para os meninos, pois não oferece nenhum tipo de risco para as crianças, é higiênico e ajuda os meninos a aprenderem a fazer xixi em pé sem fazer muita sujeira. Os mictórios podem ser presos à parede com ventosas ou parafusos e, para limpar, basta desafixá-lo da parede e despejar o conteúdo no vaso sanitário. Também existem modelos mais simples e com musiquinha.

 

Troninho 3 em 1 – Desfralde como fazer

penico Desfralde como fazer

 

Uma novidade muito bacana é o troninho 3 em 1, ou seja, é um troninho, assento redutor e degrau ao mesmo tempo. Assim a criança pode utilizar o troninho na primeira fase e quando você achar que ele está pronto, basta retirar o depósito removível e utilizar o assento no vaso. A base do troninho torna-se um degrau para que a criança possa subir na privada com segurança.

 

Passo 2 – Converse

Antes de iniciar o desfralde , converse com seu filho(a) e explique o porque ele ou ela não irá usar mais fraldas, onde ele deve fazer xixi e cocô.

As crianças entendem tudo, mesmo que não saibam desenvolver a fala, explique o que vai acontecer e o que você espera da criança, não tente explicar quando as coisas ja estiverem em andamento.

Para que esse processo seja fácil, leve objetos para o banheiro como livros, adesivos, quadrinhos para lembrar da rotina, musiquinha, tudo para comemorar quando dar certo!

Cole estrelinhas no quadrinho.

 Passo 3 – O processo desfralde como fazer?

“Uma vez iniciado, não coloque mais fraldas!”, se você começou o processo de desfralde, não use mais fraldas pois irá confundir a criança.

Se preferir iniciar somente de dia, não tem problema de usar somente a noite.

Crianças precisam de rotina, hora para se alimentar, hora para dormir e também para ir ao banheiro.

Leve a criança nos 3 primeiros dias a cada 1 hora quando não fizer nada e a cada 2 horas quando fizer xixi. Nos 3 primeiros dias serão puxados , mas depois a criança começa a pedir, é provado que após a 12° vez que a criança vai ao banheiro ela já começa a pedir.

Escapes irão acontecer e não repreenda, não diga que é feio, fale apenas que não tem problema , da próxima vez vai dar certo!

E quando der certo, faça festa, cante, dance, pule, dê uma estrelinha como prêmio.

Somente é aconselhado sair de casa no 2° dia de desfralde, saídas curtas, no 3° dia pode estender um pouco mais, em poucos dias seu bebê estará completamente desfraldado.

Crianças podem retardar o processo com a chegada de um irmãozinho, isso é normal acontecer e precisa ter paciência para conversar e retomar .

 

Acompanhe-nos no facebook

Leia Também…

 

Desenvolvimento do Bebê mês a mês

 

Leia também

crescimento e desenvolvimento infantil

Crescimento e desenvolvimento infantil

O crescimento e desenvolvimento infantil é um processo bem demorado, mas emocionante de ser acompanhado …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *