Dieta na Gravidez - Saiba sobre os alimentos que você precisa ingerir.
Home / Tudo sobre gravidez / Dieta na Gravidez

Dieta na Gravidez

Dieta Na Gravidez

Uma das grandes preocupações de toda mulher durante a gravidez é o ganho de peso. É preciso ganhar peso suficiente para que o bebê se desenvolva com saúde e a mãe não tenha complicações, mas também é preciso ter muito cuidado para não exagerar e acabar engordando demais.

A alimentação, na gravidez, é extremamente importante e deve ser rica, equilibrada e variada, pois é através dela que seu corpo vai obter todos os nutrientes necessários para a boa formação e desenvolvimento do bebê.

Como deve ser a sua dieta na gravidez

dieta na gravidez

É normal ter dúvidas sobre alimentação ou a dieta na gravidez. Mesmo que cada mulher tenha necessidades diferentes, assim como seus bebês, existem alguns grupos de alimentos que não devem faltar na alimentação durante a gestação.

  • Os carboidratos fornecem energia para a mamãe e o bebê. Sua deficiência pode resultar em hipoglicemia. Divididos entre simples (doces em geral) e complexos (pães, massas, batata, arroz), dê preferência aos segundos, porque são mais saudáveis e garantem outros nutrientes para a sua alimentação.
  • As proteínas auxiliam na construção dos tecidos do bebê e da mamãe, participando da formação do líquido amniótico, placenta, útero e mamas. O valor nutricional das proteínas de origem animal (peixes, carne vermelha, aves, laticínios, ovos) é maior do que aquelas de origem vegetal (feijão, ervilha, lentilha e outros grãos). A carne vermelha é rica em ferro, mineral muito importante para a formação do bebê, como você verá a seguir.
  • As gorduras ou lipídios também dão energia, ajudam no crescimento do feto e na formação de estoque energético que a mãe utilizará durante a amamentação. Mas é preciso estar atenta para consumir as gorduras boas ou insaturadas, que podem ser encontradas em azeites, peixes, abacate e oleaginosas.
  • Os laticínios são responsáveis pelo fornecimento de cálcio, que atua na formação dos ossos e dentes do feto, na sua coagulação sanguínea e também nos batimentos cardíacos, regulando processos do organismo materno, como o fluxo de nutrientes enviados ao bebê. Leite e seus derivados podem suprir essa necessidade.
  • Vitaminas e minerais são essenciais para o bom desenvolvimento e funcionamento do organismo e sua deficiência pode causar problemas sérios. A vitamina D, por exemplo, ajuda na absorção do cálcio. Já o ferro contribui para o volume e a qualidade do sangue, enquanto o ácido fólico trabalha na renovação das células e na formação do tubo neural da criança. Esses nutrientes podem ser obtidos através de uma alimentação rica em frutas, legumes e verduras.

Quantas calorias devo ingerir? Devo comer por 2?

É comum falarmos que uma grávida come por dois, mas isso não quer dizer que ela deva comer em dobro ou dobrar o consumo calórico, e, sim, que ela apenas deve aumentar ligeiramente a ingestão de calorias.

A quantidade diária indicada de calorias ingeridas varia de pessoa para pessoa, de acordo com vários fatores, mas, na maioria dos casos, a mulher deve acrescentar apenas 300 calorias por dia a mais durante a alimentação/ dieta na gravidez. O ideal é consultar o seu médico ou nutricionista e confirmar as suas necessidades diárias.

Leia Também…

Quando devo me preocupar com as contrações?

Contrações de Treinamento

Quanto tempo demora o parto normal?

Parto Cesariana – Coisas que ninguém te contou

Queloide Pós Cesariana

Por que as grávidas tem desejos?

Infecção Urinária na Gravidez

Gripes e Resfriados na Gravidez

Enjoos na gravidez

Chá de Bebê

Brincadeiras para Chá de Bebê

Lembrancinhas para Chá de Bebê, Maternidade e Batizado

 

Check Also

endometriose e gravidez

Endometriose e gravidez

Endometriose e gravidez Confira a relação entre a endometriose e a gravidez e saiba quais …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *