Home / Tudo sobre gravidez / É normal o bebe ainda não mexer?

É normal o bebe ainda não mexer?

É normal o bebe ainda não mexer?

Não tem como negar, toda futura mamãe, principalmente as de primeira viagem ficam em dúvida sobre certificar se é normal o bebê ainda não mexer ou quando ele deverá começar a dar sinais de que está tendo um bom desenvolvimento durante a gestação!

O ponto é que não é preciso ficar aflita ou com receio se por acaso o seu bebê ainda não está se mexendo. Em geral, muitas mulheres acreditam que com 4 meses de gestação é necessário começar a sentir tais sintomas, mas é importante evidenciar que isso não é uma regra.

Por mais incrível que possa parecer, o feto já se movimenta ainda na fase inicial da gestação, ou seja, logo no comecinho do primeiro trimestre e isso pode ser percebido por meio de um ultrassom.

Esse ultrassom geralmente pode ser feito entre as 7 e 8 semanas da gravidez!

Porém, a mãe somente sentira esse efeito fisicamente no final do segundo semestre – algumas mães relatam que a sensação é algo bastante parecido com borboletas batendo asas dentro da barriga!

Há mulheres que sentem tais sintomas um pouco antes desse prazo, mas isso pode variar muito. Em geral, mulheres que não sejam marinheiras de primeira viagem nessa empreitada conseguem perceber o bebê mexendo antes do que as que estão vivenciando esse momento especial pela primeira vez.

É normal o bebê ainda não mexer – como os movimentos podem ser identificados pela mamãe?

Geralmente os movimentos podem ser percebidos pelas futuras mamães entre as 16º e a 22º semana de gravidez e com o passar do tempo eles podem ficar ainda mais intensos e semelhantes a pequenos chutes realizados pelo bebê!

É comum também que algumas gestantes acabem fazendo uma pequena confusão entre os movimentos provocados pelo bebê e os sintomas provenientes de gases (que são muitos comuns durante a gravidez).

Isso pode acontecer porque elas ainda não possuem total noção do que de fato diferencia um sintoma do outro. Outro fator é que mulheres que apresentam uma condição de peso mais elevada podem acabar sentido o bebê mexer mais tardiamente.

Vale salientar que tais movimentos fetais são essencialmente sutis e se por acaso você tiver um perfil mais ativo naturalmente poderá acabar não sentindo ou percebendo absolutamente nada – e nessa fase (4 meses) isso não é um fator que precise dedicar grandes preocupações.

Para não ficar em dúvida ou insegura, é sempre válido abrir esse questionamento para o seu médico, principalmente se atingir a 22º semana de gestação e ainda assim não sentir qualquer sintoma do bebê mexer.

O que os especialistas explicam – É normal o bebê ainda não mexer?

é normal o bebê ainda não mexer

Segundo os especialistas, naturalmente a anatomia da bacia do corpo feminino pode proporcionar uma maior ou menor sensibilidade com relação à percepção dos movimentos fetais.

Justamente por isso é recomendado não ficar se baseando no que outras mulheres gestantes podem eventualmente sentir e você não. Cada gestação é única e não existe uma regra que iguale todas as mulheres e seus sintomas e reações.

Isso porque tanto o corpo quanto a sua sensibilidade pode variar, e muito de uma pessoa para outra e nem sente o que você sente ou deixa de sentir será vivenciado por uma outra mulher que esteja no mesmo estágio de gravidez!

Uma dica é procurar realizar uma espécie de teste caseiro, que permita que você consiga de fato perceber se o seu bebê está mexendo ou não.

É bem simples – fique deitada na posição com a barriga para cima. Como alguma coisa e permaneça praticamente estática e com muita atenção para poder certificar o que poderá acontecer. Pode ser que com essa ação a sensação das “tais borboletas batendo asas na barriga” comecem a acontecer finalmente.

E o que o meu bebê faz dentro da barriga afinal?

Os ultrassons são grandes aliados para revelar o que de fato o bebê faz durante cada fase da gestação e eles podem até mesmo revelar movimentos que a mamãe ainda não consiga sentir.

Com sete e oito semanas os movimentos comuns começam a acontecer, como por exemplo, pequenas viradas de lado e até mesmo movimentos involuntários que até mesmo se assemelham a pequenos “sustinhos”.

Com nove semanas, o bebê já demonstra alguns soluços ou até mesmo balança uma das pernas ou bracinhos. Ele também já consegue chupar e engolir!

Com dez semanas ele já tem capacidade de virar e flexionar a sua cabeça e até mesmo leva a mãos até o rosto.

Entre a 11º e a 14º semana bocejar e movimentar os olhos é algo bem recorrente para o futuro membro da família!

Vale lembrar que o bebê não fica se mexendo o tempo todo, afinal, assim como nós ele também precisa descansar e dormir! Agora que você já sabe se é normal o bebê ainda não mexer, pode ficar tranquila e curtir cada fase deliciosa desse momento tão incrível!

 

Leia Também…

5 Dicas que funcionam para aliviar os inchaços da gravidez

Quando devo me preocupar com as contrações?

Contrações de Treinamento

 

Leia também

tampão mucoso final da gravidez

O que é e o que você precisa saber sobre Tampão Mucoso

Tampão Mucoso – O que é e o que você precisa saber! O que acontece …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *