Home / Desenvolvimento Infantil / Erros mais comuns na educação dos filhos

Erros mais comuns na educação dos filhos

“Erros mais comuns na educação dos filhos – Top 10”

São muitos os “erros mais comuns na educação dos filhos” e provavelmente você já reparou que estes são também semelhantes entre as famílias que possuem apenas o endereço diferente entre si.

Para driblar tais probleminhas, é indispensável saber exatamente quais são eles!

Se você já tem filho pode saber de cabeça alguns dos principais erros cometidos no dia a dia com a sua educação. Se ainda não tem, pode achar que tudo é fácil de ser solucionado, porém saiba que não é bem assim!

Por que cometemos os erros mais comuns na educação dos filhos?

Se você é mãe ou pai e já se fez essa pergunta preciso lhe dizer algo: Simplesmente porque você é normal! Uma mãe ou pai que tem dúvidas e medos como qualquer outro ser humano e ainda assim tem a difícil missão de cuidar, de educar outra vida que está sobre a sua responsabilidade.

Ser mãe ou pai não é uma tarefa fácil hoje em dia e é justamente por isso que se cometem esses erros mais comuns na educação dos filhos.

Com a correria do dia a dia, ambos trabalhando fora e tudo mais, a tarefa tem se complicado ainda mais. É preciso ter paciência consigo mesmo para encarar de frente e vencer essa batalha. E, acredite: Você pode fazer isso!

Os erros mais comuns na educação dos filhos

erros mais comuns na educação dos filhos

Quer saber onde você pode estar errando ou se prevenir de cometer os erros mais comuns na educação dos filhos? Confira a seguir uma lista e procure ao máximo fugir desses erros e garanta uma educação melhor para o seu filho e forme uma pessoa de caráter e boa índole para a sociedade:

1-Dar castigos que não serão cumpridos

O primeiro erro mais comum na educação dos filhos é dar castigos que não serão cumpridos. Quer um exemplo? “Você vai ficar o dia inteiro sem celular!”, porém 10 minutos depois a criança já está assistindo seu vídeo favorito. Como será possível ao filho ter respeito por seus pais em tais circunstâncias?

2- Eliminar as responsabilidades

Infelizmente existem muitos pais que extinguem completamente as responsabilidades de seus filhos, mesmo quando estes já estão um pouco crescidos, o que é muito errado e acaba por prejudicar a própria criança. Para ir na contramão disso, é importante ensinar os pequenos a guardarem seus brinquedos, por exemplo, e realizar algumas tarefas também.

3-Envolver o filho em uma redoma de cristal

Acredite: Seu filho precisará encarar o mundo em um momento ou outro e quanto mais você postergar isso, maior será o sofrimento dele mesmo quando a hora chegar. Desta forma não tenha medo de o expor um pouco. Deixe-o tomar ônibus cheio, deixe-o sair de certas situações sem sua ajuda.

4-Falta de tempo para passar com os filhos

Um dos erros mais comuns na educação dos filhos – e também um dos mais trágicos atualmente – é a falta de tempo dos pais para passarem momentos de qualidade com as crianças. Com ambos trabalhando, a escola passou a ser a educadora da criança, o que não é absolutamente nada sadio.

5-Fazer muitos elogios e poucas correções

As crianças precisam sim ser elogiadas e parabenizadas por seus feitos e conquistas, entretanto o mesmo se aplica às correções quando estas forem necessárias. O que acontece é que muitas vezes os pais enxergam – ou querem enxergar – apenas os acertos deixando o resto de lado. Está errado!

6-Flexibilização de regras: Um perigo ambulante!

As crianças precisam de regras para crescerem e conviverem em sociedade, afinal posteriormente terão regras dentro da escola, do trabalho, do casamento e etc. Flexibilizar regras não deveria ser uma opção jamais na vida dos pais! Se o horário de dormir é às 22 horas, não tem essa de dormir só hoje às 22h30!

7-Ignorar a verdadeira raiz de um problema

Outro dos erros comuns na educação dos filhos é ignorar o verdadeiro motivo, o problema real do que tem acontecido. Por exemplo, notas baixas podem ser indicativos da falta de estudo, problemas emocionais que atrapalham a concentração e outros. É necessário investigar para solucionar!

8-Não saber conversar na linguagem certa

Seu filho não é adulto como você, por isso é essencial que você saiba como falar com ele a fim de que a mensagem seja corretamente transmitida. Para cada fase, será necessária uma linguagem, não se esqueça deste cuidado e com certeza a comunicação será fortalecida dentro de casa.

9-Repreender sem nunca explicar

O “Não porque não” ou “Não porque eu sou sua mãe e estou dizendo não” é um problema sério que tem que ser combatido. A criança precisa entender o que está acontecendo, essa é a forma dela crescer e se tornar cada vez mais sociável, por exemplo. O não pelo não cria, muitas vezes, filhos rebeldes.

10-Voltar atrás com a palavra

Por fim, de modo semelhante ao primeiro erro destacado nessa listagem, voltar atrás com a palavra acaba por demonstrar a fraqueza por trás dos pais, algo que não é saudável que aconteça na relação pai e filho. Por isso, procure não falar coisas que depois não sustentará. Se você disse não para uma festa, é não independente de quantos pedidos forem feitos e quantos forem os argumentos. Portanto, use o termo “Vou pensar” quando não tiver certeza do que responder.

Gostou do conteúdo? Conhece mais alguns erros comuns na educação dos filhos? Aproveite para comentar e dar sua opinião sobre o assunto! Colabore com outras mamães e papais e troque experiência já!

Link do nosso canal no facebook para mamães e papais 

Leia Também…

Birra Infantil dos 2 a 3 anos, saiba lidar com isso!

Manha vem de Mãe….

Crianças viciadas em celular ou tablet

Leia também

crescimento e desenvolvimento infantil

Crescimento e desenvolvimento infantil

O crescimento e desenvolvimento infantil é um processo bem demorado, mas emocionante de ser acompanhado …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *