Escolas Bilingues, tire suas dúvidas aqui ! Bebês e Crianças
Home / Educação Infantil / Escolas Bilingues, tire todas as suas dúvidas
escola bilingue como funciona

Escolas Bilingues, tire todas as suas dúvidas

Dúvidas sobre escolas bilingues

Certamente  você já deve ter ouvido falar a respeito de escola bilingue, mas você sabe como elas funcionam? Veja no artigo a seguir como isso acontece.

Você sabe bem ao certo como funciona os seus métodos de ensino?

Está é a dúvida de muitos pais, assim como a afetividade de realizar a matrícula dos filhos em uma escola que oferece esse tipo de ensino diferenciado.

Vale a pena dizer que saber falar outra língua, principalmente o inglês, é fundamental para quem deseja se destacar. Confira neste artigo as principais informações em relação à escola bilíngue que você deve fazer.

O que é uma escola bilingue?

Antes de qualquer coisa vale a pena ressaltar que a escola bilingue usa o conteúdo de ensino brasileiro. Nela é comum que os alunos acompanhem alguns conteúdos específicos da língua, além de possuir a carga horária estendida.

As aulas de diversas disciplinas são ministradas tanto na língua materna, quanto na língua estrangeira. Não confunda uma escola com educação bilíngue, com escolas internacionais, que por sua vez não usam a proposta pedagógica do nosso país.

Para facilitar você e ajudar a descobrir mais a respeito desse tipo de escola reunimos as principais informações que os pais devem saber sobre esse assunto.

As principais dúvidas e respostas a respeito de escolas bilingues 

escolas bilingues como funciona

Existe a idade mínima para o ensino bilíngue?

Não!  Não há idade mínima, porém, o correto é quanto antes melhor, para ajudar principalmente no desenvolvimento do cérebro bilíngue do criança ou adolescente.

Grande parte das instituições oferecem esse tipo de ensino desde o período maternal, que vai dos 2 até os 5 anos. Isso é bom, pois nesse período é que a criança começa identificar as informações obtidas com a linguagem falada.

Qual a língua que os professores falam durante as aulas infantis? Português ou inglês?

A preferência é que todas as aulas sejam ministradas na segunda língua, que no caso é o inglês. Essa é a melhor forma de fixá-la ainda mais na mente dos pequenos.

Uma escola bilíngue faz isso porque o seu foco é ensinar a criança a pensar nos dois idiomas. O que é diferente do que ocorre nos cursos comuns de língua inglesa onde o foco é a realização de traduções.

 As crianças podem confundir as duas línguas?

Quanto mais novos os alunos, menor será o risco de confusão causada pelo contato com as duas línguas. Os pais devem saber que mesmo apesar disso é comum que os pequenos realizem confusão para o entendimento das duas línguas.

Porém em questão de tempo, as crianças irão se encontrar adaptadas e não terão nenhum tipo de problema.

Quanto tempo leva para as crianças terem domínio da segunda língua?

Cada pessoa tem seu ritmo de aprendizado, por isso é difícil conseguir estipular em quanto tempo uma criança irá ter fluência no segundo idioma. Apesar disso, vale a pena dizer que as crianças aprendem com muita facilidade.

A criança pode ter dificuldades de aprendizado por causa da língua estrangeira?

Não! Ao contrário disso, a aprendizagem promove uma maior interação e capacidade de aprender no cérebro da criança.

Apesar de muitas pessoas acreditarem que uma coisa atrapalha a outra isso não é real, pois já foi comprovado cientificamente que crianças com dificuldades cognitivas têm capacidade de entender uma nova língua.

Como são essas escolas?

Para facilitar a compreensão do inglês essas escolas apostam na imersão total do idioma. Por esse motivo, no ambiente de uma escola bilíngue é comum notar diversos detalhes em outro idioma, além da incorporação de comemorações culturais americanas, claro sem desconsiderar as brasileiras.

Em casa, devemos falar as duas línguas?

O ideal seria que sim, mas não se trata de algo essencial para o aprendizado da criança. Seria ideal por causa da necessidade de imersão total na outra língua para que o aprendizado do inglês seja de maneira natural.

A carga horária em uma escola bilíngue é diferente?

Sim! Os matriculados nesse tipo de escola costumam ter mais tempo de aula. Isso acontece porque, segundo diretrizes do MEC, uma escola deve oferecer 200 dias letivos na língua portuguesa.

Por isso, para que o dia a dia do aluno não seja prejudicado, as escolas bilingues possuem o sistema de ensino integral ou semi-integral.

Os funcionários da escola precisam falar nos dois idiomas?

Não! Os funcionários que realizam serviços administrativos ou de manutenção não precisam falar os dois idiomas. Mas os professores, que estão envolvidos diretamente no aprendizado dos alunos devem ter proficiência comprovada na língua estrangeira.

Como você pode ver uma escola bilingue possui um esquema de ensino mais simples do que você imagina, não há truques nem segredos para fazer o seu filho aprender a falar outro idioma, tudo é conseguido de maneira extremamente natural.

Acompanhe-nos no facebook

Leia Também…

Alfabetização Infantil

Berçários

Desenvolvimento cognitivo infantil

Metodologias de ensino – Conheça antes de matricular seu filho

A importância da Educação Infantil

Qual a melhor idade para criança ir para escola?

Desenhos infantis 

Check Also

A importância da Educação Infantil

A importância da Educação Infantil A Educação Infantil abrange o período de vida da criança …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *