Quando o esgotamento dos pais vira um problema ! Bebês e Crianças
Home / cuidados especiais / Esgotamento dos pais – Quando isso vira um problema !

Esgotamento dos pais – Quando isso vira um problema !

Esgotamento dos pais – Quando isso vira um problema !

 

Noites longas e até mesmo tranquilas de sono já não são mais suficientes para mandar embora o cansaço e o estresse do dia a dia? Uma simples birrinha do seu filho já lhe tira completamente do sério? O esgotamento dos pais com certeza é um tópico recorrente em meio a esta geração!

Esgotados no trabalho, esgotados em casa e esgotados na hora de cuidar dos filhos, mães e pais tem encarado cada vez mais, e com maior sofrimento, o seu dia a dia. Para eles, sair da cama é uma espécie de tortura e geralmente chegar ao fim do dia nem sempre significa conquistar uma solução.

O que fazer mediante as circunstâncias nada saudáveis como essas resumidamente descritas? Como combater o esgotamento dos pais e qual a gravidade desse assunto, afinal de contas?

Será que essa é apenas uma fase que já vai passar e que não precisa de cuidados especiais? Confira a resposta a essas e outras questões a seguir, neste artigo. Continue lendo!

Bournout parental: O esgotamento dos pais!

O esgotamento dos pais não é algo simples e que possa passar despercebido. Infelizmente, por outro lado, é um assunto sério e que precisa de atenção e de cuidados dependo da fase por qual cada pessoa está passando.

Conhecido como “Bournout parental”, esse esgotamento é considerado até mesmo como uma doença em alguns casos.

Bournout é um termo inglês que se refere a “destruição total”. No caso em questão – ou seja, na relação com os filhos – traduz uma situação tão agravante de esgotamento que gera reações como depressão, ansiedade e até mesmo violência que, infelizmente, pode ser destinada a criança.

É claro que o cansaço é comum com a chegada dos filhos, principalmente para mulheres que passam a dormir de modo mais irregular, tem muito que fazer durante o dia entre outros.

Entretanto, o que diferencia o bournout parental é quando mesmo após uma noite tranquila o cansaço e o esgotamento persistem. Nestes casos é preciso olhar com olhos mais críticos para a situação!

quando o esgotamento dos pais vira um problema

O esgotamento dos pais tem sido cada vez mais comum devido à rotina que cada um deles encara diariamente. No geral, hoje em dia os pais trabalham fora e tem muitos compromissos até chegar em casa, já chegando, portanto, esgotados do trabalho, do trânsito e das demais preocupações.

Some a rotina à necessidade de educar os filhos e a tarefa não será nada fácil!

Muitas mães sentem a incrível necessidade de simplesmente sentar no chão e chorar a fim de ver se pelo menos parte de seus problemas e descompassos podem ser resolvidos desta forma, o que é claro que não podem.

Quais os principais sintomas do bournout parental?

O bournout parental – ou esgotamento dos pais – tem sintomas diversos e que variam muito de mãe para mãe, pai para pai. De forma bastante resumida, é a sensação de que a hora do descanso nunca vai chegar.

Quando nasce um filho os pais mudam sua rotina e acrescentam muitas novas preocupações a sua lista. Quando se tem um bebê, espera-se arduamente que essa primeira fase passe na esperança de que a próxima seja melhor e menos exaustiva. Entretanto, depois fica comprovado que não era bem assim.

Fase após fase, os pais se esgotam e gastam todas as suas fichas no que diz respeito a esperar por “tempos melhores”. É claro que há um gigantesco amor pelo filho, entretanto, por serem humanos, estão em seu limite.

O esgotamento dos pais é, inclusive, uma das principais causas de casais que esperam muito tempo para terem outro filho, acabarem por abandonar completamente a ideia. Afinal, imagina passar por tudo isso de novo?

Entre os principais sintomas também vale destacar que em alguns casos pode ocorrer violências e agressões – tanto físicas quanto verbais. Este é o ápice da síndrome de bournout parental e um forte indicativo de que é hora de cuidar!

Como tratar o esgotamento dos pais?

esgotamento dos pais

Existem várias alternativas para tratar esse completo esgotamento dos pais sendo que alguns casais – ou mães e pais sozinhos – até conseguem passar mesmo sem a ajuda profissional, porém com muito sofrimento, é claro.

Para ter mais qualidade de vida e se ver livre de depressões e ansiedades, entretanto, é possível procurar ajuda de um psicólogo que poderá até mesmo indicar um psiquiatra para que sejam prescritos remédios que colaborem diminuindo esse esgotamento.

Para aqueles que não querem ir até um médico a dica é delegar um pouco das tarefas da criança a fim de não sobrecarregar ninguém. Além do mais é indispensável que os pais tenham seus momentos particulares e reservem um tempo para fazer aquilo que gostam sem a criança.

Por exemplo, a mãe pode frequentar uma academia, fazer um curso ou simplesmente sair passear as vezes com as amigas para diminuir o estresse.

É possível lidar com o esgotamento dos pais, porém primeiramente é indispensável assumir que você está passando por uma fase dessas!

Leia Também…

Porque meu bebê não para de chorar?

Transição do berço para a cama, como fazer?

 

Check Also

estomatite em crianças

Estomatite o que é

Estomatite o que é? A estomatite  é uma doença bastante incômoda que causa imensa dor aos …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *