Home / cuidados especiais / Esporte na Infância

Esporte na Infância

Esporte na Infância e sua importância.

esporte na infância e sua importância

O aprimoramento do desenvolvimento físico e mental das crianças é certamente  a contribuição  mais importante do esporte para crianças.

Devido ao seu grande alcance, a popularidade sem precedentes e a base de valores positivos, o esporte é definitivamente uma das maiores coisas que o homem já criou. É também uma ferramenta poderosa que destrói todas as barreiras e nos ajuda a nos sentir bem em relação a nós mesmos, física e mentalmente. O esporte também é benéfico para as crianças: ao praticar esportes, as crianças desenvolvem habilidades físicas, exercitam, fazem novos amigos, se divertem, aprendem a ser um membro da equipe, melhoram a auto-estima, etc…Mas a lista de valores que seu filho pode aprender a adquirir através de esportes não termina aqui. Outros aspectos positivos são numerosos, o que revela a verdadeira beleza do esporte.

Quando fui a aula de balé pela primeira vez, não sabia que essa experiência me servisse para toda a vida. Novas amigas que fiz na sala de aula, e a energia positiva que nos inspirou e motivou, ficam na minha memória, lembro-me dos bons momentos que tive. Embora eu tenha parado de fazer balé a bastante tempo , ainda lembro das aulas que tive, das minhas amiguinhas, das apresentações que fiz para minha mamãe, meu papai e essas lembranças levarei comigo para sempre.

  • Quais os benefícios que  o esporte na infância pode trazer a uma criança?

A maioria dos pais desejam encorajar suas crianças a praticarem esportes para ajudá-los a se sentir valorizados. Toda criança pode ser bem-sucedida em um esporte ou outro. No entanto, os pais podem encontrar o esporte mais adequado para seu filho. Nessa hora, os pais devem ser pacientes ao escolher o esporte ideal, uma vez que é um processo que irá ser visto seus resultados a longo prazo.

“Nenhuma outra coisa na vida oferece às crianças a oportunidade de desenvolver características de caráter positivas e absorver muitos valores de qualidade, como os esportes fazem. Aqui estão alguns benefícios que podem vir de praticar esportes”:

  • O caráter e os princípios morais das crianças , além disso, as crianças que estão ativamente envolvidas em esportes podem ser bons influenciadores para seus amiguinhos da escola, do bairro ou até mesmo membros da família.
  • O Esporte na infância cria amizades duradouras, exemplo, as amizades que os atletas profissionais criam no campo permanecem intactas, mesmo quando não praticam esportes, e muitas vezes duram uma vida inteira.
  • Os esportes trazem pessoas de todo o mundo, independentemente da sua nacionalidade, religião, cultura ou cor da pele.
  • O trabalho em equipe e os benefícios da interação social entre crianças são melhor desenvolvidos quando a criança pratica esporte. As crianças aprendem que são parte de uma equipe que exige o mesmo esforço de todos os membros para ter sucesso, e aprendem como ganhar uma competição ou perder com dignidade.
  • Eles vêem competições dentro e fora do campo como oportunidades para aprender com seu sucesso e fracasso. Além disso, perder muitas vezes motiva as crianças a trabalharem ainda mais para a próxima.
  • Eles aprendem a respeitar autoridade, regras, colegas de equipe e opositores.
  • Além disso, participar de esportes pode ser uma maneira útil de reduzir o estresse e aumentar os sentimentos de bem-estar físico e mental.

esportes na infância e sua importancia

As crianças devem participar de esportes não para sucesso instantâneo e resultados rápidos, mas sim desenvolver suas habilidades físicas e intelectuais. Caso contrário, forçar a criança a praticar alguns esportes pode criar um contra-efeito e, como resultado, torná-los a desenvolver uma aversão ao esporte em geral.

Em vez disso, deixe seu filho primeiro se acostumar com os esportes, aceitá-lo e gostar  para que o esporte escolhido possa se tornar parte de sua vida cotidiana. Resultados, conquistas, medalhas e prêmios podem vir mais tarde, embora eles exigem muito trabalho, disciplina e sacrifício.

Saiba que a essência dos esportes é unir todas as pessoas em todo o mundo, independentemente do seu contexto social, seu status financeiro e do país de onde eles provêm. Então, se você acha que precisa de dinheiro para praticar esportes, você está errado!

O esporte na infância  não é um privilégio para pessoas ricas. Em partes menos ricas do mundo, você pode ver crianças correndo com uma bola artesanal em ruas empoeiradas, ou correr na estrada de casa para a escola e da escola para casa. Para eles também, o esporte é uma fonte inesgotável de inspiração e felicidade.

Todos os seus sentidos, o sistema locomotor e as capacidades intelectuais estão envolvidos. Ao praticar esportes, seu filho não só se tornará mais forte fisicamente, mas também mentalmente. O melhor de tudo, ele aprenderá a superar quaisquer obstáculos e desafios que virão a caminho. Não é isso que todos nós precisamos?

 

Acompanhe-nos no facebook

 

Leia Também

Desenvolvimento Infantil

 

Veja Também

estomatite em crianças

Estomatite o que é

Estomatite o que é? A estomatite  é uma doença bastante incômoda que causa imensa dor aos …

Deixe uma resposta