Home / Desenvolvimento Infantil / A importância do estimulo a leitura nos primeiros anos de vida da criança

A importância do estimulo a leitura nos primeiros anos de vida da criança

A importância do estimulo a leitura nos primeiros anos de vida da criança

O estimulo a leitura nos primeiros anos de vida da criança é primordial, pois é por meio dele que se pode aguçar potencialmente a criatividade delas e ainda estabelecer um momento importante para a relação familiar!

Se você tem o hábito de ler para seu filho, saiba que uma pesquisa recente da Reading is Fundamental (RIF), que é uma empresa com ligação à loja de departamento americano Macy’s apontou que as boas e velhas histórias de “era uma vez” estão sendo cada vez mais deixadas de lado!

O levantamento foi realizado com cerca de 1000 pais e tinha como objetivo certificar como andam os hábitos de leitura nos lares familiares.

Segundo a pesquisa, cerca de 33% dos pais entrevistados disseram ler histórias para seus pequenos, principalmente antes da hora de coloca-los para dormir – 50% defenderam que uma boa parcela das crianças preferiam ficar assistindo televisão ou diante de videogames ou tablets.

Isso mostra que as crianças estão cada mais envolvidas no universo tecnológico e perdendo a proximidade com a leitura.

É importante destacar que permitir que as crianças mergulhem em histórias, sejam elas de ficção ou não, é um fator primordial para agregar benefícios ao seu desenvolvimento e agregar valores importantes para sua vida.

Estimulo a leitura nos primeiros anos de vida da criança – esse simples hábito contribui para liberar as emoções dos pequenos!

Estimulo a leitura nos primeiros anos de vida da criança

A leitura é uma aliada quando se trata de liberar a imaginação, deixar a curiosidade ainda mais aguçada e até mesmo contribuir com o amplo desenvolvimento da linguagem – e isso ocorre tanto na escrita como também na oral!

Segundo alguns especialistas, as histórias também são importantes para ajudar a minimizar aspectos relacionados à solidão, pois permite ampliar diversas conexões cerebrais que despertam o hormônio do prazer e também do relaxamento – é algo muito parecido com a meditação!

Para poder entender isso, basta dedicar um pouco de atenção ao olhar de uma criança enquanto ela escuta uma historinha de você! Você poderá perceber que seu olhar envolve admiração, medo, excitação e outros sentimentos de maneira misturada!

Isso em geral pode ocorrer por conta da criança estar aprendendo mais sobre suas próprias emoções e também acerca da realidade ao seu entorno.

Uma história, quando bem contada, envolvendo personagens lúdicos como princesas, monstros ou até mesmo heróis, permitem que as crianças aprendam a analisar a sua própria realidade e até mesmo entender mais sobre si mesmas e sobre as pessoas ao seu redor.

Esse poder de autoconhecimento é tão intenso e importante, que jamais deveria ser descartado em meio ao processo educativo das crianças! – é um fator primordial para a formação de bons indivíduos que irão seguir uma trajetória muito mais bem consolidada no futuro!

Boas escolhas! – Estimulo a leitura nos primeiros anos de vida da criança

Mesmo antes do bebê balbuciar quaisquer palavrinhas que seja, os pais podem começar a contar histórias – o mais importante é levar sempre em consideração a capacidade de entendimento delas!

Naturalmente no inicio é interessante que as historias sejam mais curtinhas e menos complexas – até mesmo leves! Como tempo, a própria criança poderá exigir que seja proporcionado mais emoção nos contos que serão relatados a ela e é aí que os pais podem aproveitar para contar historias com monstros, entre o bem o mal, e outras!

Por isso é legal ter cuidado na hora de escolher os livrinhos para a criança que já lê – fique sempre atendo a faixa etária proposta pela publicação, pois é vital que ela de fato fique interessada ao conteúdo e se sinta estimulada a seguir em frente com a sua leitura.

Dica!

Estimulo a leitura nos primeiros anos de vida da criança

Uma dica é levar a criança até a livraria para deixa-la apreciar e degustar livremente o que lhe desperta curiosidade – esse também é um processo essencial para estimular o interesse pela leitura.

É importante também ter em mente que quanto mais você se mostrar interessado e presente nesses momentos, mais esses momentos serão prazerosos para a criança.

O momento de contar histórias poderá se tornar uma das lembranças mais doces e marcantes da sua infância no futuro – e certamente ela terá um carinho enorme por essas lembranças e até mesmo quando tiver seus próprios filhos no futuro saberá o quanto será importante fazer o mesmo.

E lembre-se: você é o maior exemplo do seu filho. Nesse caso ler junto com ele, participar ativamente das escolhas dos livros e deixar ele debater o que percebe acerca do que lhe é contado é fundamental.

Se você não tem o hábito da leitura na sua vida dificilmente conseguirá estimular seu filho de forma positiva a seguir nessa jornada de aventuras e descobertas!

Por isso, o estimulo a leitura nos primeiros anos de vida da criança é algo tão importante e até mesmo prazeroso! E você? Já escolheu a historinha que contará para o seu pequeno hoje?

 

Leia Também…

Ler para uma Criança – isso muda o mundo!

Sono Infantil e a Importância da Rotina

Crianças superdotadas. Confira os 10 traços mais marcantes!

Leia também

nao mande seu filho engolir o choro

Não mande seu filho engolir o choro

Não mande seu filho engolir o choro Mandar seu filho engolir o choro é uma …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *