Home / cuidados especiais / Estomatite o que é
estomatite em crianças

Estomatite o que é

Estomatite o que é?

A estomatite  é uma doença bastante incômoda que causa imensa dor aos pequenos. Saiba mais sobre o assunto no artigo a seguir.

As vezes a sua criança apresenta feridinhas na região da boca e garganta que causam bastante desconforto e dor. Saiba que isso pode ser um dos sintomas da estomatite em crianças. Neste artigo vamos falar a respeito dessa doença tão comum e incômoda para os pequenos, seus sintomas, tratamento e formas de prevenção.

Fique por dentro de tudo que é relevante a respeito desse assunto tão importante para as mamães e papais.

O que é estomatite em crianças?

Antes de qualquer coisa é importante compreender o que é a estomatite em crianças. Trata-se de uma infecção de origem viral, que acomete principalmente as crianças. Ela não causa complicações sérias, seus sintomas afetam principalmente a região da boca e da garganta.

A estomatite em crianças pode ser entendida como o sinal inicial da infecção pela herpes simples, nível 1, algo que todos nós estamos expostos durante a infância.

Outro vírus, chamado de coxsackie também causa sintomas semelhantes ao da estomatite, a doença de pé, mão e boca que falaremos em outro artigo.

Sintomas da estomatite em crianças

Para saber se a sua criança está com estomatite é necessário que você observe se ela apresenta alguns dos sintomas a seguir, veja quais:

  • Ferida na lingua de coloração acinzentada ou amarelada na sua parte central e avermelhada ao seu redor, que podem apresentar dimensão que varia de 1 a 5 milímetros de diâmetro.
  • A gravidade dessas pequenas lesões e da localização delas no corpo das crianças depende muito do tipo de vírus que está causando a estomatite na criança.
  • As gengivas ficam inflamadas e sangram com facilidade com esta doença.
  • As lesões aparecem na gengiva, região interna das bochechas, na parte do fundo da boca, amígdalas, céu da boca e língua.
  • A criança acometida pela estomatite tem dificuldades para engolir, é normal que ela perca  o apetite e a sede, por causa da irritação e dor.
  • Mau hálito é bastante comum .
  • Febre de cerca de 40°C.
  • Gânglios no pescoço devido à irritação da região, que tornam o pescoço inchado e bastante sensível.
  • Em casos muito raros, a estomatite, se não tratada, pode se espalhar para os olhos e causar infecção na córnea, chamada de ceratite herpética, que leva a danos permanentes nos olhos da criança.

Vale a pena lembrar que assim que a criança apresentar alguns desses sintomas é necessário leva-la até o seu pediatra. Somente após a avaliação do especialista você poderá ter certeza do diagnóstico da doença.

estomatite em crianças

4 roupas por 89 300x250

Tratamento da estomatite em criança

Descobriu que seu filho este com esta doença? Não precisa se preocupar! Saiba que a estomatite em crianças tem cura. Se você seguir as recomendações médicas em pouco tempo a criança estará bem e saudável.

Para ajudar os pais separamos algumas dicas para um tratamento eficaz. Confira a seguir:

  • A estomatite em crianças causa bastante dor e febre, o que prejudica consideravelmente a vida dos pequenos. Para diminuir os sintomas são recomendados medicamentos à base de ibuprofeno ou paracetamol.
  • Caso a dor da criança esteja prejudicando ela se alimentar verifique com seu médico a possibilidade de usar um analgésico mais forte.
  • Mantenha a criança hidratada. Apesar da dificuldade em engolir isso é fundamental, já que os pequenos têm muita facilidade em ficarem desidratados. Você pode oferecer a criança bebidas frias, desde que não sejam gasosas ou ácidas.
  • A alimentação também deve ser constituída com alimentos frios. Invista em sorvete e iogurte, além de reduzir o tempero dos alimentos. Aposte também no purê de legumes frios, que são mais fáceis de engolir.

 

Prevenção da estomatite em crianças

A preocupação de grande parte dos pais é buscar prevenir a ocorrência dessa doença nos pequenos, mas vale a pena ressaltar que esse tipo de medida é um pouco difícil de ser realizada quando o assunto é estomatite em crianças.

O vírus que causa a estomatite está presente em praticamente todos os lugares, no corpo de crianças e adultos e pode ser transmitido com muita facilidade através de contato. Uma maneira eficaz de prevenir que a criança fique doente é não permitir que a criança permaneça próxima a pessoas infectadas por herpes ativa.

Isso é visível através das lesões que a doença causa na boca das pessoas. Lembre-se que essa regra também vale para caso você esteja com herpes. Pense também na saúde das outras crianças, afinal ninguém merece passar por esse incômodo, caso a sua criança fique doente não leve ela para a escolinha, o ideal é que ela fique em casa em repouso absoluto.

Por fim, vale a pena que os papais saibam que se a causa da estomatite for o vírus da herpes, ele ficará no corpo da criança pela vida toda. A boa notícia é que somente o primeiro surto é tão agressivo.

Agora que você tudo a respeito da estomatite em crianças é muito mais fácil manter os seus filhos protegidos dessa doença.

Acompanhe-nos no facebook

Leia Também…

Síndrome pé, mão e boca o que é

Acne Neonatal

Febre amarela – O que você precisa saber 

Virose em Crianças

Check Also

timidez na infância

Timidez na infância

Timidez na infância Saiba mais sobre a timidez na infância, aprendendo a lidar com essa …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *