Gestação 11 semanas - Gravidez semana a semana - Bebês e Crianças
Home / Gravidez / Gestação 11 semanas
11 semanas de gravidez

Gestação 11 semanas

Sua Gravidez – Gestação 11 semanas: Veja como o seu bebê está se desenvolvendo e os cuidados que é preciso tomar

A gravidez é um período maravilhoso e que deve ser aproveitado ao máximo tanto. Na gestação 11 semanas você ainda se encontra no primeiro trimestre. Nesse momento, o seu bebê ainda é pequeno, tendo entre 44 mm e 60 mm., no entanto, todos os órgãos vitais já estarão, desenvolvidos (coração, rins e etc).

Além disso, os ossos estão começando a ficarem mais rígidos, e até mesmo as unhas já iniciam o processo de desenvolvimento. Além disso, o corpo do feto começa a ser revestido por uma camada protetora chamada de Lanugo, que tem como objetivo regular a temperatura do neném e ajudar na proteção do líquido amniótico.

Um fato interessante é que nesse período, o bebê já consegue engolir, bocejar e sugar. A gestação 11 semanas já é considerada “segura”, isso porque o período considerado mais “crítico”, que é quando o bebê está formando os órgãos vitais, já passou e agora ele deve apenas aumentar de tamanho.

É nessa época também que a mamãe começa a ganhar peso. A barriga se tornará mais redonda e alguns sintomas incômodos podem surgir por conta da mudança hormonal, como, por exemplo, excesso de calor, enjoos, ânsias, tonturas, mudanças bruscas de humor e etc.

gestação 11 semanas

Como o bebê se desenvolverá daqui para frente?

Como todos os órgãos vitais já estão desenvolvidos, nos próximos meses o bebê só irá ganhar peso, crescer e se fortalecer. Por isso, o grande aumento do peso da mãe começa a acontecer após o primeiro trimestre, juntamente com o surgimento da barriga e o crescimento dos seios.

Muitas mulheres já querem ver o sexo do feto na gestação 11 semanas. Entretanto, o ideal é deixar esse ultrassom para as próximas duas ou três semanas, pois, nesse período os órgãos sexuais ainda é pequeno e está terminando de se formam, logo, são comuns os erros na hora de saber se o bebê é menino ou menina.

Cuidados a se tomar

Se você ainda não começou o seu pré-natal já está na hora de dar início a ele. Agora até o oitavo mês de gestação você precisa ter consultas mensais para acompanhar o desenvolvimento do seu neném.

Na gestação 11 semanas, já é possível ouvir os batimentos cardíacos do feto, que são bastante acelerados, tendo uma média de 150 por minuto. No entanto, por conta do bebê ainda ser muito pequeno, é possível que você não consiga escutar o som do coração nas consultas desse período.

Mas não fique preocupada, isso é bastante normal justamente por causa do tamanho do neném. Muitos médicos, inclusive, evitam usar o aparelho que mede os batimentos para não causar pânico na mãe caso ela não consiga ouvir o coração do bebê.

Aqui a mamãe já precisa tomar alguns cuidados, tais como:

  • Tenha uma alimentação balanceada: A partir daqui a sua fome irá aumentar muito por conta do desenvolvimento do bebê. No entanto, é essencial que você aumente o consumo de alimentos, mas, de forma saudável. Não exagere nos produtos processados ou muito condimentados.
  • Não tome remédios sem prescrição médica: Muitos medicamentos que você tomava antes da gravidez podem fazer mal para o bebê, logo, se você sentir qualquer desconforto e necessitar de remédios, peça sempre orientação do seu obstetra.
  • Evite situação estressantes: Apesar da fase crítica já ter passado, o estresse ainda é muito prejudicial, por isso, evite situações que envolvam situações que façam muita pressão sobre o seu emocional.

Esses são apenas alguns dos cuidados que você precisa tomar a partir da gestação 11 semanas. Lembre-se sempre de falar com o seu obstetra e seguir toda as orientações dele. Ele é um profissional capacitado que sabe exatamente o que é ideal para as mamães.

Atividades físicas

gestação 11 semanas

Se você nunca praticou atividades físicoa essa é uma ótima hora para começar, mas, de madeira moderada e sob orientação médica. Agora seu corpo irá exigir muito mais, logo, para conseguir atender essas demandas, é muito importante que você se exercite de maneira correta.

Além de melhorar o desempenho do seu organismo, as atividades físicas também irão te dar mais força, resistência e desenvolver seus músculos, diminuindo os desconfortos causados pelo ganho de peso. Isso sem contar que eles farão toda a diferença na hora do parto, principalmente se ele for natural.

O ideal é que as mulheres gravidas façam exercícios mais leves, como, por exemplo, natação, caminhadas, yoga, hidroginásticas e etc.

No entanto, antes de iniciar qualquer uma delas é muito importante falar com o seu obstetra.

A partir da gestação 11 semanas o seu corpo sofrerá as maiores mudanças, como o ganho de peso, o aumento da barriga e dos seios, o excesso de hormônios e etc… Logo, é muito importante que você siga as dicas acima para manter o seu bem-estar.

E as bebidas na gestação 11 semanas? O que a mamãe deve evitar realmente?

Como você já deve saber na fase da gestação 11 semanas, os cuidados ainda se mantém extremamente fundamentais e deverão ser sustentados até o final da sua gravidez!

Os pecados sejam eles pesados ou leves jamais devem ser subestimados, pois os riscos com a sua saúde e a saúde do bebê serão sempre extremamente sensíveis!

Um ponto de conhecimento geral está associado ao tabagismo. Se você é fumante provavelmente sabe que permanecer mantendo tal vício durante a gravidez pode acarretar uma série de problemas!

Até mesmo o fumo de forma passiva deve e precisa ser essencialmente evitado, pois até mesmo nesses casos os efeitos nocivos podem impactar o desenvolvimento do bebê.

Mas, se tratando de bebidas, muitas mamães tem uma série de dúvidas, principalmente porque o assunto nem sempre é tão óbvio como com relação ao tabagismo, como citado acima.

Antes de saber o que você deve evitar durante a gestação, vale a pena primeiro citar o que se pode considerar indispensável – a água!

Beber água é algo que você jamais poderá abrir mão! Se por ventura você já era habituada a tomar água de garrafa ou garrafão pode continuar mantendo essa prática sem medo!

Agora, se você tem o hábito de consumir água diretamente da torneira, vale a pena ter um pouco mais de atenção!

O caso é que a água que é distribuída nas torneiras de muitos locais do Brasil possui tratamento com o uso de cloro, e ele não é indicado durante a gestação.

Isso porque o cloreto pode acabar acarretando uma série de consequências negativas com relação ao desenvolvimento do bebê, podendo até mesmo causar um aborto em alguns casos.

Adoro café! Mas, será que ele fará mal para a minha gestação?

Brasileiro que é brasileiro adora café! Tem coisa mais gostosa do que àquele café recém-feitinho com um bolo bem fofinho de fubá, milho ou outros sabores? Só de imaginar ficamos com água na boca!

O café é uma bebida muito presente na vida de muitas pessoas, e há quem não abra mão de tal hábito na sua rotina diária!

Mas, se você é uma amante dessa bebida que possui tantos fãs, terá que repensar a forma como o consome no seu dia a dia!

Na verdade, o problema nem e o café em si, mas sim a cafeína que eventualmente é consumida em excesso!

Você pode estar se perguntando – ok! Mas como posso saber se estou abusando do consumo de cafeína durante a gestação 11 semanas?

Uma dica é procurar manter um média que não ultrapasse a quantidade de 200 mg de cafeína por dia! Essa quantidade pode ser mantida sem que a gestação seja afetada negativamente!

Para ficar mais fácil, procure consumir uma média de 2 xícaras, que podem variar de 200 ml até 240 ml.

Se você se policiar nesse sentido, o seu cafezinho matinal e até mesmo aquele depois de uma refeição deliciosa poderão estar salvos! Ufa!

Mas, ainda é preciso ter calma! Sim, porque não pense você que a cafeína somente estará na sua xicara de café! Nada disso!

Sabe aquele refrigerante de cola ou até mesmo guaraná que você gosta de tomar durante o almoço ou o jantar? Pois, é – ali tem também cafeína! O mesmo vale para o chocolate.

Considerando isso, facilmente se pode ultrapassar a quantidade recomendada para consumo diário. Nesse caso vale um conselho: no lugar de duas xícaras, prefira apenas uma!

Assim as chances de você acabar extrapolando no final das contas serão bem menores! Combinado?

Chá faz bem! Mas, fuja dos grandes vilões para a gravidez!

Não pense você que todo chá poderá fazer bem a sua saúde e a saúde do seu bebê! Nada disso! Os grandes vilões da vez são o chá preto e o chá verde!

Eles são responsáveis por inibir a produção do ácido fólico – e essa é a substancia mais importante para esse momento da sua vida, e por isso se você é uma adepta do consumo dessas bebidas, suspenda!

Mas, nada de ficar achando que isso vai ser eterno e que você não poderá mais apreciar esses tipos de chá! Ao menos, faça isso durante a gestação!

E as bebidas alcóolicas – pode ou não pode afinal?

Há cientistas que condenam sumariamente o consumo, enquanto antes defendem a bandeira de “uma cervejinha não faz mal a ninguém”.

Porém, pode sim passar pela placenta e também pelo fígado do bebê e por isso aparentemente se trata de uma decisão importante suspender o consumo durante a gestação!

Ao seguir essas dicas durante a gestação 11 semanas, certamente você estará ainda mais preparada e radiante para vivenciar os próximos momentos eu estão por vir!

Acompanhe-nos no facebook

Confira as demais semanas

Sem. 01Sem. 02Sem. 03Sem. 04Sem. 05
Sem. 06Sem. 07Sem. 08Sem. 09Sem. 10
Sem. 11Sem. 12Sem. 13Sem. 14Sem. 15
Sem. 16Sem. 17Sem. 18Sem. 19Sem. 20
Sem. 21Sem. 22Sem. 23Sem. 24Sem. 25
Sem. 26Sem. 27Sem. 28Sem. 29Sem. 30
Sem. 31Sem. 32Sem. 33Sem. 34Sem. 35
Sem. 36Sem. 37Sem. 38Sem. 39Sem. 40

Check Also

38 semanas de gravidez

Gestação 38 Semanas

Sua Gravidez – Gestação 38 semanas A contagem regressiva nunca foi tão intensa na sua …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *