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12 semanas de gravidez

Gestação 12 semanas

Sua Gravidez – Gestação 12 semanas: Confira como o seu bebê está se desenvolvendo e quais as mudanças no guarda-roupas que você precisa fazer

A gestação 12 semanas é um momento de grandes descobertas. Isso porque é a partir desse período que já é possível ver o sexo do bebê por meio do Turbeluco Genital Fetal. É aqui, também, que o feto começa a ter um desenvolvimento mais acelerado.

Os dedos dos pés e das mãos já iniciam o processo de desenvolvimento, e o cabelo já começa a surgir na forma de uma fina e suave penugem. Nessa fase o bebê deve ter cerca de 28 gramas e medir 8 cm. Daqui para frente tudo começará a se desenvolver cada vez mais rápido.

O intestino, que antes fazia parte do cordão umbilical e era um pouco mais inchado, passará a entrar na cavidade abdominal para sua posição correta. Além do corpo, o rosto do feto também começará a mudar. Os olhos irão se aproximar e as orelhas irão para as posições definitivas.

A partir da gestação 12 semanas a forma do neném também ficará menos desproporcional, pois, o corpo irá começar a ganhar peso, e ficando proporcional ao tamanho da cabeça. A partir daqui a forma do bebê ficará cada vez mais próxima daquela de quando após o parto.

gestação 12 semanas

Mais detalhes sobre o desenvolvimento do bebê na gestação 12 semanas

Além de começar a ganhar peso, nesse período o bebê terá reflexos. Você ainda não sentirá esses movimentos. Na verdade, provavelmente eles só serão sentidos a partir da 20ª Semana de Gestação, mas, pode ter certeza que o seu neném já está tendo reflexo.

Durante a gestação 12 semanas é recomendada a realização do exame de Translucência Nucal. Nele, as pregas da nuca do bebê serão avaliadas para  ver se está tudo normal ou se existem más formações que podem indicar doenças como a Síndrome de Down.

 

Cuidados que precisam ser tomados na sua gravidez

A partir da gestação 12 semanas a gestante precisa começar a ingerir complementos de vitaminas, como, por exemplo, o ácido fólico, sufato ferroso, vitamina D, entre outros. Existem alguns suplementos mais utilizados, como o Natelle e o Materna, contudo, antes de começar a ingerir qualquer um é essencial a opinião do obstetra.

Lembre-se, agora você precisa manter tanto o seu organismo como o do bebê funcionando, logo, as quantidades de vitaminas que você precisa ingerir diariamente irão aumentar. Por conta disso a suplementação é necessária.

Além dela, é muito importante, também, que você tenha uma alimentação equilibrada. Não exagere nos produtos com excesso de conservantes ou açúcares. Eles são prejudiciais tanto para o seu corpo, como para o do feto, que ainda está em desenvolvimento.

Alguns cuidados também são importantes, tais como:

  • Evite carnes mal passadas: Um dos grandes vilões que podem gerar a toxoplasmose são as carnes mal passadas. Por isso, se você gosta de um churrasco mais vermelho chegou a hora de maneirar, assim como nos pratos com excesso de tempero.
  • Cuidado redobrado com a saúde bucal: Durante a gravides, tanto as gengivas como os dentes ficam mais sensíveis, por isso os cuidados com a sua saúde bucal devem redobrar. O ideal é buscar a orientação de um dentista e usar escovas com cerdas mais macias.
  • Pratique exercícios leves: Além de te ajudarem a manter o ganho de peso saudável, eles são essenciais para o desenvolvimento da sua força  e resistência. Eles irão te ajudar tanto na hora do parto, como, também no período de recuperação.

Tenha sempre em mente que a partir da gestação 12 semanas seu corpo irá passar pelas principais mudanças. Apesar dos enjoos e ânsias diminuírem, é nesse período que a sua barriga começara a aumentar, bem como a sua cintura perderá a forma e o seu quadril irá aumentar.

Mudanças que você precisa fazer no seu guarda-roupa

gestação 12 semanas

A partir da gestação 12 semanas seu corpo começará a aumentar de tamanho. Por isso, opte por roupas mais leves e que não apertem tanto, principalmente a região da barriga. Contudo, isso não quer dizer que você precisa deixar de lado a vaidade.

Deixe de lado as calças jeans e opte por tecidos mais elásticos, como as leggings e os moletons. Além de serem extremamente confortáveis é possível encontrar esse tipo de peça nos mais variados modelos.

As batas e vestidos também são ótimas opções. Isso porque, além de serem extremamente leves, elas deixam a barriguinha livre, evitando que você aperte o seu bebê sem a necessidade. Em hipótese alguma use cintas, corseletes ou espartilhos.

Para evitar o surgimento de estrias, o ideal é, desde da gestação 12 semanas, utilizar hidrantes corporais. Existe uma gama variada desses produtos no mercado, no entanto, o ideal é que você procure aqueles desenvolvidos especificamente para grávidas, por conta dos componentes dermatologicamente testados.

A alimentação da mamãe na gestação 12 semanas garante o seu bem estar e o do futuro herdeiro!

No decorrer desse conteúdo você teve a oportunidade de saber mais sobre como descobrir o sexo do seu bebê outras dicas que já devem ser levadas em consideração até aqui!

E nada mais justo do que nos aprofundarmos na sua alimentação com relação à gestação 12 semanas!

Isso porque como você já deve saber a alimentação é uma das principais vertentes no que diz respeito ao seu bem estar e bem estar do bebê!

O ideal seria que a gestante se dedicasse a ter uma vida extremamente saudável mesmo antes de engravidar, mas infelizmente tal preocupação somente começa a ser levada em conta posteriormente.

E é aí que algumas recomendações são de grande valor no final das contas.

Segundo um artigo feito por parte da Rede Nacional Feminista de Saúde e Direitos Reprodutivos em conjunto com o Ministério da Saúde, quando a gravidez se estabelece confirmada é preciso tomar um primeiro passo.

Esse passo consiste em se dirigir prontamente a uma unidade de saúde e já iniciar o acompanhamento acerca da sua saúde. Isso quer dizer que é preciso iniciar o pré-natal.

O pré-natal tem como finalidade principal tornar possível que se tenha uma gravidez realmente saudável e até mesmo se dirigir rumo a um parto realmente seguro.

É ainda importante salientar que é um direito incontestável da mulher, se por ventura achar mais pertinente, contar com o acompanhamento de uma segunda pessoa que se tenha confiança durante as consultas!

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Sabendo mais sobre a sua alimentação na 12° semana de gravidez!

Para que você atribuir mais qualidade à sua alimentação e tenha uma gestação tranquila e cheia de saúde, confira abaixo o que é necessário considerar:

  • Nutrientes:

Antigamente falava-se muito que a gestante tinha que comer por dois e de maneira mais exagerada do que o habitual. Isso permaneceu por séculos!

O lado positivo é que felizmente em todo o mundo se entende nos dias de hoje que a gestação deve contar com uma alimentação devidamente equilibrada e nutritiva!

Isso deve ser levado em consideração principalmente a incidência de enjoos que podem ser causados por determinados tipos de alimentos – e isso ainda se dá por conta das inúmeras mudanças hormonais!

É ainda primordial que a sua dieta durante a gestação seja formada pela ingestão de verduras, frutas e também legumes. Além disso, é importante incluir carboidratos integrais.

Com relação às proteínas, é ideal que você de sempre preferencia a opções como: peixes, carnes magras e também frangos, bem como ovos e demais fontes de vegetais.

Isso inclui sementes oleaginosas, feijões e também verduras – o protagonista nesse caso fica a cargo do brócolis!

  • Evite:

Para que a sua gestação 11 semanas continue seguindo com total saúde é importante tomar cuidados essenciais, principalmente com a higienização de frutas, verduras e também legumes.

Evite sempre a ingestão de carnes que estejam cruas ou até mesmo com preparo malpassado.

Lembre-se também de lavar sempre muito bem as mãos antes de fazer qualquer refeição e também nada de consumir em excesso açúcar ou sódio!

Deixar de consumir alguns queijos também pode ser uma dica e tanto! Nesse caso, as opções a serem descartadas do seu cardápio são queijo tipo camembert, brie, roquefort e até mesmo o gorgonzola.

O mesmo vale para queijos frescos que não sejam de procedência industrializada.

Esse simples cuidados ajuda a inibir as chances de uma listeriose, que consiste em um tipo de doença que pode ser acarretada por meio da ingestão de tais alimentos e que pode resultar em um aborto ou demais complicações.

Cuidados redobrados também precisam ser destinados aos riscos da salmonela, que nada mais é do que uma infecção alimentar que é proveniente do consumo de determinados alimentos que sejam de origem animal.

Na sua listinha de cuidados, nesse caso, inclua ovos, leite e também alimentos crus – isso vale até mesmo para a culinária japonesa, ok?

  • Acido fólico:

Esse é um grande aliado e que você deverá ter ao seu lado sempre como um componente essencial!

Ele ajuda a garantir uma gestação saudável e se refere a um tipo de suplemento realmente vital para todo o período da sua gravidez.

Isso porque ele tem a capacidade de atuar de forma a potencializar a prevenção com relação a problemas congênitos no bebê.

Outro que deve ser visto como essencial é o ferro e em grande parte dos casos pode ser recomendado para compor a suplementação da gestante por parte de recomendação médica!

Essas foram as principais dicas para a gestação 11 semanas! Que tal levar elas sempre com você ou compartilhar com outras pessoas que estejam vivenciando esse momento tão especial?

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