Home / Gravidez / Gestação 15 semanas
15 semanas de gravidez

Gestação 15 semanas

Sua Gravidez – Gestação 15 semanas : Descubra como seu bebê está crescendo e veja como as alterações do seu sistema imunológico

Na gestação 15 semanas, o seu bebê já poderia caber na palma da sua mão. Nessa fase ele deve pesar em média 70 gramas e ter 10 cm da cabeça até o bumbum. Se você fizer ultrassom poderá verificar que provavelmente as pernas se tornaram mais compridas do que os braços.

Dois fatos curiosos sobre esse período. O primeiro, é que as papilas gustativas, aquelas responsáveis pelo nosso paladar, já estão se desenvolvendo. O segundo é que, por mais incrível que pareça, o seu bebê já consegue perceber luzes através da pele da sua barriga.

Outro detalhe interessante sobre a gestação 15 semanas é que o feto já começa a soluçar. Por conta do tamanho dele e da quantidade de líquido no sistema respiratório, provavelmente você não conseguirá senti-los, mas dentro de algumas semanas isso já será possível.

Uma coisa interessante que muitos estudos têm apontado é que, por conta do desenvolvimento das papilas gustativas, e, como tudo que a mãe consome acaba indo para o líquido amniótico, o bebê pode começar a sentir diferentes tipos de sabores.

gestação 15 semanas

Mais detalhes sobre o desenvolvimento do Bebê

A partir da gestação 15 semanas o seu bebê começará a se movimentar cada vez mais, mesmo que você não sinta. Isso porque nessa fase as articulações dele já estão formadas, permitindo que ele se movimente da maneira que desejar dentro do seu útero.

Além disso, nessa fase os dedinhos das mãos e dos pés já estão bem separados e completamente formados. Por isso, não se surpreenda se em um ultrassom você ver o seu bebê chupando dedo, ou, até mesmo, brincando com o próprio pé.

Mudanças e transformações na vida da mamãe

Os direitos das gestantes devem ser respeitados desde a descoberta da gravidez. No entanto, geralmente é a partir da gestação 15 semanas que fica mais fácil exigi-los, pois, a barriga começará a ficar mais saliente e crescer cada vez mais rápido.

Agora falta pouco para um dos momentos mais aguardados da gravidez, que é quando a mãe começa a sentir o bebê se mexer. Geralmente, isso acontece entre a 16ª e a 20º semana. Contudo isso varia bastante de mulher para mulher.

Em um primeiro momento os movimentos do feto poderão parecer gases, mas, na verdade, é o seu filho se movimentando no útero. Contudo, não fique paranoica que logo na 16ª semana você não sinta ele, isso pode demorar um pouco.

Saúde da mulher durante a gravidez – gestação 15 semanas

A gravidez acaba interferindo no seu corpo como um todo, incluindo o enfraquecimento do seu sistema imunológico. É muito frequente que as mamães acabem ficando resfriadas nessa época. Por conta disso, alguns cuidados com a saúde são essenciais, principalmente se você já está na gestação 15 semanas.

  • Infecções: Elas são bastante comuns durante nesse período, mas devem sempre ser informadas para o médico. Isso porque, se não forem tratadas corretamente podem acabar causando consequências no desenvolvimento do feto.
  • Vacinas: Verifique se você tomou todas as vacinas necessárias durante a sua infância. Além disso, veja com o seu médico quais adicionais são necessárias. A maioria das mulheres precisa tomar algumas vacinas específicas para garantir o fortalecimento do sistema imunológico.
  • Alimentação saudável: Lembre-se, tudo o que você consumir acaba indo para o líquido amniótico, por conta disso, mantenha um cardápio balanceado, de preferência com muitas verduras, legumes e frutas e poucos produtos processados.

A partir da gestação 15 semanas sua fome aumentará cada vez mais. Então não se surpreenda se você sentir vontades de comer coisas que nunca gostou, é o seu corpo pedindo por certos nutrientes que estão em falta.

Dores a partir 15 semana de gravidez

A partir da gestação 15 semanas as dores, principalmente nas costas, nas laterais da barriga e na região pélvica são bastante comuns. Isso porque os seus músculos estão começando a se adaptar ao crescimento do útero. Essa acomodação pode gerar dores em muitas mamães.

Além disso, mesmo que você ainda não sinta o seu bebê, os movimentos que ele faz também podem gerar desconfortos. Uma boa opção para diminuir essas dores é dormir com um travesseiro entre as pernas. Ele ajuda no relaxamento dos músculos bem como no equilibro natural do seu corpo.

Outra dica é a renovação do seu guarda-roupa. Lembre-se, daqui para frente o seu corpo só irá aumentar de tamanho. Por isso não esqueça de optar por roupas mais maleáveis e elásticas que consigam acompanhar o desenvolvimento da sua gravidez.

Na gestação 15 semanas você já tem uma certa barriguinha, logo, evite usar jeans e calças com cós muito alto. Uma boa opção são as peças com elástico na cintura, bem como as leggings e os moletons que são extremamente confortáveis.

Que tal começar a pensar no parto? – saiba como uma doula pode lhe ajudar!

Na gestação 15 semanas, algumas mamães começam a cogitar sobre como poderá ser o parto! Afinal, esse é o grande dia que envolve a sua gravidez!

Com o intuito de estimular o parto normal, muitas mulheres ficam interessadas nessa fase em entender melhor como é o trabalho de uma doula!

Atualmente o parto normal ganhou um novo nome, sendo chamado mais popularmente como “parto humanizado”.

O parto humanizado consiste em agregar muito mais respeito às mulheres, bem como ao seu corpo, que deve ser sempre colocado como a grande prioridade desse momento.

Ele ainda defende que a mulher tem o direito de vivenciar de forma plena e saudável cada segundo refletido na forma como o corpo tende a trabalhar nesse momento.

Isso também inclui as sensações e o tempo, que visto como algo precioso até a chegada do futuro herdeiro aos braços da mais nova mamãe!

E por conta de todos esses aspectos surgiu o que conhecemos como Doula!

Mas, afinal, o que uma doula faz de fato? Trata-se de uma parteira ou apenas uma acompanhante?

Entendendo melhor o papel de uma doula! – pensando no momento mais esperado para a mamãe!

Doula é um termo de origem grega, que tem como significado central “a mulher que serve”. Em uma rápida pesquisa sobre essas profissionais, esse significado se revela ainda mais marcante e verdadeiro!

Na verdade, embora seja algo que vem sendo abordado com mais força há pouco tempo, essa atividade não é tão nova assim!

Nos tempos mais antigos era bastante recorrente que uma gestante fosse assistida e até mesmo aconselhada durante todo o período da gravidez – isso em geral era feito por mulheres da própria família e com mais experiência.

Com o passar dos anos, o parto passou a ser algo feito exclusivamente nas maternidades e o acompanhamento dessas mulheres cada vez mais foi extinto, sendo apenas adotado depois, do bebê nascer!

O grande ponto é que a cesárea passou a ser algo muito mais recorrente dentro das maternidades, e nem sempre o tempo do bebê e da mãe é prioritariamente respeitado!

E é aí que surge o trabalho das doulas, que são a representação de acolhimento e preenchimento de um vazio. Elas prestam todo o apoio necessário para a gestante, bem como informam e acalmam!

Na gestação 15 semanas entender todos esses aspectos e saber o que mais se adequa à sua realidade faz todo sentido!

Portanto, comece a pensar calmamente nesse assunto e se permita fazer o que realmente lhe deixa confortável e segura para viver plenamente esse grande passo da sua vida!

Já é hora de saber o sexo do bebê! Agora há como ter mais certeza!

Nessa fase da sua gestação o tubérculo genital fetal está quase totalmente formado e por isso os palpites acerca do sexo do bebê no ultrassom passam a ser mais assertivos do que antes!

Mas, aqui vale uma torcida! O bebê já mexe mais do que antes, e é preciso contar que ele não vá fazer estripulias durante o exame do ultrassom e ainda acabar escondendo o seu órgão genital!

Ao descobrir, certamente você poderá explodir de felicidades e seguir em frente com a escolha das roupinhas e demais itens para decoração!

A barriguinha já dá o ar da graça e tudo que a mamãe quer é exibi-la!

Uma grande parte das gestantes nesse período da gestação já começa a apresentar uma pequena barriguinha, e em comparação a outras semanas anteriores ela é mais saliente!

Mas, se você estava ansiosa por esse momento saiba que daqui para frente o que mais você perceberá é que sua barriga crescerá muito! A cada dia você notará uma pequena diferença.

Muito provavelmente cada vez que for a um lugar diferente ou encontrar alguém conhecido terá a oportunidade de ouvir como sua barriguinha cresceu!

Aliás, já pode começar aproveitar também seus direitos de gestante, como lugares reservados no transporte público, filas, entre outros.

Na verdade, isso não deveria somente começar a acontecer a partir de agora, mas sim desde quando você recebeu a confirmação de que estava grávida, mas muitas pessoas não entendem que tal direito pode ser aplicado mesmo quando a gestante não apresenta uma barriga.

Com o passar do tempo você verá que isso será um fator mais natural também, então aproveite para poupar suas energias, porque o cansaço ainda será seu fiel companheiro!

Nesse momento as roupas começam a ficar mais justas também e é preciso ter cuidado para não acabar usando nada apertado demais e incomodo!

Evite calças que apertem demais, pois, isso pode até interferir na circulação sanguínea e acarretar inchaço! Aproveite a gestação 15 semanas, pois, há ainda muitas novidades pela frente!

Acompanhe-nos no facebook

Confira as demais semanas

Sem. 01Sem. 02Sem. 03Sem. 04Sem. 05
Sem. 06Sem. 07Sem. 08Sem. 09Sem. 10
Sem. 11Sem. 12Sem. 13Sem. 14Sem. 15
Sem. 16Sem. 17Sem. 18Sem. 19Sem. 20
Sem. 21Sem. 22Sem. 23Sem. 24Sem. 25
Sem. 26Sem. 27Sem. 28Sem. 29Sem. 30
Sem. 31Sem. 32Sem. 33Sem. 34Sem. 35
Sem. 36Sem. 37Sem. 38Sem. 39Sem. 40

Veja Também

38 semanas de gravidez

Gestação 38 Semanas

Sua Gravidez – Gestação 38 semanas A contagem regressiva nunca foi tão intensa na sua …

Deixe uma resposta