Home / Gravidez / Gestação 16 semanas
16 semanas de gravidez

Gestação 16 semanas

Sua Gravidez – Gestação 16 semanas: Desenvolvimento do bebê e os cuidados especiais que a mamãe precisa tomar

A partir da gestação 16 semanas o seu bebê não caberá mais na tela do ultrassom, por isso o médico terá que fazê-lo por partes. Uma boa dica é consumir chocolate ou outro doce alguns minutos antes do exame, assim você verá a movimentação do seu neném com mais clareza.

Para se ter uma ideia do desenvolvimento do feto, nessa fase ele já tem alguns sistemas importantes do corpo funcionando, como, por exemplo, o urinário e o circulatório. Além disso, alguns bebês já podem começar a brincar dentro da barriga, principalmente com os pezinhos e o cordão umbilical.

Os olhos do bebê continuam fechados, mas eles já se mexem e conseguem perceber luzes através da pele da barriga. Na gestação 16 semanas, o seu bebê já deve pesar cerca de 80 gramas e medir, 11,5 cm.

O ouvido interno do feto já está formado, por isso, logo logo ele conseguirá ouvir sons externos, podendo reconhecer, inclusive, as vozes dos pais e até responder a esses estímulos por meio de movimentos. Experimente colocar música para tocar perto da barriga e ver o que acontece.

Mais sobre o desenvolvimento do bebê na gestação 16 semanas

Na gestação 16 semanas é muito comum que as mamães comecem a sentir os movimentos do bebê dentro do útero. Eles irão começar fracos, podendo até ser confundidos com gases. Contudo, não entre pânico se você não sentir nada nesse período, os movimentos podem começar a ser sentidos até a 20ª Semana de Gestação.

Aqui, o feto já possui sobrancelhas e os lábios começarão a ficar mais nítidos conforme ganham contorno. A pele ainda é bem fininha, tanto que se você pudesse vê-lo, iria conseguir enxergar todas as veias que se encontram sob ela.

Além disso, na gestação 16 semanas os músculos do bebê já estão totalmente formados, e, por isso, ele ficará cada vez mais ativo podendo se mexer com bastante frequência.

gestação 16 semanas

Mudanças na vida e no corpo da mamãe

A sua barriga já deve estar aparecendo bem, e o sono absurdo junto com o mal-estar, devem ter desaparecido nessa fase. No lugar desses sintomas você sentirá uma disposição fora do comum, ideal para o planejamento de detalhes para a chegada do bebê, como, por exemplo, a decoração do quarto.

A gestação 16 semanas é um bom momento para a realização de viagens. Isso porque os sintomas como enjoos e ânsias foram deixados para trás, e, a sua gravidez ainda não está avançada o bastante para você correr o risco de entrar em trabalho de parto prematuramente.

Contudo, é sempre bom pedir orientações para o seu médico. Além disso, se você optar por viajar de avião, sempre verifique com a companhia aérea quais são as políticas dela em relação as viagens de gestantes. Todas elas têm um tempo limite para permitir que uma grávida viaje.

Alimentação equilibrada e outros hábitos saudáveis são essenciais

Na gestação 16 semanas o seu apetite terá aumentado muito, por isso é preciso tomar cuidado para não acabar comendo apenas coisas que engordem, mas, que não ofereçam qualquer valor nutritivo para o seu corpo. Lembre-se também que tudo o que você comer irá para o seu bebê por meio do líquido amniótico.

O ideal é manter refeições balanceadas e ingerir pequenas porções em intervalos de tempos de duas horas. Assim, você se manterá sempre satisfeita, mas sem exagerar na quantidade de comida.

Outra boa dica é a realização de atividades físicas moderadas. As caminhadas são uma ótima opção. Isso porque, além de aumentarem a sua força e resistência, elas também irão auxiliar na dilatação na hora do parto. Mas nada de tentar correr uma maratona.

Cuidados especiais que devem ser tomados

Na gestação 16 semanas, seu corpo terá mudando completamente. Seus seios, por exemplo, podem estar com o dobro de tamanho pois estarão se preparando para amamentar dentro de alguns meses. Além disso, eles também estarão bem sensíveis, principalmente na região dos mamilos.

Você também terá ganhado peso, uma média de 2,5 a 4,5 quilos. Consequentemente sua barriga e abdômen terão aumentado para comportar o tamanho do útero. Logo, é essencial tomar alguns cuidados especiais, tais como:

  • Postura: sempre manter uma postura adequada, principalmente agora com a barriga crescendo. Isso ajudará a evitar as dores causadas pela expansão do útero.
  • Corrimentos: A lubrificação natural aumenta durante a gravidez, contudo, é sempre bom verificar com o seu médico se o corrimento que surgiu precisa ser tratado.
  • Tome sol: A necessidade de vitamina D durante a gravidez aumenta, por isso, não esqueça de tomar sol para estimular que o seu corpo produza o nutriente. Mas lembre-se sempre de fazer isso em horários adequados.

A partir da gestação 16 semanas o desenvolvimento do seu bebê acontecerá cada vez mais depressa. Por isso curta cada momento e aproveite o seu novo ânimo para fazer atividades físicas.

Exame preventivo! Saiba “para que” e “porque” fazer o exame de urina na gestação 16 semanas!

Na gestação 16 semanas é importante considerar fazer o exame de urina, pois, ele permite diagnosticar eventuais problemas que possam afetar o bebê e até mesmo o sistema urinário renal da gestante!

E não há porque se preocupar ou ter medo! Trata-se de um procedimento absolutamente indolor e é de realização fácil e rápida!

Mesmo sendo tão fácil, ele é primordial, pois, tem a capacidade de fornecer uma série de informações acerca de doenças consideradas sérias, como no caso de problemas que possam afetar os rins!

Existem 3 tipos diferentes  de exames que podem ser realizados por meio da coleta da urina: do tipo 1, urocultura e o 24 horas.

Para nenhum deles é preciso se preocupar com preparos prévios, como no caso do jejum!

O mais comum em grande parte dos casos é a realização do exame tipo 1 ou Urina EAS (termo dado por parte dos laboratórios).

Após a coleta, o laboratório terá a importante missão de analisar minuciosamente os seguintes pontos:

  • Glicose
  • Proteínas
  • Cetonas
  • Bilirrubina
  • Leucócitos
  • PH da urina

Se por ventura o exame indicar a existência de nitrito, leucócitos ou até mesmo presença de sangue, pode ser que a gestante tenha um quadro de infecção urinária!

Se você ainda não se organizou para a realização desse exame ou tem dúvidas acerca dos procedimentos adotados, converse prontamente com seu médico e peça o máximo de orientações possíveis!

4 roupas por 89 300x250

Com que roupa eu vou agora? Posso usar salto alto na 16ª semana ou devo parar?

Muitas mulheres simplesmente amam usar salto alto, não é mesmo? Afinal, estamos falando de um item que é referência de feminilidade e elegância!

O ponto é que na 16ª semana a barriguinha já está bem mais visível e a mamãe já começa a sentir o peso da gestação mais evidente.

O ponto é que a gravidez por si só já vem acompanhada de outros atributos que nem sempre facilitam o uso do salto alto – e seu sobrenome agora é desconforto e inchaço!

Naturalmente você perceberá que suas pernas e pés acabam ficando mais inchadas e até mesmo mais pesadas do que antes e usar o salto alto nessa circunstancia pode não ser uma experiência muito positiva.

Usar ou não usar? Eis a questão que você deve estar se perguntando, certo?

Na verdade, tudo dependerá de como você de fato está se sentindo e o quão confortável consegue se manter!

Pare para pensar que equilibrar uma barriga de gestante nem sempre é algo fácil, exige um pouco de habilidade e isso certamente você vai concordar!

Em grande parte dos casos os médicos não aconselham o uso de salto alto durante esse período e isso começa a valer até mesmo na gestação 16 semanas!

Essa indicação fica ainda mais evidente no final do 4ª mês e 5ª mês de gestação. Isso porque agora sua barriga já estará bem maior e naturalmente a gravidade do seu corpo estará cada dia mais diferente!

Mas, nada de pânico! Não usar salto alto não quer dizer que você precise abrir mão da sua vaidade! Pelo contrário! Porém, nessa fase da sua vida é importante abrir mão de determinados hábitos!

O mesmo se aplica ao tipo de roupa, tintura aplicada nos cabelos e inclusive tratamentos de caráter estético – isso garantirá sem bem estar e também a saúde do seu bebê!

Fique atenta à sua saúde!

Como dito anteriormente você poderá ter engordado alguns quilos nos últimos meses e devido a tantas mudanças é importante ficar sempre alerta com relação à sua saúde!

Isso porque é comum que algumas gestantes acabem pegando mais gripe do que antes de engravidar e isso se dá por conta do sistema imunológico que pode ficar mais frágil e sensível!

Se perceber que isso anda acontecendo com frequência, pode ser interessante conversar com seu médico e entender se seria interessante adotar algum complexo vitamínico para compor sua rotina diária.

Pode ser que as noites de sono também acabem ficando mais movimentadas. Você poderá ter alguns desconfortos, como refluxo, dores na coluna e até mesmo sentir mais calor do que antes.

A temperatura do corpo da mulher grávida se eleva muito mais facilmente, e por isso dormir às vezes pode ser uma maratona!

Uma dica é evitar beber muita água antes de ir dormir também! Naturalmente você já sentirá mais vontade de fazer xixi à noite, e se beber muita água provavelmente não conseguirá ter uma boa noite de sono!

A cada dia que passa você ficará ainda mais admirada com esse momento mágico e certamente vai sentir orgulho de exibir sua barriga por aí sem medo de ser feliz!

Agora que você já teve mais informações sobre a gestação 16 semanas, guarde todas essas dicas com você e consulte-as sempre que achar pertinente!

Acompanhe-nos no facebook

Confira as demais semanas

Sem. 01Sem. 02Sem. 03Sem. 04Sem. 05
Sem. 06Sem. 07Sem. 08Sem. 09Sem. 10
Sem. 11Sem. 12Sem. 13Sem. 14Sem. 15
Sem. 16Sem. 17Sem. 18Sem. 19Sem. 20
Sem. 21Sem. 22Sem. 23Sem. 24Sem. 25
Sem. 26Sem. 27Sem. 28Sem. 29Sem. 30
Sem. 31Sem. 32Sem. 33Sem. 34Sem. 35
Sem. 36Sem. 37Sem. 38Sem. 39Sem. 40

Check Also

33 semanas são quantas semanas de gravidez ?

33 semanas são quantos meses ?

33 semanas são quantos meses de gravidez ? Se você deseja saber sobre 33 semanas …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *