Home / Gravidez / Gestação 17 semanas
17 semanas de gravidez

Gestação 17 semanas

Sua Gravidez – Gestação 17 semanas: Veja como o seu bebê está se desenvolvendo e saiba tudo sobre o sexo durante a gravidez  

Na gestação 17 semanas, o bebê já sofreu bastante mudanças. As orelhas já estão quase na posição correta, a cartilagem que irá se tornar a estrutura óssea já começa a endurecer, e os olhos dele já estão para frente ao invés das laterais da cabeça.

Nessa fase, ele deve pesar em torno de 140 gramas e medir cerca de 13 cm. Aqui, o seu  organismo começa a produzir uma pomada natural chamada de vérnix, que tem como objetivo proteger a pele do seu bebê do contato com o líquido amniótico, além de servir como lubrificante na hora do parto.

A partir da gestação 17 semanas o seu bebê começará a ganhar peso mais rapidamente. Por isso não se assuste se a sua barriga der uma espichada brusca e as dores no abdômen surgirem ou aumentarem.

gestação 17 semanas

Mais detalhes sobre o desenvolvimento do bebê na gestação 17 semanas

Nessa fase, os pulmões já estão se formando e possuem, inclusive, elementos como os brônquios, traqueia e bronquíolos e brônquios. Contudo, eles não são totalmente “funcionais” pois os alvéolos ainda estão se formando.

O cálcio é essencial a partir da gestação 17 semanas, pois, ele é utilizado para fortalecer a formação dos ossos, bem como dos dentes que já irão começar a surgir no osso maxilar.

Nessa fase o feto já se mexe bastante, contudo, nem todas as mães conseguem senti-lo. Esse é um fator que varia bastante de mulher para mulher. Algumas já perceberão os movimentos na 16ª semana, outras só conseguirão sentir na 20ª, ou, até mesmo mais para frente.

Mudanças na vida e no corpo da mamãe

Assim como os seus seios cresceram, a aréola em volta dos mamilos também pode ter aumentado de tamanho.  Isso é comum e é um sinal de que o seu corpo já está se preparando para a amamentação. Esse aumento provavelmente vai durar até um ano após o nascimento do bebê.

Além disso, é comum que uma linha escura surja na posição vertical na barriga, e que seu rosto comece a ter algumas marcas. Algumas mulheres, inclusive, podem ter um aumento nas espinhas por conta dos hormônios.

Lembre-se, a partir do momento que você descobre sua gravidez você automaticamente pode usufruir de todos os direitos de gestante, como as filas preferenciais. Contudo, aproveitá-los pode se tornar mais fácil a partir da gestação 17 semanas por conta do tamanho da barriga.

Além disso, fale com o seu obstetra para ver se é necessária a realização do exame de Amniocentese, que detecta se existe um cromossomo a mais que é responsável pelo desenvolvimento da Síndrome de Down.

Dores pélvicas e nas costas

Na gestação 17 semanas as dores pélvicas e na região das costas podem aumentar. Isso porque o útero irá se expandir cada vez mais para deixar o seu bebê confortável. Além disso, elas também se devem a reestruturação dos órgãos do seu corpo.

Isso acontece, também, para que o seu abdômen tenha espaço suficiente para comportar o crescimento do bebê. Outra coisa muito comum nesse período são os sangramentos na gengiva e as dores de dente. Eles são causados por conta do aumento da circulação de sangue nos vasos sanguíneos.

A azia também é muito comum a partir da gestação 17 semanas, mas ela não tem nada a ver com a quantidade de cabelos do bebê como o senso comum adora afirmar. Na verdade, ela se deve por uma série de fatores que podem ser desde a alimentação até a reestruturação dos órgãos citadas anteriormente. Para evita-la algumas dicas podem te ajudar.

  • Evite refrigerantes: As bebidas gasosas tendem a aumentar a sensação de azia, além de serem prejudiciais por conta do excesso de açucares presentes.
  • Beba muita água: Além de ajudar a diminuir a sensação de queimação, esse líquido é essencial para manter o seu corpo hidratado, bem como para auxiliar no transporte de nutrientes pelo seu corpo.
  • Corte as comidas apimentadas: Evite comer pratos com muita pimenta, ou outros temperos do gênero. Eles também são fatores que podem gerar azia.

Lembre-se, tudo o que você faz interfere diretamente na saúde do bebê, por isso, mantenha uma rotinha de hábitos saudáveis, como, por exemplo, uma alimentação saudável e a prática de exercícios físicos.

Vamos falar sobe sexo

Apesar do sexo durante a gravidez ainda ser um considerado um tabu, ele é extremamente normal e super recomendado.  Isso porque, nesse período a libido da mulher aumenta, e as relações sexuais ajudam na preparação do parto.

Por isso, se você está na gestação 17 semanas não deixe de namorar bastante. O sexo só deve ser evitado se houver recomendação médica, ou, se acontecerem sangramentos durante a relação. Do contrário não se preocupe e aproveite o momento com o seu parceiro.

Mas de onde surgiram tantas espinhas? E agora?

Anteriormente nesse artigo foi mencionada a questão de que as espinhas podem surgir na 17° semana de gestação devido à maior concentração de hormônios no seu organismo!

Se tratando da gestação 17 semanas, isso pode ficar ainda mais evidentes, e por isso muitas futuras mamães ficam incomodadas com esse fato!

E não pense que isso acontece somente com quem tem tendência a ter espinhas! Na verdade, elas podem sim insistir em aparecer mesmo que você não tenha tido espinhas antes de engravidar!

Tudo isso se dá por conta da progesterona presente no seu corpo durante a 17° semana de gestação. Em geral, as espinhas podem acabar aparecendo bem mais na face, costas e colo.

Tais locais são os mais atingidos por serem considerados mais oleosos, bem como áreas onde há maior quantidade de glândulas sebáceas.

Como cuidar das espinhas durante a gestação? Confira algumas dicas e informações!

O mais indicado é que você sempre procure dedicar alguns cuidados para que a incidência de espinhas não aumente, e para isso é importante controlar a oleosidade da sua pele!

Alguns hábitos simples podem ser adotados, como:

  • Procure manter a sua pele bem limpa. Opte em usar um sabonete neutro
  • Recorra ao uso de hidratantes sem a adição de óleos
  • Nunca deixe de retirar a maquiagem antes de dormir

Durante a gestação lembre-se de não usar produtos orginalmente indicados para combater espinhas, como pomadas, sabonetes e também medicamentos!

Se tiver o hábito de usar qualquer um desses produtos há muito tempo, converse com seu médico e certifique que de fato ele não poderá fazer mal para a sua gravidez!

Em alguns casos o médico poderá fornecer uma prescrição médica para determinados produtos.

Respeitar isso é importante, uma vez que alguns produtos acabam contendo substâncias consideradas nocivas para o bebê. Se tiver que escolher, prefira sempre produtos naturais e controle da limpeza da sua pele.

Outra dica bem valiosa para quem está na 17° semana de gestação é sempre (sempre mesmo!) usar protetor solar. Isso não somente ajuda a amenizar o surgimento de espinhas como também evita o aparecimento de manchas!

Isso porque durante a gravidez pode ocorrer com maior frequência o surgimento de manchas na pele devido à melanina concentrada no corpo.

E as dicas naturais? Que tal algumas receitas simples e eficientes?

Se o seu médico já deixou claro que não dará prescrição para produtos próprios para amenizar as espinhas e você já não sabe mais como lidar com a situação, saiba que há sim como lidar com isso!

Você pode adotar algumas dicas naturais, que em geral podem ajudar bastante! Confira abaixo algumas sugestões:

Suco de cenoura: tomar suco de cenoura é algo excelente para a gestação, principalmente porque é muito rico em vitamina A. Ela ajuda a controlar a oleosidade da sua pele e você pode tomar um copo diariamente!

Água de arroz para mascara facial: é uma receita até mesmo antiga, mas muito eficiente para qualquer momento de sua vida! Para a gestação é ainda mais indicada, já que é absolutamente natural. Lave seu rosto ao menos duas vezes ao dia com a água do arroz.

Água de arroz e mel: a adição do mel na água de arroz pode ser uma mascara perfeita para usar a noite. Deixe agir por 20 minutos apenas e depois lave bem a face!

Na 17ª é importante ficar de olho no peso!

Cuidado redobrado! Quando vezes você ouviu isso até esse momento da sua gestação? Provavelmente muitas vezes! – mas, se prepare, porque você ouvirá isso até o final da gravidez, não tem jeito!

E quando o assunto é o peso ideal, pode ser ainda mais repetitivo aos ouvidos!

O peso é um fator que garante uma boa gravidez, e a gestação 17 semanas é um momento que é preciso começar a prestar atenção se algo não está saindo fora do planejado!

Logicamente que você terá ganhado peso até essa fase e isso é inevitável! Afinal, todo seu corpo está ainda em plena mudança por conta do acompanhamento do desenvolvimento do seu bebê.

Mas, ganhar peso não quer dizer que não é preciso haver controle! Outro fator que poucos acabam abordando é que nem sempre o peso pode estar somente associado ao que você come.

É possível que existam ainda outros fatores envolvidos, como questões genéticas, idade, altura e até mesmo o peso que você mantinha antes de engravidar!

Na verdade, o controle do peso ideal não possui uma única regra. Tudo poderá depender de uma pessoa para outra e por isso é importante fazer esse acompanhamento junto com seu médico em todas as consultas!

A gestação 17 semanas é um momento bastante marcante para a mulher e os preparativos se mantém nesse período a todo vapor! É uma experiência incrível!

Acompanhe-nos no facebook

Confira as demais semanas

Sem. 01Sem. 02Sem. 03Sem. 04Sem. 05
Sem. 06Sem. 07Sem. 08Sem. 09Sem. 10
Sem. 11Sem. 12Sem. 13Sem. 14Sem. 15
Sem. 16Sem. 17Sem. 18Sem. 19Sem. 20
Sem. 21Sem. 22Sem. 23Sem. 24Sem. 25
Sem. 26Sem. 27Sem. 28Sem. 29Sem. 30
Sem. 31Sem. 32Sem. 33Sem. 34Sem. 35
Sem. 36Sem. 37Sem. 38Sem. 39Sem. 40

Veja Também

38 semanas de gravidez

Gestação 38 Semanas

Sua Gravidez – Gestação 38 semanas A contagem regressiva nunca foi tão intensa na sua …

Deixe uma resposta