Home / Gravidez / Gestação 18 semanas
18 semanas de gravidez

Gestação 18 semanas

Sua Gravidez – Gestação 18 semanas: Confira como seu bebê está crescendo e quais mudanças no seu guarda-roupas você precisa fazer

Na gestação 18 semanas, além do Lanugo, aquela pelugem fininha que recobre o bebê, já estar aparente, ele já aumentou bastante de tamanho em relação as primeiras semanas. Ele deve pesar em torno de 200 gramas e medir cerca de 15 cm.

Nessa fase ele já começa a treinar a respiração, mas é a placenta que vai suprir toda a demanda de oxigênio até o final da gravidez. Aqui você estará entrando, oficialmente, no quinto mês. O bebê já poderá escutar sons, mas ele irá ouvir basicamente o seu coração. Logo ele poderá distinguir os barulhos externos a barriga.

No caso dos meninos, o órgão genital já será bastante visível, podendo já ser identificado o pênis e o saco escrotal. Já os fetos meninas terão as trompas e útero totalmente formados, inclusive produzindo óvulos que só serão liberados na adolescência.

Se você for realizar um ultrassom durante a gestação 18 semanas, é muito comum enxergar o bebê chupando o dedo, ou brincando com os próprios pés e cordão umbilical. É uma imagem linda de se ver.

Mais detalhes sobre o desenvolvimento do bebê na gestação 18 semanas

O grande marco desse período é que o bebê já pode escutar. Contudo, a audição ainda é bastante sensível, por isso, provavelmente ele só conseguirá ouvir os barulhos gerados pelo organismo da mãe, como por exemplo, os batimentos cardíacos e os ruídos causados pela digestão.

Contudo, logo logo, ele poderá escutar barulhos que vem de fora da barriga, podendo inclusive, distinguir as vozes dos pais e responder a eles por meio de chutes e soquinhos.

Outro fato curioso é que o feto também já irá começar a testar a respiração, bem como os seus olhos ficarão mais sensíveis a luz, podendo acompanhar, inclusive movimentos de luzes através da pele da barriga.

O sistema intestinal do bebê também está se desenvolvendo. Na gestação 18 semanas ele já começará a produzir as primeiras fezes, chamadas de mecônio, que serão liberadas no líquido amniótico. Mas não se preocupe a placenta irá tratar tudo eliminando impurezas.

gestação 18 semanas

Mudanças no corpo e na vida da mamãe

Você está avançado cada vez mais na gravidez. Na gestação 18 semanas você já terá passado por metade de todo esse processo, levando em conta que a partir da 36ª semana o bebê já está saudável para nascer.

Nessa fase, provavelmente o seu obstetra irá solicitar o chamado Ultrassom Morfológico. Ele serve para verificar se tudo está se desenvolvendo corretamente. O médico irá avaliar desde a formação dos órgãos, até realizar a contagem de dedinhos.

Esse é o momento ideal para convidar o pai da criança ou algum parente próximo para acompanhar o processo e verificar como feto está se mexendo e crescendo dentro da sua barriga.

Uma coisa muito comum na gestação 18 semanas é o surgimento de espinhas bem como outras marcas no rosto. Isso se deve a mudança hormonal que o seu organismo está sofrendo. Apesar de ser bastante comum, nem todas as mulheres tem esse sintoma.

As tonturas também serão bastante frequentes nessa fase. Além do equilibro do seu corpo mudar completamente durante a gravidez, o aumento da circulação sanguínea, juntamente com o coração acelerado e a queda do açúcar no sangue, podem causar esse sintoma. Por isso o repouso é essencial.

A gestação 18 semanas também é um bom momento para você decidir alguns aspectos importantes, como, por exemplo, a maternidade para o nascimento, a cor do enxoval, a decoração do quarto do bebê, entre outros aspectos.

gestação 18 semanas

Dicas para mudar o seu guarda-roupas e se manter dentro da moda

Lembre-se, conforme a gravidez avança as suas roupas vão ter que aumentar também, você querendo ou não. Contudo, isso não quer dizer que você precisa deixar a moda de lado.

Confira algumas dicas para montar um guarda-roupas fashions durante a gravidez.

  • Batas e leggings: Essa é uma combinação perfeita para as mamães. Além de ser um look superconfortável, ele é ideal pois ressalta justamente os aspectos da gravidez, que é o aumento da barriga e dos seios.
  • Vestidos: As peças também são ótimas opções para as gestantes. Os vestidos, principalmente os longos, dão um ar mais jovial para a mulher e ressaltam a beleza da barriguinha que está se formando, deixando ela ainda mais evidente e bela.
  • Sapatilhas e rasteirinhas: Lembre-se, os saltos altos devem ser deixados de lado durante a gestação, por conta da mudança no equilíbrio da mulher. As sapatilhas e rasteirinhas são ideais pois são baixas e oferecem conforto e charme.

Tenha em mente que a partir da gestação 18 semanas o seu corpo irá aumentar cada vez mais de tamanho, por isso comprar peças alguns números maiores é uma ótima opção.

Fases da gestação 18 semanas – o que está para acontecer?

Desenvolvimento da audição, reconhecimento da sua voz e uma sensibilidade maior na visão. Tudo isso acontece na 18° semana de gestação, e tudo isso é bem legal. Mas, como nem tudo são flores, algumas coisas chatas também acontecem.

Além de a mamãe passar a ter mais espinhas, pode acontecer o surgimento das temidas estrias. Embora não seja uma regra, é nessa fase que elas podem despontar, e é importante manter os cuidados com a pele para evitar.

  • Óleos e cremes:

Converse com o seu médico para que ele lhe indique óleos e cremes que possam ser usados nessa fase a fim de diminuir a incidência de acnes, manchas e estrias.

Tudo isso acontece porque os seus hormônios estão vivendo uma verdadeira montanha russa. Tente não se irritar demais com esse aspecto, e lembre-se que, se cuidando direitinho você não vai ficar manchada.

Existem excelente opções de cremes e loções no mercado que são voltados exclusivamente para diminuir as manchas causadas pela gravidez.

Aposte nisso como uma forma de cuidar e se amar mesmo quando você não se sentir tão confortável com a sua pele.

Muita atenção com o que você come: você pode aumentar de peso na 18° semana de gravidez!

Esse também é um momento muito propício para o ganho de peso. Mamães que estão no peso ideal ou acima dele devem redobrar os cuidados com alimentação durante a gestação 18 semanas

Procure manter uma alimentação equilibrada, rica em fibras. Evite embutidos e alimentos industrializados. Converse sempre com o seu obstetra para pedir orientações.

Ele poderá montar uma dieta adequada. Lembre-se que cuidar do seu corpo fará bem a você e ao seu bebê, que ainda depende exclusivamente de você para ser nutrido.

  • O que fazer para diminuir a tontura?

Se sentir qualquer coisa estranha, sente-se rapidamente, ou peça ajuda a alguém próximo. Evite fazer movimentos bruscos como levantar ou virar a cabeça rapidamente.

Descansar e fazer pequenos repousos durante o dia também lhe ajudará muito. Faça isso para se sentir mais segura, e nunca force uma atividade se estiver sentindo alguma tontura.

Como estará a minha barriga nesse momento?

Pode ficar feliz: você já terá uma saliência na barriga, e já é perceptível a sua gestação. Claro que ainda não é um barrigão, mas ela está mais arredondada, e você já percebe o volume.

  • Já dá para saber o sexo?

Como comentamos antes, na 18° semana de gestação os órgãos sexuais já estão em desenvolvimento. Portanto, com uma ultrassonografia você poderá descobrir, sim, o sexo de seu bebê.

Então, aproveite para começar a pensar nos detalhes sobre decoração, e deixe-se guiar pela beleza da gestação 18 semanas.

Não se automedique, e tire qualquer dúvida com o seu médico!

É importantíssimo que você não se automedique a essa altura do campeonato, e em nenhum momento durante a sua gestação. O seu bebê está em pleno desenvolvimento, e nem todos os remédios são indicados para a gestante.

A 18° semana de gestação traz uma série de sintomas que podem ser chatos e incômodos, tanto física quanto esteticamente falando. Mas a única forma de contê-los é pedindo orientação médica.

Você talvez se sinta muito ansiosa e nervosa nesse momento. Mas qualquer duvida deve ser imediatamente compartilhada com o seu obstetra. Não sofra sozinha, e peça orientação.

Como lidar com a ansiedade na gestação 18 semanas?

O fato de a barriga despontar nessa 18° semana de gestação com certeza é um marco em todo o processo. E isso poderá lhe trazer muita inquietude e gestação. Afinal, agora está mais claro do que nunca que você vai ser mamãe!

Você pode identificar a ansiedade percebendo se está muito nervosa, e com preocupações demasiadas a respeito do parto, ou mesmo de problemas que podem surgir durante a gravidez.

Há mulheres que são atormentadas pelo medo de ser mãe, e tudo o que virá depois do nascimento da criança.

Alguns dos sintomas clássicos são:

  • Descontrole emocional;
  • Pensamentos negativos;
  • Falta de ar repentina;
  • Palpitação cardíaca;

Quando se sentir assim, pratique algumas técnicas de relaxamento. Procure se sentar ereta, mas de forma confortável, e respirar profundamente, sentindo o ar entrando e saindo.

Fazer isso por alguns minutos vai lhe ajudar a superar a ansiedade na 18° semana de gestação. Você também pode apostar na prática de exercícios físicos, desde que, claro, você seja orientada pelo seu médico.

Alguns alimentos também promovem uma ação calmante. É o caso dos ovos cozidos, do mel e da alface. Comer esses alimentos de vez em quando ajudará você a ter mais tranquilidade.

Agora que já conhece tudo sobre a 18° semana de gestação, leia sobre o que esperar da 19° semana de gestação.

Acompanhe-nos no facebook

Confira as demais semanas

Sem. 01Sem. 02Sem. 03Sem. 04Sem. 05
Sem. 06Sem. 07Sem. 08Sem. 09Sem. 10
Sem. 11Sem. 12Sem. 13Sem. 14Sem. 15
Sem. 16Sem. 17Sem. 18Sem. 19Sem. 20
Sem. 21Sem. 22Sem. 23Sem. 24Sem. 25
Sem. 26Sem. 27Sem. 28Sem. 29Sem. 30
Sem. 31Sem. 32Sem. 33Sem. 34Sem. 35
Sem. 36Sem. 37Sem. 38Sem. 39Sem. 40

Veja Também

38 semanas de gravidez

Gestação 38 Semanas

Sua Gravidez – Gestação 38 semanas A contagem regressiva nunca foi tão intensa na sua …

Deixe uma resposta