Home / Gravidez / Gestação 19 semanas
19 semanas de gravidez

Gestação 19 semanas

Sua Gravidez – Gestação 19 semanas: Tudo o que você precisa saber sobre o desenvolvimento do bebê e seu próprio ciclo do sono

Na gestação 19 semanas, o bebê já deve pesar cerca de 240 gramas e medir 15 cm. Nesse período, o desenvolvimento sensorial do feto está a todo o vapor. O cérebro começará a estimular as áreas especializadas nos sentidos.

Por exemplo, nessa fase o bebê já consegue escutar os ruídos gerados pelo corpo da mãe, como, por exemplo, os batimentos cardíacos. Além disso, ele começará a ouvir vozes e barulhos externos a barriga, como a voz da mãe.

Na gestação 19 semanas o rosto do bebê já está bem formado, e alguns detalhes já começarão a surgir, como, por exemplo, as sobrancelhas, os cílios e até mesmo alguns fios de cabelo. Além disso, o mecônio, as primeiras fezes do bebê, já estará se formando.

Os olhos ainda são recobertos pelas pálpebras que não conseguem fazer o movimento de abrir e fechar. Contudo, eles já estão bastante sensíveis a luz, podendo, inclusive, acompanhar movimentos feitos por ela através da pele da barriga.

Mais detalhes sobre o desenvolvimento do bebê na gestação 19 semanas

Os dedinhos das mãos já estão completamente formados e possuem unhas e impressões digitais. A gestação 19 semanas é considerada um marco na gravidez. Isso porque o cérebro está começando a estimular as áreas especializadas nos sentidos de visão, audição, tato, paladar e odor.

Provavelmente a essa altura você já poderá sentir os movimentos do feto bem claramente. Isso porque além dele estar maior, o espaço dentro do útero ainda é grande o suficiente para que ele se movimente livremente, fazendo um verdadeiro show de acrobacias.

gestação 19 semanas

Mudanças na vida e no corpo da mãe

Na gestação 19 semanas você já sentirá o peso da sua barriga. Tenha em mente que além de estar carregando um bebê, você também está levando o líquido amniótico e a placenta, tudo isso pesa relativamente bastante.

Outro fato interessante é que o seu útero já expandiu muito e deve aumentar ainda mais. Em média, ele deve crescer cerca de um centímetro por semana.  Por conta disso as dores no baixo ventre serão comuns, já que os órgãos estarão se reestruturando para a expansão do útero.

O ideal é que você pratique exercícios moderados, como, por exemplo, a caminhada. Isso porque eles ajudam a estimular os músculos que irão se adaptar mais facilmente a expansão do útero

Parto Normal: A opção mais indicada

Por conta do medo do parto normal, muitas mulheres optam pela cesárea, tanto que o Brasil é um dos países com maior número de procedimentos desse tipo. No entanto, esse medo se deve muito aos mitos gerados em torno do parto normal. Confira abaixo alguns dos benefícios que ele traz.

  • Menos riscos: A cesárea é um procedimento cirúrgico, logo ela tem todos os perigos de infecções como qualquer outro. Já o parto normal é extremamente natural e oferece menos riscos tanto para a mamãe quanto para o bebê.
  • Recuperação: Enquanto a cesárea faz com que o prazo de recuperação da mulher se estenda por dias, semanas e as vezes até por meses, no parto normal em apenas algumas horas a mamãe já poderá andar livremente pelo quarto do hospital.
  • Amamentação: O parto normal também torna a amamentação mais fácil, pois, todo o processo desde o início das contrações até o nascimento do bebê estimula as glândulas que produzem leite fazendo com que ele desça mais rapidamente.
  • Útero volta ao normal mais rapidamente: A cesárea é um procedimento bastante invasivo que acaba dificultando que o útero volte ao normal com rapidez. Já o parto normal é um processo natural que irá estimular esse movimento.
  • Evita problemas respiratórios no bebê: Por conta de todo o processo, os pulmões do bebê são estimulados durante o parto normal, fazendo, assim, que ele tenha menos chances de desenvolver uma série de problemas respiratórios.

Essas são apenas algumas das vantagens do parto normal. Como você está na gestação 19 semanas, esse é um ótimo momento para falar com o seu médico sobre a preferência sobre esse procedimento, e, até mesmo, cogitar a hipótese de um parto humanizado, acompanhado por uma doula.

Ciclo do sono durante a gravidez

O seu ciclo de sono é uma coisa que é afetada durante a gravidez e que provavelmente não voltará ao normal tão cedo. Isso porque diversos fatores acabam não deixando que você durma de forma eficaz, como a azia, os enjoos, a mudança de equilíbrio, e, claro, a fome excessiva.

Por isso, uma boa dica para conseguir suprir sua necessidade de sono a partir da gestação 19 semanas é dormir com um travesseiro entre as pernas, para facilitar o equilíbrio do corpo, e tirar pequenos cochilos ao longo do dia para repor as energias gastas.

Fases da 19° semana de gestação: Hora de voltar à atividade sexual!

E até aqui, apesar dos encantos da 19° semana de gestação, você e o seu marido devem ter sentido que a libido não está assim, tão intensa.

Também, não era para menos. Você estava sofrendo de enjoos e mal-estar, situação muito comum durante o primeiro trimestre, o que tornou a relação sexual uma prática quase extinta – senão completamente excluída de sua vida.

Mas a 19° semana de gestação é a hora perfeita para retomar a intimidade em casal. Isso porque você já vai se sentir bem melhor, os enjoos e as tonturas devem ter diminuído bastante, e você terá mais disposição.

O apetite sexual pode aparecer com tudo, e você não está proibida de manter relações sexuais, mas tenha cautela. Veja algumas dicas e tire as dúvidas para que esse momento não prejudique a sua gestação:

  • Podemos machucar o bebê?

Fiquem tranquilos: a penetração vaginal não vai machucar o bebê. Isso só vai acontecer se a relação for muito bruta, o que não é indicado em nenhuma ocasião.

  • Quais as melhores posições sexuais para esse momento?

Durante a 19° semana de gestação vocês podem descobrir novas posições sexuais que serão mais confortáveis para ambos. No entanto, evitem as posições em que o peso do homem recai sobre a mulher.

Mulheres que estão na 19° Semana de gestação em risco podem fazer sexo?

No caso de mulheres que sofreram abortos anteriores, ou que estão em alguma situação de risco, o médico pode indicar que a relação sexual seja suspensa por um determinado período.

O mesmo acontece com mulheres com quadro de placenta prévia (ou, placenta baixa). Nesse caso, a placenta está localizada muito abaixo do que seria o ideal, e a relação sexual não é indicada.

Mas como sempre, você deve conversar absolutamente tudo com o seu médico. Ele saberá lhe indicar se é hora de voltar à atividade sexual ou não, e com certeza você e o papai saberão esperar, se necessário.

O sorriso do bebê: ele já está se divertindo dentro de seu ventre!

A 19° semana de gestação também traz uma das novidades mais importantes para os pais: os bebês já podem sorrir!

Bom, ao menos é o que dizem especialistas. A criança já pode demonstrar sorrisos em seu rosto, e com certeza, saber disso é uma emoção e tanto para os pais.

Talvez não seja possível ver o sorriso do bebê em ultrassonografia, pois é um movimento muito pequeno e simplório. Mas apenas imagine que essa criaturinha que está sendo gerada já pode sorrir, e isso com certeza vai deixá-la ainda mais feliz.

  • Desenvolvimento sensorial a todo vapor:

Como já dissemos, o seu bebê está se desenvolvendo muito bem na gestação 19 semanas. Os seus sentidos – tato, paladar, visão, audição e olfato – estão ganhando cada vez mais potência.

Se você está gestando uma menina, ela já possui cerca de 6 milhões óvulos em seu corpinho. Isso mesmo! 6 milhões. Durante o parto, no entanto, esse número cairá para cerca de 1 milhão. Ainda assim, é surpreendente, não?

As meninas também já estão com o seu órgão reprodutor – como úteros e ovários – no lugar certinho em que ficarão para toda a vida. Já os meninos ainda estão em processo de desenvolvimento na gestação 19 semanas.

Você está no 5° mês! O cansaço é normal nessa fase!

Quando passamos a contar os dias em semanas ao invés de meses, nem percebemos que a gestação já avançou tanto. Mas a verdade é que na 19° semana de gestação. Você está no 5° mês!

Como foi dito, o seu corpo está se preparando e expandindo para o parto. Sendo assim, as dores são normais. Mas você sentirá mesmo é um intenso cansaço.

A barriga, que está cada vez mais pesada, vai te incomodar às vezes. Não tem jeito: você terá que fazer algumas pausas durante o dia.

Permita-se encostar e descansar. Não tem nenhum problema em se dar uma pausa, principalmente considerando que já está na 19° semana de gestação.

  • E para que trabalhar fora?

Se você tiver a possibilidade de conversar com a sua chefia, peça para fazer essas pausas e descansos durante a jornada de trabalho. Esse momento é crucial para você e para o seu bebê.

Mas não se entregue a “preguiça”. A prática de alguns exercícios físicos leves – sempre com orientação de seu médico – será muito bem-vinda.

Tente manter a vida equilibrada para encarar a reta final de sua gestação, afinal, você já está quase na metade dela. Corpo e mente devem estar em perfeito equilíbrio.

A 19° semana de gravidez te trouxe muitas emoções e descobertas. Então, espere só para descobrir o mágico mundo da 20° semana de gestação, que já está logo ali.

Acompanhe-nos no facebook

Confira as demais semanas

Sem. 01Sem. 02Sem. 03Sem. 04Sem. 05
Sem. 06Sem. 07Sem. 08Sem. 09Sem. 10
Sem. 11Sem. 12Sem. 13Sem. 14Sem. 15
Sem. 16Sem. 17Sem. 18Sem. 19Sem. 20
Sem. 21Sem. 22Sem. 23Sem. 24Sem. 25
Sem. 26Sem. 27Sem. 28Sem. 29Sem. 30
Sem. 31Sem. 32Sem. 33Sem. 34Sem. 35
Sem. 36Sem. 37Sem. 38Sem. 39Sem. 40

Veja Também

38 semanas de gravidez

Gestação 38 Semanas

Sua Gravidez – Gestação 38 semanas A contagem regressiva nunca foi tão intensa na sua …

Deixe uma resposta