Gestação 2 semanas  - gravidez semana a semana - Bebê e Crianças
Home / Gravidez / Gestação 2 semanas
ovulação 2 semana de gravidez

Gestação 2 semanas

Sua Gravidez – Gestação 2 semanas – Embriologia

Da mesma maneira que na 1 semana, a gestação 2 semanas segue sem muitos sintomas evidentes!

Para uma grande parcela dos pais a gestação refere-se a um momento realmente encantador e repleto de amor – porque não dizer que se trata até mesmo de um momento “fofo”?

Essa percepção desde o momento da pré-fecundação até o tão esperado momento do nascimento do novo membro da família!

Porém, é importante salientar que o inicio da gestação não deve ser tão romantizado como muitas pessoas insistem em fazer! Isso porque com o prazo de apenas duas semanas o bebê ainda é um embrião.

O embrião é um termo usado para o resultado proveniente da fertilização de um óvulo pelo espermatozoide, ou seja, o gameta masculino e o gameta feminino!

É ainda na gestação 2 semanas que o embrião ficará envolvido pelo sistema circulatório, ou seja, será envolvido por veias da mamãe que deverão ser formadas para contribuir com o desenvolvimento da placenta.

É justamente nesse momento, ou seja, contanto a partir do 10ª dia de gestação que o embrião deverá estar devidamente implantado no endométrio e passará a ter acesso a uma série de nutrientes que são fornecidos por meio do saco vitelínico.

gestação 2 semanas 

gestação 2 semanas  – a futura mamãe pode realizar ultrassom nesse período?

A gestação 2 semanas  nada mais é do que menos da metade do primeiro mês de gravidez – aqui se considera a conta de uma até quatro semanas e meia. É dessa forma que seu médico irá fazer a contagem e acompanhamento da sua gravidez!

Vale destacar que o ultrassom é um fator muito importante para que se faça um bom acompanhamento, não somente sobre a saúde do bebê, mas também da futura mamãe – é muito importante realizar o exame para certificar que não há riscos para nenhum dos dois!

E não há a menor contraindicação para que se realize o ultrassom – há poucas exceções e casos muitos específicos!

Em geral o exame deve ser feito a partir da décima primeira semana, porém não há impedimentos de se fazer a ultra assim que a futura mamãe descobre que está gravida!

Muitas mulheres se submetem de forma antecipada ao exame para poder certificar melhor a idade gestacional ou até mesmo sanar a duvida acerca de uma possível gestação ectópica.

A gestação ectópica consiste em uma situação onde o óvulo depois de fecundado acaba se mantendo fora do útero.

Há dois tipos de ultrassom que podem ser realizados pela gestante – o obstétrico e o transvaginal (ou intravaginal).

Livros que recomendo

Entenda mais os aspectos da formação do embrião!

Até chegar ao momento de estar totalmente formado o embrião deverá ser submetido a uma série de etapas muito importantes, sendo elas:

  • Segmentação
  • Blastulação
  • Gastrulação
  • Neurulação
  • Organogênese

Segundo muitos médicos especialistas cada bebê deverá se desenvolver de uma forma particular, ou seja, no seu próprio ritmo – e isso também é considerado durante todo o período da gestação, e não somente quando a criança nasce – geralmente as pessoas não associam essa diferenciação de desenvolvimento ainda quando o bebê está no útero.

 

Descobri que estou grávida! E agora? Como será daqui para frente? gestação 2 semanas 

Logo depois de confirmar a sua gravidez, depois de se sentir feliz e radiante, você deverá cuidar de alguns aspectos bastante importantes! – marcar uma consulta com um médico o mais rapidamente possível para poder dar início ao pré-natal!

Outro ponto que muitas futuras mamães não levam em consideração, mas que na realidade é muito importante é se dedicar à pratica de atividades físicas! Isso porque “mexer o corpo” ajudar a elevar ainda mais o seu tônus muscular e lhe permitirá ficar forte e resistente para o tão esperado momento do parto e também para seguir fisicamente melhor durante toda a gestação.

Logicamente você não deverá sair pegando peso aqui e ali, até porque nesse período a gestação ainda é um momento muito delicado – o mais indicado é conversar com seu médico, e se for o caso, esperar que ele libere você de iniciar qualquer atividade.

A moderação é a chave para manter a sua saúde e a saúde do bebê sempre garantidas – em grande parte dos casos, recomenda-se atividades como hidroginástica, por exemplo, que não proporcionam grande impacto para a futura mamãe!

Porque eu devo calcular a minha gestação por semanas?

Em geral, os médicos realizam a contagem total da gestação, desde o seu inicio até o final considerando sempre a contagem por semanas – é uma forma mais assertiva e efetiva de acompanhar melhor todos os estágios de desenvolvimento do futuro membro da família e também como a saúde da mãe se manterá durante todo o período da gravidez!

Como nem sempre (ou em grande parte dos casos) não é possível ter noção exata acerca do momento da fecundação, os médicos realizam tal contagem sempre usando como base a sua ultima menstruação!

Agora que você já sabe mais acerca da gestação 2 semanas , já pode se sentir mais segura para os próximos estágios da sua gestação!

Acompanhe-nos no facebook

 

Confira as demais semanas

Sem. 01Sem. 02Sem. 03Sem. 04Sem. 05
Sem. 06Sem. 07Sem. 08Sem. 09Sem. 10
Sem. 11Sem. 12Sem. 13Sem. 14Sem. 15
Sem. 16Sem. 17Sem. 18Sem. 19Sem. 20
Sem. 21Sem. 22Sem. 23Sem. 24Sem. 25
Sem. 26Sem. 27Sem. 28Sem. 29Sem. 30
Sem. 31Sem. 32Sem. 33Sem. 34Sem. 35
Sem. 36Sem. 37Sem. 38Sem. 39Sem. 40

Check Also

38 semanas de gravidez

Gestação 38 Semanas

Sua Gravidez – Gestação 38 semanas A contagem regressiva nunca foi tão intensa na sua …

3 comments

  1. Porque é tão difícil encontrar site com bons conteúdos como esse. Parabens pelo site. Adorei

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *