Home / Gravidez / Gestação 20 semanas
20 semanas de gravidez

Gestação 20 semanas

Sua Gravidez – Gestação 20 semanas: Confira como o seu bebê está crescendo e quais atividades físicas você pode e deve praticar

Na gestação 20 semanas o seu bebê já está bem desenvolvido, ele deve pesar em torno de 320 gramas e medir 17 cm. Daqui para frente ele irá crescer cada vez mais rápido e começará a ganhar bastante peso.

Nessa fase o bebê já está encoberto pelo vérnix que é uma espécie de pomada natural que ajuda a proteger o bebê do líquido amniótico e serve de lubrificação na hora do parto, facilitando a passagem dele pelo canal vaginal.

O mecônio, as primeiras fezes do bebê, já está se formando, e o bebê já está engolindo boa parte do líquido amniótico. Esse treinamento é essencial pois irá estimular que o bebê consiga se alimentar de verdade quando nascer, facilitando o processo de amamentação.

Na gestação 20 semanas a hidratação é mais importante do que nunca. Isso porque isso aumenta o líquido amniótico dentro da placenta, e ajuda o seu corpo a se manter funcionando perfeitamente. Beba muita água, mas também, bebidas como sucos naturais e água de coco. Evite os refrigerantes.

Mais detalhes sobre o desenvolvimento do bebê na gestação 20 semanas

A pele que antes era translucida começa a ficar mais avermelhada, e logo logo, estará no tom normal da hora do nascimento. Além disso, os cabelos começarão a crescer mais a cada dia.

Os órgãos vitais já estão completamente desenvolvidos, mas alguns ainda não estão em funcionamento, como, por exemplo, os pulmões. Entretanto, o sistema digestivo e intestinal, por exemplo, já está  totalmente funcional.

Isso porque, o bebê engole bastante líquido amniótico para treinar a alimentação, e já começa a formar as primeiras fezes, que serão expelidas pelo corpo após o parto.  Elas têm um aspecto pastoso e preto, bastante semelhante ao piche, por isso não se assuste na hora de trocar a primeira fralda do neném.

Na gestação 20 semanas o bebê já está bastante ativo, se mexendo a todo o momento dentro do útero. Inclusive, ele já brinca com os próprios pés e mãos, e, até mesmo, com o cordão umbilical.

gestação 20 semanas

Mudanças no corpo e na vida da mamãe

Na gestação 20 semanas a gestante já deve ter ganhado entre quatro e seis quilos, e tendências é que a cada mês de gestação ela ganhe um ou dois a mais. Para evitar o aumento desproporcional do peso, o ideal é manter uma alimentação saudável, rica em alimentos derivados de leite, por conta do cálcio que é essencial na gravidez.

Nessa fase a barriga da mamãe já está bem maior, por isso, são comuns alguns desconfortos, como, por exemplo, a vontade excessiva de ir ao banheiro, a falta de ar, as dores no baixo ventre e etc.

Além disso, a azia é muito comum na gestação 20 semanas

Para torna-la menos frequente, o ideal é seguir algumas dicas fáceis e práticas que com certeza irão te ajudar.

  • Evite alimentos gordurosos e ácidos: Eles tendem a aumentar a sensação de azia por conta de seus componentes, isso sem contar que são extremamente prejudiciais para a saúde.
  • Tome bebidas geladas: Os líquidos gelados, como a água e os sucos naturais tendem a diminuir a queimação causada por esse sintoma, e são essenciais para manter o corpo saudável e funcionando de maneira correta.
  • Corte os refrigeres: As bebidas gasosas tendem a aumentar o desconforto gerado pela azia, além de terem níveis de açúcares muito altos. Por isso tente cortar ou ao menos diminuir o consumo de refrigerantes durante a gravidez.

Tenha sempre em mente que a partir da gestação 20 semanas você ganhará cada vez mais peso. Por isso mantenha sempre uma alimentação saudável. Além de evitar o ganho desproporcional, ela também garantirá que sintomas como a azia sejam menos frequentes.

Pratique exercícios físicos, mas moderadamente

Se você pratica exercícios físicos regularmente, está na hora de rever o seu cronograma. Apesar dessas atividades serem essenciais para a gravidez, elas devem ser feitas com cautela e sempre sob orientação de um médico.

As caminhadas são ideais para mulheres gestantes, pois, estimulam o aumento da resistência e da força, bem como auxiliam no treinamento da respiração. Todos esses elementos são essenciais durante o parto, por isso eles devem ser treinados com frequência.

Outra dica é praticar atividades que envolvam os músculos pélvicos, como, por exemplo, a yoga e o pilates. Além de ajudarem no fortalecimento das pernas, eles também serão ideais para facilitar a dilatação na hora do parto, tornando o procedimento mais fácil para a mulher.

A gestação 20 semanas é uma fase linda e que exige cuidados. Contudo, isso não quer dizer que você precise ficar trancafiada dentro de casa. Vá passear e aproveita para praticar exercícios físicos, você verá como isso fará toda a diferença no seu bem-estar físico e mental.

Fases da 20° semana de gestação: cada vez mais vontade de fazer xixi!

Na gestação 20 semanas, você já está com a barriga bem aparente. Isso significa que aquele bebê, que antes era só uma sementinha dentro de você, já está ganhando cada vez mais peso e tamanho.

Com o aumento do tamanho de seu bebê, a sua bexiga passa a ser cada vez mais pressionada, e isso vai resultar em uma coisa bem desconfortável: muita vontade de fazer xixi.

Algumas mulheres se queixam que precisam levantar várias vezes durante a madrugada para urinar. Se isso acontecer com você, não se espante: é bem normal.

  • Não segure o xixi!

Quando bater aquela vontade de urinar, não pense duas vezes antes de pedir licença e ir ao toalete. Nada de segurar o xixi durante a 20° semana de gestação, ou em qualquer outro momento.

Durante a gravidez você está muito mais suscetível à infecção urinária. Isso acontece porque os hormônios da gestação afrouxam os músculos do ureter, e acabam diminuindo o fluxo de urina entre os rins e a bexiga.

Assim, as bactérias causadoras da infecção urinária – que pode acometer qualquer parte do trato urinário – não são eliminadas com frequência, e com isso se proliferam com mais facilidade, causando o quadro de infecção.

Segurar o xixi é uma das causas mais comuns da infecção urinária. Você não deve segurar nem durante o dia, em ocasiões sociais ou no trabalho, e nem depois, de manter relações sexuais. Sem pudor algum, corra para o banheiro para se aliviar.

O pulmão também está no sufoco. Tenha calma!

Como dissemos anteriormente, a falta de ar é outro sintoma que pode aparecer na 20° semana de gravidez.

Isso acontece porque, da mesma forma que o seu útero está pressionando a bexiga, logo abaixo, está pressionando o pulmão, logo acima. O primeiro sinal disso será uma diminuição na sua resistência respiratória.

Coisas que antes você tirava de letra – como subir as escadas de casa, ou caminhar numa ladeira – pode se tornar um tormento. Mas preste muita atenção: se achar que a falta de ar é muito intensa, comunique o seu médico.

Mães com sobrepeso podem sentir ainda mais esse incômodo. Tudo, absolutamente tudo o que você sente deve ser dividido com o seu obstetra, mesmo que pareça pequeno e sem sentido.

Ingestão de ferro é fundamental nessa fase!

Você sabia que o seu bebê está produzindo glóbulos vermelhos? Eles são essenciais para que o bebê sobreviva quando nascer sem o seu suporte para tudo. E o que ele precisa agora é de ferro. Muito ferro!

O ferro vai ajudar o feto nessa missão de produzir glóbulos vermelhos. Então aposte em alimentos que sejam ricos nesse elemento, como é o caso das carnes vermelhas magras, frango, peixes e lentilha.

  • Posso substituir por suplemento?

Algumas mulheres na 20° semana de gestação optam por tomar suplemento para fornecer a quantidade de ferro necessária ao bebê. Isso só deve acontecer se houver indicação de seu médico.

Você chegou à metade da gestação! Comemore!

Tecnicamente, uma gestação dura 40 semanas quando o bebê nasce no tempo ideal. E se for o caso, significa que você está exatamente na metade do caminho!

Até aqui você passou por um turbilhão de coisas, hein? Descobertas, desenvolvimentos, o crescimento do bebê, a mudança do seu corpo… Foram tantas fases que fica difícil lembrar.

Então, escolha comemorar a gestação 20 semanas com uma bela massagem, e uma tarde relaxante. Isso fará um bem danado a você, e, consequentemente, ao seu bebê.

Reserve um momento para curtir esses 50% e tire um tempo de folga para você. Você vai encarar a outra metade que também tem muitas (muitas!) surpresas.

Ainda não perceberam a sua barriga? Fique tranquila: a semana da mudança chegou!

Mulheres mais magras podem reclamar que, apesar de estarem enfrentando todos os sintomas da gestação, algumas pessoas ainda dizem não notar a gravidez.

Mas provavelmente na 20° semana de gravidez isso mude. A sua barriga vai ficar aparente, e o umbigo poderá começar a desenvolver um aspecto estufado. Não se apavore com isso!

A tendência é que ele volte completamente ao normal depois, do parto. Apenas aproveite o momento em que todas as pessoas ao redor vão começar a perguntar ou comentar sobre a sua barriguinha.

Também aproveite que o peso da barriga ainda não está incomodando, e pratique os exercícios leves que citamos anteriormente. Eles vão lhe ajudar a controlar o peso, além de manter a disposição e o bom humor.

Essas atividades também vão contribuir para o combate das dores pelo corpo. Enfim: converse com o seu médico e descubra quais são os exercícios que você pode fazer.

Ufa! Quantas descoberta e mudanças na 20° semana de gestação, não? Pois, agora você está avançando para a etapa final… é hora de conhecer as fases da 21° semana de gestação.

Acompanhe-nos no facebook

Confira as demais semanas

Sem. 01Sem. 02Sem. 03Sem. 04Sem. 05
Sem. 06Sem. 07Sem. 08Sem. 09Sem. 10
Sem. 11Sem. 12Sem. 13Sem. 14Sem. 15
Sem. 16Sem. 17Sem. 18Sem. 19Sem. 20
Sem. 21Sem. 22Sem. 23Sem. 24Sem. 25
Sem. 26Sem. 27Sem. 28Sem. 29Sem. 30
Sem. 31Sem. 32Sem. 33Sem. 34Sem. 35
Sem. 36Sem. 37Sem. 38Sem. 39Sem. 40
 

Veja Também

38 semanas de gravidez

Gestação 38 Semanas

Sua Gravidez – Gestação 38 semanas A contagem regressiva nunca foi tão intensa na sua …