Home / Gravidez / Gestação 21 semanas
21 semanas de gravidez

Gestação 21 semanas

Sua Gravidez – Gestação 21 semanas

Você chegou em sua gestação 21 semanas! Parabéns! Você, agora, certamente já está se sentindo bem mais adaptada e confortável com a gravidez, sentindo-se inclusive cada dia mais radiante ao ver o crescimento de sua barriga e acompanhando os movimentos de seu feto dentro do útero.

Foco de preocupação de muitas mamães, é importante lembrar que o tamanho da barriga varia para cada gestante, e, que seu tamanho não define a saúde do bebê, bem como o seu peso e sua saúde. Nesse momento, o tamanho do bebê gira em torno de 23 centímetros, enquanto seu tamanho varia de 280 a 370 gramas.

Esse é um bom momento para também envolver o papai na gestação, uma vez que a voz masculina se torna mais audível para os bebês. Portanto, por que não aproveitar esse momento para ler um livro para seu pequeno e acostumá-lo desde cedo a absorver os conceitos que você deseja passar a ele?

Usar desse momento para se deixar levar ao mínimo possível pelo estresse é extremamente recomendado, visto que o estresse na gestação 21 semanas pode até mesmo auxiliar no desenvolvimento de doenças respiratórias, segundo estudos. A melhor forma de se livrar disso é através de autocuidado e interação com seu bebê!

Como seu bebê está crescendo e se desenvolvendo – gestação 21 semanas

gestação 21 semanas

Se você já atingiu a gestação 21 semanas, você está no seu 5ª mês de gravidez e está pronta para descobrir as novidades de seu bebê, que está se desenvolvendo cada dia mais. Nesse momento, seu bebê já escuta o som de sua voz e sons da batida do seu coração.

Além disso, o desenvolvimento dos ossos se torna cada dia mais completo, bem como a produção de glóbulos vermelhos no corpo.

Sua pele ainda é transparente, sendo possível observar os vasos sanguíneos que estão extremamente nítidos. A cor da cútis do bebê é rosada e seu corpo possui um baixíssimo percentual de gordura. Com o tempo, o acúmulo de lipídeos será mais do que necessário para o fornecimento de energia.

Na gestação 21 semanas o bebê passa a ingerir cada vez mais líquido amniótico, com a pretensão de acumular e produzir o mecônio. O mecônio é uma substância que se encontra no intestino do feto, contendo sais de bile, muco e enzimas. Sua cor é verde-escura e sua eliminação é geralmente feita pelo bebê em suas primeiras 24 horas.

Em termos de aparência, seu bebê já está quase igual ao que se mostrará assim que irá nascer. Por enquanto, seu tamanho pode ser comparado ao de uma banana. Seu peso e tamanho aumentarão consideravelmente ao longo do tempo a partir de agora.

gestação 21 semanas

E as Mamães?

Em relação à mamãe, existe uma chance de serem desenvolvidos corrimentos e alguns inchaços ao longo do corpo, fruto da retenção de líquidos. Os corrimentos são, em sua maioria, normais, desde que não possuam coloração ou cheiro fortes.

Caso deseje se libertar pelo menos um pouco da sensação causada pelo inchaço, pode discutir opções como massagens ou até mesmo a prática de alguns exercícios físicos que ajudem na retenção de líquidos.

Comendo na medida

No 5ª mês de gestação, o bebê passa a ter um apetite maior e, como está consumindo tudo o que você ingere, se torna extremamente importante montar um cardápio alimentar regulado e completo, que inclua todos os principais nutrientes que seu bebê precisa para se desenvolver com saúde:

É de extrema importância cortar ao máximo os açúcares, alimentos processados e gorduras ruins ao organismo, evitando o mau desenvolvimento do feto e o aumento excessivo e desnecessário de peso corporal.

Quais alimentos devo ingerir?

Sua alimentação deve ser o mais equilibrada possível, devendo incluir frutas e legumes variadas, especialmente: morango, brócolis, melancia, couve, maçã, abóbora, pera, alface, laranja, tomate, cenoura.

Além disso, é preciso também adicionar peixes em sua alimentação, priorizando a ingestão de ácidos graxos ômega-3 pelo bebê. Boas opções são o atum, o salmão e a sardinha.

Carnes magras também devem ser inclusas: tanto o peru quanto o frango podem trazer bons resultados para o crescimento de seu bebê, propiciando a ele bons nutrientes que são especialmente necessários na gestação 21 semanas.

Proteínas vegetais também são essenciais: é importante adicionar cereais de milho ao cardápio, bem como o trigo, o arroz e o feijão. De forma geral, sua alimentação deve ser balanceada e nutritiva, sendo possível efetuar algumas substituições dos alimentos citados acima.

Sabendo o máximo possível sobre sua gestação 21 semanas, você se torna capaz de tornar sua gestação ainda mais simples e completa, influenciando em um excelente desenvolvimento fetal e em mais conforto e segurança para si mesma! É apenas importante lembrar que cada gestação funciona de uma forma individual, conhecendo seu corpo e estando sempre em contato com seu médico.

Fases da 21° semana de gravidez – passou a fase mais complicada!

Pode comemorar: você enfrentou a parte mais complicada da gestação, que é o começo. Agora você está no 5° mês, e já se sente mais confortável com todos os sintomas. O mais interessante é que na 21° semana de gestação você já deve estar completamente adaptada ao seu novo corpo.

  • E a ansiedade?

Ela é uma protagonista dessa fase, com toda certeza. Você sente cada vez mais o crescimento do seu bebê, e com isso não para de pensar em questões como: parto, internação, “serei boa mãe?”, etc. Tudo isso te leva a um quadro de ansiedade.

Isso pode fazer com que você fique mais sensível do que costuma ser. Tente relaxar, e não se preocupe tanto com tantas coisas. A ansiedade pode ainda influenciar o fator “vontade de comer”, que, como comentamos, deve ser controlado.

Movimente-se com cuidado: o seu centro de gravidade mudou!

Algumas mamães se queixam que na 21° semana de gestação parecem estar menos equilibradas, e mais desajeitadas. Isso é verdade! Com o crescimento de sua barriga e expansão de seu útero, o corpo inteiro se desequilibra um pouco.

Sendo assim, é fundamental que você tome muito cuidado ao caminhar, subir e descer escada e etc. Evite quedas sendo duas vezes mais cautelosa com onde você pisa. E definitivamente: aposente os saltos.

Pelo menos até o parto você deve evitar sapatos altos, pois eles podem piorar ainda mais essa questão de equilíbrio, e colocam a sua saúde em risco.

O que vestir nessa fase? Como se adaptar a nova barriga?

Agora que a sua barriga despontou de vez, você vai sentir dificuldades em se adaptar com as roupas que já tinha. Talvez seja hora de apostar em looks “para gestantes”.

  • Barrigas espalhadas:

Para mães que estão com a barriga com aspecto “espalhado”, ou seja, que parece que se distribui por todo o tronco – principalmente por conta de inchaços – apostar em looks mais escuro é uma boa.

Eles afinam e alongam, o que faz com que a sua barriga ganhe destaque no centro, e não nos lados. Destaque o colo com um belo acessório, ou uma gola diferente.

  • Barriga baixa:

Já para quem chegou a 21° semana de gestação com a barriga muito baixa, a ideia é destacar o decote. Aposte em uma gola em formato V, e um colar bem bonito para chamar a atenção pra essa parte, equilibrando a barriga.

  • Barriga alta:

Já se a sua barriga está lá em cima, batendo nos seios, opte por um vestidinho bicolor. Um tomara que caia com superior em preto e inferior em branco (ou vice versa), por exemplo, fica lindo.

Você também pode usar uma faixa de cor diferente entre o seio e a barriga para marcar a diferença.

  • Barriga pequena:

Uma grande frustração é chegar a 21° semana e ouvir que “nem parece que você está grávida”. Resolva isso apostando em um vestido com corte bem abaixo dos seios. Eles valorizam a sua barriga.

Estampas em listras na horizontal também podem ajudar muito a salientar a barriguinha. Aposte nessa sem medo.

Volte a pensar no nome: hora de decidir com o papai!

Se vocês ainda não pensaram em um nome, ou pensaram em vários, mas não chegaram a nenhuma conclusão, a hora é essa. A 21° semana de gestação já representa mais da metade, e vocês podem aproveitar para retomar o assunto.

Se estão com dificuldades para chegar a um consenso, cogitem a ideia de combinar os dois nomes em um composto. Muitas pessoas fazem isso para selar a paz entre o casal, e agradar a ambos os lados com os nomes preferidos.

Como está o pré-natal nessa fase?

O acompanhamento com o obstetra continua sendo crucial. Não abra mão dessas consultas em nenhum momento até o nascimento de seu bebê. Isso é fundamental tanto para você quanto para ele.

Na gestação 21 semanas a atenção continua sendo total ao desenvolvimento saudável de seu filho. O médico poderá pedir novos exames para verificar a saúde.

Preste muita atenção ao que acontece em sua urina, pois cada vez mais a sua bexiga está pressionada, e isso aumenta as chances de infecção urinária.

Embora possa ser tratada com rapidez, a infecção urinária em gestante pode ser bem incomoda. Principalmente porque a maioria dos remédios indicados para esse tratamento não podem ser administrados em grávidas.

Sendo assim, a prevenção é a melhor dica, e fazer isso com o acompanhamento adequado de seu médico poderá lhe trazer alivio e segurança.

Ainda faltam alguns meses, mas você já pode começar a pensar e debater detalhes a respeito do parto, maternidade etc.

O médico poderá lhe dar todas as orientações em sua 21° semana de gestação. Mas a escolha final deverá ser sua, acima de tudo.

leia também 21 Semanas são quantos meses ?

Acompanhe-nos no facebook

Confira as demais semanas

Sem. 01Sem. 02Sem. 03Sem. 04Sem. 05
Sem. 06Sem. 07Sem. 08Sem. 09Sem. 10
Sem. 11Sem. 12Sem. 13Sem. 14Sem. 15
Sem. 16Sem. 17Sem. 18Sem. 19Sem. 20
Sem. 21Sem. 22Sem. 23Sem. 24Sem. 25
Sem. 26Sem. 27Sem. 28Sem. 29Sem. 30
Sem. 31Sem. 32Sem. 33Sem. 34Sem. 35
Sem. 36Sem. 37Sem. 38Sem. 39Sem. 40

Leia também

33 semanas são quantas semanas de gravidez ?

33 semanas são quantos meses ?

33 semanas são quantos meses de gravidez ? Se você deseja saber sobre 33 semanas …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *