Home / Gravidez / Gestação 22 semanas
22 semanas de gravidez

Gestação 22 semanas

Sua Gravidez – Gestação 22 semanas

Em sua gestação 22 semanas, você está quase atingindo os 6 meses de gravidez e está, certamente, passando por diversas mudanças, assim como seu bebê. É importante estar atento ao que é, e o que não é normal vivenciar nessa fase, estando atenta a mudanças inesperadas e, que podem não ser saudáveis para o bebê.

Nesse momento, o foco continua em uma alimentação saudável e em hábitos diários que mantenham você e seu bebê o mais estáveis possíveis, minimizando os sintomas que podem aparecer nesse período e deixando você alerta, ao que já esperar e, de como o corpinho de seu bebê está se desenvolvendo.

Confira os principais pontos em comum com outras grávidas em sua gestação 22 semanas e fique atenta a qualquer mudança brusca que fuja desse padrão, lembrando também que as gestações são diferentes para cada organismo e que é essencial estar sempre próxima a seu médico.

Como seu bebê está crescendo e se desenvolvendo

gestação 22 semanas

Você provavelmente está curiosa em relação ao bebê que está dentro de sua barriga, certo? Mas não se preocupe, lembre-se que, mesmo com a ansiedade, se você fez todo o acompanhamento correto e está se focando em hábitos saudáveis em seu dia a dia, seu bebê está certamente feliz e quase pronto para vir para os seus braços:

O que está se desenvolvendo agora? – gestação 22 semanas

Os olhos e formação completa dos lábios: nesse momento, seu bebê já possui boa parte da formação final dos olhos, exceto pela íris, que ainda precisa de desenvolvimento em sua coloração. Além disso, as pálpebras e sobrancelhas já estão completamente prontas.

Dentição na parte interior da gengiva: mesmo existindo alguns casos raros de nascimento de bebês com dentes, na 22 semana de gravidez a dentição se forma e fica pronta para surgir entre os meses 4 e 7 do bebê.

Produção hormonal: o desenvolvimento do pâncreas está extremamente intensificado, permitindo que esse órgão promova, posteriormente, toda a produção hormonal do bebê.

Na gestação 22 semanas, o bebê está com aproximadamente 30 centímetros, já possui unhas e, inclusive, consegue brincar com as mãos dentro do útero. Ele está praticamente igual ao que será quando nascer, apenas com um peso corporal menor.

Alimentação

O bebê precisa de alimento aproximadamente de 3 em 3 horas, então, mesmo que você não esteja mais conseguindo se alimentar mais da forma que conseguia antes, é importante fazer refeições menores e passar a ingerir opções saudáveis e nutritivas em um menor espaço de tempo.

É importante lembrar que cada gestação funciona de uma forma diferente, dependendo da genética dos pais, dos cuidados da mãe e de outros fatores que fazem que essa visão seja apenas um apanhado geral, podendo acontecer diversos tipos de variação de mãe para mãe.

Ainda assim, é importante investir sempre em um tratamento médico e acompanhamento obstétrico, possibilitando que todas as suas dúvidas em relação à saúde do bebê – e até mesmo a sua – sejam solucionadas.

Nesse momento, é importante investir em uma alimentação equilibrada e saudável, que promova o desenvolvimento correto do bebê e prepare-o para chegar em seu melhor estado aos seus braços. Mesmo que alguns mimos alimentícios possam ser feitos, é importante resistir à tentações pela saúde de seu pequeno.

 Seu corpo

O peso corporal passa a ter um aumento de, em média, 250 gramas por semana. Isso certamente terá efeitos no apetite, fazendo com que você sinta bem mais fome e passe a desejar ingerir mais alimentos que podem não ser tão saudáveis assim para o bebê.

Em sua gestação 22 semanas, a região uterina estará provavelmente vivenciando uma maior circulação sanguínea, o que poderá afetar nos corrimentos aparentes. Desde que estejam com a coloração e aroma normais, não há nada com o que se preocupar! Caso contrário, é importante consultar um médico.

Como a grande maioria das grávidas, você deve estar sentindo uma necessidade maior de urinar ao longo do dia. Isso se dá, além de pela pressão do bebê na bexiga, pelas mudanças hormonais que seu organismo está vivenciando.

Porém, segundo especialistas, as mulheres grávidas se tornam mais suscetíveis à infecções de urina e cistite, sendo importante ficar atenta à quaisquer sintomas diferentes do comum e não deixar de consultar seu médico, por mais “boba” que a pergunta pareça ser.

Se você possui prisão de ventre, é importante se alimentar da forma correta e investir em dicas médicas para não desenvolver a incômoda hemorroida. Especialmente se você estiver com ela, pode presenciar sangramentos anais. Porém, esses também ocorrem até mesmo com quem está com a saúde anal intacta.

Os sintomas presentes no corpo de uma grávida na gestação 22 semanas podem variar, é importante ficar atenta para não sofrer com sintomas desagradáveis e que, na maioria das vezes, podem ser evitados.

Fases da 22° semana de gestação – muita atenção à pressão arterial

Na 22° semana de gestação, você também pode ter uma elevação na pressão arterial. É fundamental que se cuide muito, e acompanhe isso com cuidado.

Um dos sinais de que isso pode estar acontece do com você é a ocorrência de dores de cabeça muito fortes, ou mal estar. Tenha em casa um aparelho para medir, e se houver alteração, corra para o seu médico.

Casos de pressão arterial elevada durante a gestação não são exatamente raros, mas não devem ser negligenciados.

  • Por que ocorre a pressão alta?

Já explicamos em outro momento que durante a gestação você passa a produzir muito mais sangue, e isso pode chegar a um volume de 45 ou 50% a mais.

Para que todo esse corpo seja bombeado em seu corpo, o coração precisa trabalhar muito mais, e com mais intensidade. Isso aumenta a sua carga circulatória, e pode causar a pressão alta.

É importante que você peça ao seu médico para medir sempre a pressão. A partir da 22° semana de gestação isso deve ser feito em todas as suas consultas, mesmo que não esteja sentindo nada.

  • E a pressão baixa?

Em outros casos a sua pressão pode cair. Isso acontece porque a fabricação de progesterona é intensa na gravidez. Esse hormônio tem a função de relaxar os vasos, facilitando a passagem do sangue.

Essa ação pode causar algum mal estar, ou até mesmo tonturas e desmaios. De novo, o controle frequente de sua pressão arterial poderá livrar desses sintomas também.

  • Vai melhorar?

A tendência é que a sua pressão se estabilize nos últimos momentos da gravidez, e volte completamente ao normal após o parto.

Se você já sofria com hipertensão antes de engravidar, é fundamental que o médico saiba disso, e acompanhe de perto. Ele poderá lhe indicar um medicamento para mantê-la sob controle durante o período gestacional.

Foco em uma rotina tranquila: cuide do seu humor!

A essa altura do campeonato você já deve ter percebido que está ficando cada vez mais sensível a tudo e a todos. É hora de ter uma conversa franca com o seu marido, e pedir suporte.

Você deve ter uma rotina tranquila e agradável, evitar estresses e, acima de tudo, se sentir feliz. Os hormônios estão em festa dentro de você, e isso vai te causar alterações de humor drásticas.

Ao mesmo tempo em que ri de alguma coisa, você pode chorar com um comercial na televisão: não se assuste, e não ache que está ficando louca.

Tudo isso é uma reação física do seu corpo ao que está por vir: a chegada do seu bebê. Na 22° semana de gestação você já está chegando ao sexto mês, o que significa que avançou muito, muitas mudanças aconteceram, e, claro, isso é sentido exclusivamente por você e pelo bebê.

O seu bebê já escuta tudo! Aproveite esse momento para se conectar a ele!

Uma das coisas mais legais da gestação 22 semanas é que o seu bebê já tem a audição completamente desenvolvida. Isso significa que ele escuta tudo o que acontece fora da barriga. Então, é hora de conversar muito com o pequeno.

Alguns estudos apontam que desde 21° semana o bebê já está com a audição mais atenta. Mas na 22° podemos dizer que ele escuta tudo mesmo.

  • Músicas e histórias:

Não se sinta constrangida se tiver vontade de cantar e contar histórias para a sua “barriga”. Ali dentro tem alguém te escutando com todo o amor e carinho. E esses momentos são fundamentais para a conexão entre vocês.

Depois do parto, o bebê poderá reconhecer a sua voz, e quanto mais você direcioná-la a ele, mais afeto ele vai criar por você. Que lindo isso, não é mesmo?

Outras pessoas que terão convívio direto com o nenê, como o papai e os avós, também podem/devem conversar com ele. É um jeito de deixar claro que o que o espera aqui fora é lindo e amoroso. Ele vai sentir toda essa energia.

Chutes e brincadeiras podem ser sentidos pela mamãe!

E chegou a hora que você mais esperava – talvez até mais do que o parto – sentir o seu bebê mexer. Na 22° semana de gestação isso vai acontecer (e muito!).

Apesar de estar crescendo de forma acelerada, e ter desenvolvido muito, o bebê ainda tem espaço em seu útero para se movimentar. E isso faz com ele se mexa muito.

Você vai sentir essa agitação toda, e até já pode ter uma ideia de como será o seu pequeno fora dali: quietinho ou mais agitado? Brinque de tentar descobrir a personalidade.

A 22° semana de gravidez traz uma série de novidades para você e o bebê. Mas agora estamos avançando para 23°. Descubra como será.

Leia também 22 semanas são quantos meses ?

 

Acompanhe-nos no facebook

Confira as demais semanas

Sem. 01Sem. 02Sem. 03Sem. 04Sem. 05
Sem. 06Sem. 07Sem. 08Sem. 09Sem. 10
Sem. 11Sem. 12Sem. 13Sem. 14Sem. 15
Sem. 16Sem. 17Sem. 18Sem. 19Sem. 20
Sem. 21Sem. 22Sem. 23Sem. 24Sem. 25
Sem. 26Sem. 27Sem. 28Sem. 29Sem. 30
Sem. 31Sem. 32Sem. 33Sem. 34Sem. 35
Sem. 36Sem. 37Sem. 38Sem. 39Sem. 40

Leia também

33 semanas são quantas semanas de gravidez ?

33 semanas são quantos meses ?

33 semanas são quantos meses de gravidez ? Se você deseja saber sobre 33 semanas …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *