Home / Gravidez / Gestação 23 semanas
23 semanas de gravidez

Gestação 23 semanas

Sua Gravidez – Gestação 23 semanas

Cada dia mais próxima dos 6 meses de gravidez, a mamãe com gestação 23 semanas está cada dia mais ansiosa para ver e segurar seu bebê. Nesse momento, várias mudanças acontecem tanto com você quanto com o bebê. É importante ficar atenta a elas e consultar o médico caso haja qualquer alteração fora do normal.

O corpo da mãe está mudando, mas, dessa vez, para melhor! Muitas pessoas tendem a dizer que, quando estão grávidas, as mães se tornam “radiantes”, o que não deixa de ser verdade. As alterações hormonais em seu corpo a deixam com a pele mais macia e brilhosa, com sensação e visual de saúde.

As interações com o bebê nesse período também podem se tornar muito mais intensas, uma vez que ele escuta sua voz e já reage à estímulos. Para os papais e titios esse momento pode ser crucial, fazendo com o que o bebê reconheça com maior facilidade suas vozes ao nascer!

gestação 23 semanas

Como seu bebê está crescendo e se desenvolvendo

Seu bebê, como você já sabe, está recebendo todos os nutrientes necessários para um bom desenvolvimento advindos de sua placenta.

O bebê está se empenhando em seu treinamento para conseguir respirar fora da placenta. Isso se dá por uma menor pressão dos alvéolos, que permitem que o bebê possa treinar o funcionamento de seu pulmão.

Na gestação 23 semanas, o grande número de vasos sanguíneos presentes no corpo do bebê fazem com que ele tenha uma coloração avermelhada e semelhante ao que ele mostrará ao nascer. Além disso, sua pele se enruga cada dia mais.

O peso corporal do bebê está, em média, perto de 500 gramas, enquanto seu tamanho está próximo dos 28 centímetros. Esses números, agora, ficarão cada dia mais diferentes, uma vez que o bebê tende a focar suas energias em seu crescimento e peso, ficando cada vez mais próximo do que será ao nascer.

Pontos marcantes do desenvolvimento – gestação 23 semanas

gestação 23 semanas

Os movimentos oculares do bebê passam a se tornar cada vez mais intensos na sua gestação 23 semanas, especialmente a movimentação padrão que acontece com todos nós durante o sono. O pâncreas também passa a produzir insulina e entrar em total atividade.

Alguns estudos indicam que bebês na gestação 23 semanas reagem bem à músicas clássicas, especialmente às de Vivaldi. Pode ser uma boa pedida acalmar um bebê agitando com o estilo musical, ou até mesmo deixa-lo apenas mais feliz e confortável.

Em relação à mamãe, sangramentos na gengiva podem acontecer, bem como a expulsão do umbigo, que até agora poderia estar para o lado de dentro. Porém, esse não é um fato para se preocupar, uma vez que o umbigo retorna a seu estado normal pouco tempo após a gestação.

Os sinais de cansaço podem se tornar ainda mais fortes e constantes, sendo sugerido que, se possível, a mamãe preze por si mesma e pelo bebê e tente se manter o máximo possível no conforto de sua casa, mesmo que seja para trabalhar.

Outra dica é tentar passar mais tempo em locais relaxantes, como em contato com a natureza. É importante não se esforçar a fazer mais do que aguenta, pedindo auxílio a outras pessoas e se colocando em primeiro lugar. Assim, se torna mais difícil ceder ao estresse, que pode ser extremamente prejudicial ao bebê e a você.

Quarto do bebe

Outro ponto que começa a se tornar importante nessa fase é a escolha em relação ao quartinho do bebê. Nesse momento já é possível saber o sexo e fazer as devidas adaptações ao estilo de vida desejado a seu filho ou filha:

Muitas mamães acham que a organização do quartinho é rápida e simples, mas ela pode tomar muito mais tempo do que o esperado. Portanto, não espere mais! Comece hoje mesmo a separar o orçamento e organizar o enxoval!

Outro detalhe importante a se considerar no momento de montar o quartinho do bebê em sua gestação 23 semanas é o fato de que não será bom para ele dormir em um espaço com aromas fortes como o de tinta e até mesmo com poeira resultante de uma organização de última hora.

Por isso, é mais do que essencial começar já a escolher a cor das paredes, arrematar os detalhes finais e manter o espaço constantemente limpo, evitando problemas respiratórios e um sono inadequado para o recém-nascido.

Acredite, após o nascimento, você não terá muito tempo de sobra para organizar detalhes, então é interessante deixar tudo o mais preparado  possível para a chegada do bebê.

Aproveite o melhor de sua gestação 23 semanas e previna-se contra os sintomas clássicos desse período, mantendo o contato de seu médico sempre o mais próximo possível para sanar qualquer dúvida que você possa ter em relação à sua saúde e, é claro, de seu bebê, que está cada dia mais próximo!

Fases da 23° semana de gravidez – o que mais está por vir?

Imagine um coco seco. Esse é o tamanho que o seu filho tem agora, o que já é bastante para uma criaturinha que até pouco tempo não era mais que um feijão, certo? Na 23° semana de gestação, mais mudanças estão por vir.

No seu corpo podem começar outras alterações. Uma das mais comuns é o surgimento da línea nigra, aquele risco mais escuro que às vezes aparece bem no cento, dividindo a barriga em dois espaços.

  • Mas o que é isso?

Os seus músculos estão se distendendo para atender a demanda de espaço do bebê, certo? Ao mesmo tempo, na 23° semana de gestação você tem mais pigmentação em alguns pontos do corpo.

Juntando esses dois fatores comuns ao nível de sua gravidez, acontece o surgimento da linha. Ela mostra que o seu corpo está se expandindo mais e mais para acomodar seu filho ou filha.

  • Mas se eu não tive a linha negra, tem algum problema?

Não! Ter ou não ter a linha é absolutamente normal, e não representa nenhum problema em sua gestação. É uma questão única e exclusiva de seu organismo, sem grandes impactos no desenvolvimento da gravidez.

  • Essa mancha vai ficar para sempre?

Também não! A tendência é que ela desapareça algumas semanas após o parto. Em mulheres negras ela pode durar um pouco mais, mas também vai desaparecer.

E não é só a barriga: vários pontos de seu corpo podem mudar de cor!

Como dissemos isso é reflexo do aumento de pigmentação. Sendo assim, provavelmente a línea nigra não será um evento isolado de escurecimento da pele.

Você pode perceber que os seus mamilos, axilas ou virilha ficaram mais escuros. Da mesma forma, após o nascimento do bebê a tendência é que tudo se estabilize em algumas semanas.

Se você sentir muito incômodo estético por causa disso, pode usar algum tipo de esfoliante para diminuir as manchas. Qualquer creme ou loção deve ser previamente indicado pelo seu médico.

Lembre-se que durante a gestação o seu corpo não está agindo “normalmente”. Sendo assim, coisas que você usava fora do período de gestação podem não ser indicados agora, como clareadores, sabonetes, remédios etc.

A única pessoa capaz de lhe orientar a respeito do que pode ou não ser usado durante a gravidez é o seu médico obstetra. Não corra riscos, e consulte-o.

Estrias que coçam são normais?

Mais uma reação do corpo da mamãe. Você talvez perceba o surgimento repentino de estrias. E o mais esquisito é que elas coçam muito!

Seios, barriga, costas e nádegas ao algumas das áreas que mais sofrem com isso. E o que todas essas regiões têm em comum?  Estão em expansão por conta da gestação e do parto.

As estrias são como “pregas” que ajudam a sua pele a esticar ou diminuir. Você pode fazer uso de óleos e cremes para diminuir o aspecto ou até mesmo evitar o aparecimento.

Precisamos falar sobre as dores nas costas…

Outro desconforto da gestação 23 semanas é a bendita dor nas costas. Ela surgiu com tudo, e pode causar algum incômodo.

Isso acontece por diversos fatores, e o principal dele é o aumento da barriga e dos seios. Tudo isso está pendendo o seu corpo para frente, enquanto você usa as costas para se equilibrar para trás.

Sendo assim, a coluna fica sobrecarregada, o que desencadeia as dores. Mais do que nunca, os repousos são bem-vindos.

Se você tiver algum compromisso social, não se acanhe em pedir uma cadeira, avisar que precisa sentar etc. Entenda que a sua barriga já está grande, e as pessoas já sabem que você está grávida.

Assim sendo, ninguém irá estranhar ou negar o seu pedido de trégua. Isso fará bem para as suas pernas também, que estão cada vez mais cansadas e desconfortáveis por conta do peso.

O que antes você fazia com facilidade, agora está se tornando um sacrifício. Não se assuste: a sua disposição vai voltar ao normal quando o bebê nascer. Tudo isso é absolutamente normal.

  • E o desequilíbrio?

A sensação de desequilíbrio, que talvez já tenha surgido em outro momento de sua gestação, agora pode intensificar. Sabe por quê? Porque o seu centro de gravidade foi completamente alterado por conta do crescimento de sua barriga, que agora é a parte mais pesada do seu corpo.

Isso pode fazer com que você se sinta instável e desequilibrada às vezes. A melhor coisa a fazer é redobrar o cuidado para tudo o que você faz.

Evite quedas caminhando com cuidado, observando onde você pisa, e, se necessário, pedindo auxilio para descer, subir, abaixar ou levantar.

Gostou dessas novidades da 23° semana de gestação? Então continue acompanhando o nosso conteúdo, e desbrave a 24° semana de gestação, que já está batendo a sua porta.

Acompanhe-nos no facebook

Confira as demais semanas

Sem. 01Sem. 02Sem. 03Sem. 04Sem. 05
Sem. 06Sem. 07Sem. 08Sem. 09Sem. 10
Sem. 11Sem. 12Sem. 13Sem. 14Sem. 15
Sem. 16Sem. 17Sem. 18Sem. 19Sem. 20
Sem. 21Sem. 22Sem. 23Sem. 24Sem. 25
Sem. 26Sem. 27Sem. 28Sem. 29Sem. 30
Sem. 31Sem. 32Sem. 33Sem. 34Sem. 35
Sem. 36Sem. 37Sem. 38Sem. 39Sem. 40

Veja Também

38 semanas de gravidez

Gestação 38 Semanas

Sua Gravidez – Gestação 38 semanas A contagem regressiva nunca foi tão intensa na sua …

Deixe uma resposta