Home / Gravidez / Gestação 24 semanas
24 semanas de gravidez

Gestação 24 semanas

Sua Gravidez – Gestação 24 semanas

Na gestação 24 semanas a mamãe finalmente chega ao 6ª mês de gestação e, certamente, pode perceber diversas mudanças visíveis no tamanho e comportamento do bebê. Mais sociável, seu pequeno ou pequena está reagindo mais a estímulos e se movimentando bastante dentro do útero.

Esse pode ser um período mais desconfortável para a mãe em relação aos meses anteriores, uma vez que encontrar o posicionamento ideal para se sentir relaxada se torna mais difícil. É importante garantir dicas e recomendações médicas para minimizar os sintomas e, consequentemente, o estresse.

Nesse momento, passar mais tempo em casa é essencial, levando o trabalho para o conforto de seu sofá e cama e evitando esforços desnecessários. Conservar a energia é fundamental para se preparar para alguns dias muito bons e, outros não tão positivos assim.

Porém, não se desespere! Com a alimentação correta, equilibrada e contando com uma diversificada gama de nutrientes para você e para o seu bebê, com o acompanhamento correto e com as dicas certeiras desse artigo, seus dias se tornarão imensamente mais simples!

gestação 24 semanas

Como seu bebê está crescendo e se desenvolvendo

Nesse momento o seu bebê está quase um reflexo do que realmente será quando o parto acontecer. Com o corpo ainda em desenvolvimento, suas proporções já são extremamente semelhantes ao de um recém-nascido.

Nesse período o crescimento cerebral se mostra acelerado, estimulando novas sensações a ele. O pulmão se desenvolve ainda mais, bem como as reações musculares. Alguns bebês podem até mesmo serem capazes de levantar as sobrancelhas. Nesse período, eles estão exercitando seus músculos da face.

O corpo do bebê se torna visivelmente maior, junto com sua barriga. Na gestação 24 semanas, o bebê já possui o início da formação das papilas gustativas, que, acredite, podem fazer com que ele peça por doces.

Um bebê de 24 semanas já possui altas chances de sobrevivência caso nasça, porém é importante ter o melhor cuidado hospitalar e médico para evitar complicações que podem ser fatais.

Posicionamento do Bebê – gestação 24 semanas

O posicionamento do bebê dentro do corpo se torna um pouco mais desconfortável para a mãe, sendo importante encontrar algumas posições de descanso que minimizam essas sensações desagradáveis. Isso se dá devido a algumas pressões estomacais em comparação ao que você estava antes acostumada.

Além disso, o posicionamento do bebê torna necessária a realocação dos órgãos da região do abdômen, o que pode até mesmo causar falta de ar na grávida, que tem o pulmão especialmente afetado.

Uma das recomendações médicas é a de experimentar a sensação de conforto ao sentar, priorizando essa posição e dormir virada para o lado esquerdo, uma vez que outras posições podem acabar comprometendo sua saúde.

Ao dormir de barriga para cima, por exemplo, na gestação 24 semanas, a grávida pode até mesmo comprimir uma importante veia para a oxigenação e nutrição do bebê. Outra dica é utilizar travesseiros e almofadas para elevar os joelhos e a cabeça, trazendo uma maior sensação de conforto no sono.

É também na gestação 24 semanas que as pálpebras se separam completamente. Os cílios também se desenvolvem por completo. Além disso, uma fina camada de gordura surge por debaixo da pele do bebê, proporcionando proteção ao frio no seu nascimento.

O bebê passa a maior do tempo descansado, mas, quando acorda, costuma chutar e se movimentar bastante, sendo facilmente percebido pela mãe. Nesse momento, aproveita para conversar com ele e acalmá-lo.

Diabete gestacional

gestação 24 semanas

A diabete gestacional acontece geralmente pela mudança hormonal que não permite a produção normal de insulina, diminuindo consideravelmente a absorção de açúcar e elevando seus níveis no sangue.

Esses níveis, geralmente, se estabilizam após o parto e são controlados por médicos através de modificações na alimentação. Porém, mulheres que desenvolvem a diabete gestacional possuem maior chances de desenvolver a diabete no futuro.

Por isso, mesmo após o parto, é importante manter a alimentação o mais equilibrada possível – como enquanto você esteve grávida, continuando a priorizar a saúde do bebê, que se alimenta com seu leite, e também a sua.

Seu médico será importante na hora de recomendar alimentos que controlem os níveis de açúcar do sangue, então não deixe de montar junto a ele, um cronograma alimentar que se adapte às suas necessidades e gostos e investir em uma rotina que faça bem a todos os envolvidos.

Outros Sintomas

Dentre os sintomas desagradáveis para a mamãe, também está inclusa uma alta sensibilidade à luz, bem como a sensação de estar com areia nos olhos. Porém, esse é mais um sintoma comum, mesmo não sendo tão amplamente apontado entre os principais.

Agora que você conhece os principais pontos a serem discutidos na gestação 24 semanas, coloque nossas dicas práticas e fique atenta a qualquer sinal que fuja desse padrão, não hesitando em buscar o seu médico a qualquer momento para evitar estresses desnecessários! Boa sorte!

Fases da 24° semana de gestação – descubra mais detalhes a respeito

Na 24° semana de gestação, também conhecida como “sexto mês”, você pode perceber uma diminuída na movimentação de seu bebê. Não se assuste: ele pode estar dormindo.

As sonecas do bebê ficam intensas nesse período, e ele vai acordar poucas vezes ao dia para se movimentar. Algumas mamães premiadas podem ter bebês com hábitos noturnos mais intensos, e que trocam o dia pela noite.

O seu filho agora tem mais ou menos o tamanho de uma espiga de milho. É legal ter essa noção para perceber o quanto ele se desenvolveu! Por isso, quando estiver acordado, os movimentos podem ser mais intensos e perceptíveis.

E como estão as suas dores durante a gestação 24 semanas?

Você deve estar sofrendo de dores nas costas e no baixo ventre. Tudo isso é normal, e faz parte do processo de gerar um filho. As costas estão impactadas por conta do peso dos seios e da barriga.

Já o ventre está sendo pressionado pelo liquido amniótico e o bebê, e se preparando para a passagem dele na hora do parto. Sendo assim, as dores existem, mesmo.

Mas ainda assim, compartilhe qualquer desconforto com o seu médico. Ele deve ser o seu maior confidente durante toda a gestação, e principalmente agora que você está entrando na reta final.

4 roupas por 89 300x250

Acredite! Você está mais bonita do que nunca!

Você pode até achar que algumas pessoas dizem que você está linda apenas por educação. Mas a verdade é que as mudanças hormonais trazem mais beleza para o seu exterior, mesmo.

Os seus cabelos, provavelmente, estão mais brilhosos e sedosos do que nunca. E você não precisou fazer nada de especial, eles simplesmente acordaram assim, certo?

Você já ouviu dizer, antes de sua gravidez, que ao cruzar com uma gestante, você deve puxar o seu cabelo três vezes para estimular o crescimento e a beleza? Trata-se de uma lenda, claro, mas essa crendice popular tem um fundamento!

Durante a gravidez, e em especial a partir da gestação 24 semanas, os fios vão ficar mais fortes e resistentes. E vão crescer muito!

Mas o que acontece com essa cabeleira toda?

Isso acontece porque os hormônios femininos, estrogênio e a progesterona, estão em plena produção em seu organismo, e em alto volume.

Eles afetam diretamente os folículos capilares, e causam essa revolução em seus fios. Fatores como oleosidade e queda, que podem prejudicar muitas mulheres, tendem a desaparecer.

Se você sofre com um cabelo ralo e opaco, também vai perceber um volume intenso repentino. Isso porque eles passam a ficar muito mais tempo no couro cabeludo, em crescimento, e não caem.

O famoso “desejo de grávida” chegou!

Como comentamos anteriormente, as papilas gustativas do bebê estão desenvolvidas. Isso significa que ele pode “querer” algumas coisas. É daí que vem aquela vontade doida de comer um doce.

Mais do que nunca você deve controlar a boca, e manter a dieta saudável em plena rigidez. Não significa que você não possa comer uma ou outra besteirinha, claro.

Mas isso deve ser a exceção, e não a regra. Lembre-se que o seu corpo está com uma forte tendência a engordar, e o aumento excessivo de peso traz uma série de riscos para você e para o babe.

Preparativos para a chegada do bebê: já pode começar a pensar em tudo!

Talvez você não tenha se dado conta, mas o parto está cada vez mais próximo. Sendo assim, durante a 24° semana de gestação você já pode começar a pensar nos detalhes para receber o bebê.

Se ainda não fez isso, a hora é essa. Aproveite que, apesar dos incômodos, você ainda não está com uma barriga imensa, e muito menos está completamente indisposta.

Se pretender realizar um chá de fraldas, já comece a se planejar. Também saia para olhar itens de decoração, e conheças as possibilidades no mercado.

Não se apegue somente ao tradicional: azul para meninos, rosa para meninas. Você pode imaginar um quarto com a decoração que bem desejar, e criar ideias fabulosas para o cantinho mais especial da casa.

Evite deixar esses detalhes para o final da gestação – você estará muito mais cansada!

Se essa é a sua primeira gravidez, pode até ser que você ache que chegou ao pico do cansaço. Mas a verdade é que a barriga ainda vai crescer muito, e o seu bebê tem muito o que desenvolver.

Sendo assim, os 2 últimos meses de gestação podem significar um esgotamento físico e uma grande indisposição. Para que você não seja frustrada por esses sintomas, e tenha que cancelar eventos, faça os preparativos agora.

A 24° semana de gravidez é um período mágico. Você está mais bonita, mais segura e feliz. Um ou outro sintoma pode incomodar, mas de modo geral, você está em uma fase maravilhosa.

leia também 24 semanas são quantos meses ?

Acompanhe-nos no facebook

Confira as demais semanas

Sem. 01Sem. 02Sem. 03Sem. 04Sem. 05
Sem. 06Sem. 07Sem. 08Sem. 09Sem. 10
Sem. 11Sem. 12Sem. 13Sem. 14Sem. 15
Sem. 16Sem. 17Sem. 18Sem. 19Sem. 20
Sem. 21Sem. 22Sem. 23Sem. 24Sem. 25
Sem. 26Sem. 27Sem. 28Sem. 29Sem. 30
Sem. 31Sem. 32Sem. 33Sem. 34Sem. 35
Sem. 36Sem. 37Sem. 38Sem. 39Sem. 40

Check Also

33 semanas são quantas semanas de gravidez ?

33 semanas são quantos meses ?

33 semanas são quantos meses de gravidez ? Se você deseja saber sobre 33 semanas …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *