Home / Gravidez / Gestação 25 semanas
25 semanas de gravidez

Gestação 25 semanas

Sua Gravidez – Gestação 25 semanas

Passado o início do 6º mês de gestação, você pode notar algumas diferenças no comportamento do bebê e do seu corpo. Você está agora na gestação 25 semanas e seu bebê está se desenvolvendo como nunca! Quase preparado para vir ao mundo, seu pequeno está aplicando novas técnicas de sobrevivência e aprimorando suas funções.

Nesse momento a mamãe já está muito ansiosa e pode vivenciar mais desconfortos na hora de dormir e de se posicionar. O bebê, dentro do útero, pressiona todos os órgãos da região abdominal e pode causar dores na região, falta de ar e a pressão de algumas veias que, com o mau posicionamento, podem até mesmo ser prejudiciais ao bebê.

Nesse momento, é importante começar a tomar alguns cuidados com o corpo, como a aplicação de cremes e óleos naturais em regiões que estejam apresentando as famosas – e quase inevitáveis – estrias e manchas corporais. Massagens corporais também são recomendadas para fins de relaxamento.

Além disso, especialistas recomendam a fricção diária de uma bucha vegetal nos seios na intensidade adequada à sua dor, para começar a acostumar a região com a fricção da amamentação que em breve se iniciará. Dores na região também podem começar a ocorrer na gestação 25 semanas

Como seu bebê está crescendo e se desenvolvendo

gestação 25 semanas

Seu bebê está cada vez maior e mais pesado, se preparando para estar, em breve, nos seus braços. Nesse momento é importante ter praticamente todos os detalhes em relação ao nascimento, como o enxoval e o quartinho resolvidos, evitando mais estresse.

É possível até mesmo sentir o seu bebê soluçar dentro da sua barriga! Sim, esse é um novo movimento aprendido pelo diafragma e pelo estômago, e é muito saudável! Essa movimentação pode também acontecer antes da gestação 25 semanas.

O peso do bebê pode chegar a mais ou menos 750 gramas e seu crescimento se torna cada vez mais acelerado ao longo do tempo. Ele chega a ganhar até mesmo 50 gramas por dia! Sua alimentação deve permanecer saudável e equilibrada, auxiliando no desenvolvimento completo de seu bebê.

Aposte em frutas, verduras e legumes e corte do cardápio alimentos processados e ricos em açúcar, especialmente para evitar os efeitos de uma possível diabete gestacional.

Seu Bebê na gestação 25 semanas

gestação 25 semanas

O bebê passa a fazer mais exercícios respiratórios, mesmo que seu pulmão ainda não esteja completamente formado. Seus sentidos – olfato, paladar, tato e visão, estão rapidamente evoluindo, permitindo que o bebê reaja ainda mais ao universo à sua volta.

Inclusive, o nervo óptico, que está sendo desenvolvido, é capaz até mesmo de seguir uma luz que seja apontada para a barriga da mãe. Na gestação 25 semanas o bebê também se mostra capaz de reagir ao toque. É interessante brincar com ele e estimulá-lo, até mesmo para mantê-lo ativo quando acordado.

Os cabelos do bebê já apresentam sua textura própria e também uma cor definida, mesmo que ela possa mudar no nascimento ou nos meses que seguem após ele. É comum que bebês que nascem com cabelos claros apresentem seu escurecimento ao longo do tempo.

Um ultrassom pode até mesmo ser capaz de mostrar seu pequeno ou pequena brincando com seus cabelos, rostinho e mãos. Nesse momento, seu bebê está reagindo intensamente à sua voz e a voz de conhecidos, sendo importante acostumá-lo com vozes que serão frequentes quando ele nascer.

O bebê está praticamente idêntico ao que se parecerá na hora do parto, mesmo que ainda não tenha ar nos pulmões. É importante, porém, lembrar que cada gestação funciona de uma forma diferente e que nem o tamanho da barriga, nem a mudança em alguns comportamentos aqui citados influenciam na saúde do bebê. Consulte sempre seu médico.

Pesadelos

Médicos apontam que, nessa fase, é comum que a mãe tenha muitos pesadelos ou um sono extremamente agitado. Isso acontece porque os medos em ser mãe ou em falhar na gravidez se tornam mais frequentes, sendo “liberados” durante o sono.

Cabelos

Durante a gestação 25 semanas, é normal perceber grandes mudanças no corpo e nos cabelos. Essas mudanças são comuns e consequência das mudanças hormonais que seu organismo está vivendo.

A queda de cabelo está presente e, além dela, o engrossamento dos pelos do corpo. Eles também podem se tornar mais escuros e surgir em locais “fora do comum”, como nos seios, no queixo, na barriga ou no lábio superior.

Os hormônios que atuam nessas mudanças são chamados de “hormônios sexuais andrógenos”. Porém, não é necessário se desesperar. Tudo há de se normalizar logo após o parto!

Conhecendo os principais sintomas e comportamentos do bebê presentes na gestação 25 semanas pode ser de grande ajuda na hora de manejar o estresse e evitar sustos por consequências normais. De qualquer forma, invista em sempre estar em contato com seu médico e ter todas suas dúvidas solucionadas.

Fases da 25° semana de gestação

Geralmente, na 25 semana de gravidez o seu bebê já estará pesando aproximadamente 700 gramas e com uma medida de 35 centímetros. Além disso, esse é um momento em que ele cresce muito todos os dias, onde chega mais ou menos a ganhar até 50 gramas por dia.

Como esse é um momento em que ele já se encontra praticamente formado, ele já começa a brincar dentro da sua barriga colocando o dedinho na boca, onde tudo pode ser visto através de um exame de ultrassonografia.

Além disso, você nessa fase já consegue sentir ele se mexendo com maior frequência, além do seu desenvolvimento fetal já ser bem mais aparente e, por isso, você já pode conversar com ele, pois ele já poderá ouvir a sua voz e a do pai, onde ele já irá se familiarizando mesmo que dentro do seu ventre.

Saiba mais sobre as fases da 25º semana de gestação

Na gestação 25 semanas, mesmo sem muito ar nos pulmões, o seu bebê já começa a realizar alguns exercícios de respiração, onde além disso o bebê já consegue desenvolver com mais rapidez até mesmo os seus cinco sentidos.

Nessa fase, a cada dia que passa, o bebê vai se parecendo então com um recém-nascido que será daqui a alguns dias, onde o seu cabelo já apresenta textura e cor, mesmo que após ao nascimento eles mudem de cor.

Mais sobre como seu bebê está se desenvolvendo na 25 semana de gravidez

Muitas futuras mamães apresentam dúvidas sobre como o bebê está se desenvolvendo nessa fase, e para sanar todas elas é importante que saber que com 25 semanas de gravidez já se inicia o sexto mês de gestação, sendo que o marco principal de desenvolvimento nessa fase é o cerebral.

Assim, nessa etapa, dia após dia o cérebro do bebê estará se preparando para o seu adequado desenvolvimento depois do nascimento, onde os seus cabelos já estarão surgindo, assim como cada contorno do seu rosto já pode ser muito bem notado através do ultrassom.

Dessa forma, é possível notar então por meio de um exame de ultrassonografia se o bebê já possui ou não cabelo, o que basta é apenas você ter a sorte de ter um médico que seja bem treinado para verificar e lhe mostra.

Além disso, o contorno da boca, as orelhas e o nariz também já irão se apresentar muito bem definidos, o que mostra que o seu bebê já apresenta uma feição de como irá ser daqui a algumas semanas.

Quais são os movimentos do bebê na gestação 25 semanas

Em relação aos movimentos do bebê na 25º semana de gestação, ele continuará se movimentando de forma constante, mesmo que o espaço no útero seja sempre cada vez mais apertado.

Nos exames de ultrassonografia é possível notar então o desenvolvimento motor e de autoconhecimento do bebê, onde se pode ver ele tocando o seu próprio rosto, chupando os dedinhos e segurando os seus pezinhos.

Além disso, nessa etapa é possível ainda ocasionar a estimulação dos seus movimentos e gostos por sons, onde a maioria dos bebês respondem aos sons por meio de chutes e movimentos, ou até mesmo muitas vezes se mostram incomodados com alguma música, por exemplo.

Como as futuras mamães se sentem na gestação 25 semanas

Com 25 semana de gestação, ou seja, mais da metade da gravidez, as futuras mamães já podem agora se sentir realmente grávidas, em que os exames já mostram uma barriga bem maior. Assim, saiba o que pode ocorrer com você quando você estiver nessa fase:

  • Em relação aos seus seios, eles já estarão saindo colostro, o que é bastante normal e um sinal de que o seu corpo já está se preparando para a amamentação.
  • Nessa fase é extremamente importante que se tenha cuidado com as celulites e estrias, pois é quando elas começam a se tornar mais visíveis e, por isso, é importante se cuidar.
  • Uma dica bastante interessante é que você sempre use bastante de cremes na barriga, seios e coxas. No caso dos seios, procure não usar cremes nos bicos, pois eles devem ser preparados corretamente para a amamentação.
  • Além disso, é interessante ainda você também preparar os seus seios tomando sol, onde o melhor horário é sempre o da manhã.
  • É extremamente importante que você tome todas as vitaminas que seu médico indicar, pois elas podem ajudar tanto na sua nutrição como na do seu bebê, deixando vocês bem mais fortes e preparados no momento do parto.
  • Essa fase é o momento exato para realizar a curva glicêmica e conhecer quanto está a sua glicemia.
  • Por fim, o que não pode faltar, é claro, de já preparar todo o quarto do bebê.

Portanto, na gestação 25 semana é uma etapa bastante confortável para as futuras mamães, onde as náuseas já não incomodam mais, o peso da barriga não é ruim e a disposição da gestante se encontra trabalhando intensamente.

Você gostou de saber sobre as fases da 25º semana de gestação? Então o que acha de continuar nos acompanhando e conhecer também no próximo artigo tudo sobre as: Fases da 26º semana de gestação.

Leia Também 25 semanas são quantos meses ?

Acompanhe-nos no facebook

Confira as demais semanas

Sem. 01Sem. 02Sem. 03Sem. 04Sem. 05
Sem. 06Sem. 07Sem. 08Sem. 09Sem. 10
Sem. 11Sem. 12Sem. 13Sem. 14Sem. 15
Sem. 16Sem. 17Sem. 18Sem. 19Sem. 20
Sem. 21Sem. 22Sem. 23Sem. 24Sem. 25
Sem. 26Sem. 27Sem. 28Sem. 29Sem. 30
Sem. 31Sem. 32Sem. 33Sem. 34Sem. 35
Sem. 36Sem. 37Sem. 38Sem. 39Sem. 40

Leia também

33 semanas são quantas semanas de gravidez ?

33 semanas são quantos meses ?

33 semanas são quantos meses de gravidez ? Se você deseja saber sobre 33 semanas …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *