Home / Gravidez / Gestação 26 semanas
26 semanas de gravidez

Gestação 26 semanas

Sua Gravidez – Gestação 26 semanas

Se você está na gestação 26 semanas, certamente está bastante ansiosa para saber qual é o rostinho do seu filho ou filha. Saiba que, nesse momento, sua aparência se assemelha totalmente ao que você verá quando ele nascer. Dar asas à imaginação nesse momento é bom!

Chame o papai para momentos em família e convide-o a ler, cantar ou conversar com o bebê. Como na semana anterior, o bebê já consegue reconhecer algumas vozes e reagir a elas, permitindo que, ao nascer, ele já esteja pronto para ficar confortável no colo do papai, do vovô ou dos titios.

Esse é também um bom momento para investir em caminhadas, em contato com a natureza e com outros mimos que você pode dar a si mesma para minimizar qualquer estresse que vivencie nessa fase. Afinal, nada pior do que ceder às tensões e tornar a ansiedade para o parto ainda maior!

Lembre-se que, provavelmente, seu bebê sabe o que está fazendo e qual é a melhor hora para nascer. Assim, ele ainda precisa de você e de seu útero e, está contando com seus estímulos para conhecer ao máximo o que acontece do lado de fora,  que, agora, ele considera como casa!

Como seu bebê está crescendo e se desenvolvendo

gestação 26 semanas

Seu bebê está cada semana mais próximo de estar ao seu lado, então, nesse momento, é essencial já ter todos os preparativos prontos. É sempre importante ressaltar esse fato, uma vez que muitas mães acreditam que é um exagero dizer que o bebê recém-nascido toma bastante tempo do seu dia-a-dia.

O tamanho médio do bebê, na gestação 26 semanas, gira em torno de 36 centímetros. Isso significa que ele continua crescendo consideravelmente e, com isso, suas dores podem vir a se intensificar, bem como a agitação do sono.

Procure, conforme recomendado por médicos, dormir do lado esquerdo do corpo, ficando praticamente livre de pressões em pontos importantes do corpo e garantindo um sono mais tranquilo. Além disso, aposte em apoiar travesseiros na cabeça e nos joelhos.

Evite ficar de barriga para cima, pois essa posição pode ser prejudicial à oxigenação e nutrição do bebê. Ele agora está melhorando sua rede olfativa, o que, no fim do mês, permitirá que ele escute tudo que você tiver a dizer para ele, e reaja com movimentos, e até mesmo chutes que podem se tornar um pouco dolorosos.

Armazenamento de Gordura no Bebê – gestação 26 semanas

Desse mês até o fim da gravidez será possível observar o aumento do peso de seu filho em até três vezes! Isso significa que, para se proteger do frio fora do útero, ele acumulará uma capa de gordura embaixo da pele e se ajustará à mudança de temperatura.

A gordura armazenada na gestação 26 semanas também terá outro fim para seu bebê: o de fornecer energia à ele quanto ele não tiver nenhuma restrição de movimentos. Geralmente, após o nascimento, recém-nascidos costumam perder peso, o que demanda que sua alimentação permaneça equilibrada para mantê-lo saudável durante a amamentação.

Um aumento da pressão arterial na mamãe também pode ser sentido nessa fase, mas, não se preocupe. Ele é normal. Fique atenta apenas à inchaços excessivos nas mãos e pés junto à perda de visão e um aumento expressivo de peso. Esses podem ser sintomas da chamada “pré-eclâmpsia”.

Independentemente de sua dúvida, especialmente nessa fase da gravidez é ideal sempre ter contato com seu médico, seja para checar sua saúde ou a do bebê, ou simplesmente para solucionar dúvidas.

Relaxe

Um dos sintomas comuns da gestação 26 semanas é o retorno do cansaço extremo que era sentido no primeiro trimestre da gravidez. Porém, dessa vez, você já estará preparada e saberá a importância de não ceder ao estresse e de se manter em repouso o máximo que puder, especialmente na posição sentada, que se mostra a mais confortável para o momento.

Você pode investir em massagens relaxantes especiais para grávidas, que, além de melhorar o humor e o cansaço, ainda estimulam a diminuição da retenção de líquidos corporais e uma menor sensação de inchaço nos braços e pernas. Diversas clínicas estéticas oferecem esse tipo de serviço e você só precisa encontrar a ideal para você.

Na hora da ansiedade, busque relaxar fazendo o que gosta! Se quiser, leia para o seu bebê, que já consegue reconhecer e reagir bem à sua voz, e que pode até mesmo absorver o conteúdo que você tem a oferecer. Escolha um história que ache interessante e passe a ler todos os dias para ele. Quem sabe essa não se torna sua história favorita da infância?

Sabendo lidar da melhor forma com o desenvolvimento, com os sintomas desagradáveis e com o estresse da gestação 26 semanas se torna muito mais simples driblar os momentos tensos e aproveitar os bons ao lado do seu pequeno, preparando-o para vir às seus braços com o máximo de segurança possível!

Fases da 26° semana de gestação

Na gestação 26 semanas o seu bebê já terá aproximadamente 36 centímetros de comprimento e estará pesando em torno de 770 gramas, além de possuir uma força enorme nos cotovelos e nas pernas.

Geralmente essa é uma fase em que os bebês gostam muito de se alojar nas costelas da mãe e fazer daquela área um local de chutes e de cotoveladas que podem ser bastante doloridas, mas que a mãe sente uma sensação incrível.

Além disso, na 26º semana de gestação o pai e os familiares já conseguem sentir os movimentos que o bebê faz na barriga da mãe, além também de ele já conseguir pegar o cordão umbilical e usá-lo como brinquedo e passar a maior parte dormindo.

Conheça mais o que ocorre nas 26 semana de gravidez

Mesmo que na gestação 26 semanas o bebê já consegue ouvir os sons vindos fora da barriga da mãe, para ele é como se ele se encontrasse submerso em uma piscina e ouvisse os sons que viessem de fora, o que é mais um tipo de sinal de desenvolvimento fetal já acelerado.

Além disso, por conta do espaço que se encontra a cada dia menor, os seus movimentos e chutes já começam nessa fase a ser bem mais doloridos, no entanto, a sensação é bastante incrível de sentir o seu bebê se movimentando e mostrando que está tudo bem.

Uma dica nessa etapa é você procurar se deitar de barriga para cima quando o bebê estiver se mexendo demais. Já na 26º semana de gestação você ainda terá a sorte de ver as mãozinhas e os pezinhos do bebê claramente através da pele da barriga.

Como é o desenvolvimento do bebê na gestação 26 semanas ?

Na 26º semana de gestação podem ocorrer muitos desenvolvimentos com o seu bebê, e alguns deles são:

  • Nessa fase da gravidez o bebê já começa a abrir os seus olhos.
  • Ele já começa também a responder melhor os sons quando se finaliza o sétimo mês, que é o momento em que a rede de nervos se estende até o ouvido de uma maneira completa.
  • Desde essa fase até o momento do nascimento, o peso do bebê tenderá a se triplicar, pois nas próximas semanas ele irá acumular uma gordura de forma rápida.
  • Nessa etapa o bebê necessita de gordura para conseguir se ajustar a temperatura mais fria.
  • A gordura será então uma fonte de energia e de calorias nos primeiros dias de vida, porém é bastante comum que os recém-nascidos percam peso logo na primeira semana após o nascimento.

Como as futuras mamães se sentem na 26º semana de gestação

Na gestação 26 semanas a futura mamãe poderá sentir algumas fisgadas ou até mesmo dores no assoalho pélvico. Caso a mãe ainda se encontre na primeira gravidez ela não precisa se assustar, pois isso é bastante normal.

Na verdade, o que ocorre são os músculos que vão se adaptando ao novo peso e ao formato do corpo, assim eles relaxam para poderem dar mais espaço ao crescimento da barriga.

Mas, caso a mulher já esteja na segunda gestação, ela provavelmente irá sentir de forma mais intensa as dores, e isso ocorre devido ao corte da cesárea caso tenha sido o que ocorreu na gravidez anterior.

Se as dores forem bastante contínuas, é importante que a futura mamãe procure pela ajuda de um médico obstetra para verificar se é preciso de medicação ou não.

Normalmente, nessa fase o útero se encontra com aproximadamente 26 semanas e deve apresentar aproximadamente 23 centímetros de altura. Mas, caso ele esteja melhor, com certeza o médico irá pedir um exame de ultrassonografia com doppler das artérias uterinas para poder analisar o fluxo de sangue da placenta do bebê.

Assim, pode-se dizer que na  26º semana de gestação você já estará na reta final e se aproximando do terceiro trimestre, e antes que possa imaginar logo já estará segurando o seu bebê no colo.

Mas, enquanto o seu bebê ainda não chega é extremamente importante que nesse período você preste atenção na sua pressão arterial, pois muitas mulheres apresentam um leve aumento, o que é normal.

Se caso a sua pressão arterial subir demais, a sua visão ficar meio embaçada e os pés e as mãos inchares do nada, pode ser que você esteja tendo uma pré-eclâmpsia e, com isso, deve procurar o seu obstetra imediatamente.

Portanto, na  26º semana de gravidez você pode sentir muita ansiedade para querer ver logo o rostinho do seu bebê e, por isso, é extremamente importante que você mantenha a calma para que o seu sono não seja abalado. Com isso, aproveite esse momento para curtir cada segundo da sua gravidez.

Você gostou de saber sobre as informações das fases da 26º semana de gestação? Então não deixe de acompanhar no próximo artigo tudo sobre: Fases da 27º semana de gestação.

Leia Também 26 semanas são quantos meses ?

Acompanhe-nos no facebook

Confira as demais semanas

Sem. 01Sem. 02Sem. 03Sem. 04Sem. 05
Sem. 06Sem. 07Sem. 08Sem. 09Sem. 10
Sem. 11Sem. 12Sem. 13Sem. 14Sem. 15
Sem. 16Sem. 17Sem. 18Sem. 19Sem. 20
Sem. 21Sem. 22Sem. 23Sem. 24Sem. 25
Sem. 26Sem. 27Sem. 28Sem. 29Sem. 30
Sem. 31Sem. 32Sem. 33Sem. 34Sem. 35
Sem. 36Sem. 37Sem. 38Sem. 39Sem. 40

Leia também

33 semanas são quantas semanas de gravidez ?

33 semanas são quantos meses ?

33 semanas são quantos meses de gravidez ? Se você deseja saber sobre 33 semanas …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *