Home / Gravidez / Gestação 27 semanas
27 semanas de gravidez

Gestação 27 semanas

Sua Gravidez – Gestação 27 semanas

Na  gestação 27 semanas seu bebê já está ocupando praticamente todo o espaço do útero, apresentando também alguns movimentos novos e interessantes. Seu corpo também pode passar por algumas alterações desagradáveis, mas que, além de passageiras, ainda podem ser manejadas com o devido acompanhamento.

As funções cerebrais do bebê se mostram cada hora mais evoluídas, bem como seus órgãos. Alguns reflexos também podem ser observados, como os de deglutição e sucção. Esses são bons indicativos que apontam que o bebê se torna a cada momento mais preparado para estar nos seus braços!

Meninos, por exemplo, já chegam a possuir uma bolsa escrotal alojada e tanto eles quanto as meninas já são praticamente idênticos em aparência com o que serão ao nascer. O aumento do volume da barriga é perceptível e, com ele, o desconforto nas pernas e nas costas.

Para evitar esse tipo de situação, especialistas recomendam o repouso com a elevação das pernas, o uso de calçados confortáveis e baixos e até mesmo o uso de técnicas de automassagens localizadas com o uso de óleos 100% naturais, tanto para aliviar a dor, quanto para minimizar o surgimento de estrias.

Como seu bebê está crescendo e se desenvolvendo

gestação 27 semanas

Os olhos do bebê já se abrem e fecham normalmente,  sonos intercalados com movimentos e treinamentos para um melhor funcionamento do organismo. Além disso, seu pequeno pode até mesmo chupar o dedo!

Caso o bebê nasça prematuro, os médicos deverão auxiliar o funcionamento de seu pulmão, que não trabalha ainda em seu melhor estado. Porém, o treinamento respiratório está se intensificando e, na gestação 27 semanas, mesmo imaturos, os pulmões já estão bem treinados.

Seu bebê pode chegar até mesmo a sonhar nessa fase, mesmo que ainda não haja um indicativo certeiro sobre do que se tratariam esses sonhos. Porém, sabe-se que nesse momento o bebê vive um repouso saudável e permite que, quando acordado, ele se exercite e pratique seus movimentos corporais em geral.

Soluços na gestação 27 semanas

Os soluços de seu bebê também se tornam mais intensos, sendo possível que você sinta como se ele estivesse dando pequenos pulinhos dentro do útero. Porém, lembre-se que essa condição é normal para ele e até mesmo saudável.

A possibilidade das sensações de câimbras, hemorroidas e varizes aumentam, especialmente uma vez que seu útero está praticamente colado às costelas.

Esses sintomas geralmente somem ou diminuem consideravelmente após o parto.

A mamãe também pode se sentir mais pesada e sem ar, mais um indicativo de que o tamanho do bebê está, provavelmente, adequado. O útero pode chegar até mesmo a alcançar a caixa torácica.

Na gestação 27 semanas também é interessante dar maior importância à mamães com Rh negativo. Esse tipo de Rh deve passar por exames que indiquem que o bebê está fora de risco de ser acometido por alguns males advindos desse fator.

Exames preventivos à anemia são recomendados nessa fase, uma vez que as mudanças no organismo levam à essa comum doença entre grávidas. A gestação 27 semanas é uma boa semana para se focar nos cuidados consigo mesma e com sua saúde, portanto, consulte seu médico!

Relacionado à anemia, ou deficiência nos glóbulos vermelhos, outros pontos são interessantes a serem analisados, como os desejos por comida. Eles muitas vezes aparecem por conta de alguma deficiência alimentar, sendo necessário um acompanhamento para resolver esse problema.

 

Desejos por comida

gestação 27 semanas

Os chamados “desejos” são muito comuns entre as grávidas, sendo muitas vezes até motivo de piadas e descrença por alguns. Porém, especialmente na gestação 27 semanas, eles podem ser muito mais do que simples caprichos, indicando que algo não anda bem com seu corpo.

Situações como a deficiência de vitaminas e minerais pode levar algumas mães a acreditarem que precisam comer determinado alimento por conta única e exclusiva de uma vontade infundada, mas as mudanças hormonais e do organismo podem estar agindo de acordo com suas vontades!

É importante ficar atenta a sinais: a extrema vontade de comer carne – que pode levar à anemia, por exemplo, pode indicar a deficiência de ferro no organismo. Já a vontade de comer derivados de leite, por exemplo, como o sorvete ou o leite, podem indicar falta de gordura ou cálcio na alimentação.

Algumas grávidas podem até vivenciar transtornos alimentares durante sua gestação, sendo essencial conhecer o próprio corpo e suas necessidades alimentares. É justamente por esse tipo de problema que médicos do mundo todo indicam uma alimentação equilibrada e com acompanhamento, especialmente durante a gestação 27 semanas.

Se você está passando pela gestação 27 semanas, fique atenta à todas as dicas e recomendações acima para evitar problemas que podem aumentar os níveis de estresse e fazer mal, tanto ao bebê quanto à você. Tente relaxar e se informar o máximo possível para saber qual caminho seguir!

Fases da 27ª semana de gestaçã

A partir da 27ª semana de gravidez, o bebê já está crescendo cada vez mais, com mais peso e gordinho. Normalmente, no ultrassom dessa semana a criança deve estar com cerca de 36,6 cm e algo entre 900 gramas.

Essa fase, que também é conhecida pelo começo do terceiro semestre, é quando o bebê está praticamente completo, ou seja, só precisa crescer, ganhar peso e amadurecer para o seu nascimento.

Algumas mudanças acontecem nesse período, por isso, é interessante que a mãe saiba o que está acontecendo com seu bebê e também com o seu corpo, para que ela entenda melhor como se preparar para o grande dia.

O que esperar da 27ª semana de gestação?

Na gestação 27 semanas, a mulher já começa a perceber algumas mudanças e novidades, já que o seu bebê está crescendo e ganhando peso para vir ao mundo daqui algumas semanas.

Para ajudar a identificar todas essas tranformações, confira a seguir o que você deve esperar nessa fase e como se preparar melhor para o nascimento:

  • O espaço no útero está cada vez menor para o bebê, que crsce mais e mais a cada dia, por isso, não se assuste quando ele virar muito dentro da barriga, já que ele está tentando achar uma posição melhor;
  • A sua pele ainda está em processo de mudança, então, ainda é bem enrrugada e o bebê parece mais magro. Mas calma, aos poucos ele vai ganhando gordura abaixo da pele e ficando mais gordinho;
  • Nesse período é comum que o bebê tenha soluções e a mãe pode perceber isso através dos movimentos repetitivos dentro da barriga. Isso é bastante normal também e dura por pouco tempo;
  • O seu cérebro já está bem mais ativo, uma vez que todas as ligações sensitivas já estão conectadas e acionadas, o que até pode permitir que o bebê tenha sonhos nessa fase;
  • Ele também já consegue abrir e fechar os seus olhos e dormir em espaços de tempo regulares;
  • Os pulmões ainda está em fase de desenvolvimento, mas, caso ele nasça prematuro, já consegue respirar por meio de aparelhos.

Viu como algumas mudanças acontecem nessa fase? Então fique calma e sempre tenha total assistência do seu médico para qualquer dúvida que possa surgir nesse período.

Como as futuras mamães devem reagir a gestação 27 semanas

As mudanças na 27ª semana de gestação não acontecem somente para o bebê, pois a mãe também está sentindo os efeitos do terceiro trimestre. Por isso, é muito importante que ela tenha acesso as informações sobre como o seu corpo e psicológico está reagindo a gravidez.

Confira a seguir algumas dicas que podem ajudar no conforto e bem estar das futuras mamães:

  • Os órgãos dentro do corpo já estão se reorganizando para acomodar o bebê nessa fase de crescimento contínuo. Assim, o útero, rins, intestino e estômago cedem espaço para que esse ser consiga crescer.
  • O pulmão e o coração são os órgãos mais exigidos do corpo, pois devem oxigenar em dobro.
  • Como o estômago também está comprimido, se alimentar pode se tornar uma tarefa difícil e desconfortável.
  • A pele e o cabelo podem se modificar nessa fase, se tornando mais secos ou oleosos.
  • Nesse período é comum que as varizes, hemorróidas e cãimbras se tornem mais constantes, mas que acabam sumindo depois que a mãe tem o parto.
  • Se a mulher se sentir demasiadamente cansada é provável que o médico solicite alguns exames para verificar o possível aparecimento de uma anemia, devido a todas essas mudanças.
  • As mulheres que têm o Rh negativo devem começar os preparativos para tomar a vacina adequada e evitar complicações durante o parto;
  • Se você tiver algum desejo por determinada comida não hesite em comer, claro, se for permitido pelo médico, pois essa vontade pode ser um sinal do seu corpo para alguma carência alimentar.
  •  Agora é o momento final para começar a colocar a mão na massa em relação ao enxoval, por isso, deixe tudo preparado e não faça de última hora, pode não dar tempo de fazer o chá de bebê, ensaios fotográficos e tudo mais.
  • Na decoração do quarto pense primeiro nos móveis, eles serão os mais úteis e essenciais nesse começo, aos poucos, você vai acrescentando os outros detalhes.
  • As noites das mamães começam a ficar mais longas, pois a posição ideal para dormir, simplesmente, não existe mais. Use os travesseiros para encontrar formas confortáveis de dormir e relaxar.

Essas são algumas dicas, orientações e conhecimentos que podem fazer muita diferença na 27ª semana de gestação, para que, assim, a mãe tenha momentos mais tranquilos e o bebê possa vir com bastante saúde.

E, se você se interessa sobre esse assunto, está planejando uma gravidez ou simplesmente quer se manter melhor informada, não deixe de conferir o artigo sobre: “Fases da 28ª semana de gestação”.

Leia Também 27 semanas são quantos meses ?

Acompanhe-nos no facebook

Confira as demais semanas

Sem. 01Sem. 02Sem. 03Sem. 04Sem. 05
Sem. 06Sem. 07Sem. 08Sem. 09Sem. 10
Sem. 11Sem. 12Sem. 13Sem. 14Sem. 15
Sem. 16Sem. 17Sem. 18Sem. 19Sem. 20
Sem. 21Sem. 22Sem. 23Sem. 24Sem. 25
Sem. 26Sem. 27Sem. 28Sem. 29Sem. 30
Sem. 31Sem. 32Sem. 33Sem. 34Sem. 35
Sem. 36Sem. 37Sem. 38Sem. 39Sem. 40

Leia também

33 semanas são quantas semanas de gravidez ?

33 semanas são quantos meses ?

33 semanas são quantos meses de gravidez ? Se você deseja saber sobre 33 semanas …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *