Home / Gravidez / Gestação 28 semanas
28 semanas de gravidez

Gestação 28 semanas

Sua Gravidez – Gestação 28 semanas

Na gestação 28 semanas a mamãe já está chegando na reta final, e, certamente, a ansiedade se torna cada vez maior! Nessa fase, o bebê apresenta novidades e o seu corpo pode estar passando por alguns processos que devem ser acompanhados por médicos e especialistas em gestação.

Os detalhes finais da gravidez começam também a deixar a mamãe ansiosa, e sem saber se está no caminho certo. Para evitar esse estresse desnecessário, é importante se organizar, seja montando planilhas que auxiliem na conferência das peças faltosas ou até mesmo pedindo ajuda para alguém mais experiente.

Nesse momento, é importante que você continue a estimular seu bebê, seja lendo para ele, cantando suas canções favoritas ou, até mesmo, conversando por longos períodos. Como você já sabe, sua resposta à estímulos vocais já estão avançadas e sua voz pode deixa-lo bem mais calmo!

As mudanças no seu corpo também são interessantes, umas vez que seu organismo está, gradativamente, se preparando para o parto. Confira dicas certeiras para curtir todos os momentos de sua gestação ao máximo!

Como seu bebê está crescendo e se desenvolvendo

gestação 28 semanas

Seu bebê já consegue distinguir o dia da noite através da evolução completa de seu sistema visual e de suas capacidades adquiridas. Nessa fase, o ultrassom da placenta é altamente recomendado para que saiba-se exatamente se o bebê está recebendo todo o tipo de nutrição que precisa.

Na gestação 28 semanas o bebê já é capaz de acompanhar o movimento da luz de dentro da barriga, virando sua cabeça em diversas direções diferentes. Além disso, ele também abre os olhos para o mesmo fim.

Com a ansiedade do momento, é importante reiterar que cada organismo funciona de uma maneira individual e, mesmo se seus relatos não se assemelharem aos aqui descritos, se você estiver lidando com um bom acompanhamento médico, não há nada a se preocupar.

Nesse momento, muitas mamães estão “cansadas” da gravidez, ao mesmo tempo que estão extremamente preocupadas com o que será de seus bebês quando saírem de suas barrigas.

Como o momento pode ocasionar um nível elevado de estresse, aproveite a gestação 28 semanas para relaxar como nunca antes fez, mesmo que pareça muito difícil. Busque o contato com a natureza, as massagens relaxantes e, caso precise pensar sobre a gravidez, pense sobre a vida pós-parto e tome algumas decisões que possam auxiliá-la.

Posicionamento do Bebê – gestação 28 semanas

Até esse momento, muitas mães acreditam que seus bebês já deveriam ter se posicionado na posição de parto, que consiste na cabeça em direção à pélvis e os pés para cima. Se isso ainda não aconteceu com você, não se preocupe. Há tempo e sua saúde não estará em risco, nem a do bebê.

Em determinados casos se faz necessária a intervenção médica para ajudar o bebê a se virar, então, caso esteja preocupada em excesso com a “demora”, não deixe de buscar ajuda de um profissional!

O aumento da barriga continua a acontecer e alguns desconfortos podem surgir. Na gestação 28 semanas, os olhos estão completamente formados, os pulmões estão quase 100% autônomos e o espaço no útero se torna cada vez menor.

Além disso, nos meninos, os testículos começam a descer em direção ao escroto, enquanto nas meninas a vulva não está completamente formada. Seus lábios vaginais se unirão e passarão a cobrir o clitóris apenas nas últimas fases da gravidez.

Seu bebê passa a maior parte de seu dia dormindo dentro do útero, estando com até 1 quilo de peso e 38 centímetros de altura. Desse período para frente você pode chegar a engordar até mesmo 5 quilos, devido ao peso corporal do bebê e das adaptações de seu corpo.

É sempre importante salientar a necessidade de manter uma dieta regrada e equilibrada, que contenha todos os nutrientes necessários para o seu corpo e para o organismo do bebê. Essa ação, além de proteger ambos contra algumas doenças comuns na gravidez, ainda é capaz de equilibrar o peso corporal.

Enxoval

gestação 28 semanas

Arrematar os últimos detalhes do enxoval pode ser uma boa solução para mamães que estejam ansiosas pelo nascimento de seu bebê. Como recomendado, é sempre uma boa ideia ter todo o quartinho do bebê finalizado antes do parto, uma vez que o pós-parto pode ser extremamente cansativo e não deixar muito tempo de sobra para isso.

Mães de primeira viagem podem ficar perdidas dentre tantas opções, fazendo com que fiquem ainda mais ansiosas e estressadas. Se esse for seu caso, não se desespere! Faça uma lista checando todas as necessidades do recém-nascido e siga-a à risca para se tranquilizar de que nada ficará em falta.

Aproveite os últimos momentos da gestação 28 semanas, pois, nas semanas seguintes, o frio na barriga para estar junto a seu bebê só aumentará! Confira as dicas desse arquivo e se adiante nos preparativos!

Fases da 28ª semana de gestação

 A partir do momento que se completa a gestação 28 semanas, o bebê já apresenta maior sensibilidade a luz que passa pela pele da barriga da mãe, com isso, já é possível diferenciar a noite do dia e lugares escuros de locais mais iluminados.

Além disso, nessas semanas que são, mais ou menos, equivalente aos 7 meses, a criança também já apresenta o estabelecimento do seu sono, assim, ela já consegue passar certo tempo dormindo na barriga e também acorda quando deseja, agora, com uma rotina.

Algumas mudanças são muito particulares e internas, assim, as mães não visualizam o que está acontecendo, por isso, é interessante ter noção do que pode vir acontecer para que o vínculo entre mãe e filho(a) seja maior.

O que esperar na 28ª semana de gravidez?

A gravidez traz consigo um misto muito grande de sensações e emoções que deixam as futuras mamães a flor da pele. Mas nada melhor do que o conhecimento e informação para acalmar os nervos e estar mais consciente dessa fase.

Na gestação 28 semanas é dado, oficialmente, o início do terceiro trimestre, que é considerado a reta final para o nascimento. Confira a seguir o que você deve esperar e saber para esse momento tão especial:

  • As unhas do bebê já começam a crescer, assim seus cílos e as camadas de gordura, que vão se formando lentamente sob a pele, para garantir a sua sobrevivência fora do útero;
  • Nessa fase recomenda-se que a mãe leia ou cante para o bebê, pois esse contato permite que a criança comece a reconhecer a voz da sua mãe antes mesmo de nascer;
  • A pele do bebê já está bem menos enrrugada e com aparência mais saudável, pois vem ganhando peso e gordura;
  • Em relação as medidas do bebê, nessa fase, ele pode chegar a 37,6 cm de comprimento e pesar na faixa de 1 kg, aproximadamente. Lembrando que se trata apenas de uma estimativa;
  • As reações do bebê são mais intensas e frequentes, já que as suas células cerebrais estão se desenvolvendo a todo vapor.

Agora falta pouco para que seu filho(a) venha ao mundo com bastante saúde. Mas também é preciso que a mãe tome alguns cuidados para garantir que o momento do nascimento seja especial e sem nenhuma complicação.

Como as futuras mamães devem reagir a 28ª semana de gravidez

A preocupação de uma mulher grávida parece que vai crescendo a medida que o grande dia vem chegando, o que não seria diferente ao entra na 28ª semana de gestação, em que falta pouco para a criança nascer.

Um dos fatores que elas mais se preocupam é com o ganho de peso do bebê, para que eles possa nascer com saúde. Por isso, é ideal comer alimentos mais saudáveis e evitar produtos industrializados, mas também não passe fome, seja consciente.

Para ajudar ter um excelente terceiro trimestre, confira a seguir algumas dicas que podem ser essencial para o seu bem estar e também para o seu bebê:

  •  Faça todos os exames de sangue, principalmente, o exame de diabetes quando o seu ginecologista solicitar;
  •  Os seis começam a ficar bem mais sensíveis e pode acontece de vazar o colostro, para algumas mães, não são todas;
  •  O aparelho gastrointestinal está mais lento e sobrecarregado, por isso, é normal ter azia, indegestão e até mesmo prisão de ventre;
  •  Para evitar esses incômodos na alimentação, procure comer lentamente, não ingerir líquidos e sempre mastigar muito bem os alimentos;
  •  As bebidas e comidas mais geladas podem ajudar a aliviar e suavizar esse sintomas gastrointestinais;
  •  As mulheres que têm o Rh negativo devem começar os preparativos para tomar a vacina adequada e evitar complicações durante o parto;
  •  Agora é o momento final para começar a colocar a mão na massa em relação ao enxoval, por isso, deixe tudo preparado e não faça de última hora, pode não dar tempo de fazer o chá de bebê, ensaios fotográficos e tudo mais;
  •  Na decoração do quarto pense primeiro nos móveis, eles serão os mais úteis e essenciais nesse começo, aos poucos, você vai acrescentando os outros detalhes;
  •  As noites das mamães começam a ficar mais longas, pois a posição ideal para dormir, simplesmente, não existe mais. Use os travesseiros para encontrar formas confortáveis de dormir e relaxar.

Agora, com essas dicas da 28ª semana de gestação você está mais preparada para enfrentar todas as mudanças e preparativos que devem ser feitos para que o seu bebê venha com bastante saúde.

E, se você se interessa sobre esse assunto, está planejando uma gravidez ou simplesmente quer se manter mais bem informada, não deixe de conferir o artigo sobre: “Fases da 29ª semana de gestação”.

Acompanhe-nos no facebook

Confira as demais semanas

Sem. 01Sem. 02Sem. 03Sem. 04Sem. 05
Sem. 06Sem. 07Sem. 08Sem. 09Sem. 10
Sem. 11Sem. 12Sem. 13Sem. 14Sem. 15
Sem. 16Sem. 17Sem. 18Sem. 19Sem. 20
Sem. 21Sem. 22Sem. 23Sem. 24Sem. 25
Sem. 26Sem. 27Sem. 28Sem. 29Sem. 30
Sem. 31Sem. 32Sem. 33Sem. 34Sem. 35
Sem. 36Sem. 37Sem. 38Sem. 39Sem. 40

Veja Também

38 semanas de gravidez

Gestação 38 Semanas

Sua Gravidez – Gestação 38 semanas A contagem regressiva nunca foi tão intensa na sua …

Comentário

  1. Foi o melhor conteúdo sobre gravidez semana a semana que encontrei na internet, sou fã de voces, parabens !!!

Deixe uma resposta