Home / Gravidez / Gestação 29 semanas
29 semanas de gravidez

Gestação 29 semanas

Sua Gravidez – Gestação 29 semanas

Parabéns, mamãe! Se você estiver seguindo um ciclo regular, você está, agora, há 12 semanas do parto! Certamente, na gestação 29 semanas, a expectativa está cada vez maior! Porém, é importante não se submeter a estresses desnecessários nesse momento, se focando na sua saúde e na saúde do bebê!

O aumento da vascularização corporal pode levar seu corpo a consequências desagradáveis como a comum hemorroida que atinge diversas gestantes. Para tentar evitar o problema, a recomendação médica é de alta ingestão de água e líquidos saudáveis, como a água de coco.

Outro ponto interessante da gestação 29 semanas é o início das chamadas “contrações de treinamento”, que indicam que seu corpo está se preparando cada vez mais para o parto. Apesar de não serem comparáveis às do parto de verdade, essas contrações podem dar à você uma boa ideia do que está por vir.

As consultas ao médico também deixam de mensais e passam a ser quinzenais, uma vez que esse é o momento de conferir com seu obstetra se tudo está caminhando de acordo com os conformes e se algumas medidas devem ser tomadas! Não perca suas consultas e coloque seu bebê sempre em primeiro lugar, como você certamente já faz!

Como seu bebê está crescendo e se desenvolvendo

gestação 29 semanas

Com o peso corporal de aproximadamente 1 quilo e 100 gramas, seu bebê pode chegar até a 39 centímetros de comprimento. Sua cabeça está em constante desenvolvimento, bem como desenvolvimento de seu cérebro. Seu esqueleto está se tornando mais rígido e seus órgão continuam a amadurecer.

O bebê, na gestação 29 semanas, passa a pedir por ainda mais nutrientes. Se você esteve se focando em sua alimentação até agora, certamente deverá multiplicar esses cuidados.

Suas necessidades de cálcio, proteína, ferro, vitamina C e ácido fólico serão provavelmente os mais afetados, sendo até indicado consideram checar a necessidade de uma suplementação com seu médico.

Nos bebês meninos, o testículo está quase completamente posicionado, enquanto as meninas ainda precisam percorrer um curto caminho até terem seu clitóris completamente coberto pelos lábios vaginais.

Os Bebês ficam mais ativos

Ainda na gestação 29 semanas o bebê se torna extremamente ativo e se mexe constantemente. Ele brinca, toca o próprio corpo, treina de diversas formas e reage a qualquer estímulo de luz ou sonoro que venha de fora da barriga.

Até mesmo o cordão umbilical passa a ser um brinquedo nas mãos do bebê, o que pode incomodar um pouco a mãe. Porém, saiba que esse tipo de movimentação é normal e indica que tudo está indo bem com o pequenino.

A multiplicação das células e avanço dos órgãos está a todo vapor, especialmente com o cérebro atuando como um gerente de todas as funções corporais.

Inchaços na gestação 29 semanas

As mamães podem vivenciar inchaços nas mãos e pés, podendo investir em auto-massagens nas mãos e ajuda para os pés. Muitas massagens especializadas para gestantes podem ser encontradas, mas é interessante confirmar com o médico se elas são recomendadas no seu caso.

Muitas vezes o posicionamento correto e a elevação das mãos e pés pode ser o suficiente para diminuir consideravelmente os desconfortos. O peso corporal da mão também segue aumentando e limitando alguns movimentos.

A frequência urinária, como esperado, atinge novos limites, uma vez que a pressão na bexiga pelo bebê é constante. Além disso, as recomendações de “exagerar” no líquido para evitar problemas também amplificam essa necessidade.

Fique atenta ao aumento excessivo de peso! Ele não é saudável nem para você, nem para o bebê, além de dificultar drasticamente o seu dia a dia. Ela pode ser advinda de uma alimentação desregrada ou de algum outro problema. De qualquer forma, consulte seu especialista preferido.

Parto normal ou cesárea

gestação 29 semanas

Chegou o momento desse importante debate: parto normal ou cesárea? Pois bem, agora, na gestação 29 semanas, seu médico precisará estar mais próximo de você do que nunca. Apesar de existir a opção de vivenciar um parto caseiro e sem intervenção médica, é interessante ao menos ouvir a opinião de um especialista.

Nenhum parto é  igual ao outro. Cada mulher vive e reage à sua experiência de forma pessoal, o que indica que, se houver a opção, a escolha deve ser completamente da mãe. Para tomar a decisão correta e mais indicada para você, é essencial estar completamente informada sobre todas as suas opções.

Conheça os passos essenciais para cada tipo de parto e analise qual melhor se encaixa à sua vontade. Faça isso, preferencialmente, junto a um especialista.

Além de conhecer o funcionamento de cada tipo de parto, é interessante conhecer o que acontecerá com você e com seu corpo nesse momento tão especial. Aproveite sua gestação 29 semanas para se informar ao máximo e tirar todas suas dúvidas! Você, agora, está na reta final.

Fases da 29° semana de gestação

Na gestação 29 semanas o seu bebê já se encontra com o formato cada dia mais parecido no momento de nascer. E caso você esteja esperando por um menino, essa é a fase em que os testículos irão descer para o saco de forma definitiva.

Mas, caso você esteja esperando uma menina, o clitóris ainda estará proeminente, no entanto, até o dia do nascimento os grandes lábios irão cobri-los.

Assim, na 29º semana de gestação, ele já começará a se posicionar para o nascimento, o que é bastante comum que a mãe o sinta se virando, e caso ele estivesse sentado é possível que o bebê vire a cabeça para baixo nessa etapa.

Saiba mais sobre as fases da 29º semana de gestação

Na gestação 29 semanas pode-se dizer que é uma etapa bastante ativa para o bebê, o qual se vira, se move e brinca dentro da barriga da mãe, onde ele faz tantos movimentos que chega até mesmo a causar um certo incomodo para a mãe.

Geralmente, nessa fase o bebê chega a medir aproximadamente 39 centímetros e com um peso de 1,200 kg, o que pode-se dizer que ele já se encontra bem grande nesse período.

Além disso, os seus órgãos, bem como cada sentido do corpo do bebê, está se desenvolvendo sempre mais para poder sobreviver após o nascimento. Por isso, com 29 semanas de gestação, a função do pulmão já começa a se tornar ativa, o que faz com que o bebê já aprenda a controlar a respiração e o seu corpo já consegue manter a temperatura mais adequada.

No caso dos seus ossos, eles já se encontram cada vez mais rígidos e bastante firmes e, por isso, é extremamente importante que a mãe faça a ingestão de alimentos que contenham bastante de cálcio, além da ingestão de vitaminas, como o ferro, vitamina C e ácido fólico, os quais são importantes para ajudar no desenvolvimento do bebê.

Como a futura mamãe se sente nas fases da 29º semana de gravidez?

Na 29º semana de gestação, a futura mamãe já começa a sentir muitas coisas, pois finalmente irá entrar no sétimo mês e o começo do terceiro trimestre. Assim, os principais sentimentos e sensações que ela pode ter são:

  • Nessa etapa os movimentos do bebê ficam cada vez mais intensos e, por isso, a mãe acaba tendo bastante de dificuldade na hora de dormir.
  • O bebê nessa fase costuma se mexer muito, pois gosta de brincar nas costelas da mãe, o que também pode ser um incômodo.
  • Nessa fase as futuras mamães já podem começar a preparar e organizar as roupinhas do bebê se elas já tiverem tudo comprado.
  • É muito importante que todas as roupinhas compradas do bebê sejam lavadas, e para isso a dica é usar sempre sabão líquido específico ou sabão de coco, o qual é neutro.
  • Nesse momento já chegou a hora de montar a mala e o quarto do bebê, para que tudo fique organizado, bem arrumado, limpo e bonito. Sendo assim, realize tudo que puder para ter o quarto dos sonhos, mas sempre lembre que é importante lembrar que tudo deve encaixar no seu orçamento.
  • Na fase da 29º semana de gestação a futura mamãe poderá ainda apresentar alguns inchaços, onde principalmente as mãos e os pés são afetadas devido a redução da circulação sanguínea.
  • Assim, a dica é que a futura mamãe sempre utilize meias elásticas que já são apropriadas para gravidas e que podem ajudar muito na circulação do sangue, bem como o uso de sapatos que sejam mais baixos e confortáveis.
  • Outra dica é procurar deixar as pernas para o alto se possível, assim você deve se deitar e coloca-las para cima ao longo do dia, pois com isso você descansa um pouco apoiando em algo mais alto até mesmo que sentada.

Como o bebê está se desenvolvendo?

Na gestação 29 semanas os músculos e os pulmões do bebê ainda continuam se desenvolvendo, e a cabeça continua crescendo para poder acomodar corretamente o cérebro, o qual se encontra cada dia maior.

Dessa forma, com tanto crescimento é importante que o bebê receba muitos nutrientes e, com isso, é nessa fase que você deve manter regrada a sua alimentação deixando-a ainda mais equilibrada.

Portanto, pode-se dizer que na 29 semana de gravidez você já se encontra na reta final da gravidez, onde o sono já não se encontra mais o mesmo, e nem a disposição, pois tudo nessa etapa parece incomodar. Por isso, nesse momento procure pedir ajudar para o seu companheiro e relaxe.

Você gostou de saber sobre as fases da 29º semana de gestação? Então o que acha de continuar nos acompanhando e conhecer no próximo artigo tudo sobre: Fases da 30º semana de gestação? Confira a seguir!

Acompanhe-nos no facebook

Confira as demais semanas

Sem. 01Sem. 02Sem. 03Sem. 04Sem. 05
Sem. 06Sem. 07Sem. 08Sem. 09Sem. 10
Sem. 11Sem. 12Sem. 13Sem. 14Sem. 15
Sem. 16Sem. 17Sem. 18Sem. 19Sem. 20
Sem. 21Sem. 22Sem. 23Sem. 24Sem. 25
Sem. 26Sem. 27Sem. 28Sem. 29Sem. 30
Sem. 31Sem. 32Sem. 33Sem. 34Sem. 35
Sem. 36Sem. 37Sem. 38Sem. 39Sem. 40

 

Veja Também

38 semanas de gravidez

Gestação 38 Semanas

Sua Gravidez – Gestação 38 semanas A contagem regressiva nunca foi tão intensa na sua …

3 Comentários

  1. Foi o melhor conteúdo sobre gravidez semana a semana que encontrei na internet, sou fã de voces, parabens !!!

     

Deixe uma resposta