Home / Gravidez / Gestação 3 semanas

Gestação 3 semanas

Sua Gravidez – Gestação 3 semanas – O que está acontecendo com o seu bebê? Momento da fecundação!

A gestação 3 semanas é aquele momento que o seu bebê ainda é praticamente uma “sementinha”. Isso porque faz pouco tempo que o óvulo teve a fecundação com o espermatozoide e nesse período ele basicamente passará por uma divisão de diversas células, sem que tenha seu tamanho alterado ainda. – Porém, esse é o inicio de uma linda e importante trajetória!

Nesse período ele deverá descer as trompas e seguir seu destino até o útero da futura mamãe – ainda na forma de blastocisto, que nada mais é do que uma pequena bolinha celular repleta de liquido.

Ele deverá ainda se fixar na parede uterina e seguir seu desenvolvimento.

É na terceira semana e também na quarta que o “ovo” passará a ser alimentado por diversos nutrientes que ficam presentes já na trompa uterina, bem como também no útero.

Para se ter uma maior noção é nesse período que o bebê estará medindo algo em torno de apenas 0,15 mm – isso é algo muito semelhante a uma cabeça de um alfinete!

Por mais que ele ainda seja tão pequenino já é possível identificar suas partes fetais, como a bolsa e a placenta.

 gestação 3 semanas

 gestação 3 semanas – entendendo melhor sua gravidez!

Ansiedade – sem a menor sombra de dúvidas esse é o principal sintomas que muitas futuras mamães precisam aprender a lidar, principalmente as de primeira viagem!

Isso porque ainda nesse período é muito difícil saber de fato se a mulher está realmente grávida ou não! Os sintomas comuns provenientes da gestação ainda não se manifestarão – enjoos, sonolência, maior vontade de fazer xixi, cansaço, entre outros somente passam a se manifestar mais para frente.

Logicamente não há uma regra única para esse aspecto. Há algumas mulheres que simplesmente passam todo o período da gravidez sem sentir um enjoo sequer, enquanto outras identificam que algo está diferente com seu corpo logo no inicio.

Os cheiros e alguns alimentos podem passar a ser muito incômodos, algo que antes da gravidez não ocorria!

Outro ponto muito comum nesse inicio é um pequeno sangramento – em geral ele é causado pela chamada nidação, que é justamente o momento que o blastocisto tende a penetrar na mucosa do útero, passando a estabelecer o seu desenvolvimento.

Mas, não há motivos para se preocupar ou achar que há algo errado com você ou com o bebê! – Isso é natural e certamente não há porque ficar sob alerta!

Livros que recomendo

Milagre da vida….  gestação 3 semanas

A 3 semana de gravidez é considerada àquele momento que se estabelece o que muitos chamam de “milagre da vida”. – e isso não é um exagero não!

Para se ter maior noção, basta pensar que um espermatozoide pode demorar cerca de 10 horas para fazer o seu trajeto rumo ao óvulo da mulher – ele teve que passar pelo canal vaginal, cérvix, útero e trompas de falópios. Um logo caminho, não é mesmo?

Foram mais de 300 milhões de espermatozoides que tiveram que passar por todo esse árduo processo e somente 0,1% de toda essa “multidão” conseguem de fato chegar a um destino – as trompas!

Mas, somente um conseguirá realmente penetrar a parte externa do útero e assim fertiliza-lo!

O corpo da futura mamãe!

É no final da terceira semana, praticamente na quarta semana que as mamães começam a sentir de forma mais substancial e frequente os sintomas clássicos da gravidez!

Algumas mulheres passam a sentir algum desconforto, como seios mais doloridos, cansaço e até mesmo uma vontade maior de urinar – mas, nada de preocupação! Esses sintomas costumam variar muito de uma mulher para a outra – há até mesmo mulheres que não sentem absolutamente nada.

É também no final dessa fase que o hormônio da gravidez passa a ser identificado tanto no exame de sangue quanto de urina – esse hormônio é o HCG (Gonadotrofina Coriónica Humana).

É justamente esse hormônio que tem como responsabilidade contribuir com a inibição da menstruação e também da ovulação, permitindo que a gravidez possa seguir adiante.

 gestação 3 semanas

Cuidados com a alimentação são importantes até mesmo nessa primeira fase!

Uma boa alimentação, mesmo que ainda seja nesse comecinho, é fundamental – isso garante que você mantenha não somente a sua saúde em dia, como também a saúde do seu bebê!

Se por acaso você já tiver certeza que está gravida ainda na terceira semana, é interessante já estabelecer o consumo de vitaminas consideradas maternas, que ajudarão a garantir o suprimento de diversas vitaminas importantes para vocês dois!

Opções como o cálcio é determinante para contribuir com a boa formação dos ossos do bebê! O ferro e o ácido fólico também são muito importantes.

A lei é exagerar no consumo de alimentos como saladas verdes e comer carnes vermelhas (magras), bem como ovos e legumes!

A  gestação 3 semanas é um momento mágico e encantador da gestação, por isso aproveite cada segundo dessa etapa tão importante!

Acompanhe-nos no facebook

 

Confira as demais semanas

Sem. 01Sem. 02Sem. 03Sem. 04Sem. 05
Sem. 06Sem. 07Sem. 08Sem. 09Sem. 10
Sem. 11Sem. 12Sem. 13Sem. 14Sem. 15
Sem. 16Sem. 17Sem. 18Sem. 19Sem. 20
Sem. 21Sem. 22Sem. 23Sem. 24Sem. 25
Sem. 26Sem. 27Sem. 28Sem. 29Sem. 30
Sem. 31Sem. 32Sem. 33Sem. 34Sem. 35
Sem. 36Sem. 37Sem. 38Sem. 39Sem. 40

 

 

Leia também

33 semanas são quantas semanas de gravidez ?

33 semanas são quantos meses ?

33 semanas são quantos meses de gravidez ? Se você deseja saber sobre 33 semanas …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *