Home / Gravidez / Gestação 30 Semanas
30 semanas de gravidez

Gestação 30 Semanas

Sua Gravidez – Gestação 30 Semanas

Com um pouco mais de 7 meses de gravidez, você atingiu oficialmente uma das últimas fases da gestação! Em breve seu bebê estará a seu lado, suprindo todas as expectativas de conhecer seu rostinho, sentir seu cheirinho e cuidar dele. Na gestação 30 semanas, aproveite para conhecer um pouco mais sobre seu corpo e o organismo do bebê.

Nessa fase, o espaço do útero é completamente ocupado pelo bebê, sendo essencial tomar alguns cuidados para não se sentir muito desconfortável com a pressão em alguns órgãos. As mudanças em relação ao corpo do bebê não são tão radicais, mas alguns deles podem ajudar a atiçar a imaginação e a ansiedade de conhecer seu  bebê.

Nessa fase a sensibilidade pode se tornar ainda maior, fazendo com que você se pegue chorando constantemente e se sentindo irritada ao longo do dia. Mesmo sendo difícil, tente pensar nisso como uma parte natural do processo que pode te ensinar mais do que atrapalhar! Confira nossas dicas e boa sorte!

Como seu bebê está crescendo e se desenvolvendo

gestação 30 semanas

Exigindo o máximo possível de nutrientes para se desenvolver com saúde, seu bebê pode estar fazendo com que você sinta muita fome e até mesmo “desejos malucos”. Porém, com a alimentação certa, você sentirá com muito menos efeito esses sintomas e poderá evitar o ganho excessivo de peso.

Na gestação 30 semanas é normal que as grávidas cheguem a ganhar até mais dois quilos, não sendo saudável ultrapassar muito essa marca. Consulte-se com seu médico para entender como manter o equilíbrio entre o seu peso e o peso do bebê.

Pesando quase 1 quilo e 400 gramas, seu bebê pode chegar a até 40 centímetros, contando dos pés à cabeça. A produção de células continua e o cérebro passa a ficar mais enrugado.

O processo de engorda do bebê faz com que sua pele se torne cada vez mais lisa, possibilitando que seus tecidos se acomodem melhor e que o bebê se proteja do frio do lado de fora de útero.

As unhas também passam a ficar cada vez maiores, mas molinhas e sensíveis. Seu esqueleto também continua a se enrijecer. A movimentação da cabeça em direção à pélvis também deve acontecer. Caso não aconteça, consulte seu médico para maiores informações.

A mamãe pode vivenciar prisão de ventre e azia, sintomas desagradáveis da gestação. É importante ajustar a alimentação e cortar alimentos como frituras, doces e especialmente bebidas ricas em açúcar, bem como alimentos com muitos condimentos.

A Barriga está crescendo mais – gestação 30 semanas

O aumento da barriga é inevitável, o que deixa algumas mães muito desconfortáveis. Porém, você pode aproveitar esse momento para desfilar seu orgulho por aí, enquanto mães mais tímidas podem se acalmar sabendo que não falta muito para que a situação se normalize.

O bebê não será definido pelo formato de sua barriga, uma vez que existem diversos tipos. Nenhum deles está mais “certo” do que o outro, e, como muitos muitos indicam, não é o formato da barriga que define o sexo do bebê. Consulte seu médico para saber mais sobre seu formato de barriga.

Na gestação 30 semanas, as mudanças físicas de seu bebê não são tão diferentes do que na semana anterior, contando apenas com o fato de que seu desenvolvimento dos órgãos e das partes reprodutivas estão a todo vapor.

As principais mudanças observadas nesse momento advém da mãe e de seus desconfortos, que podem ser amenizados com a ingestão de muito líquido, massagens com óleos naturais e o repouso com as pernas elevadas.

Nas mãos, uma auto-massagem deve ser suficiente para minimizar o inchaço.

Mau humor e choro

gestação 30 semanas

A sensação vivida no começo da gravidez de mau humor e choro pode voltar a atormentar você na sua 30 Semana de Gravidez. Isso acontece devido às mudanças hormonais e no organismo, e são muito comuns – além de inevitáveis.

Nessa fase, o corpo pode estar completamente desregulado, desde problemas para usar o banheiro até noites mal dormidas – seja por conta de posições desconfortáveis ou por conta de sonhos assustadores e realistas que refletem o medo de falhar.

Acredite, você não é a única a passar por isso! Nesse momento, é interessante até mesmo conversar com outras mães e conhecer suas vivências, para acreditar mais em si mesma e pensar menos sobre algo tão natural e intuitivo.

Considere formas de minimizar as chances de depressão, para que você não se depare na gestação 30 semanas com a depressão pós-parto lá na frente. Existem opções de remédios que podem ser tomados sem que o bebê sofra as consequências!

Aproveite sua gestação 30 semanas para se informar mais sobre as experiências de outras mães e para minimizar as chances de deixar a tristeza e a sensibilidade atrapalharem seus momentos com seu bebê!

Fases da 30° semana de gestação

Na getação 30 semanas o seu bebê provavelmente já estará com aproximadamente o peso de 2 kg e, com isso, como ele estará bem grande, o seu desenvolvimento fetal será impressionante.

Devido ao fato de ele estar se tornando mais gordinho, ele terá, porém, apenas cerca de 2% do seu peso em gordura, e irá medir aproximadamente 40 centímetros, além de estar extremamente ativo.

Sendo assim, nessa etapa você já pode conversar com o seu bebê, pois ele irá ouvir o som da sua voz, o que geralmente faz muito bem a ele, acalmando e acalentando.

Conheça mais sobre a 30º semana de gravidez

Na gestação 30 semanas o seu bebê irá flutuar dentro de cerca de meio litro de líquido amniótico, onde tal quantidade irá diminuindo com o passar das semanas conforme o bebê for ocupando quase todo o espaço dentro da sua barriga.

Nessa etapa o bebê também já começa a diferenciar tudo aquilo que é claro e escuro, podendo até mesmo seguir com os olhos uma luz que se mexe do lado de fora da sua barriga.

Assim, ao nascer, o bebê irá ficar com os olhos fechados a maior parte do tempo, porém quando os abrir ele irá enxergar muito bem você quando tiver com o seu bebê no colo.

Como funciona o desenvolvimento do bebê ?

Na gestação 30 semanas  ocorre diversos desenvolvimentos do bebê, os quais são:

  • Nessa etapa o bebê já começa a ter uma grande evolução da sua sensibilidade ocular, o que torna possível ele responder a alguns estímulos de luzes que são colocadas na barriga e fazer a diferenciação da iluminação, ou seja, quando é escuro ou claro.
  • Em relação ao seu corpo e membros, todos já se encontram bem formados, desenvolvidos e gordinhos, onde as mãos e os pés já apresentam até mesmo unhas.
  • Nessa fase o bebê ainda não possui totalmente um controle sobre as suas mãos, porém é capaz de conseguir segurar o cordão umbilical e puxar os cabelos.
  • Além disso, nessa fase o bebê irá dividir o espaço na barriga com aproximadamente 1 litro de líquido amniótico, o que é de extrema importante para a sua sobrevivência dentro do útero.
  • No caso dos pulmões do bebê, bem como o seu sistema respiratório e digestivo já estarão completamente aptos para poder trabalhar.
  • Nessa etapa, o crescimento do bebê se torna mais lenta e o principal foco é o ganho de peso, o qual irá passar muito rápido até o dia do nascimento.
  • Na 30º semana de gestação a sua pele se encontra bastante lisa e rosada por conta do acúmulo de gordura que ele apresenta abaixo da pele.
  • Por fim, nessa fase você irá sentir os movimentos mais lentos, mas não se preocupe com isso, pois é completamente normal devido ao curto espaço em que o bebê passar a ter com o seu crescimento.

Como a futura mamãe se sente na gestação 30 semanas?

Na 30º semana de gestação a futura mamãe já começa a se sentir bem mais pesada, onde o normal é que ela ganhe cerca de 9 a 13 quilos durante a sua gestação. Por isso, é extremamente importante que você não exagere na alimentação, pois é preciso que você se alimente bem e sempre de 3 em 3 horas.

Além disso, na 30º semana de gestação as consultas com o obstetra devem sempre ser realizadas de quinze em quinze dias e não mais de forma mensal como anteriormente.

Em muitos casos, a maioria dos médicos ainda solicitam que as consultas sejam até mesmo semanais, no entanto isso irá depender muito do seu estado de saúde e do seu bebê.

Como a sua barriga já se encontra bastante grande e pesada nessa etapa, pode ser que você acabe sentindo bastante de cansaço e indisposição, além do fato do seu humor que antes estava estabilizado, agora começa a ser um incômodo em que muitos momentos de tristeza podem ocorrer.

Por isso, nessa fase procure não se cobrar tanto, e tente descansar sempre que for necessário e se cuidar muito. Uma dica bastante válida é você passar um dia no salão de beleza cuidado do seu cabelo, da sua pele e das unhas, o que faz com que você se sinta bem melhor.

Além disso, nessa etapa você ainda pode sentir muitas dificuldades de respirar, o que é normal, pois é resultado do peso do seu útero que fica pressionando o diafragma. No entanto, em poucos dias isso irá amenizar quando o bebê estiver descendo e encaixado no quadril.

Portanto, na 30 semana de gravidez é extremamente importante que você se cuide mais e dê atenção a todas as informações que foram citadas acima, pois assim é possível que você passe por essa fase com muito mais tranquilidade.

Você gostou das informações sobre as fases da 30º semana de gestação? Então continue conosco nos acompanhando e saiba tudo no próximo artigo sobre: Fases da 31º semana de gestação.

Leia Também 30 semanas são quantos meses ?

Acompanhe-nos no facebook

Confira as demais semanas

Sem. 01Sem. 02Sem. 03Sem. 04Sem. 05
Sem. 06Sem. 07Sem. 08Sem. 09Sem. 10
Sem. 11Sem. 12Sem. 13Sem. 14Sem. 15
Sem. 16Sem. 17Sem. 18Sem. 19Sem. 20
Sem. 21Sem. 22Sem. 23Sem. 24Sem. 25
Sem. 26Sem. 27Sem. 28Sem. 29Sem. 30
Sem. 31Sem. 32Sem. 33Sem. 34Sem. 35
Sem. 36Sem. 37Sem. 38Sem. 39Sem. 40

Leia também

33 semanas são quantas semanas de gravidez ?

33 semanas são quantos meses ?

33 semanas são quantos meses de gravidez ? Se você deseja saber sobre 33 semanas …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *