Home / Gravidez / Gestação 31 semanas
31 semanas de gravidez

Gestação 31 semanas

Sua Gravidez – Gestação 31 semanas

A primeira semana da reta final da gravidez! Para muitas gestantes, a gestação 31 semanas chega com a promessa de uma proximidade muito maior da chegada do bebê, afinal, mais do que nunca a contagem regressiva está a todo e pleno vapor, não é mesmo?

Mas, o que será que acontece internamente ao longo desta semana? Quais são os avanços do bebê que está se preparando para vir ao mundo e como o corpo da grávida se prepara para o tão esperado parto?

Descubra a gestação 31 semanas  neste artigo, tire suas dúvidas e viva intensamente cada um dos 7 dias deste momento mágico na vida da mãe e do bebê. Confira:

Como seu bebê está crescendo e se desenvolvendo

gestação 31 semanas 

Na gestação 31 semanas  o bebê costuma ter algo em torno de 1,5 kg e cerca de 39 a 41 centímetros. A gravidez se aproxima do fim do sétimo mês e é comum que os movimentos dentro da barriga sejam mais bruscos, porém menos recorrentes.

O espaço começa a ficar mais apertado para o bebê que passará a ficar mais quietinho, apenas engordando muito.

Aliás, por falar em engordar, prepare-se para ver os números da balança subirem, pois com o organismo praticamente todo formado, é chegada a hora do bebê ganhar suas primeiras gordurinhas já que daqui até o final da gravidez o ganho será de, em média, 1 a 2 kg.

Como citado, os órgãos do bebê já estão bem formados nesta fase da gestação. Membros como braços e pernas também se encontram mais proporcionais ao tamanho da cabeça nesta fase.

Pulmão

O pulmão, que é o órgão que se forma mais tardiamente no corpo humano, está a pleno vapor em seu processo de formação para acompanhar o ritmo de desenvolvimento do Bebê. Dentro de mais algumas semanas ele será considerado como maduro o suficiente para que o bebê nasça.

Outro dado importante é que nesta fase há muitos estudos que apontam que o bebê já reconhece a voz dos pais e das pessoas mais próximas apresentando reações quando as escuta de dentro do útero.

Para a mamãe, as mudanças que são mais fortemente sentidas neste último trimestre estão relacionadas ao desconforto para dormir, já que a barriga começa a ser um empecilho natural para ficar na posição favorita na cama, valendo ressaltar que muitas podem sentir azia e enjoos novamente.

Como o bebê começa a fazer mais peso em cima do estômago, comer menos, porém mais vezes ao dia pode ser a melhor alternativa para que as gestantes tenham mais conforto não apenas ao longo dessa gestação 31 semanas , mas até o dia do parto mesmo.

A dica para esta semana é encarar alguns chás leves antes de ir dormir para garantir uma noite melhor dormida e livre de incômodos relacionados ao estômago.

Colostro e seu surgimento

Dúvida de muitas mães, principalmente daquelas que já estão passando pela gestação 31 semanas , vale destacar aqui o que é o colostro e quando ele costuma dar as caras na vida da grávida.

Colostro, segundo definições do dicionário, é um líquido que costuma ser amarelado e que é secretado pelas glândulas mamárias, ou seja, dos seios.

Para que serve o Colostro ?

Riquíssimo em anticorpos, este é o primeiro tipo de “leite” a que o recém-nascido tem contato e consome nos primeiros dias antes que o leite de fato desça e comece a ser sugado.

O colostro, entretanto, pode surgir muito antes do nascimento do bebê e isso costuma pegar muitas grávidas desprevenidas. É claro que cada caso é um caso, porém saiba que se algum líquido começar a sair dos seus seios nesta fase tudo está sob controle e absolutamente normal.

Há quem entenda, inclusive, que tal antecipação do colostro significa uma amamentação muito mais rica em quantidade de leite para o bebê.

É claro que isso nem sempre se mostra como verídico uma vez que não são poucos os casos em que gestantes não tem qualquer sinal do líquido até o nascimento. Comparações não são bem-vindas aqui, visto que cada corpo e organismo responde de uma forma específica aos hormônios da gravidez.

Desta forma, vale destacar que tanto é normal que o colostro vaze nas semanas que antecedem ao parto quanto é normal também que nenhuma gota se quer saia dos seios até as primeiras puxadas do recém-nascido.

Independente da circunstância, você poderá ter uma gigantesca quantidade de leite materno para amamentar o bebê, portanto, procure não se preocupar com aquilo que não vale a preocupação.

Uma dica importante, entretanto, para aquelas que estão passando pela gestação 31 semanas  e já sentem os líquidos vazando dos seios é começar a fazer uso de sutiãs confortáveis para dormir junto com protetores que não deixarão seu pijama molhar.

Pode ser realmente desconfortável acordar toda molhada, por isso este cuidado será indispensável mesmo antes do nascimento.

Fases da 31° semana de gestação

Na gestação 31 semanas  é o momento em que o seu bebê já chega a pesar aproximadamente mais de 2 kg e medindo 42 centímetros, o que pode-se dizer que ele já se encontra com em um espaço bastante limitado dentro da sua barriga.

Assim, como o bebê se encontra cada vez mais apertado, os movimentos dele também tendem a ficar diminuídos, o que acaba se tornando um enorme incômodo para a mãe.

Além disso, nessa fase alguns bebês são bem mais ativos durante a noite dentro da barriga da mãe, o que faz com que elas acabem dormindo mal, no entanto, esse é um período bastante importante, pois o bebê começa a acumular gordura nos últimos meses, e as suas pernas e braços já se encontram mais fortes.

Como é o desenvolvimento do bebê na 31 semana de gravidez?

Em relação ao desenvolvimento do bebê na gestação 31 semanas ele já possui as pernas e os braços bem mais longos, ou seja, ele está bem mais proporcional ao tronco e a cabeça.

Assim, se for realizada um ultrassom nessa fase, é possível notar o bebê dormindo, pois é uma etapa em que ele gosta muito de dormir, pois está em um local bem aconchegante e quentinho no útero, além de conseguir ouvir os batimentos cardíacos da mãe, sendo o seu som favorito.

Nessa fase de gestação, o bebê também pode se encontrar bem mais esperto, pois já é capaz de responder aos estímulos externos, como as vozes dos pais e as caricias que são feitas na barriga.

Assim, na 31º semana de gestação, os pulmões do bebê já estão quase prontos e a produção de surfactante já começa a acontecer para que ocorra um impedimento de que a parede dos alvéolos se une e colem, o que dificultaria a respiração.

Nessa etapa o bebê costuma ainda bocejar e dormir muito, e o acúmulo de gordura que fica abaixo da pele se torna cada vez mais evidente, o que acaba impedindo que os vasos sanguíneos fiquem nítidos como antes.

Portanto, já pode-se dizer que essa é uma das etapas finais da sua gestação, faltando muito pouco tempo para que o seu bebê termine de se desenvolver e esteja pronto para vir ao mundo.

Como a futura mamãe se sente na  31º semana de gestação?

Em relação aos sentimentos e sensações da futura mamãe na gestação 31 semanas, podem ocorrer diversas situações, as quais são:

  • Nessa fase a futura mamãe estará definitivamente entrando no terceiro trimestre, apresentando uma barriga grande e saliente, o que pode acabar sendo bem cansativo.
  • Nesse momento a mãe pode apresentar ainda bastante de inchaço nas pernas, o que é muito comum e deve sempre ser monitorado pelo médico obstetra.
  • Além disso, é extremamente importante nessa etapa que a mãe se atente a pressão arterial, a qual deve ser acompanhada diariamente e quando existir alguma mudança é necessário que ela procure pelo seu médico imediatamente.
  • Infelizmente, a incidência de pré-eclâmpsia tem subido muito, e normalmente isso ocorre por conta da má alimentação das mães. Por isso, é muito importante que haja uma alimentação saudável, com muitos legumes e verduras para fazer tanto bem para ela como para o bebê.
  • Nessa fase os seios da futura mamãe ficam cada vez maiores, e as aréolas se tornam bastante escuras, surgindo até mesmo alguns carocinhos ao redor da mama. No entanto, não se preocupe se isso ocorrer, pois esses são alguns sinais de que os seus seios estão já se preparando para a amamentação e também faz parte do processo de produção do leite.
  • Ainda em relação aos seios, irá existir uma grande sensibilidade e, por isso, o mais indicado é o uso de sutiãs que sejam mais confortáveis.

Portanto, na gestação 31 semanas é uma etapa em que as futuras mamães não encontram uma posição boa e confortável para dormir devido ao fato da barriga já se encontrar bem grande.

Além disso, nesse período tudo começa a doer e a respiração se torna pior e, por isso, a dica é que você procure deitar-se sempre no lado esquerdo juntamente com uma almofada entre as pernas para ajudar a lhe relaxar e permitir uma maior tranquilidade.

Você gostou de saber sobre as fases da 31º semana de gestação? Então continue nos acompanhando e saiba tudo no próximo artigo sobre: Fases da 32º semana de gestação

Acompanhe-nos também no facebook

Confira as demais semanas

Sem. 01Sem. 02Sem. 03Sem. 04Sem. 05
Sem. 06Sem. 07Sem. 08Sem. 09Sem. 10
Sem. 11Sem. 12Sem. 13Sem. 14Sem. 15
Sem. 16Sem. 17Sem. 18Sem. 19Sem. 20
Sem. 21Sem. 22Sem. 23Sem. 24Sem. 25
Sem. 26Sem. 27Sem. 28Sem. 29Sem. 30
Sem. 31Sem. 32Sem. 33Sem. 34Sem. 35
Sem. 36Sem. 37Sem. 38Sem. 39Sem. 40
 

Veja Também

38 semanas de gravidez

Gestação 38 Semanas

Sua Gravidez – Gestação 38 semanas A contagem regressiva nunca foi tão intensa na sua …

3 Comentários

  1. Foi o melhor conteúdo sobre gravidez semana a semana que encontrei na internet, sou fã de voces, parabens !!!

     

Deixe uma resposta