Gestação 32 semanas - Gravidez Semana a Semana - Bebês e Crianças !
Home / Gravidez / Gestação 32 semanas
32 semanas de gravidez

Gestação 32 semanas

Sua Gravidez – Gestação 32 semanas

Mais uma ou menos uma? Chegar a gestação 32 semanas significa, no mínimo, estar muito ansiosa pela espera do bebê, imaginando cada um de seus detalhes e contando no calendário quanto tempo falta para o tão esperado e sonhado encontro na maternidade!

Mas, o que acontece neste período fora todo este sentimento de ansiedade? Quais são os progressos e ganhos para o bebê que segue se desenvolvendo dentro do útero de sua mãe? Quais são as dúvidas da gestante para este início do oitavo mês?

Confira detalhes sobre a gestação 32 semanas nas próximas linhas e fique mais tranquila com o que tem acontecido dentro do seu corpo. A hora está chegando, mas o bebê ainda tem muito que crescer e se desenvolver antes de vir ao mundo. Veja:

Como seu bebê está crescendo e se desenvolvendo

gestação 32 semanas

Muita gente não sabe, mas na gestação 32 semanas os bebês já podem ficar com os olhos abertos mesmo de dentro do útero. Eles até mesmo respondem e se movem em direção a luminosidades que chega a atravessar pela barriga, o que é de fato incrível!

Outro dos sentidos do bebê que está em alta nesta fase é a audição. O maior conector entre o mundo real e o universo do útero é justamente o ouvido do bebê. Além de ouvir, ele já distingue vários sons que lhe são mais conhecidos.

O peso e o tamanho do bebê na gestação 32 semanas, podem variar muito conforme o tamanho dos pais, por exemplo. No geral, eles possuem em torno de 1,5 kg, medindo uma média de 40 centímetros.

E, mesmo que a barriga já pareça estar completamente ocupada nesta fase, saiba que isso não é verdade. O bebê ainda tem muito que crescer! Até 10 centímetros além de 1 ou 2 quilos.

Nesta semana os ossos do bebê continuam sendo fortificados. As unhas também são desenvolvidas nesta fase estando até mesmo completas em alguns casos.

O cérebro do bebê também passa por novas ondas de crescimento e desenvolvimento. Mesmo tendo condições de sobreviver em um parto prematuro, o melhor ainda é que o bebê mantenha-se dentro do útero para continuar seu amadurecimento.

O pulmão, por exemplo, não costuma estar completamente formado nesta fase, o que dificultaria, portanto, uma vida iniciada precipitadamente.

Outro ponto destacável da gestação 32 semanas, é que o bebê já está bebendo o liquido amniótico, armazenando mecônio, que nada mais é do que as primeiras fezes que o recém-nascido expede após vir ao mundo.

Para as gestantes, o cuidado é com a falta de ar que começa a ser maior, pelo bebê estar compactando todos os órgãos de seu corpo. O desconforto para dormir costuma ser treinamento para os primeiros dias e meses na nova vida como mãe.

Outro acontecimento comum na gestação 32 semanas, é que pode surgir uma linha mais escura na barriga da grávida. Geralmente esta linha vai da região íntima até o umbigo e é normal, não fique preocupada.

Escolhendo o nome

gestação 32 semanas

Dificilmente uma gravidez chega até a gestação 32 semanas sem que o bebê já tenha um nome, entretanto, para os casos em que isso está acontecendo, com certeza essa é a hora, o prazo máximo, para que você defina como a criança se chamará.

Sim! Escolher um nome é uma responsabilidade gigantesca e por causa disso mesmo, é necessário pensar bem antes de simplesmente dizer “Se chamará assim!”.

Algumas dicas determinantes para fazer uma boa escolha é, primeiramente, entrar em acordo. Papai e mamãe devem participar da escolha, de preferência. Você pode tanto aceitar opiniões externas, quanto não. Afinal, o filho é seu!

Fazer uma lista com os nomes favoritos é o primeiro passo para se decidir sobre o nome. Procure ver quais deles já existem na família, como primos e sobrinhos e os exclua se achar melhor. Nome dos filhos dos amigos mais próximos que também podem ser riscados dessa listagem primária.

Depois disso, que tal conferir o que cada um dos nomes significa? Existem muitos livros com significados além, é claro, da própria internet, um dos mais completos lugares de consulta do mundo!

Destaque quais os nomes que mais lhe agradaram após tal consulta. Converse com o seu parceiro e comece, então, a imaginar-se chamando este nome pelo resto da vida! Afinal, ter um filho significa falar um mesmo nome uma centena de vezes por dia! Você não poderá simplesmente enjoar, certo?

Vale ainda ressaltar que prever quais são os possíveis apelidos que seu filho terá também lhe ajudará a decidir sobre como chamá-lo. Por mais que não seja algo completamente controlável, você poderá evitar certos apelidos por simplesmente trocar o nome da certidão.

E, por fim, sinta seu coração pulsar ao falar o nome certo: Essa escolha com certeza se mostrará como sendo a melhor tão logo você diga o nome em voz alta. Tente!

Fases da 32° semana de gestação

Você está nas fases da 32º semana de gestação, então agora você está oficialmente entrando no oitavo mês, e o seu bebê já mede aproximadamente 43 centímetros e pesa mais ou menos 1700 gramas, além do seu desenvolvimento fetal ser bem rápido.

Através do exame de ultrassonografia é possível que você veja já os cabelos do bebê, os quais são bastante grandes nessa fase. Além disso, a placenta nessa etapa apresenta grau um ou dois, no entanto ainda pode continuar alimentando o seu bebê sem qualquer problema.

Na 32º semana de gestação, o seu bebê já começa ainda a chupar os dedinhos e fazer a maior festa dentro da barriga da futura mamãe. Por isso, a dica é que você aproveite muito esse período, pois cada momento é único e passa muito rápido.

Como funciona o desenvolvimento do bebê na 32 semana de gestação?

Na gestação 32 semanas, ocorrem vários desenvolvimentos bastante importantes, os quais são:

  • O bebê já consegue manter os olhos abertos e se mexe em direção a luz, além de piscar normalmente e ainda entender e ouvir as vozes e os sons do lado de fora da barriga, sendo esse o seu contato direto com o mundo.
  • Em relação ao seu cérebro, ele já está totalmente bem formado e os seus ossos já estão bastante fortes e rígidos.
  • No caso do líquido amniótico, o bebê ainda continua engolindo, o qual passa também pelo estômago e chega a formar o mecônio, ou seja, as fezes no intestino
  • Já na 32º semana de gestação o espaço dentro da barriga da mãe fica ainda mais apertado e os movimentos do bebê já começam a diminuir. Com isso, não se preocupe, pois é algo totalmente normal quando se chega nessa fase da gestação.
  • Além disso, na 32º semana de gestação, o vérnix está em pleno desenvolvimento para poder cobrir toda a pele delicada e fina do bebê. Geralmente, essa pele é uma espécie de gordura natural capaz de proteger a pele do bebê contra o líquido amniótico.
  • Caso o seu bebê seja um menino, na 32º semana de gestação os seus testículos já irão descer ou estarão prestes a descer até o saco escrotal.
  • No entanto, existe ainda algumas situações em que o bebê nasce e algum dos seus testículos não está posicionado corretamente, porém isso não é algo que se deve preocupar, pois com o passar do tempo ele irá para o lugar adequado.
  • Caso o bebê nasça na fase da 32º semana de gestação, ele pode ter grandes chances de conseguir sobreviver sem qualquer ajuda de aparelhos de respiração, porém é muito importante que a sua vida nessa fase seja ainda dentro do útero para que ele ganhe mais peso suficiente e se amadureça melhor.

Como a futura mamãe se sente na gestação 32 semanas ?

Na fase da 32º semana de gestação, é normal que a futura mamãe tende a ganhar muito mais peso do que o esperado, e isso normalmente ocorre por conta do desenvolvimento fetal do bebê que está mais para ganho de peso do que para de fato o seu desenvolvimento.

Além disso, nas fases da 32º semana de gestação é normal que a mãe fica com bastante de contrações, onde a sua barriga fica bastante endurecida, porém não existe uma dor intensa como no parto.

Geralmente, essas dores ocorrem devido ao fato do útero já estar se preparando para o parto, o que é perfeitamente normal e comum. Nesse caso a altura uterina deve ter aproximadamente de 29 a 33 centímetros, o que irá depender muito do tamanho do bebê e do crescimento do mesmo.

Nessa fase, as pernas e os pés da futura mamãe ficam cada vez mais inchadas, o que é bastante comum ocorrer nessas últimas semanas. Por isso, é indicado que a mãe beba bastante de líquido e evite comer coisas muito salgadas. Além disso, é recomendado que as roupas e os calçados sejam mais confortáveis.

Nesta reta final, é possível você estar engordando até meio quilo por semana e isso corresponde ao ganho de peso do bebê. Sendo assim, sempre tenha noção de que a sua alimentação seja mais correta e saudável para que o bebê receba os nutrientes necessários para fortalecer e se desenvolver adequadamente.

Portanto, na 32 semana de gravidez aproveite e lave todas as roupinhas do bebê e também arrume os últimos detalhes, pois agora com 32 semanas falta bem pouco para conhecer o maior amor do mundo.

Você gostou de saber sobre todas as informações da gestação 32 semanas? Então continue conosco nos acompanhando e saiba tudo no próximo artigo sobre as: Fases da 33º semana de gestação.

Acompanhe-nos no facebook

Confira as demais semanas

Sem. 01Sem. 02Sem. 03Sem. 04Sem. 05
Sem. 06Sem. 07Sem. 08Sem. 09Sem. 10
Sem. 11Sem. 12Sem. 13Sem. 14Sem. 15
Sem. 16Sem. 17Sem. 18Sem. 19Sem. 20
Sem. 21Sem. 22Sem. 23Sem. 24Sem. 25
Sem. 26Sem. 27Sem. 28Sem. 29Sem. 30
Sem. 31Sem. 32Sem. 33Sem. 34Sem. 35
Sem. 36Sem. 37Sem. 38Sem. 39Sem. 40

Check Also

38 semanas de gravidez

Gestação 38 Semanas

Sua Gravidez – Gestação 38 semanas A contagem regressiva nunca foi tão intensa na sua …

2 comments

  1. Foi o melhor conteúdo sobre gravidez semana a semana que encontrei na internet, sou fã de voces, parabens !!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *