Home / Gravidez / Gestação 34 semanas
34 semanas de gravidez

Gestação 34 semanas

Sua Gravidez – Gestação 34 semanas

Mais uma semana iniciada e agora você está, enfim, na gestação 34 semanas! O que fazer, pensar e esperar dessas 6 semanas que lhe aproximam de ver o seu filho pela primeira vez?

Provável que nesta fase você já tenha arrumado muitas coisas referentes ao nascimento, tenha se programado sobre inúmeras circunstâncias, mas ainda assim, é comum que a ansiedade se mantenha em alta.

A fim de lhe explicar o que acontece ao longo da gestação 34 semanas, veja neste artigo como o seu bebê está crescendo e se desenvolvendo no seu útero e quais os principais cuidados que você deve ter nesta fase para garantir ainda mais saúde para o pequeno que está vindo ao mundo.

Continue lendo e veja também uma situação engraçada e comum as grávidas: O soluço do bebê que está na barriga.

Como seu bebê está crescendo e se desenvolvendo

gestação 34 semanas

Chegar a gestação 34 semanas é um passo importantíssimo a ser dado na gravidez. Afinal, você está na reta final! A partir de agora os pulmões do bebê estão, enfim, formados livrando o bebê,  de um parto prematuro, de ter complicações que coloquem a sua vida em risco.

O sistema nervoso do bebê também é outro que já está completo nesta fase da gestação, entretanto, ainda é necessário esperar para que ele amadureça mais, salvo raros e específicos casos. Ainda não é hora de nascer!

Em média, um bebê da gestação 34 semanas pesa 2,2 kg e mede já cerca de 45 centímetros. Pode parecer insano, porém acredite: Até as 40 semanas se completarem seu pequeno  ainda irá  se esticar e engordar bastante.

Conversando com o Bebê…

Com o corpinho todo formado e focado agora apenas em engordar, nesta fase o bebê conhece e gosta da voz da sua mãe. Portanto, se você ainda não teve tempo para parar um pouco e conversar com sua gigante bola mágica, essa é mais do que nunca a hora! Estreite o relacionamento de vocês!

Faltando tão pouco para o grande dia, é provável que as horas estejam literalmente se arrastando ao seu lado. Os dias e as noites ficaram muito mais compridos, não é verdade? Quem disse que são 24 horas ao invés de, talvez, 48 horas? Lidar com a ansiedade é a principal tarefa da mamãe.

Seu cansaço e estresse devido a chuva de hormônios dentro do seu organismo querem, e, sobretudo, precisam de um pouco de relaxamento, diversão e descontração. Agendar aquela massagem ou até mesmo um dia de salão de beleza com certeza fará toda a diferença na sua rotina.

Poupe energia…

Vale lembrar apenas de que é indispensável poupar energia para que seja melhor usada e reaproveitada na gravidez. Nada de ficar perdendo peso fazendo novas tarefas, por exemplo. O bebê realmente precisa de todo o peso e espaço para ele, portanto empenhe-se em estar sempre com energia!

Em alguns casos o obstetra pode, inclusive, aconselhar que a gestante já se afaste de suas tarefas a fim de que fique algum tempo deitada para que todas as suas energias possam ir direto para o bebê.

Os soluços do bebê

Pode ser que seja novidade para você ou que você já esteja vivenciando os soluços do seu bebê há algumas semanas. Mas, é fundamental dizer que sim, é normal que os bebês tenham soluço, e isso mesmo estando dentro da barriga da mamãe ainda!

Parece loucura, porém não é, e além do mais é super normal, inclusive. Quem está na gestação 34 semanas, com certeza já vivenciou algo assim e, se não vivenciou, pode ser por que não reparou na hora que os pulinhos eram na verdade soluços!

O soluço, além de ser algo extremamente normal e fisiológico, é inclusive saudável para o bebê que está se formando. Os primeiros soluços nada mais são do que respostas rápidas e eficientes do corpo do bebê ao conjunto que começa a trabalhar internamente em seu organismo.

O diafragma é o grande responsável por este evento e atua lado a lado com o estômago. Todos os novos acontecimentos internos no bebê o levam a soluçar!

Vale destacar ainda que não existem motivos para que a grávida fique preocupada nem com o acontecimento do soluço nem com sua falta. No caso de acontecer recorrentemente, considere que é uma forma do bebê treinar seu nascimento, bem como suas primeiras experiências.

Agora, se seu bebê passar despercebido por esta fase, também não se preocupe. Na verdade, soluçar ou não dentro da barriga é livre, não existindo o mais certo ou mais errado .

O importante mesmo é chegar até a gestação 34 semanas bem e saudável. Além do mais, alguns solucinhos podem tirar sua rotina de pré-parto da mesma, trazendo momentos de descontração e risada entre os mais chegados que sentirem essas pequenas crises.

Fases da 34° semana de gestação

Na gestação 34 semanas, ou seja, já no oitavo mês, o seu desenvolvimento fetal já estará praticamente formado, onde o vérnix (gordura branca que os bebês nascem com o corpo recoberto dela) já começa a diminuir nesse estágio da gestação.

Essa é uma fase em que os cabelos estão maiores e em alguns casos e com muita sorte podem ser vistos através de um exame de ultrassonografia. Além disso, com seus cílios completos e unhas já em crescimento, pode ser que precise cortar já na maternidade para que o bebê não se machuque.

Geralmente, muitos são os bebês que já nascem com arranhões e machucados pelo rosto que fizeram ainda dentro da barriga com suas unhas. Em relação aos seus olhos ainda, eles ainda não possuem uma cor definida, já que a pigmentação da íris só se completará um período após o nascimento.

Saiba mais sobre a  34º semana de gestação e o desenvolvimento do bebê

O sistema nervoso do bebê está totalmente formado, assim como seu sistema imunológico. E no caso dos seus pulmões, eles já estão praticamente desenvolvidos e se nascer nesta semana tem grandes chances de conseguir respirar normalmente após o parto.

Assim, cada dia mais seu bebê estará preparado para vir ao mundo e encaixando cada vez mais na sua bacia, você notará sua barriga descendo com o passar dessas 34 semanas de gravidez.

Em relação ao que a futura mamãe está sentindo nessa fase, algumas têm sinais de colostro já na 34ª semana de gestação, o que é bastante comum de ver antes do parto e se acontecer com você fique contente, pois é sinal de que não terá problemas para amamentar nos primeiros dias.

No entanto, essa etapa as mães apresentam muitas dores nas costas e falta de posição para dormir, o que podem incomodar muito. Mas, independentemente disso aproveite cada segundo, pois por mais filhos que você venha a ter cada gestação sempre é única e diferente.

Já com 34 semanas de gravidez, as dores pélvicas também podem começar a se intensificar, principalmente na hora de andar, e isso normalmente ocorre devido ao fato do bebê já estar na posição correta e seu corpo estar se preparando para o parto e sua bacia estar se abrindo além das articulações estarem se afrouxando.

Além desse desconforto, algumas contrações de treinamento também podem acabar ocorrendo mais constantemente do que você imagina e, por isso, é importante ficar sempre atenta para quando ficarem ritmadas.

Na fase da 34º semana da gestação, o cansaço também pode ser inevitável e realizar as tarefas domésticas pode acabar ficando cada vez mais difícil. Por isso, procure pedir ajuda para a sua mãe, sogra ou algum parente próximo.

Outro fator importante é realizar atividades que precise abaixar, subir em cadeiras ou pegar coisas no alto podem se tornar perigosas nesta fase, por isso, evite realizar isso, descanse o máximo que puder e se possível com as pernas mais elevadas para ajudar a circulação do sangue nas pernas e assim diminuir o inchaço.

Como fica a vida da futura mamãe na  34º semana de gestação

Pode ser que você tenha uma sensação de formigamento ou dor no quadril, e uma enorme pressão do peso do bebê sobre os nervos. Por isso, algumas técnicas de relaxamento ou massagem podem ajudar muito, mas se o incômodo for muito grande, não deixe de mencioná-lo para o médico.

Caso você esteja apresentando quedas de pressão e sensações de desmaios e tonturas, saiba que isso é bastante normal nesta fase, onde os motivos podem ser vários.

Além disso, nessa fase o calor será bem mais frequente, onde levantar-se muito rápido e ficar muito tempo sem comer são outros fatores que causam esse mal-estar.

Nessa fase é bem capaz que você esteja sentindo o cansaço chegar mais intensamente, o que é compreensível principalmente devido a todas as mudanças que o seu corpo tem passado. Sendo assim, procure fazer as coisas com calma para guardar energia, pois no final, tudo dá certo.

Portanto, na gestação 34 semanas já podem-se dizer que é a reta final da gravidez, onde você acaba se sentindo mais cansada e necessita já da ajuda dos familiares quando não se encontra bem-disposta. Porém, é só pensar que logo você estará com o seu bebê nos braços e a sua disposição e energia voltarão ao normal.

Acompanhe-nos no facebook

Confira as demais semanas

Sem. 01Sem. 02Sem. 03Sem. 04Sem. 05
Sem. 06Sem. 07Sem. 08Sem. 09Sem. 10
Sem. 11Sem. 12Sem. 13Sem. 14Sem. 15
Sem. 16Sem. 17Sem. 18Sem. 19Sem. 20
Sem. 21Sem. 22Sem. 23Sem. 24Sem. 25
Sem. 26Sem. 27Sem. 28Sem. 29Sem. 30
Sem. 31Sem. 32Sem. 33Sem. 34Sem. 35
Sem. 36Sem. 37Sem. 38Sem. 39Sem. 40

Veja Também

38 semanas de gravidez

Gestação 38 Semanas

Sua Gravidez – Gestação 38 semanas A contagem regressiva nunca foi tão intensa na sua …

Comentário

  1. Foi o melhor conteúdo sobre gravidez semana a semana que encontrei na internet, sou fã de voces, parabens !!!

Deixe uma resposta