Gestação 35 semanas - Gravidez Semana a Semana- Bebês e Crianças!
Home / Gravidez / Gestação 35 semanas
35 semanas de gravidez

Gestação 35 semanas

Sua Gravidez – Gestação 35 semanas

Outra semana que se inicia e junto a ela vai-se embora o oitavo mês. É chegada a gestação 35 semanas! Falta realmente pouco e a contagem regressiva pode ser, enfim feita apenas em uma mão!

Como você está se sentindo neste momento da sua gravidez? É bastante provável que plena além de grandinha, na maioria dos casos.

Estar tão próxima do fim da gestação não significa, entretanto, ter a ansiedade diminuída, mas sim em muito aumentada. Afinal, está chegando o momento de conhecer um dos maiores presentes da sua vida. Como se preparar para tamanha emoção, não é mesmo? Veja mais sobre o assunto a seguir.

Como seu bebê está crescendo e se desenvolvendo

gestação 35 semanas

Seu bebê já não tem quase espaço dentro do útero, por isso não assuste se ele deixar de chutar você. O mais normal para a gestação 35 semanas é que ele se arraste mais lentamente devido ao espaço que agora é reduzido.

Internamente, a partir daqui importantes órgãos do bebê passarão a trabalhar a pleno vapor. Um exemplo deles são os rins que já se encontram completamente desenvolvidos nesta semana. Outro importante órgão do corpo humano, o fígado, começa a aprender a funcionar aqui também.

A preocupação principal do bebê, na gestação 35 semanas é, entretanto engordar. Nada mais realmente importa, já que todo seu organismo está quase que completamente preparado para o nascimento. Engordar é a tarefa que deve vir em primeiro lugar até o fim da gravidez!

Como está você nesse período

Durante essas semanas da gestação, parece que você não tem mais para onde crescer, não é mesmo? Isso porque seu útero já cresceu mais de mil vezes em termo de volume, comparado ao que era anterior a sua gestação.

Ele também está pressionando as suas costelas agora. Mas calma, a boa notícia aqui é que você já engordou praticamente todos os quilos que poderia ganhar durante a gravidez, com uma média entre 11 a 13,5 quilos.

Uma importante dica nesse momento é tentar arranjar um tempinho extra para descansar depois do almoço. Além disso, é bom deixar tudo organizado no seu trabalho para uma partida breve.

Isso porque nunca se sabe quando será a hora de parar, se é que você já não optou por iniciar a sua pausa.

É possível também que seu médico parceiro queira que você aparece em mais consultas com mais frequências, sendo uma vez a cada 15 dias por exemplo, ou até 1 vez na semana.

Talvez ele até peça que você realize o teste do Estreptococo do tipo B, um exame intra-vaginal simples para saber se é preciso tomar antibiótico na hora do parto.

O que é Estreptococo do tipo B?

A bactéria com esse nome estranho é um tipo frequente dentro do intestino das pessoas, sendo que é possível que ela se colonize dentro da vagina também, quando existe o risco de transmissão ao seu bebê durante o próprio parto.

Essa infecção na vagina não é considerada um tipo de DST – Doença Sexualmente Transmissível, porque muitas vezes a área genital poderá ser contaminada pelas próprias bactérias internas da mulher.

Embora seja perigoso para um bebê, principalmente o prematuro, o Estreptococo tipo B não costuma provocar nenhum tipo de sintoma em adultos, e por isso precisa ser prevenido antes do nascimento.

Esse exame para o Estreptococo do tipo B é feito por meio de uma espécie de cotonete, que irá recolher uma amostra da região da sua vagina e também do ânus, podendo ser realizado tanto entre a 35ª semana ou a 37ª semana de gestação.

Caso o resultado seja positivo, não é preciso ficar preocupada. Já é administrado apenas um antibiótico na hora do seu parto para poder então prevenir infecções graves em seu bebê.

Fisionomia do Bebê

Uma curiosidade interessante é que nesta semana a fisionomia do bebê já é definida. Ou seja, a carinha que ele está com nesta semana de gestação é a mesma com que ele irá nascer, salvo diferenças devido as bochechas que estarão mais recheadas de gordurinhas, é claro.

Em média o bebê já tem de 2,4 a 2,5 kg e seu comprimento pode variar entre 44 e 46 centímetros. Vale ressaltar que cada criança tem seu ritmo e sua carga genética que se relaciona diretamente ao seu tamanho.

Desta forma, se o seu bebê estiver com o peso abaixo disso considere outras questões como o seu tamanho e do pai. Não se apavore por não estar dentro da média, já que média, como o próprio nome sugere, é algo que pode variar muito conforme cada caso em específico de gravidez.

Consulte seu obstetra e ele lhe dará melhores informações a cerca desses parâmetros de normalidade e lhe indicará o que fazer, se necessário, para que o bebê passe a ganhar mais peso nesta reta final.

Mudanças no jeito de andar

Grávidas chegam a gestação 35 semanas com verdadeiro remorso da balança. Afinal, o ganho total de peso até este momento pode ser de 7 a 14 kg conforme cada caso.

Sua vida está, em muito, diferente, uma vez que o bebê ocupa agora um gigantesco espaço dentro de você, empurrando suas costelas e lhe pressionando todos os demais órgãos. O cansaço faz parte da sua rotina!

Outra coisa que não tem como não reparar nesta fase de gravidez é a forma como a grávida anda. Em plena gestação 35 semanas, com muitos quilos a mais é visível a desproporcionalidade no corpo, já que às vezes a barriga é muito grande, andar deixa de ser uma tarefa tão simples e passa a ser engraçada.

A visão é típica…

As pernas estão sempre meio que abertas, os pés costumam apontar para fora. Outra característica marcante é que o corpo todo se balança, passo a passo e a velocidade é em muito diminuída, afinal, você não está na sua forma física mais conhecida, não é mesmo?

Vale destacar apenas que, mesmo que caminhando mais lentamente ou cansando-se um pouco mais rápido, é importante caminhar nesta fase final da gravidez. Evidentemente, você não precisará fazer longas caminhadas ou ir para a esteira, mas não deixe de fazer as tarefas simples do dia a dia também.

Ir ao supermercado e passear pelo shopping podem ser tarefas reajustadas a sua atual condição e é importante que você não as deixe de lado uma vez que após o nascimento do bebê, você poderá ter que ficar um tempo mais quietinha dentro de sua casa. Melhor aproveitar um pouco mais agora!

Se você faz atividades como hidroginástica, persista e não deixe que esses quilinhos a mais lhe atrapalhem. Fará muito bem para você e para o bebê até o momento do parto, certo?

Lembre-se apenas de seguir seu novo ritmo e não se esforce desnecessariamente, pois há outra pessoa dependendo exclusivamente de você agora!

Considere que seus órgãos estão comprimidos devido ao tamanho do bebê e lembre-se de que a falta de ar e o cansaço podem ser peças mais presentes no seu dia a dia. Lidar com elas será imprescindível para ter uma gestação 35 semanas mais tranquila e saudável.

Informações chaves para a gestação 35 semanas

  • Com 35 semanas completas de gestação, o seu bebê estará muito mais agitado e a sua vitalidade de desenvolvimento fetal será impressionante, por isso os movimentos vigorosos podem te surpreender durante a fase;
  • Nessa semana o seu bebê já terá as feições exatas do nascimento, como dissemos, e todos os seus órgãos estarão em perfeito estado e funcionamento, exceto pelos pulmões que estarão em processo de amadurecimento;
  • A ansiedade das mamães está a todo vapor, já que a gravidez está na reta final. Por isso procure usar os momentos de maneira sabia e lembre-se de se manter calma e conversar com o parceiro;
  • Durante a 35ª semana de gestação, as contrações de treinamento, junto com as noites mal dormidas e as câimbras podem ser um problema. Por isso tenha calma e saiba que o parto está chegando;
  • Se hidrate sempre, sendo preciso tomar as bebidas certas para ajudar a bexiga a funcionar melhor.

A gestação 35 semanas é um período maravilhoso para as mamães, por isso aproveite nossas dicas para saber aproveita-la melhor.

Acompanhe-nos no facebook

Confira as demais semanas

Sem. 01Sem. 02Sem. 03Sem. 04Sem. 05
Sem. 06Sem. 07Sem. 08Sem. 09Sem. 10
Sem. 11Sem. 12Sem. 13Sem. 14Sem. 15
Sem. 16Sem. 17Sem. 18Sem. 19Sem. 20
Sem. 21Sem. 22Sem. 23Sem. 24Sem. 25
Sem. 26Sem. 27Sem. 28Sem. 29Sem. 30
Sem. 31Sem. 32Sem. 33Sem. 34Sem. 35
Sem. 36Sem. 37Sem. 38Sem. 39Sem. 40

Check Also

38 semanas de gravidez

Gestação 38 Semanas

Sua Gravidez – Gestação 38 semanas A contagem regressiva nunca foi tão intensa na sua …

2 comments

  1. Foi o melhor conteúdo sobre gravidez semana a semana que encontrei na internet, sou fã de voces, parabens !!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *