Home / Gravidez / Gestação 36 semanas
36 semanas de gravidez

Gestação 36 semanas

Sua Gravidez – Gestação 36 semanas 

Mais do que nunca, você está na reta final! É iniciada a gestação 36 semanas  e na mesma medida em que parece que o tempo enfim está passando, é perceptível que as horas e os dias se arrastam muito mais agora.

Apesar de o sentimento  de estar as vésperas do grande dia, entretanto, ainda há tempo para curtir o barrigão, pois o bebê ainda é esperado só para dali a três ou quatro semanas!

Como sobreviver a este período de espera, então? O que será que está acontecendo com o seu bebê nesta fase e quais mudanças são novas ao longo da gestação 36 semanas ? Confira a seguir essas e outras respostas!

Como seu bebê está crescendo e se desenvolvendo

gestação 36 semanas

O bebê já está completamente formado e isso com certeza serve para acalmar o seu coração e a sua mente que há tanto tempo vinham se preocupando com o desenvolvimento do bebê dentro do seu útero. Sua missão, ao menos esta primeira, está quase que completamente cumprida.

Nessa fase, a principal tarefa do bebê continua sendo a de engordar. A essa altura ele já pode ter algo em torno de 2,6 a 2,8 kg e seus centímetros entre 46 e 48. Pode parecer inimaginável, porém nos próximos dias o bebê continuará a engordar, algo em torno de 30 gramas por dia.

No geral, e no Brasil, a média de peso dos recém-nascidos é superior a 3 kg com medidas que variam de 47 a 53 centímetros. Estar abaixo ou acima desses valores não tem nada de errado, portanto, não se preocupe tanto.

Posição do Bebê…

Na gestação 36 semanas existe uma grande expectativa para que o bebê já esteja encaixado na posição correta, ou seja, de cabeça para baixo. Esta é a única alternativa para as mulheres que escolheram ter o parto normal.

Dificilmente um bebê sentado poderá nascer sem ser pela cesárea devido aos inúmeros riscos de complicações destas circunstâncias.

Se o bebê ainda não encaixou, ele ainda pode encaixar ao longo dessa semana, sendo assim não se desespere. Há quem diga que ir dando os empurrões com as mãos pode ajudar o bebê a encontrar o caminho certo. Tire essa dúvida com o seu obstetra.

Com a barriga quase explodindo, a gestante terá menos fome que o normal já que todos os seus órgãos, inclusive estômago, estão apertados. Porém, deixar de comer não é uma opção, certo? Programe-se para se alimentar a curtos espaços de tempo e em pequenas porções para manter-se saudável.

Uma sensação presente nesta fase é a de que a qualquer momento o bebê poderá despencar de dentro da barriga. Não se assuste, é normal!

Outro alerta para gestação 36 semanas são as infecções. Grávidas ficam com a imunidade mais baixa e todas as infecções podem acabar por antecipar o parto. Até mesmo uma gripe pode vir a acelerar este momento, por isso tome todos os cuidados possíveis para manter-se em dia!

Comendo bem na gestação 36 semanas

Agora que sua gestação está chegando na reta final é muito importante que você se alimente de maneira correta, mesmo com a sensação de fome menor, por conta dos órgãos pressionados dentro de você.

Até que o seu filho saia do seu útero, continue comendo porções menores de alimentos e faça pequenos lanchinhos entre as refeições, para evitar o mal-estar e a azia.

Caso você esteja precisando de mais energia no seu dia, uma barrinha de cereais com algum tipo de castanha ou sementes pode fazer um verdadeiro milagre.

Além de fornecer energia, as sementes de abóbora e de girassol em especial, são ótimas fontes de proteína e de zinco. Prefira realizar a ingestão tostadas ao forno, em vez de frita-las.

Uma outra sensação comum nesse finalzinho de gravidez é a prisão de ventre, por conta do sistema digestivo que fica mais devagar em função da pressão que o bebê exerce e também pelas mudanças hormonais.

Como a prevenção é o melhor remédio para manter a saúde em dia, caso comece a sentir esse tipo de desconforto e perceber que não está fazendo cocô como de regular, aumente a ingestão de líquidos e a quantidade de fibras em sua alimentação.

Nós sabemos que pode ser difícil pensar em consumir mais água com a vontade de fazer xixi tão constante, mas esse líquido é fundamental para o bom funcionamento do intestino e para seu filho.

Sua mente está esquecida?

Uma reclamação comum ao último trimestre da gravidez é sobre o quanto as gestantes ficam esquecidas. Coisas simples, do dia a dia, passam a precisar serem anotadas na agenda para serem lembradas! Como isso é possível?

Você não é uma supermulher, apesar de realmente parecer-se muito com uma.

Isso significa que sua mente está tentando muitas coisas ao mesmo tempo, não sendo sempre possível ter bons resultados.

Arrumar o quarto do bebê e ajustar toda a sua vida para esta chegada, dar conta do trabalho e da casa, principalmente se você já tem outros filhos. Tem ainda a ansiedade de conhecer o rostinho desse bebê e a preocupação com a hora do parto.

A sua vida muda muito também

Além disso, com o bebê pressionando todos os seus órgãos, muitas coisas podem acontecer em seu corpo. A falta de ar pode ser um desses sintomas desagradáveis.

Avise sempre o seu médico caso sinta essa sensação de falta de ar com constância ou como consequência de uma gripe, isso porque as gravidas estão mais sujeitas as infecções, como já falamos.

Se esse for o seu primeiro filho, em algum momento daqui para a frente ele irá se encaixar. Caso isso aconteça durante a 36ª semana de gestação, seu estômago e seus pulmões irão ter um refresco, e ficará mais fácil de respirar e de comer.

Andar, entretanto, é uma outra história, e desde a semana passada até o final da gestação essa atividade só ficará cada vez mais complicada. Tem muitas mulheres que acreditam que o bebê irá despencar a qualquer momento.

Já para as mães de segunda viagem, o seu filho só irar “descer” mesmo poucas horas antes do parto, então aguente um pouquinho mais aí.

Tenha calma

São muitas tarefas para quem está na gestação 36 semanas, não é mesmo? Por isso, não se cobre tanto.

Com as noites mal dormidas, incontáveis idas ao banheiro para fazer xixi, é claro que seu dia a dia sofrerá impactos!

Aliás, se você ainda está trabalhando nesta fase final da gravidez, talvez seja a hora de repensar sua licença. Dependendo do cargo e função, tais esquecimentos provenientes da gravidez podem trazer verdadeiros desconfortos a você e a sua equipe.

Apesar de ser bom guardar o máximo do tempo da licença para passar com o bebê, não precisa se esforçar desnecessariamente. Siga o seu ritmo e o ritmo do seu corpo.

Para se ver livre de alguns dos problemas trazidos pelo esquecimento procure criar o hábito de anotar seus compromissos e afazeres em um bloco de anotações. Crie um ckeck list em que seja possível ver tudo aquilo que você precisa fazer e vá riscando conforme tais tarefas forem sendo concluídas.

Tenha ainda, paciência consigo mesma e exija o mesmo dos que estão a sua volta, afinal gerar uma nova vida não é nada tão simples assim, não é mesmo?

Informações chaves da gestação 36 semanas

  • É na 36ª semana de gestação que você está entrando no seu 9° mês de gravidez, sendo que seu filho já estará medindo algo em torno de 47,4 cm e tendo um peso de 2,5 kg;
  • Todos os fios do corpo do seu bebê está no lugar, como os cabelos, cílios e sobrancelhas, e também bem evidentes;
  • Com 35 semanas de gestação os seus pulmões já estão funcionando muito melhor e normalmente, e seus rins conseguem produzir cerca de 600 ml de urina por dia, liberando assim líquido amniótico;
  • Saiba que você como mamãe tem direito a um acompanhante na hora do parto e também em 12 horas após ele, então se você tiver um bebê fora do horário de visitar ou então fora de um apartamento, não precisa se preocupar.
  • É dentro desse mês de gravidez que o seu bebê passa a ser considerado um bebê a termo, não sendo mais um prematuro. Caso o parto aconteça a partir de agora, o procedimento já tem muito mais segurança.

Com a gestação 36 semanas você e o papai estão cada vez mais próximos de conhecerem o rostinho do seu filho e terem o momento mais alegre de suas vidas. Por isso lembre-se sempre de manter a calma e procure deixar tudo organizado.

Acompanhe-nos no facebook

Confira as demais semanas

Sem. 01Sem. 02Sem. 03Sem. 04Sem. 05
Sem. 06Sem. 07Sem. 08Sem. 09Sem. 10
Sem. 11Sem. 12Sem. 13Sem. 14Sem. 15
Sem. 16Sem. 17Sem. 18Sem. 19Sem. 20
Sem. 21Sem. 22Sem. 23Sem. 24Sem. 25
Sem. 26Sem. 27Sem. 28Sem. 29Sem. 30
Sem. 31Sem. 32Sem. 33Sem. 34Sem. 35
Sem. 36Sem. 37Sem. 38Sem. 39Sem. 40

Veja Também

38 semanas de gravidez

Gestação 38 Semanas

Sua Gravidez – Gestação 38 semanas A contagem regressiva nunca foi tão intensa na sua …

2 Comentários

  1. Foi o melhor conteúdo sobre gravidez semana a semana que encontrei na internet, sou fã de voces, parabens !!!

Deixe uma resposta