Home / Gravidez / Gestação 37 semanas
37 semanas de gravidez

Gestação 37 semanas

Gestação 37 semanas

Falta realmente pouco, não é mesmo? Para algumas, se quer falta já que na gestação 37 semanas o bebê já está bem formado e completamente pronto para vir ao mundo!

Não são poucas as crianças que nascem justamente nessa semana, seja por parto normal ou cesárea, inclusive.

As vésperas do grande dia pelo qual você vem esperando, entretanto, é importante saber como agir mediante alguns problemas que podem vir a impactar negativamente este término da gravidez.

A pré-eclâmpsia, por exemplo, é um dos assuntos que mais assustam e que se faz presente na gestação 37 semanas, mesmo quando todos os muitos cuidados foram tomados.

Veja a seguir mais sobre o assunto e descubra como seu bebê está dentro do seu útero: Quais são as últimas coisas que estão sendo formadas? Como você, como mãe e gestante, deve reagir a este momento final da gravidez?

Como seu bebê está crescendo e se desenvolvendo

gestação 37 semanas

Na gestação 37 semanas, seu bebê está mais do que preparado e pronto para vir ao mundo, mesmo que para tal chegada possa ser necessário esperar ainda mais um pouco, algo em torno de 2 ou 3 semanas.

Os principais marcos desta fase é que o bebê começa a perder o lanugo, uma espécie de camada, uma pelugem, que até esta semana cobria todo o seu corpo.

Seu obstetra pode constatar tal perda colhendo um pouco do seu líquido amniótico em um exame que é bem rápido e indolor.

Outra coisa que o bebê perde neste momento é o verniz caseoso, também chamado de Vérnix, um tipo de camada gelatinosa que também fica sobre a pele do bebê que ainda está dentro do útero.

Essa película, entretanto, não é completamente perdida durante a gestação e o bebê nasce com parte dela.

Tanto o lanugo como vérnix serão engolidos pelo bebê nessa fase, e vão formar o seu primeiro cocô, algo que será uma mistura quase que preta chamada de mecônio.

Essa curiosidade interessante, que estas pelugens que saem do bebê e vão para útero são comidas formando as primeiras fezes do recém-nascido, muita gente desconhece e não entende como funciona.

Entenda mais sobre o mecônico

As primeiras fezes do seu bebê serão um pouco estranhas e você pode ficar preocupada, mas calma é tudo muito normal. O mecônico será algo preto ou esverdeado, parecido com um óleo de carro.

Ele não tem um cheiro ruim, portanto você só perceberá a sua presença na hora de trocar a fralda suja do seu filho.

A partir do segundo, terceiro ou quarto dia de vida do seu filho, o cocô irá clareando normalmente (ficando mais para o verde). Isso significa que a criança está digerindo o leite materno, ou então artificial, e que o seu intestino está funcionando como deveria.

  • Cocô de leite materno

Quando o seu bebê só toma leite materno, as fezes serão amareladas ou esverdeadas, bem líquidas ou com pequenos “carocinhos” mais sólidos. Elas terão um cheiro específico, o qual você ficará acostumada e saberá identificar caso não esteja ok.

  • Cocô de fórmula em pó

Já o cocô de bebês que só tomam fórmula em pó serão muito mais pastosos e tenderam para o marrom ou algo escuro de um amarelo ou verde. O cheiro é muito mais forte do que os que tem leite materno, mas ainda não é uma bomba de cocô como de crianças que comem sólidos.

  • Cocô de vitamina ou fórmula com ferro

Para os bebês que tomam vitamina ou então fórmula com ferro em gotas, o cocô poderá ser bem verde, quando não preto. Mas calma, é uma variação do normal.

O importante aqui é prestar atenção as fezes da criança, e perceber se elas estarão muito escuras, avisando o médico para qualquer presença de sangue ou outro líquido anormal.

Pelugens do Bebê

Uma curiosidade interessante é que que estas pelugens que saem do bebê e vão para útero são comidas formando as primeiras fezes do recém-nascido.

O bebê continua a ganhar peso e a barriga pode realmente crescer na gestação 37 semanas. Em média, ele já pode ter os 3 kg comuns de quando a criança nasce além de em torno de 48 e 50 centímetros.

Aproveite o momento para tirar muitas fotos e eternize a gravidez. Por mais que pareça pouco provável, em algum momento no futuro você sentirá saudades dessa incrível bola mágica que tem hoje!

A mamãe pode estar tendo muitas dificuldades para dormir seja por não encontrar uma posição adequada, pelas dificuldades de respirar ou pelas inúmeras idas a banheiro ao longo da madrugada.

Preparando-se para o parto

Na gestação 37 semanas também é comum que seu corpo comece a se preparar para o parto através de contrações de treinamento.

Outro ponto recorrente nesta fase de gravidez é a secreção vaginal. Assim como pequenas manchinhas de sangue, não é necessário se preocupar desde que você esteja se sentindo bem e desde que as quantidades não sejam exorbitantes. Qualquer dúvida, ligue para o obstetra e siga sua recomendação.

O que é tampão mucoso?

A saída do tampão mucoso é um dos sinais mais forte de que o colo do seu útero está começando a se preparar para o parto. Essa secreção é bem espessa, e pode conter um pouco de sangue as vezes, muito confundida com o líquido amniótico.

Na verdade, o tampão ou então parte dele, podem sair sem que você esteja de fato em trabalho de parto. As contrações de verdade poderão começar somente dali uns dias ou semanas, então não é preciso correr para o hospital.

Ele é uma camada gelatinosa e espessa de proteção, como um muco cervical, porém em maior quantidade, que protege o útero de agentes infecciosos.

  • Tampão mucoso ou líquido amniótico?

A diferença entre esses dois é que o líquido da bolsa é de fato um líquido, e não uma “clara de ovo” como o tampão. Esse líquido é bem parecido com a urina e em tem um cheiro mais forte, que lembra um pouco o de cloro.

Se você estiver com dúvidas de qual é qual, procure um hospital ou seu médico, já que eles podem testar o líquido para saber de fato se a bolsa rompeu ou não.

Caso a sua bolsa tenha se rompido, então você precisa ir para um centro médico, já que o seu parto irá acontecer em no máximo 48 horas (mas de forma geral, os médicos brasileiros gostam de esperar mais de 24 horas) isso para evitar infecções.

Prevenindo a pré-eclâmpsia

gestação 37 semanas

Vale ressaltar ainda que na gestação 37 semanas alguns cuidados para se prevenir da pré-eclâmpsia, um fenômeno que atinge e que coloca em risco tanto a saúde da grávida quanto do próprio bebê.

Chamada também de doença hipertensiva específica durante a gestação, a pré-eclâmpsia possui três sintomas principais, a saber: Pressão arterial mais alta, inchaços mais frequentes e comuns principalmente nas mãos e no rosto além da proteína na urina.

A gestante ainda pode sofrer com dores de cabeça mais fortes e que dificilmente passam. A visão pode ficar mais embaçada, um alerta e tanto da pré-eclâmpsia, portanto fique de olho!

Na gestação 37 semanas você perceberá que as consultas ao obstetra serão em menor espaço de tempo. Desta forma, o médico consegue acompanhar melhor como está a sua saúde, principalmente a sua pressão.

Se ele perceber qualquer alteração que seja caracterizada como prejudicial para você ou para o bebê, a partir desta fase ele poderá marcar o parto, a cesárea, ou poderá até mesmo induzir o parto normal para que vocês não sofram com esta terrível doença.

Importante…

Vale destacar que os casos de eclampsia podem ocorrer ao longo da gravidez, sendo a maior parte após a 20ª semana e a maior taxa de acontecimentos a partir da gestação 37 semanas.

Em alguns casos, quando mais precoce, pode ser que seja necessário que a gestante fique internada a fim de receber cuidados e atenção especial até que o parto seja possível e não coloque em risco a vida do bebê.

Mulheres com casos dessa doença na família devem ficar mais alerta a fim de se prevenir da doença e se ver livre de todos os muitos riscos que ela envolve. Tomar a medicação correta é indispensável para garantir a qualidade de vida até o momento do nascimento!

Informações chaves da gestação 37 semanas

  • Com 37 semanas de gravidez, o seu bebê já chupa os próprios dedinhos, puxa o cordão umbilical e pode medir até 48 cm, com quase 3 kg;
  • Caso o seu bebê nasça hoje, ele já será considerado a termo, já que estamos falando do 9° mês de gestação;
  • Um bebê de 37 semanas já é exatamente igual ao bebê recém-nascido o qual você dará à luz.
  • Dentro do seu útero, o seu bebê costuma seguir uma rotina como a que existe aqui fora dormindo muitas vezes ao dia, bocejando e dormindo novamente;
  • Os médicos costumam deixar seus números para disposição de emergências nesse prazo, isso se você perceber que seu tampão saiu ou então está entrando em trabalho de parto definitivo.

A gestação 37 semanas é um momento esperado para os pais, por isso deixe tudo preparado e evite correrias com a aproximação do dia.

Acompanhe-nos no facebook

Confira as demais semanas

Sem. 01Sem. 02Sem. 03Sem. 04Sem. 05
Sem. 06Sem. 07Sem. 08Sem. 09Sem. 10
Sem. 11Sem. 12Sem. 13Sem. 14Sem. 15
Sem. 16Sem. 17Sem. 18Sem. 19Sem. 20
Sem. 21Sem. 22Sem. 23Sem. 24Sem. 25
Sem. 26Sem. 27Sem. 28Sem. 29Sem. 30
Sem. 31Sem. 32Sem. 33Sem. 34Sem. 35
Sem. 36Sem. 37Sem. 38Sem. 39Sem. 40

 

 

 

Veja Também

38 semanas de gravidez

Gestação 38 Semanas

Sua Gravidez – Gestação 38 semanas A contagem regressiva nunca foi tão intensa na sua …

4 Comentários

  1. Foi o melhor conteúdo sobre gravidez semana a semana que encontrei na internet, sou fã de voces, parabens !!!

     

Deixe uma resposta