Home / Gravidez / Gestação 38 Semanas
38 semanas de gravidez

Gestação 38 Semanas

Sua Gravidez – Gestação 38 semanas

A contagem regressiva nunca foi tão intensa na sua vida, não é mesmo? E, por mais que você fale que está tranquila e nem um pouco ansiosa, é realmente difícil que ao longo da gestação 38 semanas você não acorde diariamente pensando: “Será que é hoje?”.

Afinal, seja sincera, são muitas semanas, dias e meses envolvidos em uma gravidez. É simplesmente comum que a essa altura você já não esteja mais dando conta de todos esses sentimentos!

Com os dias passando devagar e a curiosidade crescendo sobre como será o bebê, com quem se parecerá e assim por diante, pesquisar e ler um pouco sobre esta fase é sem dúvida uma ótima alternativa para esperar pelo grande dia!

Veja ao longo deste artigo como seu bebê está na 38 semana de gestação  e descubra como curtir mais essa reta final da espera junto ao papai e as pessoas próximas de vocês.

Como seu bebê está crescendo e se desenvolvendo

gestação 38 semanas

O bebê ainda cresce e engorda, mesmo que aparentemente já não exista mais espaço para crescer ou barriga para esticar. Na gestação 38 semanas é mais do que normal o bebê ter mais de 3 kg e o peso ainda aumentará nos próximos dias.

Todos os órgãos do seu filho já estão completamente e totalmente desenvolvidos e posicionados no lugar corretos. Tanto os pulmões como o cérebro já funcionam perfeitamente, e por isso se ele nascer antes de completar 40 semanas você não terá maiores problemas.

Completamente formado e pronto para nascer, nesta semana seu obstetra poderá solicitar um exame de cardiotocografia a fim de verificar qual é a frequência cardíaca do bebê.

Esse mesmo exame também serve para determinar contrações uterinas nos momentos de dúvidas e treinos.

Nesta semana o bebê também tem um boom de esperteza dentro da barriga. Ele consegue segurar coisas nas mãos, como o próprio cordão umbilical. Ele brinca com isso, põe as mãos à boca e segura até os pés, tudo conforme o espaço que tem disponível, é claro, e que já é bem pouco por sinal.

Tom do cabelo, olhos…

Outro fato interessante é que nesta fase o bebê tem seu tom de cabelo e de olhos definidos para o nascimento, entretanto, os mesmos podem não ser aqueles com que a criança crescerá visto que é comum que as tonalidades e cores mudem ao longo dos primeiros meses de vida.

Isso porque a cor definitiva dos olhos do seu filho só será definida lá pelos 9 meses de vida, e por isso se eles nascerem meio cinzentos ou azulados podem puxar para qualquer lado: castanho claro ou escuro, azuis ou verdes.

Como fica a sua vida nesse período

Para a mamãe, é notável o maior cansaço e inchaço, portanto estabeleça como regra descansar um pouco a mais do que vinha praticando até aqui.

Deixe para gastar poucas energias ajustando as coisas de última hora como os retoques no quarto do bebê e a arrumação da mala da maternidade.

Essas semanas finais podem demorar um pouco mais para passar, e por isso o momento é ideal para fazer pequenas coisas que não poderão ser solucionadas por um tempo, como ir ao banco, ir ao cabelereiro ou rechear os armários para não ter que ir ao supermercado.

O inchaço nas pernas e nos pés também fica bem maior, ainda mais se o tempo lá fora estiver quente e as temperaturas altas.

Caso você inche de repente nas mãos ou no rosto, avise seu médico, bem como aumentar muito o peso de um dia para o outro, já que isso pode indicar pré-eclâmpsia.

Adicionar uma toalha embaixo do seu lençol todas as noites pode ser ideal para evitar possíveis manchas no colchão, no caso de estar vazando colostro dos seus seios.

Isso também pode ajudar, porque dependendo, sua bolsa pode estourar no meio da noite, e assim o desastre é menor.

Fique atenta aos sinais

Fique de olho apenas a sintomas e sinais que podem dar susto, na gestação 38 semanas a pressão alta, por exemplo, deve ser acompanhada de perto, procure imediatamente o seu obstetra para não correr o risco de ter pré-eclâmpsia. Também fique atenta a sangramentos exagerados ou secreções.

Você está na reta final e dormir pode ser uma missão quase impossível, entretanto, lembre-se que depois do nascimento do bebê a tarefa não será em nada facilitada, mas pelo contrário.

Aproveite este tempo que ainda é só seu para fazer coisas que depois poderá sentir falta ou saudade também

Participação do papai na gestação 38 semanas

É claro que a mamãe é o centro das atenções ao longo de toda a gravidez, entretanto, uma criança não pode ser feita sozinha, não é mesmo?

Tão importante quanto à mamãe que carrega o bebê dentro de seu útero, o papai está sobrecarregado de sentimentos diversos e complexos.

O papai pode até se sentir como uma parte dispensável ao longo do processo, porém isso não é verdade. Tanto a mamãe quanto o bebê precisam do apoio e da participação dessa figura de impreterível importância, por sinal!

Mesmo que assistindo as variações de humor não pareça uma forma muito participativa de desfrutar da gestação, os homens podem e devem se engajar ao máximo nas atividades para vivenciarem mais de perto este grande momento.

Ele estará mega ansioso para a chegada do bebê ao mundo, e por isso ele precisa ficar atento aos sinais que sua mulher dá, bem como oferecer o máximo de apoio e disponibilidade nessa hora.

São várias coisas que ele pode fazer nesse período, como:

  • Conferir todos os detalhes da mala de maternidade;
  • Ler mais sobre o que fazer na hora da chegada o bebê;
  • Informar-se sobre a certidão;
  • Dar o máximo de apoio;
  • Estabelecer todos os processos que a mulher não pode fazer.

Por exemplo, o papai pode fazer algumas pesquisas sobre como cuidar do bebê nos primeiros dias de vida e como ajudar em casa já que a mamãe estará mais fragilizada e se recuperando do parto.

Ele também pode participar dos cursos preparatórios de pais e mães antes do nascimento.

Os homens, com seu senso de proteção e cuidado, devem ainda colaborar opinando nas roupas e na mala da maternidade, por exemplo.

Lembrar-se de que o filho é dos dois é importantíssimo também para que a proximidade seja mais simples e aconteça de forma rápida.

Hoje, vale citar que os pais podem e devem acompanhar o nascimento dos filhos sendo este um direito dele, inclusive.

4 roupas por 89 300x250

Alguns hospitais mais do que permitir este acompanhamento, promovem a interação entre o recém-nascido e o pai que corta o cordão umbilical, pinga o colírio nos olhos do bebê e mais

Este contato rápido, logo nos primeiros instantes de vida, trará excelentes recordações para a vida do papai! E, nos casos em que o pai não pode acompanhar, a dica é chamar a vovó ou vovô ou algum amigo bem próximo.

As lágrimas e as variações de humor são completamente típicas nessa fase, por isso não se sinta impotente, mas sim companheiro da sua esposa ou parceira.

Entenda mais sobre a variação de humor

Você se sente muito bem em um minuto e depois no outro já está em prantos? Calma, o clube das grávidas conta sim com as variações radicais de humor e um estado de espírito bem inconstante nesse momento.

Os especialistas afirmam que isso acontece por conta do estrogênio e da progesterona – os hormônios femininos responsáveis pela regulação do ciclo reprodutivo – que estão um pouco desequilibrados nesse período.

Mas o fato é que grande parte dessas alterações é causada também pelas mudanças enormes que uma gestação traz para os papais e mamães. Isso porque mesmo quando uma gravidez é bem planejada, muitas mamães ficam preocupadas com o futuro do seu filho, suas responsabilidades e com o parceiro.

Por isso nessa hora é papel fundamental do homem entender que existe uma variação incontrolável pela mulher, e que ele deve reforçar a afirmação da família para a companheira.

Isso pode gerar um sentimento muito mais amoroso e carinhoso, além de criar confiança e segurança nesse momento tão especial da vida.

Informações chaves durante a gestação 38 semanas

  • Com a gestação de 38 semanas, o bebê possui o vérnix, que é aquela camada de gordura que cobre todo o seu corpo, mas que agora já está quase que sumindo para que ele possa se preparar para o nascimento, mesmo que alguns vestígios fiquem;
  • Os movimentos do seu filho estão cada vez menores e mais apertados, isso devido ao tamanho dele dentro do seu útero, mas ainda é normal sentir ele mexendo em torno de 10 vezes ao dia;
  • Seu filho com 38 semanas de gravidez mede em torno de 50 cm e pesa algo em média dos 3 kg;
  • As contrações de treinamento ainda são extremamente comuns nessa época, mudando aos poucos para as do parto;
  • Além disso, o endurecimento da barriga também acontece, podendo ser algo incomodo e assustador para as mamães de primeira viagem, mas fique tranquila;
  • Para auxiliar durante a ansiedade do período e fazer com que o tempo passe de uma forma mais proveitosa e produtiva, se concentre nos últimos momentos com o barrigão e pense nos detalhes finais para seu filho.

A gestação 38 semanas é um dos momentos finais de uma gravidez, por isso é preciso de calma, concentração e alinhamento das ideais do casal. Não deixe de conversar com seu parceiro nesse momento, e explique tudo que estiver sentido.

Quanto mais a comunicação for aberta, melhor será o processo e melhor será o lar que eu filho nascerá. Além disso, fique em contato direto com seu médico para visar de qualquer mudança dentro da gestação 38 semanas.

Acompanhe-nos no facebook

Confira as demais semanas

Sem. 01Sem. 02Sem. 03Sem. 04Sem. 05
Sem. 06Sem. 07Sem. 08Sem. 09Sem. 10
Sem. 11Sem. 12Sem. 13Sem. 14Sem. 15
Sem. 16Sem. 17Sem. 18Sem. 19Sem. 20
Sem. 21Sem. 22Sem. 23Sem. 24Sem. 25
Sem. 26Sem. 27Sem. 28Sem. 29Sem. 30
Sem. 31Sem. 32Sem. 33Sem. 34Sem. 35
Sem. 36Sem. 37Sem. 38Sem. 39Sem. 40

 

Check Also

33 semanas são quantas semanas de gravidez ?

33 semanas são quantos meses ?

33 semanas são quantos meses de gravidez ? Se você deseja saber sobre 33 semanas …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *