Home / Gravidez / Gestação 39 semanas
39 semanas de gravidez

Gestação 39 semanas

Gestação 39 Semanas – Está quase chegando o momento tão esperado !

Você está na gestação 39 semanas e não sabe mais o que pensar, o que fazer e como se acalmar para a chegada do seu bebê? Fique tranquila, isso é realmente  bem comum!

Apesar de uma gestação ser, geralmente, de 40 semanas, há essas alturas é normal que a gestante esteja realmente preparada e desejando muito que o bebê finalmente nasça.

Conhecer o rostinho do seu bebê é tudo em que você consegue pensar agora!

Mas, o que está acontecendo com seu bebê na gestação 39 semanas enquanto você passa por toda essa onda de sentimentos? Como o seu corpo está se preparando para o tão esperado momento do parto, seja ele humanizado, normal ou cesárea? Saiba mais nas próximas linhas!

Como seu bebê está crescendo e se desenvolvendo

gestação 39 semanas

A primeira boa notícia da gestação 39 semanas é que seu bebê pode chegar a qualquer minuto, por isso mesmo é indispensável prestar bastante atenção aos sinais para que você possa reconhecer quando estiver entrando em trabalho de parto.

Completamente formado, até as unhas das mãos e dos pés já estão desenhadas. O bebê pode tanto ser cabeludo quanto careca, isso varia muito de criança para criança, então prepare-se para a surpresa.

Seu bebê está bem mais quietinho por já não ter mais espaço dentro do útero para ficar fazendo as suas manobras. É importante que você entenda isso e não se preocupe a toa. Ainda assim, se o bebê parecer quieto demais por um longo tempo vale a pena se preocupar e procurar pelo seu obstetra pra checar.

Ele ainda está engordando, no mesmo ritmo das últimas semanas, e continua crescendo. Isso permanecerá até o instante do nascimento, seja na gestação 39 semanas ou na 40.

Como fica a sua vida nesse período

O grande dia está chegando e logo logo você terá seu bebezinho nos braços. Não é nada incomum também que os bebês só nasçam depois da data prevista para o parto, por isso fique calma.

Não tem jeito mesmo, e as últimas semanas são as mais compridas da gestação toda, por isso procure focar nos preparativos finais e mantenha um diálogo com seu parceiro. A mala da maternidade já foi conferida? Todos os documentos estão separados?

Se você não tiver nenhum sinal de trabalho de parto e estiver muito incomoda com a situação, converse com seu médico para saber o que ele acha sobre a possibilidade de induzir o parto normal, antes de você partir para uma cesariana, que tem uma recuperação mais demorada.

Sempre que for as consultas periódicas com o obstetra, provavelmente você terá que fazer um exame interno para conferir se já tem alguma dilatação do colo uterino.

Faça todas as perguntas necessárias e tire suas dúvidas, deixando a vergonha de lado na hora de falar com o médico, e certificando-se de que tudo está como normal.

Fique atenta aos sinais…

No seu corpo um dos sinais da aproximação da hora do parto é que o tampão mucoso já pode ter saído ou está prestes a sair. Nesta fase também são comuns as cólicas e você pode sentir que a sua barriga está um pouco mais dura também. Procure diferenciar o que é sinal verdadeiro e o que é falso.

O tampão mucoso é uma parede gelatinosa e bem espessa, como uma clara de ovo, que tampa a entra do útero, protegendo-o de infecções e problemas. Na hora que ele sair, não significa que necessariamente você estará em trabalho de parte.

Significa apenas que o momento está chegando. Já o líquido amniótico, também conhecido de bolsa, irá escorrer no momento em que seu parto for começar, podendo chegar em até 48 horas.

Por isso fique sempre atenta a todos os sinais que seu corpo der, e caso tenha alguma dúvida procure o hospital ou entre em contato com seu médico.

As verdadeiras contrações têm seu tempo diminuído. Você saberá que está, de fato, em trabalho de parto quando elas começarem a ser inferiores ao tempo de 10 minutos entre uma e outra.

Se você começar a sentir esses sinais, é hora de correr para o hospital! É claro que não precisa ser como nas novelas e filmes, já que no geral demora muito para que você tenha as dilatações necessárias para o parto.

Ainda assim, apresse-se, pegue seus documentos referentes a gravidez, sua mala e vá!

Caso este seja o seu primeiro filho, como o meu caso, o seu trabalho de parto poderá ser um pouco mais lento, o que é perfeitamente normal também.

Em diversos casos, são usadas algumas formas de acelerar o processo, tanto por meios naturais quanto artificiais. Eu sei que a ansiedade de conhecer seu bebê é grande, mas pela saúde do seu filho, procure não ter pressa.

Quando uma criança nasce as pessoas correm para visitar o novo membro da família ou do grupo de amigos. É gostoso receber tais visitas, entretanto cada mamãe pode preferir de uma forma.

Por exemplo, enquanto umas adorariam receber a todos na maternidade, outras preferem que as visitas deixem para ir alguns dias depois na casa, afinal, os primeiros instantes da vida pós-parto requerem muito, tanto da mãe quanto do recém-chegado, não é mesmo?

O importante é que você saiba bem o que quer tratando-se das visitas e deixe claro para seus entes e pessoas próximas. Hoje em dia, com as redes sociais, isso é até mais fácil, já que você pode publicar como gostaria que as visitas respeitassem esse momento tão importante de vocês.

Não tenha medo, não ache chato compartilhar imagens e textos que tratam sobre as regrinhas de etiqueta para se visitar um recém-nascido. Infelizmente, muitas pessoas não têm qualquer noção sobre o assunto!

4 roupas por 89 300x250

Agindo desta forma você está se protegendo de situações inconvenientes. E, acima de tudo, agir desta forma significa estar protegendo seu bebê que acabou de vir ao mundo e que ainda é extremamente indefeso.

Tudo limpo e preparado…

Quanto a faxina, vale ressaltar que a gestação 39 semanas pode ser bastante adequada para dar aquela última organizada na casa antes do grande dia! Se você tiver disposição e se estiver bem de saúde, fique sabendo que faxinar fará bem e até adiantará um pouco as coisas.

Aproveite para limpar bem as coisas, trocar as roupas de cama e cortinas. Limpe geral para que nas próximas semanas as coisas sejam apenas mantidas, com pequenas limpezas aqui e ali.

Cozinhe e Congele alimentos…

Se você não for ter a ajuda de alguém nas primeiras semanas, como da sua mãe, da sua sogra ou de uma tia querida, a dica também é utilizar a gestação 39 semanas para fazer algumas comidas e congelá-las.

Isso facilitará muito a sua nova rotina e ninguém passará fome, inclusive você!

Congele feijão, congele algumas carnes para misturas já prontas e tudo mais que puder antecipar. Depois, bastará pôr no micro-ondas e todos terão refeições saborosas como se tivesses sido feita no mesmo instante.

Informações chave para a gestação 39 semanas

  • Com 39 semanas de gestação, o seu bebê está completamente pronto para vir ao mundo! Sendo que nessa fase ele somente ganha peso e pode chegar a medir 50 cm e até 3,3 kg;
  • Mesmo já estando prontinho para nascer, é normal que um bebê fique dentro do útero por até 42 semanas de gestação. Isso porque seu sistema imunológico ainda é muito sensível e ele ainda precisa dos anticorpos da mãe;
  • Embora um parto normal possa ocorrer entre 37 a 42 semanas, é muito mais comum que aconteça entre as últimas 3;
  • Parto humanizado, Cesária, normal, na água ou de cócoras. São diversas opções e depende somente de sua vontade e da condição física do seu bebê;
  • Não se preocupe com a anestesia, já que ela não dó mais do que uma injeção normal;
  • O seu único foco agora é aguardar o momento exato para correr para a maternidade.

A gestação 39 semanas é um momento muito importante na vida dos futuros papais, por isso fique atento aos sinais.

Acompanhe-nos no facebook 

Confira as demais semanas

Sem. 01Sem. 02Sem. 03Sem. 04Sem. 05
Sem. 06Sem. 07Sem. 08Sem. 09Sem. 10
Sem. 11Sem. 12Sem. 13Sem. 14Sem. 15
Sem. 16Sem. 17Sem. 18Sem. 19Sem. 20
Sem. 21Sem. 22Sem. 23Sem. 24Sem. 25
Sem. 26Sem. 27Sem. 28Sem. 29Sem. 30
Sem. 31Sem. 32Sem. 33Sem. 34Sem. 35
Sem. 36Sem. 37Sem. 38Sem. 39Sem. 40

Check Also

33 semanas são quantas semanas de gravidez ?

33 semanas são quantos meses ?

33 semanas são quantos meses de gravidez ? Se você deseja saber sobre 33 semanas …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *