Home / Gravidez / Gestação 40 Semanas
tampão mucoso final da gravidez

Gestação 40 Semanas

Gestação 40 semanas – O momento tão esperado !

Não há mais nada o que esperar. Você está enfim na gestação 40 semanas! A qualquer instante seu bebê chegará e você será tomada por um amor tão grande e tão imensurável como nunca havia pensado sentir.

Foram longas semanas e meses de muita espera, expectativa e ansiedade, não é mesmo? Mas, enfim você chegou as 40, o número que promete ser o máximo para a chegada de um novo ser. O que fazer agora, como agir e reagir a este momento tão ímpar e mágico, afinal de contas?

Se você está entrando na gestação 40 semanas com certeza está radiante, belíssima – a típica beleza da mulher grávida – e o seu coração deve bater descompassadamente cada vez que você pensa no momento do parto.

Como não pensar, não é? As vésperas desse grande dia, desse magnífico encontro! Entenda neste artigo o que esperar dessa semana – além da chegada do bebê – e esteja preparada para este lindíssimo momento.

Como seu bebê está crescendo e se desenvolvendo

gestação 40 semanas o momento tão esperado

A primeira coisa que você tem que saber sobre a gestação 40 semanas é que ela pode não ser a última. São poucos os casos em que a gravidez dura 41 ou 42 semanas, entretanto isso é completamente possível, por isso não se desespere se seu bebê está sem pressa de sair.

Erro de Cálculo…

Além de ter o tempo do organismo outro fator que pode ocasionar este atraso é o próprio erro de cálculo para a data de nascimento. Seu bebê nascerá no tempo certo, sendo assim procure não se desesperar a toa, nem passar por estresse nesses instantes finais, certo?

Na gestação 40 semanas o bebê pode ter até 3,5 kg ou mais e muitos centímetros apertadinhos dentro do útero. Outro dado interessante é que o bebê tem um coração aceleradíssimo! Bate de 110 até 160 vezes por minuto, característica que perderá conforme for crescendo até se normalizar.

Fique atenta… 

O principal cuidado nesta fase é reparar se o bebê fica muito tempo sem se mexer, visto que não é saudável que ele se mantenha muito tempo sem qualquer movimento.

Repare ainda se sua barriga está começando a ficar dura ou se há presença de cólicas, pois tais sintomas podem ser fortes indicativos de trabalho de parto!

O bebê de 40 semanas já está perfeitamente formado. Sua pele é lisa, seus músculos e suas articulações são fortes, tal como de um recém-nascido que você vê por aí. O sistema nervoso do bebê já está maduro o suficiente para que o bebê viva normalmente.

O sistema respiratório é autossuficiente, o que permitirá que o cordão umbilical seja cortado na hora do nascimento e os olhos do bebê já se acostumaram a enxergar a pequenas distâncias.

Vale citar que nos primeiros meses o ideal é que mantenha em torno de 30 centímetros de distância para falar com o bebê.

Tudo pronto, a gestação 40 semanas é esperada ansiosamente por você e por todos que estão acompanhando sua gravidez. Afinal, a hora é agora, certo?

Seu bebê está a caminho

Com o bebê chegando é provável que você esteja ansiosa, feliz e também assustada. O número de emoções, afinal, é grande e tudo está misturado. Como reagir a tudo isso de uma só vez e ser ainda forte, ser mãe, para dar sustento e estrutura para um ser que está chegando agora?

Primeiramente, respire! Se esta é sua primeira gravidez é comum que você esteja apavorada, pois não sabe o que lhe aguarda. Ir para a sala de parto e sair de lá com uma criança nos braços é uma gigantesca responsabilidade que você encarará com muito mais naturalidade do que supõem.

Afinal, sabe aquele velho ditado que diz que junto com a criança nasce a mãe? Pois é! Só quem já passou por uma mesa de parto pode entender isso e como você está na “gestação 40 semanas”, você logo entenderá como isso simplesmente acontece!

Quando seu filho nasce, na maior parte do tempo que ele está fora do útero, ele passa por um processo de acostumação com o novo ambiente. Depois de ficar durante 9 meses dentro do aconchego da barriga, tanto barulho, luz e espaço serão grandes novidades.

Por isso muita gente gosta de “embrulhar” as crianças em mantas, como se fossem um charutinho, enquanto se adaptam e entendem o novo estilo de vida.

Tanto os braços quanto as pernas do seu filho parecem um pouco curtos demais, isso porque elas ainda estão encolhidas, mas calma, elas se soltaram à medida que ele se acostuma com o novo espaço e aprende que pode esticar os membros.

O seu filho irá observar você e o papai atentamente todo mundo, tentando memorizar seus traços e aprendendo a reconhecer as suas vozes e toque. Faça o teste, e perceba como um recém-nascido reconhece a voz da própria mãe.

O recém-nascido e a voz da mamãe

Muita gente acha que isso é mentira ou balela, mas os bebês de fato reconhecem a voz da mãe logo depois que eles nascem. Isso é comprovado por meio de muitas pesquisas que foram feitas, e a explicação é que esse timbre acalma os pequeninhos.

São muitos os relatos de mamãe que dizem que logo depois que o filho nasceu, quando foi para o berçário ou um bercinho separado, presenciaram as crianças virarem a cabeça em direção a elas quando falaram algo.

Em uma das últimas pesquisas, os cientistas gravaram a voz das grávidas enquanto liam poemas para os pequenos, e então tocaram essa gravação para os bebês, que ainda estavam no útero.

Conforme eles mediam os batimentos cardíacos dos fetos, observaram que enquanto a voz da mãe era ouvida, o ritmo do coração acelerava, e quando era de outra mulher, diminuía.

Esses especialistas acreditam que ao ouvir a cadência da voz materna, mesmo que ainda dentro do útero, os bebês começam a aprender a usar essa linguagem, e se familiarizam com o timbre.

Ser mãe…

Ser mãe é algo natural e bastante nato à vida da mulher que se molda automaticamente a nova criança. Vale destacar que para se preparar o principal é entender a grandiosidade do que é ser mãe.

Você será a base de uma nova vida! Será exemplo, será padrão de heroísmo junto a outros ícones como o pai e os avós. Qualquer que seja o problema ou a circunstância esse bebê que agora nasce irá correr atrás de você para resolver qualquer que seja o seu problema. Você será mãe por toda a vida!

Tamanha responsabilidade pode assustar, porém o amor que você sentirá pelo bebê suprirá qualquer sentimento que não seja extremamente positivo. A alegria de passar por esta experiência será tão grande!

Se você está passando por uma segunda gravidez, saiba que seu amor não será repartido entre os filhos, mas sim que ele irá ser multiplicado!

A sua vida muda completamente

O nível de atenção do seu pequeno filho ainda é baixo, e a tarefa de se ambientar dentro de um mundo novo já é estimulo suficiente, por isso nas próximas semanas procure não exagerar e tente manter tudo mais leve.

É nesse momento que a ficha cai: Agora vocês são pais e tem um bebê dentro de casa! Essa nova vida é toda sua, e depende inteiramente de vocês.

Por isso procure o máximo de informações possíveis para ajudar nesse primeiro momento, especialmente se você for uma mamãe de primeira viagem. Nunca se esqueça de incluir seu parceiro em todas as decisões e não deixe a comunicação morrer.

Muita gente acredita que ser mãe é fazer tudo, mas na verdade, a divisão das tarefas tem que ser igualitária para os dois, e o papai tem que estar tão participativo quanto.

A maior das verdades é que tanto quanto você, seu filho vai estar se adaptando a esse novo momento, e como todo bom relacionamento da vida, é preciso de certo tempo para desenvolvê-lo de maneira carinhosa.

O desenvolvimento do recém-nascido

Pensando em desenvolvimento, os recém-nascidos chegam à mamãe até 12 vezes por dia, quando não mais. Por isso esteja preparada, e não fique preocupada caso o seu leite demore alguns dias para “descer” depois do parto.

Seu filho estará recebendo os nutrientes suficientes nesse período, já que o colostro, aquele líquido transparente que sai primeiro do peito, irá nutri-lo por completo nesse tempo.

Quanto ao seu umbigo e também o coto umbilical, é preciso de cuidados simples e básicos, os quais você pode aprender rapidamente para saber como mantê-los limpos e saudáveis.

No caso do seu filho nascer com Icterícia, as orientações médicas precisam ser seguidas à risca, caprichando na frequência das mamadas, já que a ingestão de líquidos ajuda a manter a criança saudável.

Informações chaves para a gestação 40 semanas

  • Com todo esse tempo de 40 semanas, seu bebê já está completamente pronto para vir ao mundo, apenas aguardando os sinais positivos dos hormônios;
  • Após o nascimento ele ainda não conseguirá enxergar em torno de 30 cm do rosto, o que é equivalente ao rosto da mãe quando ela está amamentando;
  • O cansaço será a palavra que te definirá nesse momento. A exaustão chegará aos limites evidentes, e por conta da sua barriga ser muito grande, você não conseguirá caminhar e nem dormir direito;
  • Se não tiver nenhum tipo de recomendação médica solicitando que não faça relações sexuais, procure namorar bastante, já que isso ajuda na hora do parto;
  • Tudo que você precisa na gestação 40 semanas é manter a calma e a paz para ter um parto tranquilo.

Lembre-se que de que na gestação 40 semanas, mas do que nunca, o parceiro estar ao seu lado é fundamental, por isso se apoio muito em sua relação.

Saiba também sobre o Tampão mucoso

Acompanhe-nos no facebook

Confira as demais semanas

Sem. 01Sem. 02Sem. 03Sem. 04Sem. 05
Sem. 06Sem. 07Sem. 08Sem. 09Sem. 10
Sem. 11Sem. 12Sem. 13Sem. 14Sem. 15
Sem. 16Sem. 17Sem. 18Sem. 19Sem. 20
Sem. 21Sem. 22Sem. 23Sem. 24Sem. 25
Sem. 26Sem. 27Sem. 28Sem. 29Sem. 30
Sem. 31Sem. 32Sem. 33Sem. 34Sem. 35
Sem. 36Sem. 37Sem. 38Sem. 39Sem. 40

Comentário

  1. Foi o melhor conteúdo sobre gravidez semana a semana que encontrei na internet, sou fã de voces, parabens !!!

Deixe uma resposta