Gestação 5 semanas - Gravidez semana a semana - Bebês e Crianças !
Home / Gravidez / Gestação 5 semanas
5 semanas de gravidez

Gestação 5 semanas

Sua Gravidez – Gestação 5 semanas– Como seu bebê está crescendo e se desenvolvendo. Alimentação na medida certa!

Muitas pessoas poderão não perceber, mas agora você está gravidíssima – mesmo que ainda não esteja vivenciando os sintomas clássicos da gravidez! A gestação 5 semanas é um período que revela que de fato o seu bebê está crescendo muito rapidamente!

Esse período é um dos mais emocionantes para os pais, pois é na quinta semana que o coração do bebe começa a bater! Por mais que ainda o embrião tenha um formato muito parecido com um pequenino girino, ouvir os batimentos cardíacos dele pode ser uma das sensações mais incríveis que você poderá vivenciar!

Fora o coração, os rins também estarão começando a se formar nessa fase, bem como o tubo neural se fecha. Esse tubo faz a ligação entre o cérebro e à medula espinhal. É também nesse momento que  a mãe deve priorizar o consumo de uma suplementação adequada de ácido fólico.

O ácido fólico contribui, e muito, na prevenção relacionada à possíveis más formações do tubo neural.

Justamente por isso é essencial que a futura mamãe converse com seu médico para poder solicitar algumas informações sobre a dose mais adequada ás suas necessidades, bem como avaliar se é necessário apostar em outros tipos de vitaminas!

É muito comum que nesse comecinho de gestação uma grande parcela de mulheres fique com um certo receio com o que diz respeito ao fato de ter que assumir o papel materno – dúvidas, incertezas e medo são fatores que assombram muitas gestantes, e isso ocorre principalmente com as futuras mamães de primeira viagem! – até mesmo um certo sentimento conflitante com relação ao bebê pode ocorrer e isso não é em nada anormal! Pelo contrário!

gestação 5 semanas

Gestação 5 semanas – Seu bebê cresce e você se reconhece como mãe!

Como dissemos anteriormente, no inicio da gravidez é absolutamente normal que muitas mulheres sejam acometidas por uma série de sentimentos e conflitos muito fortes!

Mães de primeira viagem são tomadas por uma série de dúvidas sobre como será no futuro. – o mais importante nesse momento é que você procure pensar que haverá bastante tempo para se adaptar à sua nova condição de vida e até mesmo buscar meio de se preparar ainda mais para poder vivenciar a sua gestação de forma ainda mais plena!

Nessa fase tudo pode ser ainda mais intensificado porque os sintomas começam a se tornar bem evidentes! Muitas mulheres passam a ter enjoos e muito, mas muito sono!

Fora isso, há uma vontade de fazer xixi à todo momento! Alguns casos revelam sintomas menos atípicos, como dores de cabeça constantes – esse sintoma pode se manter durante o primeiro trimestre de gestação!

Por mais que seja tudo bastante incomodo não há alguma anormalidade. Tudo faz realmente parte do contexto da gestação e justamente por isso não devem ser encarados como condições eternas – sim, vai passar!

Dependendo da intensidade dos sintomas, é interessante que você procure dividir isso com seu médico para juntos entenderem como ao menos “amenizar” a sua condição – mas é importante salientar que você não deve tomar nada ou até mesmo seguir “receitinhas milagrosas” por aí sem o conhecimento do seu médico.

Não tenho Sintomas de Gravidez – gestação 5 semanas

Se você for daquelas que simplesmente não sente absolutamente nada não há também porque ficar preocupada! Aliás, você pode se considerar uma sortuda!

Em outros casos, podem ocorrer sintomas em algumas gestantes que não podem, de forma alguma, serem deixados de lado e não se prestar a devida atenção. Se por ventura você tiver alguns sinais de perigo logo no comecinho da gravidez é importante que, imediatamente você procure seu médico para solicitar auxilio.

Mulheres com mais de 35 anos e que possuam alguma preocupação com relação à problemas genéticos precisam também realizar exames preventivos para fazer uma avaliação mais minuciosa acerca do estado do bebê.

Um desses exames é o chamado translucência nucal (que deve ser realizado por meio de um ultrassom) – ele é o mais indicado para detectar qualquer anormalidade!

Outro exame que pode ajudar a amenizar qualquer dúvida é o de sangue – eles também são capazes de apontar   eventuais problemas genéticos – se por acaso a suspeita de algum problema genético for de fato muito evidente, pode ser que o médico solicite ainda outros tipos de exames mais invasivos para sanar qualquer dúvida.

Agora você está vivendo o segundo mês de gestação! – por mais que você possa ter que passar por uma série de sintomas, ainda assim esse é um momento marcante na vida da gestante, pois é a partir daqui que o acompanhamento da evolução da criança se torna ainda mais evidente!

Na gestação 5 semanas você certamente estará mais vibrante e com mais fome (sim, bem mais fome do que habitual, pode ter certeza!) por isso é importante estabelecer uma rotina diária saudável para não cair na tentação dos excessos!

O momento do ultrassom – será que eu vou ver o bebê já na 5ª semana?

Muitas futuras mamães costumam relatar que ao realizarem o ultrassom ainda na quinta semana de gestação não conseguem visualizar o feto – e muitas acabam ficando tensas com isso!

O mais recorrente nesses casos é começar a pensar que a gravidez pode apresentar algum problema mais grave, como uma gestação inviável, anembrionada e mais um monte de “serás”!

Na verdade o único risco eminente aqui é justamente fazer o ultrassom nessa fase, pois detectar o bebê e até mesmo os batimentos cardíacos acaba sendo um pouco mais complicado.

É importante refletir que a gravidez começa a ser contada ainda no primeiro dia da sua menstruação, onde o feto deverá ser formado por células, ou seja, o óvulo e o espermatozoide.

E como você deve saber, eles são muito (muito mesmo) pequeno! Nesse caso, o bebê de 5 semanas teria em média a representatividade de 3 semanas apenas.

Isso quer dizer que ele ainda é muito pequenino e por isso a visualização por meio do ultrassom é uma missão bem complicada e difícil!

Portanto a dica aqui é apenas uma: tenha calma e comece desde já a controlar a ansiedade!

Certamente por vezes isso pode ser um pouco complicado, ainda mais quando se trata da primeira gestação! Mas, buscar trabalhar esse sentimento é primordial para não começar a pensar coisas erradas ou ter impressões equivocadas!

Mas afinal, na gestação 5 semanas eu conseguirei ver os batimentos cardíacos do meu bebê?

Essa certamente é uma das perguntas que mais permeia a cabeça das futuras mamães! E, logicamente isso é absolutamente compreensível!

Há mulheres que conseguem ver exatamente tudo! Tudo mesmo! Desde o saco gestacional, embrião, vesícula e por aí vai! Mas, quando se trata dos batimentos cardíacos nada é evidente!

Isso geralmente pode acontecer em muitas situações por conta justamente da prematuridade do embrião.

Vale destacar que o coraçãozinho do bebê tende a começar a bater por meio de espasmos involuntários, que em geral se revelam entre a 6ª e 7ª semana da gravidez.

Por esse motivo, é extremamente recomendável que o exame do ultrassom não seja feito antes desse período, pois as chances da futura mamãe conseguir os batimentos cardíacos são bem menos na gestação 5 semanas!

Nessa fase o mais provável que a gestante consiga apenas ver o saco gestacional e nada muito além disso!

Com o intuito de evitar eventuais preocupações ou achar que algo está fora do normal, procure esperar ao menos até a oitava semana, pois isso lhe garantirá mais segurança e maiores chances de ver os batimentos cardíacos!

Para entender melhor essa dica, vale a pena destacar um estudo americano que visa indicar que há muito mais chances de se ver o embrião por meio do ultrassom considerando a quantidade de HCG contido no organismo!

Eu tenho muitas dúvidas! Será que estou exagerando?

Não! Se você é mamãe de primeira viagem, as dúvidas são absolutamente normais! E na gestão 5 semanas ter muitas dúvidas e questionamentos faz parte do processo! Fique tranquila!

Mas, existem duas dúvidas muito comuns que a maiorias das gestantes tem, e certamente você também faz parte dessa parcela de pessoas!

Uma delas consiste em saber qual é de fato o tamanho do bebê durante o período de 5 semanas!

Apenas para ficar mais claro, nesse período o seu bebê é ainda um pequenino (quase minúsculo) embrião, tendo nada mais nada menos do que o tamanho de uma semente de gergelim!

Ele também não possui um formato, ou seja, ainda não se parece em nada com um bebê, bem como não agrega qualquer semelhança!

Nesse período o tubo neural ainda está se desenvolvendo a todo vapor e é justamente por meio dele que posteriormente haverá a formação do cérebro, bem como dos nervos e medula espinhal.

A segunda dúvida mais recorrente nessa fase da gestação refere-se ao fato de saber qual é o tamanho do saco gestacional na 5ª semana! – se você não perguntou isso para seu médico, certamente perguntará!

Para lhe ajudar essa dúvida, vale salientar que com cinco semanas o saco gestacional ainda mede algo em torno de 4 até 16 mm. Ele ainda irá dobrar de tamanho e isso poderá acontecer até mesmo na mesma semana!

 

Eu posso sentir o bebê mexer desde já, estou na gestação 5 semanas?

Provavelmente essa é a pergunta que lidera o ranking entre as futuras mamães durante a gestação 5 semanas!

Mas, é importante dizer que ainda não é possível sentir seu bebê mexer nessa fase!

Todos os aspectos que foram citados até aqui nesse artigo já permitem entender o porquê de você ainda não sentir nada evidente!

Como ficou evidente nem mesmo os batimentos cardíacos poderão ser sentidos na 5ª semana e é ainda muito cedo para começar a perceber pequenos pontapés e mexidas na sua barriga!

Aliás, falando em barriga, você ainda não poderá sair por aí exibindo com orgulho a sua! Por mais que muitas mulheres relatem que já sentem uma diferença, certamente isso não está associado à gestação.

Na verdade é impossível que a sua barriga já tenha começado a aparecer nesse momento – lembra-se da semente de gergelim que falamos antes? Esse é o tamanho do seu pequeno ainda!

Na verdade nem o tamanho do seu uterino foi expandido ainda!

Se você está vivendo o momento da gestação 5 semanas, aproveite todas as dicas que foram indicadas ao longo desse artigo e continue vivendo essa experiência maravilhosa com o máximo de informações sempre!

Acompanhe-nos no facebook

Confira as demais semanas

Sem. 01Sem. 02Sem. 03Sem. 04Sem. 05
Sem. 06Sem. 07Sem. 08Sem. 09Sem. 10
Sem. 11Sem. 12Sem. 13Sem. 14Sem. 15
Sem. 16Sem. 17Sem. 18Sem. 19Sem. 20
Sem. 21Sem. 22Sem. 23Sem. 24Sem. 25
Sem. 26Sem. 27Sem. 28Sem. 29Sem. 30
Sem. 31Sem. 32Sem. 33Sem. 34Sem. 35
Sem. 36Sem. 37Sem. 38Sem. 39Sem. 40

Check Also

38 semanas de gravidez

Gestação 38 Semanas

Sua Gravidez – Gestação 38 semanas A contagem regressiva nunca foi tão intensa na sua …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *