Home / Gravidez / Gestação 7 semanas
7 semanas de gravidez

Gestação 7 semanas

Sua Gravidez – Gestação 7 semanas – Como seu bebê está crescendo e se desenvolvendo. Gêmeos.

Seu bebê continua crescendo, mesmo que ele ainda seja um pequenino embrião! Na gestação 7 semanas o embrião ainda possui um resquício pequeno de uma calda, que deverá sumir ainda nas próximas semanas que virão!

Porém, essa é ao único item que realmente diminuirá, porque daqui pra frente é só crescimento mesmo, viu!

Nessa etapa da gestação o coração e o cérebro passam a se revelar com maior complexidade e já é possível ver a formação das pálpebras, um leve despontamento do nariz e seus bracinhos já se dobram na altura dos cotovelos.

Logicamente o bebê aqui ainda é uma espécie de bolinha, mas ele já mexe bastante, mesmo que a futura mamãe não possa perceber isso! Mas, calma! Isso irá mudar em algumas poucas semanas e chegará um momento que ele será grande o suficiente para acabar tocando as paredes do útero – e aí haja fôlego para acompanhar o pequeno mexendo lá e cá, viu!

gestação 7 semanas

gestação 7 semanas– Já para perceber que estou grávida?

Outras pessoas não conseguirão perceber que você está gestante, pois por fora tudo estará exatamente igual a antes de você de fato engravidar.

Pode até ser que você mesma ainda não se sinta gravidíssima – seu útero ainda está crescendo dentro de você para no futuro comportar confortavelmente seu bebê!

Para você ter uma maior noção desse aspecto, vale salientar que antes mesmo de você engravidar seu útero era do tamanho de uma mão cerrada, e nesse momento, ainda na gestação 7 semanas ele possui um tamanho parecido ao de um mamão papaia (pequeno).

Conforme seu crescimento a mulher pode acabar sendo acometida por alguns sintomas, como cólicas e até mesmo sentir algumas fisgadas – não se assuste com isso, pois é totalmente normal!

Seu Humor na gravidez 7° semana!

Por conta do grande conflito hormonal, a alteração de humor também é algo muito recorrente, que se mantém ainda nessa fase! Pode ser que agora você esteja feliz e sorridente e daqui a pouco caia em prantos só de pensar no que está por vir daqui para frente! – sim, isso acontecerá uma boa parcela de vezes!

Você se sentirá mais sensível e com muito mais vontade de chorar e até mesmo se emocionar por coisas que antes talvez não lhe surtissem algum impacto – tudo isso está associado aos hormônios e também á apreensão da gravidez, receios, ansiedades, dúvidas (…) tudo faz parte!

Justamente esses aspectos podem acarretar outros sintomas – a insônia é um deles. Como você já deve saber, dormir bem é importante durante a gestação e por isso é preciso ter paciência e dar tempo ao tempo durante a evolução da sua gravidez!

O importante é que você procure sempre se manter mais relaxada e se permita curtir tranquilamente cada um dos momentos que estão por vir – lembre-se, você ainda tem uma longa caminhada até que chegue o tão esperado momento do nascimento!

Esses sintomas podem se estender durante todos os meses da gestação e até mesmo se prolongar para depois do nascimento da criança! Portanto, nada de auto cobranças ou de ficar impaciente consigo mesma, ok?

Gêmeos? Será?

gestação 7 semanas

Ultimamente tais casos se tornaram muito mais recorrente do que estávamos habituados à alguns anos atrás – isso se deu por conta do maior numero de pessoas que estão se submetendo aos tratamentos de fertilidade – eles não somente estão mais frequentes como também mais acessíveis!

Mas, não pense você que suas chances de ter gêmeos são nulas porque você não fez algum tratamento – as chances para quem tem alguém na família que já teve gêmeos também pode elevar as chances.

Se por acaso você está com dúvidas se está grávida de gêmeos por qualquer motivo, pode conversar com seu médico e realizar a confirmação por meio de um ultrassom.

Há dois padrões de gêmeos, sendo eles idênticos e os fraternos:

  • Idênticos: são gêmeos gerados de forma que somente um óvulo tenha sido devidamente fecundado pelo espermatozoide e somente depois há a divisão!
  • Fraternos: é quando ocorre de dois óvulos serem fecundados por dois espermatozoides distintos.

Na gestação 7 semanas os sintomas ficam mais evidentes!

Com sete semanas de gravidez os sintomas se tornam ainda mais evidentes – enjoos e náuseas podem acabar dando ainda mais as caras nessa fase e por isso é o momento que muitas mulheres descobrem que estão grávidas!

Situações simples da rotina, como por exemplo, o ato de escovar os dentes pode ser algo extremamente complicado.

Os odores de perfumes, comidas e até mesmo de outras pessoas, como o companheiro, por exemplo, pode acabar acarretando um grande incomodo!

Mas, tudo isso pode ser amenizado pelo fato de você pensar que agora seu bebê está com quase 18 mm de tamanho e de que cada vez mais ele irá evoluir e crescer dentro de você! – a gestação 7 semanas é uma semana repleta de boas descobertas!

De olho nos incômodos que a gravidez começa a revelar na sétima semana!

Como dito anteriormente as náuseas agora parecem ser o que mais chama a atenção na sétima semana de gestação e o incomodo pode ser bem evidente!

O sono também é algo praticamente incontrolável e as futuras mamães poderão dificuldades em levar a rotina diária como antes!

Na verdade o sono pode ser tão intenso que parece que nunca vai acabar. E por isso, você pode até mesmo ser acometida por uma irritação sem qualquer motivo aparente!

Mas, tudo isso, embora seja difícil tem um lado bom – vai passar! Na verdade a partir da 12ª semana você já poderá perceber que tais sensações começam a ser menos frequentes.

Nesse meio tempo a dica é tentar evitar, sempre que possível qualquer coisa que possa intensificar um mal estar e até mesmo enjoo.

Uma dica que pode ajudar bastante é investir no consumo de bolachas de água e sal quando ainda estiver em jejum ou até mesmo nos momentos que as náuseas estiverem mais intensas.

Dependendo do seu quadro, pode ser que o médico também indique algum medicamento que tenha a finalidade de amenizar os sintomas.

Mas, nem tudo é tão ruim assim! Calma! Algumas mulheres grávidas podem se sentir muito mais excitadas e com uma libido muito mais evidente.

Aqui só vale um ponto de atenção: durante essa fase é importante ter um pouco de cuidado com as relações sexuais, pois em caso de sangramentos é importante ficar alerta!

Caso isso aconteça, procure o quanto antes o seu médico e relate o ocorrido para que ele possa fazer uma avaliação mais minuciosa!

Luz, câmera e uma boa pitada de drama!

Lembra-se dos hormônios? Pois eles vão sempre fazer acontecer algo durante a gestação – e isso é sem qualquer exagero!

Você pode virar nessa famosa uma espécie de atriz mexicana, onde tudo pode acabar em um drama sem fim!

Pode parecer exagero, mas não é! Você irá perceber que qualquer coisinha, por mais bobinha que seja, poderá fazer você derramar muitas lágrimas sem muitos motivos aparentes.

Seja vendo um filme, um comercial de margarina ou quando você se sentir contrariada, chorar é algo que se torna bem frequente, ainda mais na gestação 7 semanas!

Medicamentos, o que você precisa considerar para manter a sua segurança e a do bebê!

A medicação é algo que definitivamente pode deixar as futuras mamães bem preocupadas, e não é por menos! Afinal, seu sistema imunológico está cada vez mais sensível!

Isso é natural, até porque a gravidez acaba mesmo afetando a sua imunidade, deixando-a mais baixa do que o de costume.

Na verdade isso ocorre por um motivo bastante simples – agora seu corpo é cada vez mais dedicado à manutenção da gestação e conforme as semanas forem passando isso ficará ainda mais evidente.

Na gestação 7 semanas pode ser ainda mais comum que a gestante seja acometida por uma gripe, infecção urinária e até mesmo dores de dente. Há ainda uma série de outros aspectos que podem surgir!

Para conseguir aliviar dores e sintomas provenientes desses males pode ser que acabe sendo preciso considerar recorrer ao uso de determinados medicamentos.

Os mais comuns acabam sendo os analgésicos ou antibióticos. E por mais que seja uma forma de sanar um problema, o medo de acabar causando outro devido à ingestão de remédios consome as futuras mamães!

Mas, o melhor caminho nesse caso é um só! – se manter sempre bem informada! Esse sim pode ser considerado um “santo remédio”!

Mas afinal, medicamento na gravidez pode ou não pode?

Na verdade não existe uma única resposta para isso! Tudo depende exclusivamente do seu caso e também da avaliação que será feita por parte do seu médico.

É justamente ele que poderá entender o que é recomendado para a sua saúde e até mesmo mais seguro para o bebê – portanto, nada de sair se automedicando, ok?

Há mesmo motivo para tanto receio? O que pode acontecer de errado se eu tomar medicamentos errados ou por conta própria?

Para começar, existem alguns estudos que revelam que determinados medicamentos podem sim acabar ultrapassando a membrana da placenta e acarretar efeitos nocivos para o bebê!

Entre os mais graves, pode-se destacar a má formação do feto ou até mesmo alguma condição de saúde que poderá acompanhar ele pelo resto da sua vida.

Outros aspectos também podem acabar sendo diagnosticados por conta da medicação equivocada, como problemas renais, problemas intestinais e outras condições graves.

Como ficou evidente não tem como bobear nessa história, não é mesmo? Por isso, muita atenção com a medicação que você está cogitando tomar e sempre mantenha seu médico informado sobre isso!

E quando falamos sempre: é sempre mesmo! Você e seu bebê merecem todo o cuidado e carinho do universo!

Confira abaixo quais são os medicamentos considerados liberados na gravidez:

  • Paracetamol (indicado para dores de cabeça e gripes)
  • Cefalexina (antibiótico para infecções)
  • Ácido fólico
  • Vitamina D3
  • Buscopam (indicado para sanar dores abdominais em geral)
  • Metildopa (indicado para gestantes que sejam diagnosticadas como hipertensas)

Como ficou evidente a lista de medicamentos permitidos é bem enxuta, não é mesmo? E isso mostra que esse é um assunto bastante sério e que exige total cuidado, principalmente na gestação 7 semanas!

Acompanhe-nos no facebook

Confira as demais semanas

Sem. 01Sem. 02Sem. 03Sem. 04Sem. 05
Sem. 06Sem. 07Sem. 08Sem. 09Sem. 10
Sem. 11Sem. 12Sem. 13Sem. 14Sem. 15
Sem. 16Sem. 17Sem. 18Sem. 19Sem. 20
Sem. 21Sem. 22Sem. 23Sem. 24Sem. 25
Sem. 26Sem. 27Sem. 28Sem. 29Sem. 30
Sem. 31Sem. 32Sem. 33Sem. 34Sem. 35
Sem. 36Sem. 37Sem. 38Sem. 39Sem. 40

Veja Também

38 semanas de gravidez

Gestação 38 Semanas

Sua Gravidez – Gestação 38 semanas A contagem regressiva nunca foi tão intensa na sua …

Deixe uma resposta