Home / Gravidez / Gestação 8 semanas
8 semanas de gravidez

Gestação 8 semanas

Sua Gravidez – Gestação 8 semanas – Como seu bebê está crescendo e se desenvolvendo. E por que tanto enjoo?

Lembra aquela pequena calda que estava conectada ao feto? Então, na gestação 8 semanas ela já está quase desaparecendo e uma série de outras mudanças já estão se manifestando diariamente!

Agora seu bebê não é mais caraterizado como um embrião e sim, de fato, um feto! A oitava semana é muito importante para o desenvolvimento do seu bebê, porque é nesse momento que seus órgãos estarão se formando de forma ainda mais substancial e progressiva.

Tanto seus braços quanto as suas pernas já estão maiores e mais compridas. As suas pequenas mãozinhas estão flexionadas e ficam sempre unidas sob o coração. – Seus pezinhos já chamam bastante atenção, pois podem ser tão compridos que podem facilmente se juntar na parte frontal do seu corpo!

Por mais que a ansiedade esteja tomando a liderança em alguns momentos, a futura mamãe ainda não conseguirá saber se está gerando uma menina ou um menino. Ainda é muito cedo para identificar o sexo do bebê e por isso é preciso saber lidar com tanta expectativa!

Quem não quiser ou não conseguir conter tal ansiedade pode seguir uma outra alternativa, que nada mais é do que um exame promovido por alguns laboratórios onde por meio da analise do sangue é possível estabelecer a presença da quantidade de cromossomos Y na mãe.

Porém, esse tipo de exame não possui cobertura dos planos de saúde e pode acabar sendo melhor esperar mais um pouco para poder saber o resultado, não é mesmo?

gestação 8 semanas

Gestação 8 semanas – como sua vida estará nessa fase?

Algumas partes físicas já se revelam um pouco diferentes do que antes. Você ainda não terá ganhado peso, mas algumas áreas poderão ficar mais volumosas, como os seios, por exemplo!

É comum que na gestação 8 semanas muitas mulheres precisem já assumir uma nova numeração do seu sutiã, mesmo que ainda seja a fase inicial da gestação!

Isso ocorre porque seu corpo já está lidando com a expansão dos dutos responsáveis pela circulação do leite materno – tudo em você está se adaptando de forma a seguir com a sua gestação!

Se você logo perceber que os seios estão maiores, evite esperar para comprar sutiãs com tamanhos adequados. O mais indicado é já começar a trocar a numeração – essa medida ajudará a evitar que você acabe sendo acometida por dores e desconfortos!

Livros que recomendo

Os sintomas do Enjoo – porque tanto enjoo afinal?

gestação 8 semanas

É,  nessa fase pode ser que os enjoos realmente estejam se relevando ainda mais presentes, não é mesmo? Mas, esse sintoma poderá ser melhorando com o passar do tempo – e não vai demorar para isso acontecer, pode acreditar!

Não existe um padrão para todas as gestantes – há mulheres que passam excessivamente mal com náuseas e vômitos, enquanto outras praticamente não manifestam tais sintomas!

Em geral, esse tipo de mal estar ocorre no primeiro trimestre de gestação – e segundo alguns médicos um dos responsáveis por tanto desconforto é a questão hormonal. Porém, não existe uma unanimidade com relação a esse ponto, e até hoje há diversos paradoxos acerca do tema!

Hormônios Será?

Responsabilizar os hormônios pode fazer total sentido. Isso porque nos três primeiros meses de gestação os níveis hormonais no corpo da mulher tendem a flutuar substancialmente.

No momento que eles passam a ser mais estabelecidos, que é por volta do segundo trimestre de gravidez, grande parte das mulheres percebe que os sintomas começam a não surtir mais efeito algum.

Vale salientar que o termo “náusea” pode se referir a uma série de aspectos diferentes, podendo estar associada a um gosto ruim na boca até vômitos constantes e diariamente!

Mas, embora mais popular, esse não é o único sintoma que incomoda as futuras mamães – sim, tem mais! A prisão de ventre é outro ponto que gera bastante desconforto!

Tal sintoma poderá fazer com que você precise mudar sua alimentação ainda no inicio da gravidez – apostar em uma alimentação rica em fibras, como por exemplo, consumindo alimentos de cunho integral, pode ser uma excelente medida.

É interessante também apostar no consumo de frutas, legumes e verduras diariamente para poder potencializar de forma mais positiva o transito intestinal e sanar os sintomas de desconforto decorrentes da prisão de ventre!

A gestação 8 semanas é um momento muito forte de conexão com a criança, porque é justamente a fase que você percebe que seu corpo está mudando e que tudo fica ainda mais intenso!

Gestação 8 semanas – Como controlar a ansiedade? Será que é menino ou menina?

Quem é a futura mamãe que não fica sonhando sobre como será o bebê? Provavelmente não tem uma que não tenha se identificado com isso!

Saber o sexo do bebê é algo que deixa muitas gestantes em um estado de ansiedade gigantesco. Afinal, toda mamãe já quer começar a sonhar com o enxoval e todos os detalhes!

Essa fase pode ser uma das mais inesquecíveis e marcantes.  É nesse momento que você começa a imaginar possíveis nomes, sonhar com os traços que ele terá, cor dos olhos e mais o que for possível!

O lado positivo aqui é que as futuras mamães podem recorrer a alguns artifícios para começar a considerar como se dará a descoberta do sexo da criança!

Começando pelos que são considerados científicos, podemos citar os testes ou o tubérculo genital fetal.

O tubérculo genital fetal nada mais é do que o projeto da genitália – para meninos e meninas eles podem ser bem semelhantes até a 14ª semana de gestação e até esse período os médicos ainda não conseguem ter total certeza sobre o resultado.

Mas, os estudos provenientes da medicina não param de avançar, e há alguns anos chegou-se a conclusão que dependendo do resultado da inclinação do ângulo do tubérculo genital fetal há como saber o sexo.

O método do exame laboral – exame de sexagem fetal!

Esse é outro exame bastante adotado para quem está morrendo de vontade de saber finalmente qual é o sexo do bebê!

Ele tem a capacidade de agregar até 97% de certeza sobre o resultado final. Para tanto, ele funciona por meio da coleta do sangue da mãe.

Se o resultado for afirmativo para menino, possivelmente será detectado um cromossomo masculino na mostra proveniente ao exame.

Se por ventura for constatado o cromossomo Y, aí as chances se invertem, e pode ser que a futura mamãe esteja esperando uma menina.

Esse método é considerado extremamente eficiente, porém não é passível de erros e justamente por esse motivo é sempre indicado que ele seja feito a partir da gestação 8 semanas!

E os métodos populares? Vale a pena apostar neles?

Na verdade esses métodos acabam sendo mais divertidos do que certeiros e para tornar o momento mais interessante, apostar neles pode ser algo prazeroso para todos!

Na verdade, eles não passam de tradições existentes para muitas famílias, principalmente aquelas que possuem um lado mais supersticioso!

E para falar a verdade, quem nessa vida nunca ouviu falar de uma série de brincadeiras nesse perfil?

Isso porque esses métodos e brincadeiras para indicar o sexo do bebê são costumes de anos e anos, e que se mantém até os dias atuais!

Confira os mais famosos abaixo:

  • Garfo e colher – essa é uma brincadeira bem famosa e para realizar é preciso apenas colocar cada talher embaixo de uma almofada. Aí é só a gestante escolher onde quer sentar. Se ela sentar na almofada com o garfo é menino, mas se a escolhida for a colher, então é menina!
  • Aliança e agulha – outra crença bem famosa e bastante feita por muitas pessoas. Deve-se colocar a aliança ou a agulha em um fio de cabelo ou linha, que deve ficar pendurado sobre a palma da mão ou da barriga da gestante. Se rodar o resultado é menina, mas se balançar aí sim é menino!
  • Salgado ou doce – talvez as gestantes até gostem mais dessa porque envolve o “fator comida”. Se por ventura as mães tiverem desejo por alimentos mais doces pode ser que esteja esperando uma menina. Mas, se for um desejo por comidas salgadas, a tendência é que seja um menininho!
  • Matemática ou adivinhação – essa é uma continha que pode indicar o sexo do bebê. Para tanto, deve-se somar a idade da mamãe com o mês da fecundação. É preciso obter um único algarismo! Se o resultado for par pode ser que seja uma menina, mas se for impar, então é menino!

Há ainda muito outros que são bastante populares e até mesmo divertidos! Eles podem ser um ótimo pretexto para reunir as pessoas que você gosta e dar boas risadas!

Mas, logicamente eles não têm qualquer exatidão e por isso para ter um resultado mais assertivo é interessante buscar orientação junto ao seu médico!

O mais importante é continuar vivendo esse momento de forma plena e buscando o máximo de informações possíveis para ir se preparando para o grande dia!

Agora que você já sabe mais sobre a gestação 8 semanas, aproveite todas essas dicas agora mesmo e se permita acompanhar o desenvolvimento do seu pequenino ou pequenina! Certamente você somente terá boas lembranças da sua gestação!

Acompanhe-nos no facebook

Confira as demais semanas

Sem. 01Sem. 02Sem. 03Sem. 04Sem. 05
Sem. 06Sem. 07Sem. 08Sem. 09Sem. 10
Sem. 11Sem. 12Sem. 13Sem. 14Sem. 15
Sem. 16Sem. 17Sem. 18Sem. 19Sem. 20
Sem. 21Sem. 22Sem. 23Sem. 24Sem. 25
Sem. 26Sem. 27Sem. 28Sem. 29Sem. 30
Sem. 31Sem. 32Sem. 33Sem. 34Sem. 35
Sem. 36Sem. 37Sem. 38Sem. 39Sem. 40

Veja Também

38 semanas de gravidez

Gestação 38 Semanas

Sua Gravidez – Gestação 38 semanas A contagem regressiva nunca foi tão intensa na sua …

Deixe uma resposta