Gestação 9 semanas - Gravidez semana a semana - Bebês e Crianças !
Home / Gravidez / Gestação 9 semanas
9 semanas de gravidez

Gestação 9 semanas

Sua Gravidez – Gestação 9 semanas – Como seu bebê está crescendo e se desenvolvendo. Qual será a data prevista para o seu parto, será que dá para confiar?

Na gestação 9 semanas o bebê já possui um peso mais expressivo, chegando a pesar 10 gramas e seu crescimento é bastante rápido – agora grande parte das áreas do seu pequeno corpinho está bem mais presentes.

Seus braços, pernas, órgãos e até mesmo olhos ainda não estão totalmente formados, mas já demonstram um grande desenvolvimento!

Um das partes que já está totalmente formada é a orelha (por fora) e no final dessa semana estima-se que ela também já esteja também formada na parte interior!

A estrutura mais básica do corpo está desenvolvida também e nesse momento o bebê deverá começar a ganhar cada vez mais peso – e sim, seu crescimento será impressionante a cada dia daqui para frente!

Agora ele já possui um aspecto muito mais semelhante ao bebê que você já tanto imagina nos seus braços e que provavelmente poderá tornar realidade dentro de alguns meses!

gestação 9 semanas

E a vida da mamãe, como anda na gestação 9 semanas?

Se essa é a primeira gravidez provavelmente você ainda não deverá ter barriguinha ainda – porém o que não lhe falta é cansaço e enjoos, não é mesmo?

Nessa fase o paparico da família e companheiros é sempre muito bem recebido – e até mesmo a futura mamãe tem o direito de se auto paparicar! Isso porque essa fase da gestação é ainda muito complicada quando se trata de sintomas e indisposição.

É nessa fase também que muitas mulheres podem sentir outros sintomas, como a dor de cabeça e até mesmo dores nas costas – e é importante ter cautela, pois os hormônios realmente não dão folga para a futura mamãe e há também riscos de se acarretar o surgimento de candidíase vaginal.

Uma forma de tentar amenizar todos esses aspectos e melhorar a sua qualidade de vida nessa fase é não somente apostar em uma alimentação balanceada e saudável, como também se dedicar a realização de atividades físicas.

Essa medida poderá ser de grande valia quando você estiver no processo de recuperação após o parto.

 

Exercitando-se , gestação 9 semanas

É importante que você considere que os exageros nunca são boas alternativas nesse caso! Pegue leve sempre e procure escolher um programa de exercícios que realmente lhe garanta segurança e que possa ser continuado durante toda a sua gestação.

Se você não tem o habito de se exercitar ou quer auxilio nesse ponto, existem algumas academias e até mesmo profissionais autônomos que focam somente em atividades voltadas para grávidas, com programa de educação física para cada etapa da gestação.

É interessante recorrer a esse tipo de medida pois ela poderá ser muito mais assertiva e evitar que você acabe se desgastando demais ou pegando pesado demais sem necessidade alguma!

Confiar ou não confiar na data prevista para o parto? Eis a questão!

Na realidade e isso poderá depender um pouco de como é a regularidade do seu ciclo menstrual – isso porque grande parte dos médicos deverá basear seus cálculos de acordo com o primeiro dia da sua ultima menstruação – ele contará a partir dessa data 40 semanas para prever o tempo que o parto ocorrerá no final das contas!

Porém, essas contas nem sempre (ou em grande parte dos casos) não tem como ser exatas e justamente por isso é interessante considerar o resultado dos cálculos como apenas uma estimativa, e não como uma certeza absoluta!

Outra maneira interessante de realizar a contagem é apostar nos recursos do próprio ultrassom – você poderá se apoiar nas medidas do bebê, o que para alguns médicos é considerado mais assertivo.

Mas, é importante ter em mente que no primeiro trimestre o desenvolvimento do bebê poderá variar um pouco de uma gravidez para a outra e de mulher para mulher.

Importância do Ultrassom – gestação 9 semanas

Justamente por esse ponto citado a cima, o ultrassom é meio mais preciso de se calcular as semanas, pois permite que de forma individualizada se entenda exatamente quantas semanas de gestação já se passaram até o presente momento do exame!

No terceiro mês de gravidez pode ser que essa conta acabe ficando um pouco mais complexa – isso porque nesse momento as variações relacionadas ao tamanho da criança e seu desenvolvimento podem ser muito mais substanciais do que anteriormente!

A gestação 9 semanas é o momento que o desenvolvimento do bebê está realmente a todo vapor. Por mais que outras pessoas ainda não identifiquem a sua gestação, é preciso conter a ansiedade, pois é nessa fase que a futura mamãe quer logo ver o tão sonhado e esperado barrigão! Haja ansiedade!

 

Sintomas de infecção urinária – a gestação 9 semanas pode intensificar esse sintoma!

Como você já deve ter acompanhado nas semanas anteriores, os cuidados com a gravidez são sempre muito necessários e importantes e na gestação 9 semanas isso nem poderia ser diferente!

O grande ponto é que nessa fase muitas gestantes são acometidas pela infecção urinária.

Esse problema durante a gravidez pode causar um pouco de susto e também trazer um grande desconforto, como dores mais intensas.

O grande ponto é saber como identificar que a gestante está de fato com infecção urinária e também como realizar um tratamento assertivo.

Mas, porque é recorrente ter infecção urinária durante a gestação? Você sabe?

O problema pode ser acarretado por conta do amplo desenvolvimento de bactérias concentradas na bexiga e o trato urinário em pessoas do sexo feminino tende a ser mais suscetível a isso!

Outro ponto é que justamente a gravidez pode ser um potencializador para o surgimento da condição, pois em geram acarreta uma temperatura corporal mais elevada, que é ainda mais propicio para o desenvolvimento de bactérias.

Para tentar evitar que o sintoma acaba surgindo, é possível considerar alguns hábitos e dicas simples, como por exemplo, ter o cuidado de lavar bem as mãos e não se limpar apenas quando for defecar.

Isso porque as bactérias contidas nas fezes são as principais responsáveis pela ocorrência da infecção urinária durante a gestação, bem como para mulheres que não estejam grávidas também.

Por isso, dê preferencia a tomar banho depois de defecar e evite somente usar o papel higiênico!

É importante também certificar que ao fazer xixi você esvaziou totalmente e bexiga. Isso porque qualquer restinho de urina que ficar mantida na bexiga também pode provocar uma infecção.

Outra dica é evitar usar calcinhas que sejam confeccionadas em lycra, bem como shorts e calças com tecidos muito grossos e quentes para não deixar a região genital abafada e aumentar as chances de ser acometida pelo problema.

Segurar o xixi por muito tempo? Nem pensar! Esse é outro comportamento nocivo que pode elevar as chances de você acabar tendo infecção urinária.

Ah! E sempre que for possível e tiver oportunidade, durma sem calcinha, pois isso ajuda a manter uma melhor ventilação no aparelho genital!

 

E como você pode conseguir identificar se está com infecção urinária na gestação?

Alguns sinais podem lhe ajudar a identificar se está com o problema ou não. Confira abaixo:

  • Dores na parte inferior do ventre, que também pode ser acompanhadas em alguns casos com pequenas contratações
  • Cheiro mais forte e até mesmo desagradável na calcinha e até mesmo uma sensação atípica de umidade
  • Muito mais vontade de fazer xixi, e ao tentar há uma maior dificuldade
  • Em alguns casos, a gestante pode apresentar sintomas de febre!

Está na gestação 9 semanas e não sabe ainda como tratar a infecção urinária? Então é hora de ter mais informações!

O tratamento na verdade é um segundo passo proveniente ao problema! Isso porque antes de tudo o seu médico deverá solicitar um exame de urina tipo 1, bem como em paralelo fazer uma cultura.

Se por ventura ele não mencionar essa ação, vale a pena perguntar o motivo e até mesmo de pronto solicitar que seja feito.

Isso porque tal procedimento é determinante para entender o tipo de bactéria que está causando uma infecção em você e assim saber exatamente o tratamento a ser seguido.

Nesse caso, o médico poderá receitar um antibiótico destinado a sanar a infecção, e se tratando da gestação, o mais indicado é o uso da Cefalexina, que é considerado um medicamento confiável para mulheres grávidas.

Em paralelo você também precisar adotar alguns hábitos importantes, como beber bastante água, água de coco e sucos naturais! Evite bebidas mais ácidas, como no caso do limão ou do abacaxi, por exemplo.

É interessante destacar que a infecção urinária na gestação, mesmo se tratando da nona semana, pode acarretar uma série de complicações, e o mais preocupante é o aborto ou até mesmo um parto prematuro.

Em alguns casos, o bebê também pode acabar sendo infectado! Por isso, tomar todas as medidas de cautela e seguir as orientações do seu médico é imprescindível para garantir o bem estar de vocês!

Portanto, fique atenta a todas as dicas que foram destacadas ao longo desse artigo e sempre que tiver dúvidas procure orientações de um profissional!

Jamais tome medicamentos por conta própria ou postergue o problema achando que ele simplesmente irá passar!  Cuidar de você e do bebê é o que mais importa nesse momento, ok?

Agora que você já sabe mais sobre a gestação 9 semanas, leve essas informações sempre com você e viva ainda mais tranquilamente essa fase tão especial da sua vida!

Acompanhe-nos no facebook

 

Confira as demais semanas

Sem. 01Sem. 02Sem. 03Sem. 04Sem. 05
Sem. 06Sem. 07Sem. 08Sem. 09Sem. 10
Sem. 11Sem. 12Sem. 13Sem. 14Sem. 15
Sem. 16Sem. 17Sem. 18Sem. 19Sem. 20
Sem. 21Sem. 22Sem. 23Sem. 24Sem. 25
Sem. 26Sem. 27Sem. 28Sem. 29Sem. 30
Sem. 31Sem. 32Sem. 33Sem. 34Sem. 35
Sem. 36Sem. 37Sem. 38Sem. 39Sem. 40

 

Check Also

38 semanas de gravidez

Gestação 38 Semanas

Sua Gravidez – Gestação 38 semanas A contagem regressiva nunca foi tão intensa na sua …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *