Home / Tudo sobre gravidez / Gripes e Resfriados na Gravidez

Gripes e Resfriados na Gravidez

Gripes e resfriados na gravidez

Muitas vezes as mulheres passando pelo processo de gravidez podem apresentar sintomas que não conseguem identificar muito bem, e isso faz com que fiquem por semanas com algo muito tranquilo de se tratar como os resfriados, ou até mesmo uma gripe sem buscarem o tratamento adequado. Conheça os sintomas das gripes e constipações na gravidez.

É muito importante saber identificar tais sintomas para conseguir tratar de maneira adequada as enfermidades, fazendo com que elas não possam afetar de maneira prejudicial à saúde da mãe ou do bebê. Durante a gravidez, o sistema imunológico das mulheres passa a funcionar de forma um pouco diferente, dado que está sendo suprimido.

Uma das razões pelas quais é essencial realizar o diagnóstico e tratamento correto desses maus, mesmo que possam parecer coisas pequenas, é que, por mais que seja difícil que eles consigam afetar o bebê, há alguns medicamentos que não são bons para tratar as grávidas, sendo usados muito constantemente no cotidiano fora da gravidez.

Como identificar se são gripes e resfriados na gravidez?

gripes e resfriados na gravidez

É extremamente importante que as grávidas mantenham uma consulta com o médico regularmente, pois este profissional conseguirá avaliar de forma completa e com toda a sua experiência quaisquer riscos que possam apresentar-se para o a mamãe e o bebê, bem como fornece as dicas e receitas corretas para tratar.

Dado o fator previamente mencionado que se relaciona com os medicamentos que não podem ser utilizados pelas grávidas, ir sempre ao médico é fundamental. Muitas vezes as mulheres estão acostumadas a utilizar, por exemplo, a aspirina para realizar o tratamento de dores de cabeça ou algum dos sintomas da gripe.

A aspirina, assim como o ibuprofeno, são alguns dos medicamentos que os médicos desaconselham para as mulheres em processo de gravidez, portanto, cuidado! Sempre busque a orientação de um médico experiente e em quem você confia ao invés de realizar a automedicação diretamente na farmácia!

Conheça os sintomas de cada enfermidade separadamente

Um dos fatores que fará com que a mulher grávida consiga identificar muito mais facilmente para o tratamento adequado de uma gripe ou resfriado na gravidez é saber entender os sintomas corretamente.

Ambos precisam ser tratados imediatamente, garantindo maior conforto e tranquilidade tanto para a mãe quanto para o bebê. Portanto, conheça agora alguns dos sintomas de gripes e alguns dos sintomas da constipação.

Conheça os sinais das gripes

As mamães que apresentam o início de uma gripe podem apresentar sinais de dores de cabeça, dor de garganta – que geralmente apresenta uma piora ao longo do segundo e terceiro dia – além de dores nos músculos, uma fraqueza e fadiga ao realizar atividades cotidianas, calafrios,  perda de apetite e começam a espirrar e tossir.

Um dos fatores característicos da gripe é a ocorrência de febre que se dá entre os 28ºC e os 40ºC: é importante sempre medir a temperatura para conseguir identificar estes sintomas com mais facilidade. A mamãe com gripe também pode apresentar episódios de vômitos e estar sempre com náusea!

Uma das coisas que faz com que a gripe seja uma ameaça para a mamãe, é o fato de que, se não for bem administrada, ela pode levar à ocorrência da inflamação dos seios da face, a famosa sinusite. Uma sinusite irá requerer o uso de antibióticos para seu tratamento, por isso, não deixe evoluir!

Conheça os sinais de resfriados

Uma das coisas que faz com que o resfriado seja uma ameaça para a mamãe, é o fato de que, se não for bem administrado, ele pode levar à ocorrência da inflamação dos seios da face, a famosa sinusite. Uma sinusite irá requerer o uso de antibióticos para seu tratamento, por isso, não deixe evoluir!

Quando as mulheres grávidas apresentam resfriados, os sinais que o corpo irá apresentar incluem a fadiga ao realizar atividades cotidianas, algumas dores leves ao longo do corpo, o nariz está sempre pingando e entupido e a garganta dá alguns sinais de dor e de arranhões. A febre se dá de forma menor intensa do que a gripe, estando abaixo de 37,5ºC.

Uma das maneiras de identificar o resfriado é analisar a cor das secreções, que geralmente são mais amareladas ou um pouco verdes, e vêm associadas à uma dor ou sensibilidade ao toque nas regiões da face.

Como prevenir e tratar  gripes e resfriados na gravidez ?

Uma das maneiras mais importantes de prevenir a ocorrência de gripes e resfriados na gravidez é realizar a alimentação correta, com os nutrientes e vitaminas esperados pelo organismo, em períodos de três em três horas, além do consumo abundante e regular de água!

As frutas ricas em vitamina C também são excelentes para que seu organismo possa conseguir dar uma impulsão ao sistema imunológico, fazendo com que ele funcione com mais eficácia ao combater as gripes ou quaisquer infecções. Descanse sempre que sentir que seu organismo está pedindo por uma pausa.

Utilize soro fisiológico para fazer a manutenção da limpeza das cavidades do nariz, isso fará com que você consiga evitar a ocorrência de gripes e resfriados na gravidez ao melhorar o trato respiratório. Esteja em dia com todas as suas vacinas para evitar quaisquer complicações!

Se tiver febre, procure urgente seu  médico, nas primeiras 24 horas, por causa da ameaça do vírus influenza A/H1N1, que pode ser mais grave em gestantes.

A melhor maneira de conseguir prevenir e tratar as gripes e resfriados na gravidez é estar sempre em contato com o seu médico de confiança para que ele possa indicar o tratamento específico e as maneiras com as quais a mamãe conseguirá realizar todos os procedimentos da melhor forma possível!

Saiba tudo sobre sua gestação semana a semana com a Bebês e Crianças !

Leia Também…

Quando devo me preocupar com as contrações?

Contrações de Treinamento

Quanto tempo demora o parto normal?

Parto Cesariana – Coisas que ninguém te contou

Queloide Pós Cesariana

Por que as grávidas tem desejos?

Infecção Urinária na Gravidez

Enjoos na gravidez

Dieta na Gravidez

Chá de Bebê

Brincadeiras para Chá de Bebê

Lembrancinhas para Chá de Bebê, Maternidade e Batizado

 

Veja Também

endometriose e gravidez

Endometriose e gravidez

Endometriose e gravidez Confira a relação entre a endometriose e a gravidez e saiba quais …

Deixe uma resposta