Home / cuidados especiais / Intestino do Bebê, o que prende e o que solta

Intestino do Bebê, o que prende e o que solta

Intestino do Bebê, o que prende e o que solta?

 

Ser mãe ou pai de primeira viagem requer muito cuidado e atenção, afinal, uma nova vida veio ao mundo e depende única e exclusivamente de você. Proporcionar seu bem-estar é essencial e dentro desse assunto conhecer o que prende e o que solta o intestino do bebê é uma necessidade fundamental.

São muitas as aprendizagens ao longo dos primeiros meses e sempre que você achar que já sabe de tudo e tira de letra a criação da criança, fique sabendo que uma nova fase se aproxima!

Este é o caso dos pais que já recorrem cada choro de sono, de fome e de manha. É o caso também de quem ainda não chegou a fase da alimentação e acredita já ter controlado todas as situações de cólicas do bebê.

Como o intestino do bebê é frágil e ainda está se formando, se consolidando e iniciando seus trabalhos mais complexos, é importante que os pais tenham cartas coringas com que trabalhar quando tudo estiver preso ou solto demais.

Quer saber quais alimentos prendem e quais alimentos soltam o intestino do bebê? Você veio ao lugar certo! Confira neste artigo todas as informações necessárias sobre este assunto;

Intestino do bebê: Os primeiros 6 meses

O bebê vem ao mundo como um caderno em branco que precisa passar por rasuras até que um bom escrito aconteça. O que isso quer dizer? Quer dizer que apesar de chegar completo, o organismo do bebê ainda não está completamente pronto para tirar de letra tudo o que nós estamos acostumados.

O simples fato de comer – no caso tomar o leite – e posteriormente evacuar já demanda aprendizagem e certo tempo, por isso é importante ter paciência!

Nos primeiros 6 meses de vida o intestino do bebê está aprendendo a sua função e começa a encontrar os seus próprios hábitos. É comum que no primeiro mês toda troca de fralda tenha um pouco de fezes.

Depois, a partir do segundo mês o hábito muda. É chegada a hora em que muitas vezes o bebê se quer evacua por dias desesperando as mães, mas isso é completamente normal, exceto se junto houver algum outro sintoma, é claro.

 

A chegada do 6º mês

Até o sexto mês é indicado que o bebê apenas se alimente do leite materno, sem água, chá ou qualquer outro alimento. Ao iniciar o sexto mês, entretanto, começam a ser inseridas frutas e sucos e até mesmo a papinha.

É justamente aqui que o intestino do bebê começa a trabalhar de verdade e é aqui também que a maior parte das dúvidas são criadas.

Propício a ficar preso, o intestino do bebê precisa consumir alimentos equilibrados. Se está preso demais, é chegada a hora de usar alimentos que soltam e assim por diante sempre.

Mas, se você tem dúvidas sobre tais alimentos é importante dizer que aqui você confere quais os coringas na alimentação infantil, principalmente para os menores de 1 ano completo de idade. Acompanhe:

intestino do bebê o que prende e o que solta

Alimentos que prendem o intestino do bebê

  • Banana prata e maçã

Apesar de serem frutas super saudáveis, o consumo em excesso pode prejudicar o intestino do bebê, por isso atenção ao ministrar tais ingredientes.

  • Mandioca, mandioquinha, batata e batata doce

Riquíssimos em carboidratos, esses legumes são importantes para a refeição os bebês, entretanto em excesso também podem prender o intestino.

  • Pães

Repleto de farinha branca – a não ser que o consumo seja de pães integrais ou com cereais – o pão é outro dos alimentos que devem ser evitados por prenderem o intestino do bebê.

Alimentos que soltam o intestino do bebê

A ameixa é uma das grandes salvadoras dos bebês que acabam por ficar com o intestino preso. Um jeito simples de consumi-la é fervendo um pouco de água com a fruta. Depois coe e deixe esfriar. Sirva. Essa água é milagrosa!

  • Aveia

Um bom mingau de aveia ou até mesmo uma salada de manga, mamão e abacaxi salpicada com este ingrediente também pode colaborar muito com o intestino do bebê. Use!

  • Laranja

Um bom suco de laranja, além de ser rico em vitamina C e saudável, é também uma boa forma de ajudar a soltar o intestino do bebê. Procure dar ao menos duas vezes por semana já que não existe contraindicação até para mais vezes.

Gostou dessas dicas de alimentos que prendem e soltam o intestino do bebê? Conhece mais algum ingrediente que pode ser usado como coringa? Aproveite e deixe o seu comentário!

Acompanhe-nos no facebook

Leia também…

 

Desenvolvimento Infantil dos 0 aos 6 anos mes a mes

Leia também

timidez na infância

Timidez na infância

Timidez na infância Saiba mais sobre a timidez na infância, aprendendo a lidar com essa …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *