Intolerância a Lactose: O que é, Sintomas, Alimentos alternativos...
Home / cuidados especiais / Intolerância a Lactose o que é?

Intolerância a Lactose o que é?

O que é Intolerância à lactose?

A lactose é o açúcar do leite (leite de vaca, leite de ovelha, cabra, humano), embora também esteja presente em alguns produtos industriais como conservantes, por isso pode ser encontrado em alimentos como:  Maionese, Manteiga, Sorvetes, Molhos, Queijos processados, Iogurtes, cereais fortificados, Leite de Vaca, Sopas Instantâneas, Biscoitos etc…. Ou seja, a lactose está presente não só no leite, mas também em uma grande quantidade de produtos que são consumidos diariamente.

O corpo digere a lactose usando uma substância chamada lactase. Isso quebra a lactose em dois açúcares chamados de glicose e galactose, que podem ser facilmente absorvidos na corrente sanguínea.

Pessoas com intolerância à lactose não produzem lactase suficiente, então a lactose permanece no sistema digestivo onde é fermentada por bactérias.

A lactase é feita por células que alinham a parte superior do intestino delgado. Se não houver lactase suficiente no intestino delgado, a lactose não pode ser quebrada e não pode ser absorvida. Isso leva à intolerância à lactose.

Pessoas com esta condição podem ter diarreia, dores de estômago e inchaço se bebem leite ou comem produtos lácteos.

Algumas pessoas confundem intolerância à lactose com alergia ao leite de vaca . A intolerância à lactose não é uma alergia. Os sintomas são causados ​​pela lactose não digerida no intestino.

Dependendo da razão que o corpo não está produzindo lactase suficiente, a intolerância à lactose pode ser temporária ou permanente. A maioria dos casos que se desenvolvem em adultos são herdados e tendem a ser ao longo da vida, mas os casos em crianças pequenas são freqüentemente causados ​​por uma infecção no sistema digestivo e só podem durar algumas semanas.

 

Sinais de que seu filho tem Intolerância a Lactose

Os sintomas de intolerância à lactose podem ser leves a graves, dependendo da quantidade de lactase que seu corpo produz. Os sintomas geralmente começam 30 minutos a 2 horas depois de comer ou beber produtos lácteos. Se você tem intolerância à lactose, seus sintomas podem incluir:

  • Diarreia
  • Náusea e às vezes vômito
  • Dores abdominais
  • Inchaço

Muitas pessoas que sofrem de intolerância a lactose podem ter gases na barriga, inchaço e diarreia . A melhor maneira de verificar isso é evitar comer leite e produtos lácteos para ver se seus sintomas desaparecem.

Se os sintomas persistirem procure seu médico.

Alimentos alternativos para quem tem Intolerância a Lactose

intolerancia a lactose o que é

Alimentos proibidos que contem lactose:

Iogurte comum, Chantilly fresco, de vaca, cabra, ovelha, Requeijão, Queijos frescos, Queijos processados, Barras de cereais com cobertura de chocolate, Creme de leite integral / desnatado, Leite Condensado integral / desnatado, Panquecas, Molhos para saladas, Purê de batatas, Pudins, Licores, Panetone, Massa podre ou amanteigada, Suflê, Maionese industrializada, Pães para cachorro quente / Hamburguers, Sopa Instantânea, Manteiga, Salsicha, nuggets, frios e comidas congeladas geralmente possuem lactose. Sempre verifique os ingredientes no rótulo do produto.

Alimentos permitidos que não contem lactose:

Leite de coco, Leite de Soja, Margarina, Pão Francês, Frutas, Verduras, Legumes, Carne Vermelha, Frango, Peixe, Porco, Molho de tomate, Mostarda, Doce de Frutas, Iogurte a base de soja, Maionese Caseira, Quindim, Leite de castanhas ou amêndoa, Tofu, Pão Integral ou de Forma, Sorvetes de Frutas, Geléias, entre outros. Sempre verifique os ingredientes no rótulo do produto.

Acompanhe-nos no facebook

 

Check Also

estomatite em crianças

Estomatite o que é

Estomatite o que é? A estomatite  é uma doença bastante incômoda que causa imensa dor aos …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *