Home / Amamentação / Mamilos Rachados o que fazer para amenizar as dores?

Mamilos Rachados o que fazer para amenizar as dores?

Mamilos rachados: o que fazer para amenizar as dores ?

Para muitas mães o início da amamentação traz um grande problema: mamilos rachados, sangrando e doloridos por conta da sucção do bebê. Embora seja muito incômodo, esse é um problema frequente, e a maioria das mulheres passa por isso.

Muitas coisas colaboram para que os mamilos fiquem feridos durante a adaptação da mãe e do bebê: o corpo da mulher não está acostumado com a sucção e o bebê ainda não sabe como pegar o mamilo de maneira eficiente.

É importante entender, no entanto, que não se trata de uma reação de seu corpo, como se fosse um efeito colateral, mas sim um problema que pode (e deve!) ser resolvido rapidamente para não prejudicar a amamentação, e não lhe causar sofrimento.

Algumas pessoas vão dizer que é “normal” sentir dor, mas acredite: você pode contornar isso e ter momentos prazerosos com a amamentação.

Saiba como contornar o problema de mamilos rachados e doloridos por conta da amamentação

mamilos rachados

Os mamilos podem rachar e ferir por conta da pega errada do bebê. Quando ele suga apenas a ponta, e não envolve parte da aréola do seio, começa a causar fissuras, que com o tempo se tornam feridas.

Bem próximo à entrada da garganta existe uma parte do céu da boca que tem uma pele com consistência mais mole. Chama-se palato mole, e é justamente ali que o seu mamilo deverá chegar à boca do bebê, e não apenas nos lábios.

Quando a criança suga de outra forma, ela pode ferir a região, e será questão de tempo para que você comece a ter dores e incômodos na hora de alimentar o seu filho.

Outra coisa que pode desencadear esse quadro é deixar a criança no peito mesmo quando ela não está mais mamando, apenas chupando o mamilo. Isso também causará rachaduras que podem virar machucados. É importante evitar ou cortar rapidamente essa mania.

Uma pequena quantidade de sangue pode representar mamilos rachados?

Se você perceber que o seu leite está saindo com uma pequena quantidade de sangue. Mas não sente nenhuma dor ou incômodo, não se preocupe, pois pode ser apenas por conta do aumento do fluxo sanguíneo na região mamaria, justamente por conta da produção de leite.

Da mesma forma, o bebê poderá regurgitar um pouco de sangue que foi ingerido com o leite, então não se apavore. Apenas observe se o sangue está saindo de você, e posteriormente dele.

O leite materno com um pouco de sangue não faz mal nenhum para a criança. Você pode continuar amamentando mesmo com os mamilos rachados, mas isso será doloroso e difícil para você.

Então, busque alternativas para solucionar rapidamente o problema e voltar a dividir esse momento e carinho com prazer e tranquilidade.

  • Posso passar qualquer tipo de creme no mamilo ferido?

Você não deve passar cremes hidratantes ou pomadas em seus mamilos, pois ele é o canal de alimentação do bebê. Existem pomadas que são específicas para essa região, e que são indicadas para mães lactantes. Essas são as únicas autorizadas para uso. De qualquer forma, consulte o seu médico a respeito do que usar.

  • Banho de sol:

Tomar sol nos seios ajuda no processo de cicatrização. O indicado é que você aproveite a luz solar das 11h que ainda não é nociva, ou após as 16h. Faça isso por 15 minutos.

  • Use seu próprio leite:

Use o seu leite ao redor dos mamilos antes e depois das mamadas. Fazendo isso você ajuda a diminuir as rachaduras e evita algumas infecções.

  • Uso de remédio via oral:

O remédio via oral poderá ser indicado apenas pelo seu médico. Um analgésico poderá amenizar a dor. Geralmente, os profissionais orientam que as mães tomem comprimidos 30 minutos antes de amamentar.

Como descobrir o jeito certo de dar de mamar?

mamilos rachados

Quando o problema é decorrente da pega errada, você deve pedir orientação a um médico ou num banco de leite. Vá até lá com o seu bebê para mostrar como estão acontecendo as mamadas. Assim eles orientarão sobre o que fazer.

Tanto o seu ginecologista quanto o pediatra de seu filho são aptos a lhe dar a devida orientação a respeito disso, então não hesite em buscar ajuda quando necessário.

Se você está extraindo leite com a ajuda de uma bombinha, e com isso teve os mamilos rachados também deverá demonstrar ao médico como está fazendo a extração. Algumas mulheres se ferem nesse processo por usarem a bombinha de maneira inadequada.

Lembre-se que a amamentação não deve doer. O seu corpo está preparado para esse momento, e se acontece o ferimento é por alguma coisa que pode ser corrigida.

Mamilos rachados têm solução, e é simples de ser corrigido. Basta que você busque orientação profissional, e siga as dicas para acelerar o processo de cicatrização.

Leia Também…

Posições para amamentar

Quando o Bebê se recusa a mamar

Deixe uma resposta