Falta de memória na gravidez é normal? Bebês e Crianças !
Home / Tudo sobre gravidez / Falta de memória na gravidez é normal

Falta de memória na gravidez é normal

Falta de memória na gravidez é normal

Quem já passou por uma gestação sabe que a sensação de estar mais avoada e de ter perda de memória na gravidez é algo absolutamente normal, apesar de bastante confuso. Afinal, por que as mulheres grávidas ficam tão distraídas e muitas vezes diferentes do que o são geralmente ao longo da vida?

Se você já fez ou está se fazendo essa pergunta saiba que não é a única. Aliás, apesar de nem todas buscarem entender o que acontece nessa fase e que leva a perder da memória na gravidez, o assunto é bem interessante de ser estudado já que uma das curiosidades do corpo humano – feminino!

Não causando graves problemas, essa desatenção e esquecimento se quer preocupam, mas faz com que as pessoas que estão ao redor da grávida percebam que algo está evidentemente diferente, para não dizer errado!

Quer entender melhor a falta de memória na gravidez? Continue lendo e saiba!

Memória na gravidez: Por que estou avoada?

Muitos estudos já foram feitos sobre a perda de memória na gravidez e outros muitos estão em andamento.

Longe de acontecer apenas em casos isolados, este é um dos sintomas de uma gestação e pode sim ter origem em questões físicas.

Segundo algumas conclusões dos testes e observações que já foram feitos acredita-se que durante a gravidez o cérebro da mulher simplesmente tem o seu tamanho alterado.

E, com tantas coisas novas em mente, afinal há uma vida dentro de outra vida, acaba sendo inevitável esquecer-se de coisas que, naquele momento, podem não ter tanta urgência ou importância principalmente para o bebê.

A perda de memória na gravidez, logo em seu início, está muito associada ao desgaste físico que a maior parte das mulheres enfrentam. No geral, os enjoos, a dificuldade de dormir uma noite tranquila de sono e o cansaço são os principais responsáveis já que é difícil dar conta de tudo com tais novidades.

Até esta fase não há muita comprovação cientifica para o esquecimento se não o fato de que a mulher está passando por muitas transformações. Mais para frente, entretanto, com o passar dos meses, a perda de memória na gravidez ganha fatos mais concretos.

Mudança do tamanho do cérebro durante a gestação

Depois de ter passado pela fase inicial da gravidez, da metade para o fim, o esquecimento tende a ser muito pior. Isso se deve ao fato de que o cérebro da mulher muda de tamanho, o que impacta diretamente na memória.

Não é nada passível de preocupação. Esse é um comportamento natural do corpo humano e logo após o nascimento da criança o cérebro já voltará ao seu tamanho normal.

Primeiro aos poucos, depois mais rápido. Em 6 meses ele já está completamente normal ao que era antes;

Não há motivos com que se preocupar desde que seja verificado que a perda de memória na gravidez tem relação única e exclusiva às questões aqui já abordadas.

Entretanto, é importante saber discernir se o estar avoada demais não é um sintoma de depressão visto que um grande número de grávidas acaba desenvolvendo esta que, sim, é uma doença muito grave!

 falta de memória na gravidez é normal ?

Dicas para controlar melhor a memória na gravidez

Não quer correr o risco de se esquecer das coisas e quer manter em dia suas tarefas e atividades durante a gestação? Algumas dicas podem combater a perda de memória na gravidez! Aproveite para conferir quais são?

  • Anote lembretes

Precisa telefonar para alguém ou falar algo para o seu marido? Que tal escrever em um lembrete? Assim fica muito mais difícil se esquecer do que será dito! Ande com um bloquinho na mão!

  • Organize itens em um mesmo lugar

Sabe os óculos, as chaves, a carteira e o cartão que costumam sumir pela casa? Que tal criar o hábito de deixar todos em um único lugar para facilitar a sua vida e eliminar o estresse?

  • Trabalhe com agenda e calendário

Gravidez é sinônimo de muitas consultas, exames e ultrassons e gravar datas de cabeça algo que não é indicado para uma gestante. Use sua agenda sempre!

Agora que você já sabe que é normal perder a memória na gravidez, é hora de por em prática as dicas que foram dadas para não deixar nada passar batido. Comece agora mesmo para não se esquecer depois, certo?

 

Leia Também…

Gravidez Semana a Semana 

Tudo Sobre Gravidez

 

Check Also

endometriose e gravidez

Endometriose e gravidez

Endometriose e gravidez Confira a relação entre a endometriose e a gravidez e saiba quais …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *