Menino ou menina, como saber o sexo do bebê? Métodos comprovados!
Home / Tudo sobre gravidez / Menino ou menina como saber o sexo do bebê
menino ou menina como saber

Menino ou menina como saber o sexo do bebê

Menino ou menina como saber o sexo do bebê?

O primeiro questionamento que surge na cabeça dos pais quando descobrem que estão esperando um bebê é saber se a criança será menino ou menina! Confira a seguir alguns meios de descobrir isso com facilidade.

Quando a mulher fica grávida uma das maiores curiosidades é descobrir o sexo do bebê, afinal como saber se é um menino ou uma menina?

Meios não faltam, desde superstições e métodos caseiros e, claro, até testes mais sérios solicitados por médicos.

Porém não custa nada tentar adivinhar se o bebê será menino ou menina! Veja nesse artigo como você pode fazer isso.

Como saber o sexo do bebê?

Tanto a mãe quanto o pai possuem uma curiosidade em comum, assim que descobrem que estão esperando um bebê, descobrir o sexo do pequeno que está por vir.

Isso ocorre por diversos motivos, como por exemplo, para saber a cor das peças do enxoval da criança, a decoração utilizada no quartinho do bebê e até mesmo por pura curiosidade.

Vale a pena dizer que apesar da grande ansiedade vivida pelos pais, cientificamente somente a partir do quarto mês de gravidez é possível notar qual o sexo da criança através de métodos científicos e comprovados.

Antes disso, os médicos não conseguem liberar um laudo confirmando nada para os papais. Por outro lado, há diversos métodos caseiros, que apesar de não ter fundamento científico, podem ajudar os pais a tentarem descobrir a sexualidade do bebê.

Eles são muito usados, já que não oferecem mal nenhum ao bebê ou a mãe, e diversas pessoas acreditam que dão certo e apontam resultados certeiros a respeito do sexo da criança.

Veja, neste artigo, métodos científicos e caseiros para descobrir se a criança será menino ou menina.

 

Métodos caseiros para saber o sexo do bebê – Menino ou menina?

Como citado anteriormente, cientificamente o sexo do bebê só pode ser confirmado após o quarto mês de gestação, mas o que fazer quando os pais desejam saber antes essa informação?

Uma boa aposta é tentar usar os métodos caseiros para descobrir se a criança será um menino ou menina. Métodos assim são usados há diversos anos e tem como base crendices e superstições populares bastante antigas.

Vale a pena ressaltar que não há nada que confirme que um método caseiro pode apontar o resultado correto é ajudar os pais descobrirem se o bebê é menino ou menina.

Mesmo sabendo que eles podem não dar um resultado garantido, vale a pena fazer. Afinal, são coisas bastante simples que no prejudicam em nada a saúde do bebê ou da gestante.

Veja a seguir alguns métodos caseiros para descobrir se o bebê é menino ou menina!

  •  Bater do coração: uma boa maneira de tentar descobrir o sexo do bebê antes do quarto mês de gestação é ter atenção aos seus batimentos cardíacos. A ecografia é um exame de rotina em consultas de pré-natal, ele também é responsável por contabilizar o número de batimentos cardíacos que o bebê apresenta por minuto. Segundo, esse método caseiro, meninas tem o coração mais acelerado que meninos. Por isso se o coração apresentar mais de 140 pulsações por minuto, o bebê é menina.
  • Teste do repolho-roxo: a repolho roxo possui pigmentos que cientificamente reagem de acordo com o pH. Para tentar descobrir se é menino ou menina você pode usar essa verdura. Basta cozinhar o repolho e reservar a água da fervura. Adicione a essa água algumas gotas da urina da mãe, se a água ficar roxo o bebê é menino, se ficar rosada é menina. 
  • Prova do anel: um dos truques mais antigos e usados para saber se o bebê é menino ou menina é a prova do anel, que não possui nada de embasamento científico. Para realizar a prova do anel basta pegar uma linha e colocá-la em volta de um anel. A gestante deve se deitar e pedir para alguém próximo, pode ser o pai da criança, um familiar ou até mesmo uma amiga; para suspender o anel e o fio sobre a sua barriga. Segundo a tradição, se o anel balançar no mesmo movimento que um pêndulo, de um lado para o outro, a criança será um menino, caso o anel faça movimentos circulares o bebê é uma menina.
  • Prova do alho: este teste já pede um pouco mais de coragem por parte da mamãe que deseja saber se o bebê é menino ou menina. Para realizá-la basta que a gestante coma um dente de alho. Após isso ela deve notar se ela está emanando algum tipo de cheiro, caso haja mau odor o bebê será menino, caso na via nenhum odor será menina.
  • Tabela chinesa ou tabela Maia: para as mamães mais místicas usar essas duas tabelas pode ser uma boa alternativa para descobrir o sexo do bebê antes do quarto mês. Essas duas tabelas trabalham com combinações entre a idade da mãe e mês de concepção para adivinhar se a criança é menino ou menina.

menino ou menina tabela chinesa como saber o sexo do bebê

  • Calendário lunar: muitas mulheres usam o calendário lunar e garantem que os resultados são confiáveis, porém também se trata de um método caseiro não confirmado cientificamente. Para usar esse calendário deve se levar em consideração o dia exato em que ocorre a concepção, o ato sexual que deu origem ao bebê. Geralmente a maioria das mulheres não tem noção do dia correto o que dificulta bastante utilizar esse método em especifico.

 

  • Forma da barriga: um método caseiro fácil e simples de fazer para saber se o bebê é menino ou menina é procurar observar o formato que a barriga da gestante apresenta. Muito usado por pessoas mais velhas, porém também sem nenhuma confirmação científica, é algo bastante simples basta observar como a barriga da mamãe está crescendo. Caso tenho o formato bastante redondo, a mulher está aguardando uma menina; já se a barriga apresentar o formato pontiagudo, o bebê é um menino.
  • Quantidade de enjoos: outra crendice popular bastante comentada é a quantidade de enjoos que a futura mamãe apresenta. Acredita-se que se a mulher tem muitos enjoos está esperando uma menina, caso tenha poucos enjoos será mãe de um menino.

 

  • Desejos: até os desejos sentidos pela mamãe durante a gestação são usados pela superstição popular para descobrir se a criança é menino ou menina. De acordo com os métodos caseiros, se a mulher sente necessidade de comer coisas bastante doces, o bebê será uma menina, caso a mamãe sinta vontade de consumir alimentos salgados o bebê será um menino.
  • A cor dos mamilos: outra superstição que utiliza a observação do corpo da mamãe para descobrir se o bebê será menino ou menina é notar a coloração dos seus mamilos. Caso a gestante perceba que a coloração deles escureceu então estará à espera de um menino. Por outro lado se a cor dos mamilos permanecer inalterada o bebê será uma menina.
  • Pelos das pernas: outro método fácil de ser observado é notar os pelos das pernas da mamãe. Segundo as crendices, porém não há nada científicos que comprove esse método caseiro, quando a mulher está esperando um bebê menino aumento o nível de testosterona no organismo. Com o nível maior de testosterona os pelos das suas pernas tendem a crescer de forma acelerada. Caso ela esteja esperando uma menina, a velocidade de crescimento dos pelos irá permanecer inalterada.
  • Fórmula cigana: um meio muito simples de como saber o sexo do bebê é através da chamada soma cigana. Para realizar a conta basta somar a idade da mãe e o número do mês em que ela engravidou. Caso o resultado dessa soma for par o bebê é menino, se o resultado for ímpar o bebê é menina.
  • Temperatura dos pés: outro método caseiro bastante comum é a mamãe ficar atenta à temperatura dos seus pés durante a gestação. Segundo as crendices, caso os seus pés permaneçam constantemente gelados ela estará esperando um menino, se os pés permanecerem quentes, o bebê será uma menina. Essas são as principais crendices que envolvem a descoberta do sexo de um bebê, vale a pena ressaltar que elas servem somente para aliviar a curiosidade dos futuros pais. Apesar disso, é possível encontrar muitas pessoas que usaram alguns desses métodos e conseguiram descobrir se o bebê era menino ou menina.

Métodos científicos para saber o sexo do bebê – Menino ou menina ?

Agora que você já sabe a respeito de diversos métodos caseiros para saber se a criança é menino ou menina, vale a pena conhecer os métodos científicos.

Esses tipos de método tem uma alta margem de acertos, o que permite dar uma certeza quase absoluta a respeito do sexo do bebê. Como dito anteriormente, a certeza absoluta só acontece após o quarto mês de gestação da mulher.

Vale a pena lembrar que já existem alguns meios também de identificar o sexo do bebê com idades gestacionais inferiores a essa. Porém são exames bastante caros, indicados somente quando os pais que são muito curiosos.

Veja a seguir como descobrir o sexo dos bebês com testes cientificamente comprovados. Exame de sangue de sexagem fetal: o método mais rápido e fácil de descobrir se a mulher está esperando um menino ou menina. Ele funciona de maneira bastante simples através da análise de uma amostra de sangue da mulher.

Essa amostra é analisada coma a finalidade de procurar por fragmentos do DNA do feto, caso sejam observados cromossomos X, se trata de uma menina, se forem encontrados cromossomos Y, se trata de um menino.

  • Amniocentese: a amniocentese deve ser realizada somente quando for extremamente necessário. Trata-se de um teste bastante invasivo que consiste na extração de uma pequena amostra do líquido amniótico para a análise de células fetais. Seu objetivo principal é identificar doenças, como a síndrome de Down, por exemplo, porém através desse exame também é possível identificar o sexo da criança.
  • Teste genético não invasivo: esse tipo de exame tem a mesma finalidade do amniocentese, identificar doenças genéticas, porém ele é feito de maneira diferente. Basta coletar uma amostra de sangue da gestante para analisar as características genéticas do bebê, ao invés de recolher essas amostras do líquido amniótico. Não é um teste muito usado, mesmo apesar de ser mais prático, devido ao seu valor altíssimo. Ele também não é oferecido gratuitamente na rede pública, nem tem cobertura de planos de saúde.
  • Ecografia: a ecografia para verificar o sexo do bebê, consegue identificar o sexo do bebê somente após a 20° semana da gravidez, inclusive é um dos métodos mais usados para essa finalidade. Vale a pena ressaltar que para notar o sexo do bebê algumas variáveis devem ser consideradas, tais como a posição do feto na barriga da mãe no momento do exame.
  • Placenta: poucos pais sabem, mas muitas vezes é possível identificar o sexo do bebê logo na primeira ecografia, através o método Ramzi. Esse método especial consiste na observação da posição da placenta. A explicação é bem simples, caso o feto esteja na porção direita à placenta, as probabilidades de a criança ser um menino são maiores, agora se a placenta estiver na porção esquerda, aumentam as possibilidades de que seja uma menina.
  • Exame de urina de farmácia: uma das formas mais modernas e novas para a descoberta do sexo do bebê são os exames de urina, vendidos em farmácia, para esta finalidade. Prático e simples ele é algo novo no Brasil, mas muito utilizado e outros países, dentre as vantagens deste tipo de exame estão o fato de que não é necessário um pedido médico, nem é preciso ir a um laboratório, o resultado fica pronto em 10 minutos e ele pode ser feito com 10 semanas de gestação. Vale a pena lembrar também que a interpretação dele não é tão fácil, a mulher deve analisar a cor da urina para saber o resultado, o que exige bastante atenção, além disso, se a gestante estiver usando hormônios ou grávida de gêmeos os resultados não são tão confiáveis.
  • Biópsia de vilosidades coriônicas: trata-se de outro exame invasivo, assim como a amniocentese, ele é indicado quando o médico suspeita de que o feto possa apresentar doenças genéticas e geralmente é solicitado durante o terceiro mês de gestação. Ele consiste na extração de uma amostra do tecido que fica entre o feto e a placenta, por ser retirado deste local especifico, a amostra também apresenta a mesma composição genética que as células do bebê, o que identifica o sexo do feto. Este exame é indicado somente em casos muito especiais, sua finalidade não é identificar o sexo do bebê, está é apenas uma das consequências da análise realizada.

Esses são os principais exames utilizados para descobrir se o bebê é menino ou menina com comprovação científica. O resultado de todos eles oferece uma resposta bastante clara para os pais.

Em quanto tempo pode se realizar os métodos científicos de como saber o sexo do bebê? menino ou menina!

Para ajudar ainda mais os pais que estão confusos a respeito de quanto tempo de gestação é necessário para descobrir o sexo do bebê com a ajuda de exames, separamos a seguir algumas informações que podem ajudá-los:

  • 8 semanas: exame de sangue de sexagem fetal, e o único que oferece resultados com pouco tempo de gestação é bastante caro.
  • 10 semanas: exame de urina de farmácia, simples e fácil de fazer, qualquer mulher pode realizar sem a necessidade de pedido médico.
  • 10 semanas: exames genéticos invasivos, não são indicados para esta finalidade, mas através de suas análises é possível identificar também o sexo do bebê.
  • 10 semanas: teste genético não invasivo, pode ser realizado com esse tempo de gestação, porém é muito raro ele ser feito.
  • 13 semanas: a ecografia ou ultrassom pode oferecer resultados com esse período gestacional, mas tudo depende da posição do bebê, a margem de erro é de 20%.
  • 16 semanas: ecografia, com esse período gestacional é mais fácil responder com bastante certeza qual o sexo do bebê.

Enfim, esses são os períodos indicados para a realização dos exames para identificação do sexo do bebê mais usados. Com eles em mãos é fácil responder se o bebê é menino ou menina.

Agora que você já sabe mais a respeito dos métodos caseiros e dos métodos científicos de se identificar o sexo de um bebê, pode usar os que considerar melhor para matar a curiosidade. Lembrando sempre que por mais divertido que seja em como descobrir o sexo do bebê, a saúde é fundamental.

E quando se fala em saúde, estamos falando sobre o bem-estar tanto da mãe quanto da criança neste período tão especial. Esperamos poder ajudar os papais a aliviar a ansiedade e descobrir se o bebê é menino ou menina.

Acompanhe-nos no facebook / instagram

Leia Também…

Gravidez semana a semana 

Tampão Mucoso

Tudo sobre gravidez

Check Also

é possível ficar gravida amamentando ?

É possível engravidar amamentando

É possível engravidar amamentando? Confira se engravidar amamentando é realmente possível e saiba o que …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *